Certa vez, atendi um rapaz com sérios problemas no casamento. Já havia certo tempo em que ele se sentia insatisfeito e acabou se envolvendo com outra mulher. O relacionamento extraconjugal veio à tona. A esposa descobriu tudo e muito sofrimento foi gerado. A princípio, decidiram se separar. Passado certo tempo da separação conversaram e decidiram retomar o casamento. Ela falava que tentaria perdoar o ocorrido e ele afirmava que tudo seria diferente dali por diante já que dizia realmente gostar da sua esposa e se sentia culpado pelo sofrimento que havia causado.
Entretanto, algo muito mais fundamental, que vai além do diálogo racional, não foi cuidado até aquele momento: Os sentimentos de raiva e mágoa da esposa e a culpa que ele sentia.
Guardando ainda ressentimentos do marido, a esposa passou a exigir mais e mais dele no relacionamento. Demandava que ele abrisse mão de todas as suas vontades para satisfazer as dela. Era, ao mesmo tempo, uma forma de puni-lo e de exigir que ele provasse que a amava. Como ele carregava a culpa de tê-la feito sofrer no passado, não conseguia impor limites e cedia cada vez mais para compensar o que tinha feito.
Esse jogo de manipulação acabou dando origem a brigas e mais sofrimento. Embora os dois afirmassem que desejavam continuar casados, a situação ficava cada vez mais insustentável.
Quem guarda raiva ou mágoa de outra pessoa será levado de forma inconsciente por esses sentimentos a querer se vingar. Isso pode vir na forma de manipulação, como ocorria com este casal, mas o jogo só funciona quando o outro lado se sente culpado e cede às manipulações, como forma de tentar compensar a culpa. Ela remoía e alimentava a mágoa do marido, e ele, sem saber, estava também alimentando a mágoa dela ao manter o sentimento de culpa, pois entrava no jogo da chantagem. A cada dia ficavam mais infelizes.
O jogo de manipulação precisa das duas partes para sobreviver: Um lado magoado e o outro lado que se sente culpado para ceder ao jogo. Só existia uma maneira para que ele saísse desse jogo. Ele precisava acabar completamente com todo o seu sentimento de culpa, assim, conseguiria impor limites na relação. Isso acabaria sendo benéfico para os dois, pois ela passaria a respeitá-lo e o relacionamento certamente melhoraria. Expliquei isso para ele e fizemos um trabalho profundo usando a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para dissolver toda a culpa, até que ele conseguiu se sentir em paz e se perdoar cem por cento.
Depois de dissolvido o sentimento, orientei que ele deveria conversar com a esposa, dizendo que entendia a responsabilidade do que ele havia feito e que estava consciente do sofrimento que havia causado, mas, mesmo assim, a partir daquele momento ele voltaria a ter seu espaço no relacionamento como tinha antes. E que se não fosse dessa forma, seria melhor realmente uma separação definitiva, pois aquela situação só estava causando mais sofrimento para os dois lados.
Surgiu, então, o medo de que isso o levasse a se separar. Esse é também um sentimento que dá grande margem para a manipulação. Fizemos também bastante EFT para dissolver por completo esse medo. Assim, ele foi inteiro para conversar com a esposa. Sem culpa, sem medo e com muita sinceridade.
No início, ela reagiu à nova postura e tentou fazê-lo novamente sentir culpa relembrando o sofrimento que ele havia lhe causado. Ele ouviu e voltou a afirmar que sabia da sua responsabilidade, mas que viveria a vida daquele momento por diante, e que se ela não estivesse preparada, a separação era o único caminho. Ele recomeçou a impor os limites e ela, de vez em quando, ainda tentava puni-lo, mas como não havia mais o sentimento de culpa, ele não mais cedia, deixando de alimentar a mágoa da esposa. Isso pode parecer frieza para algumas pessoas, mas não se trata disso. É apenas uma forma madura, livre de negatividade, de lidar com uma situação difícil. Ele já havia anteriormente pedido perdão várias vezes, mas ela permanecia alimentando a mágoa. Depois da nova postura, em poucos dias o relacionamento foi se transformando e as brigas acabaram.
A culpa que ele sentia servia para alimentar a raiva dela. No momento em que ela foi dissolvida, a mágoa não mais conseguia crescer da parte da esposa, pois não havia mais qualquer ganho secundário em mantê-la já que não era mais possível manipulá-lo.
Quando estamos nesse jogo, a única forma de conseguirmos nos libertar é liberando nossos sentimentos de culpa e medo, deixando o outro livre para se afastar se ele desejar, mas o afastamento raramente vai ocorrer. Normalmente, o que acontece é que nós paramos de alimentar uma relação doente e o outro lado fica também mais saudável e acaba se aproximando de uma forma muito melhor.
