De vez em quando vejo alguém que conheço que tem grande potencial pra crescer em alguma área, mas que infelizmente não cresce. Às vezes é um amigo e eu fico pensando que se ele liberasse uma crença limitante, ou se fizesse um trabalho determinado de autoconhecimento, a vida dele deslancharia.
Você enxerga que, com uma pequena mudança, a vida dessa pessoa poderia se transformar completamente. Aí você fala algumas coisas, tenta ajudar, dá conselhos e fica torcendo pra que a pessoa encontre o caminho. Mas… nada acontece. E isso acaba gerando expectativa e até mesmo um pouco de ansiedade. E você fica se lamentando por que a pessoa não vê ou não faz aquilo que parece tão óbvio e simples.
Eu confesso que já passei por isso algumas vezes não só com amigos, mas com pessoas que poderiam ser grandes parceiros de trabalho. Eu fico pensando: “Puxa vida, fulano, com o potencial e ferramentas que ele já tem, se fizesse isso, ou se fizesse aquilo dessa outra forma… iria crescer muito e poderia se tornar um grande parceiro meu, como seria bom”. Ai fica aquele sentimento de pena pelo que poderia ser mas não é.
O fato é que é pura perda de tempo querer ajudar ou tentar fazer alguém enxergar algo quando essa pessoa não quer crescer. Na verdade, não é que essa pessoa não queira crescer. Dizendo assim parece muito determinista ou até arrogante. Elaborando melhor, essa pessoa não está pronta nesse momento pra algumas mudanças que pra você podem até ser simples, mas que pra ela não. E pode ser que essa pessoa venha a ficar pronta na semana que vem, ou pode ser que nunca fique. A sua energia acaba sendo desperdiçada em vão. Então é melhor concentrar essa energia de ajuda, de duas formas que eu vou citar a seguir.
1- Por que não utilizar essa energia pra ajudar você mesmo a crescer? Antes de observar o que as outras pessoas poderiam fazer pra crescer mas não estão fazendo, que tal perguntar isso pra você mesmo? O que será que eu poderia fazer pra crescer como ser humano e não estou fazendo? Que providências e atitudes muitas vezes simples eu não estou tomando? Que cursos, trabalhos de autoconhecimento eu poderia fazer e não faço? Que livros eu poderia ler para o meu crescimento pessoal, mas não leio? Talvez, pra muitas outras pessoas que o observam, o que você ainda não está fazendo parece algo muito óbvio e fácil de por em prática. Mas pra você não é. E é essa compreensão que nós podemos ter com relação as outras pessoas.
2 – Por que não utilizar essa energia pra ajudar a crescer e compartilhar informações com quem realmente está interessado? Existem muitas pessoas prontas. E é com elas que você vai poder fazer a diferença. Acho que quem é terapeuta ou quem tem vocação pra essa área e gosta de ajudar as pessoas nesse caminho, acaba sofrendo com isso. Por que a nossa tendência é querer ajudar quem está mais próximo: Familiares e amigos. Mas eles as vezes não estão interessados. Não estão prontos. Ou estão prontos mas o que você tem pra oferecer não é algo que toca especificamente a essas pessoas. Mas, certamente, tocará outras.
Lembro bem quando eu deixei a empresa de engenharia e comecei a me dedicar a essa área de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Quando eu conhecia a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!), eu fiquei encantado. O resultado da técnica é tão bom, traz tanto alivio emocional, e é tão fácil de aprender e se autoaplicar, que eu pensava que todo mundo ia querer aprender também, e que ia se espalhar muito rápido. Mas o fato é que eram poucas as pessoas ao meu redor que verdadeiramente se interessavam.
E a cada curso, cada técnica que eu conhecia eu queria que todo mundo conhecesse também. E eu ficava pensando que as pessoas iam se entusiasmar como eu. Mas isso raramente acontecia… E eu perdia tempo e energia.
Até que eu fui amadurecendo. Fui me profissionalizando como terapeuta, palestrante e professor de EFT. Criei um site sobre a técnica, Manual Gratuito, fã page no facebook, muitos textos falando sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
E o resultado disso tudo, é que as pessoas que estão preparadas e que tem afinidade com o que eu tenho pra ensinar chegam até a mim. E são milhares de pessoas.
Quando eu me desapeguei de tentar influenciar as pessoas mais próximas e entendi que o importante seria tocar as pessoas que tivessem afinidade com o que eu tenho pra oferecer, não importando se fossem pessoas próximas a mim ou não, o meu trabalho começou a impactar muito mais pessoas. E as vezes, pra minha surpresa e alegria, chegam também alguns amigos e parentes em busca de ajuda.
Agora é tudo muito mais fácil. O que eu tenho pra falar as pessoas estão dispostas a ouvir. Eu gasto pouca energia e consigo ótimos resultados por que as pessoas foram selecionadas.
É sempre possível encontrar pessoas que buscam objetivos comuns e que gostariam de aprender e compartilhar determinados conhecimentos. Na internet é fácil achar. Existem blogs, sites, grupos no facebook, fóruns e etc. E nesses lugares você pode conhecer pessoas da sua região e até levar o contato virtual pra um contato no mundo físico. E no mundo offline, existem eventos e lugares onde as pessoas se encontram. É só procurar esses eventos que você vai encontrar.
E se você chegou até aqui nesse texto, é provável que tenha alguma afinidade comigo e o que eu tenho pra oferecer. Então convido você pra entrar nesse link e baixar o manual gratuito da EFT que é uma Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Além de receber o Manual Gratuito, estou disponibilizando temporariamente um vídeo ensinando a técnica passo a passo, pra facilitar ainda mais, e que será entregue depois que você baixar o manual.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Acompanho EFT há muito tempo. Comprovadamente eficaz. Sou muito grata pela oportunidade de conhecer essa técnica.
André, eu baixei o manual, mas o vídeo ensinando passo a passo não chegou. Pode me enviar o link, por favor?
Obrigada!
Olá Andre como sempre este texto veio a calhar sempre me ajudando, sei que estou no caminho certo e vou aprender a usar a minha energia que não é pouca rsrsrs em mim. obrigado
Gostei do texto porque, não só eu estou vivendo essa situação de querer melhorar, como também pessoas muito próximas de minha família, que vejo um potencial muito grande e parece que elas não conseguem ver a si próprias.
Muito bom!
Essa técnica da EFT não é tão simples assim de ser aplicada em sua própria pessoa, já fiz varias vezes é não deu certo em nenhum dos casos, se torna cansativo e repetitivo, o geito é pagar um terapeuta.
Realmente é isso mesmo o que acontece. Sou acupunturista e tento a todo custo levar a minha técnica as pessoas mais próximas, mas não tenho exito. Faço vários curso com técnicas e conhecimentos que podem ajudar e muito , mas tb não tenho exito, muitas vezes fico muito triste e penso em desistir, mas volto no erro de tentar fazer com que eles entendam e olhem com outros olhos, mas é em vão. Resolvi não tentar mais, mas o peso da consciência de poder ajudar ficou muito pesado, me mordo para não falar para indicar o melhor.
Agora depois desse texto estou me libertando desse peso e não vou insistir mais nem fazer com quem não tem a afinidade de ouvir o que não está pronto para ouvir. Porém dessa vez sem o peso na consciência.
Olá André, gostei muito do texto, pois, é exatamente isso que vem, ou melhor, eu acho que vinha acontecendo comigo.
Eu tentando mostrar pra minha irmã, Ana, que ela precisa mudar aqui, ali, nisso ou naquilo.
Encontrei aqui na minha cidade uma terapeuta que aplicava a técnica da EFT, fiz duas sessões com ela, gostei e fui um pouco mais na internet, vendo alguns vídeos, encontrei e assistir alguns vídeos do Enéas Gueriero, o qual me indicou o seu contato, gostei bastante da sua maneira de falar e trabalhar a EFT e agora estou fazendo o seu curso online.
Ah…e já estou me sentindo a vontade pra não mais cobrar da minha irmã a tal mudança…rssss
Parabéns para mim e pra você.
Um abraço.
Doraci Lopes.
Boa tarde, André.
Realmente estou impactada com tudo isto. Eu não sei de onde vem, não sei ainda o por quê?, mas, aos poucos irei descobrir.
Tenho ciência de que usamos pouco a nossa mente, somos humanos e por muitas vezes nos apegamos a crenças que nos trazem a ideia de escassez por sermos pequenos demais.