Esse jogo também pode ocorrer entre pais e filhos. Uma mãe que abandonou a filha e depois tenta retomar a relação com ela será muito suscetível a ser manipulada se guardar sentimentos de culpa. A filha vai alimentar a sua mágoa jogando na cara o quanto sua mãe lhe fez sofrer. Com isso, a mágoa cresce e a filha tem o poder de conseguir mais coisas desse relacionamento doente. No momento em que essa mãe se libertar da culpa pelo erro cometido e do medo que a filha se afaste, ela conseguirá se aproximar da filha com outra postura e não se deixará manipular. A filha, a princípio, irá tentar manter o jogo, mas não haverá o outro lado contribuindo. A tendência será, então, que haja uma reaproximação e melhora na qualidade do relacionamento.
O processo também pode ocorrer dos filhos para os pais. Filhos de pais manipuladores carregam muitas culpas. Esses pais são mestres em criar esse sentimento nos filhos. Cobram demais e fazem chantagem emocional. O filho se sente um devedor, que nunca atende às expectativas e se sente culpado por não conseguir dar alegria aos pais. Movido pela culpa, vira uma presa fácil da manipulação, cria uma vida infeliz de escolhas para agradar os pais, e alimenta a mágoa insana deles. Curando sua culpa, conseguirá se libertar desse jogo, será mais respeitado e uma transformação para melhor ocorrerá no relacionamento.
O manipulador, embora possa parecer que está ganhando algo, apenas alimenta o seu ego e cria sofrimento para si mesmo e para os outros. A satisfação em fazer o outro atender a sua vontade é apenas uma falsa satisfação que encobre mágoas e problemas de autoestima. Esse texto é importante para ajudar a identificar os dois papéis, assim é possível se libertar de qualquer um deles com mais facilidade.
Gostaria muito de saber a sua opinião. Peço então que deixe seus comentários abaixo. Vou ler cada um deles!
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Gostei muito do texto. Embora tenha me deixado muito triste pois me identifiquei demais. Percebi que tenho sido uma manipuladora e por perdi a pessoa que mais amava além de sentir muita raiva de mim mesma por favor preciso de ajuda
Andre Lima,tenho visto seus vídeos tenho feito algumas vezes a prática EFT e estou gostando muito,agora me fala você tem livros publicados
Boa noite Andre ..mto bom …pena eu morar tão longe …qual é a minha chance de ter uma consulta consigo …Abraco fraterno …
grata!!! Ler seus artigos sempre me traz paz…obrigada e Feliz Natal e um Ano Novo repleto paz,amor!!!
André
Gosto muito de ler seus artigos, e lendo este de hoje fiquei pensando o quanto seria legal você escrever um livro. Na realidade seu livro está pronto é apenas fazer a coletânea dos textos e estruturar. Muitas pessoas, penso em primeiro lugar na minha família, jamais terão a chance de fazer seus cursos online, por várias questões, dinheiro, falta da internet, falta de habilidade em lidar com a internet. Muitos moram em regiões que estes avanços ainda não chegaram.
Tendo um livro, imagine quantas pessoas poderiam se beneficiar….é provável que venha a questão que de nada adianta ler os artigos se não aplicar a EFT. Mas eu acredito que adianta sim. Talvez o desafio será o de explicar em mais detalhes como fazer o exercício.
Eu adoraria presentear muitas pessoas com seu livro.
Abraços
Madalena
Parabéns André! Você é um iluminado. Abraços.
André
Sempre leio os seus textos.
Muito obrigada pelo maravilhoso texto, Realmente focou situações que me são familiares. Mas…. seria pedir muito se desse uma ajuda pratica para resolver estes problemas? Bem sei que dá o ebooK, mas sinto necessidade de mais ajuda, nas frases a utilizar….se fosse possível…ficaria muito agradecida…
obrigada
Gostei muito , eu nao abandonei minhas filhas o pai delas nos abandonou, por conta disso tive q trabalhar muito inclusive em dois emprego, com isso aconteceram muitas coisas ruis com elas, q nao acho necessario mencionar nesse momento , na verdade fiquei com os 4 filhos sozinha pra cuidar e e evidendente q nao consegui protege los de tudo. Com isso hoje elas com 34 , e25 anos me torturam com as minhas falhas .as vzs penso em tirar minha vida de tanto q me culpam e muita dor , com isso sofro muito pq nao sei como faco pra compensa las e q me perdoem .
Muito obrigado Andre,Leio todos os dias os textos e isso esta mudando a minha vida, só tenho a agradecer .Obrigada.
Perfeito o texto, explica exatamente a dinâmica de muitos relacionamentos,
Ola Andre, simplesmente fantástico! Sou filha de mae manipuladora e tenho sentido muita raiva da minha mae ao ponto de não querer mais ve-la ou falar com ela. Mesmo tendo uma formação católica sobre respeito aos pais a minha relação com minha mae ficou insustentável. Meu esposo nem olha mais na cara dela. Enfim, amei demais a sua matéria e gostaria muito que abordasse mais esse tema. Esse tipo de libertação e muito difícil… Muito obrigada e Parabéns!
Como sempre, parabenizo pela matéria.
Bastante esclarecedora e muito clara. Mesmo não sendo, este, um caso na minha vida pessoal, reconheço em muitos amigos meus, podendo assim auxiliá-los tanto conversando quanto apresentando sua matéria e o EFT.
Um grande abraço,
Cristina
cada vez mais lúcido e antenado.pra mim é um dos melhores terapeutas da atualidade. não perco mais um artigo!
Isso pq estou começando meus cursos com ele. a diferença q sinto em pouco tempo de eft é incrível! <3 <3 e o melhor ainda está por vir, pq nesse final de semana começo a ouvir o eft e prosperidade…uau, me aguardem!!
Olá André, desde que tomei conhecimento da EFT, há uns dois meses atrás, venho lendo todos seus artigos, assistido as aulas e vídeos. A mudança é gritante, pelo menos para mim. Me sinto mais confiante no presente e futuro, tenho trabalhado um sentimento enorme de culpa por tudo e qualquer pessoa mais próxima. Meu sono (qualidade) melhorou, ansiedade e medo.
Gratidão por tudo e por disponibilizar seus conhecimentos gratuitamente. Estou no meio de um projeto, e, como esse projeto é a médio prazo, assim que tiver disponibilidade financeira farei cursos com vc, com certeza.
Forte abraço, muita luz.
Rízia
Gostei muito da matéria. Me identifiquei como aquela que manipula, mas também me sinto culpada. Vivo algo parecido e conviver com tais sentimentos tem trazido problemas à minha saúde e ao meu relacionamento. Pudera eu usar a EFT! Ainda assim, ler as matérias me ajuda bastante.
Obrigado André. Muita Luz
Teria sido minha salvação há 15 anos atrás! Quanto sofri e fiz sofrer, quanto perdi e adoeci!
Sou solteira. Mas vivo isso em relação aos meus erros e ajuda de minha mãe. A minha culpa faz com que eu viva tentando fazer as coisas para lhe agradar. Por sua vez, eu não estou feliz em muitas das minhas atitudes e decisões e nem ela, porque acabo fazendo coisas escondidas ou mentindo.. complicado relacionamento entre pais e filhos..
Parabéns, André. Excelente o texto. Conheço por experiência própria os relacionamentos de
sedução e manipulação. Precisamos nos tornar conscientes disso e curar em nós o sentimento de culpa que alimenta o manipulador, conforme você diz com clareza e profundidade em seu artigo. Não há nada mais destrutivo na vida do que esse jogo doentio,
que impede o florescimento da vida e atrasa muito o desenvolvimento das capacidades humanas. Libertos desses equívocos, podemos prosperar em todos os níveis.
fantástico artigo. Estava precisando destas informações hj. Grata.
Parabéns pelo texto tão esclarecedor, muitas vezes somos vítimas de manipulações e não conseguimos detectar a origem.
Grata,
Iara
Oeita lá André,
Tive um relacionamento um uma pessoa que é manipulado pela mãe. Ele sempre faz o que ela quer, e ela se aproveita disso e faz chantagem emocional. A situação ficou insuportável porque ele sempre cedia as suas vontades e inclusive as suas escolhas. Como eu não admitia essa situação e ele não tinha forças para se desligar, tive que romper com o relacionamento.
Obrigada/Vera
Esta historia se parece com a minha.
Com minha estima baixa por ser maltratada e traída pelo meu marido, eu acabei me envolvendo com outra pessoa. E o resultado foi muito, mas muito sofrimento. Pois, meu marido me fazia sentir muita culpa. E ficou um jogo tão absurdo de manipulação que meu sofrimento foi ao pico me trazendo um câncer.
André parece que você está contando a nossa história, aconteceu tudo igual, nos separamos e voltamos mas a convivência está insuportável, o meu problema é que não confio mais nele e ele se culpa ainda mais se sentindo mais culpado ainda,estamos pensando em nos separar de vez. Vou fazer o curso de EFT pois não aquento mais esse sofrimento. Obrigada!
Excelente !
Parabéns André, excelente matéria!
Sim, fazemos isto inconsciente e “engordamos” o monstro da culpa cada vez.
Que tesouro de sabedoria que partilha conosco!
Muito Obrigada.
Gostei muito! Muito util e esclarecedor.
Excelente! Precisamos nos libertar dos grilhões que nos prendem a mente e procurar a felicidade e a liberdade. Gostei quando citou “uma atitude madura livre de negatividade” porque quando se tem atitudes como tal, facilmente as pessoas te identificam como egoísta e até mesmo frio.
A manipulação, para mim, é um dos defeitos humanos mais terríveis… visto que rouba do outro o direito da espontaneidade somente para alimentar uma insegurança.
Terrível! Temos de nos libertar dos manipuladores!
E que os manipuladores possam também libertarem-se de sua insegurança!
=)
Gostei bastante do texto! Obrigada!