Em razão destas mazelas da vida não conseguimos seguir.
Meu caro e estimado André, creio na técnica, mas, sem as suas palavras de experiência, prosperidade, humildade, nada disto teria acontecido.
E vida é uma sequência de acontecimentos, portanto, faça acontecer mais e mais.
Eu desejo profundamente que Deus abençoe prosperamente a sua vida e dos seus.
Mais uma vez, muito obrigada!
Olá, André!
Estou lendo pela segunda vez esse texto, aí me toquei que sou APEGADA em querer salvar as
pessoas, porque será? Só sei que me apaixonei pela técnica da EFT.
Grata!
Parece que o conteúdo do texto foi redigido para minha pessoa. Exatamente o que acontece comigo, como me sinto. E veio de encontro mesmo hoje, pois, estava questionando o que há de errado em mim, que por mais que eu me prepare, não consigo convencer amigos e familiares.Mas, chego a conclusão que não sou eu, são eles que estão num nível de acomodação, por mais que sofram, ficar na zona de conforto é melhor. E eu tenho mais é que seguir em frente. Quem sabe um dia eles resolvam evoluir, venham a mim, ou encontrem outro profissional competente e possam subir mais um degrau na escalada da evolução humana. Ficar puxando eles leva a exustão, Chega! Em frente eu vou Obg, bjs.
Oi boa noite Andre,eu me encaixo em todos seus temas.Realmente preciso de ajuda.
Olá Andre, já fiz seu curso “EFT e auto estima” e gostei muito. Achei muito oportuno seu texto acima, principalmente quando diz que não adianta desprender muita energia com pessoas que não estão preparadas. Tentei usar o que aprendi para ajudar pessoa(s) da minha familia, mas realmente não consegui, não quiseram. Acho que não estavam preparadas. Agora estou focando em mim mesmo, e estou até encontrando mais pontos a serem trabalhados, ou seja, resolvi gastar esta energia e melhora a mim mesmo cada vez mais, e quem sabe outras pessoas que estejam prontas.
Abraços!
Olá André,
Muito interessante. Eu sempre que leio ou vejo algo bacana e interessante (positivamente) passo para alguns amigos e familiares e quando estou fisicamente com a pessoa tento explicar para que ela também usufrua positivamente daquilo.
Porém, como você mesmo disse acima… as vezes gastamos energia e a pessoa não tem o menor interesse por aquilo, porque geralmente não acredita. Já ouvi de amigos ” nossa, você sempre tem algum assunto que você traz cheio de entusiasmo, mas você usa para você?” . Foi ouvindo isso que parei de tentar influenciar pessoas que não querem ser influenciadas mesmo que eu ache que isso será muito bom para ela. Percebi que realmente é melhor demonstrar com atitudes sem dizer uma palavra a menos aquelas pessoas que realmente demonstrem interesse.
Hoje eu envio o manual do EFT para algumas pessoas, e apenas em um encontro físico eu pergunto e ai você chegou a dar uma olhadinha no material que te mandei dias atrás..rs.. é impressionante que nem minha esposa conseguiu tempo para ver.rs.. Mas como diz o velho ditado “Tudo tem seu tempo e momento”.
Grande abraço André.
Olá André!
Não só gostei como adorei, muitooo legal o que vc abordou aquí, pois eu tenho um ponto fraco em que os problemas das pessoas me afetam e tenho vontade de salvá-las, mas me seguro porque dizem que agente pega carga energética por se intrometer na vida das pessoas sem permissão delas. Achei super legal o que você disse sobre afinidade e sobre as pessoas não estarem prontas ainda, porque eu mesma a 2 anos atrás ví video da Rita Hutchins até pratiquei um tempinho mas na época não notei nenhum resultado, mas qdo fiz exercício com seu vídeo sobre procrastinação, a uns 45 dias atrás, na hora comecei a bocejar, lacrimejar e sentir um alívio imenso e ví que funcionou na hora! Grata!
Boa noite!
Acredito que na vida, nada acontece por acaso. Ler tua mensagem, veio como um remédio
que me deram, sem eu nada falar. Devo te dizer, que chegou na hora certa.
Estou na expectativa de ler o manual.
Muito agradecida.
Maravilhoso…obg
Muito bom! obrigada