Atendi uma cliente (Vamos chamá-la de Viviane, nome fictício) que me procurou para um trabalho online com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para tratar questões de relacionamento que a estavam incomodando muito. Gostava bastante do seu namorado mas não conseguia ficar bem e as brigas eram constantes.
Sentia muito ciúme dele, relatando os seguintes pensamentos e sentimentos (Vou relatar de forma resumida): “Tenho raiva do Facebook, pois lá tem contato com mulheres. Me sinto desrespeitada porque ele postou um comentário na foto de uma mulher. Ele não pode ter admiração por outras mulheres, somente por mim (Esse pensamento ela mesma achava absurdo, mas ainda assim sentia que ele tinha grande força). Eu demando muita atenção dele, quando ela não me dá, fico com raiva e a gente briga. Ele se esforça pra me dar atenção, mas nunca sinto que é o suficiente. Fico sempre procurando evidências de que ele está me traindo, me enganando, e de que não me ama.”
Começamos então a tratar esses sentimentos com a EFT e a verdade foi surgindo por trás desse quadro emocional. Viviane começou a lembrar de algumas situações vividas na infância com seu pai. Segundo seu relato, o pai nunca lhe deu atenção. Vieram a tona cenas onde ela esperava que o pai a tivesse defendido e ele não tomou nenhuma providência; Momentos onde ela estava doente e queria que seu pai lhe desse conforto e atenção. Sentia-se ignorada, não acolhida, sem a proteção do pai.
Toda essa experiência vivida com seu pai gerou vários sentimentos que ficaram gravados na criança se perpetuando até os dias de hoje. São pensamentos e sentimentos que ficam rodando no inconsciente, de uma forma não muito clara, mas que geram sensação de insegurança. Exemplos:
– Meu pai não me ama. Se amasse teria me dado atenção.
– Me sinto rejeitada porque ele não me ama.
– Deve ter algo de errado comigo, a culpa deve ser minha (Esse é um tipo de pensamento que sempre está por trás da dor da rejeição, seja de forma consciente ou inconsciente).
– Eu não sou digna de receber amor (Esse pensamento sempre está também por trás do sentimento de rejeição).
– Se meu pai que deveria me amar incondicionalmente não me ama, nenhum outro homem nem ninguém vai gostar de mim.
Através dessa carência na relação com o pai, a autoestima de Viviane foi profundamente afetada. É preciso enfatizar que todas esses pensamentos e sentimentos não são claros. A criança fica triste e insegura e não sabe as razões que estão por trás do seu mal estar emocional. A emoção fica gravada, dificilmente é curada na infância, e a criança cresce e tende a reprimir em parte essas emoções.
Quando guardamos emoções negativas que não foram curadas, certamente vamos desenvolver dificuldades de relacionamento com as pessoas envolvidas nos eventos que deram origem a essas emoções. No caso de Viviane, ela tinha um relacionamento muito distante do pai. Mas, o mais interessante, é que vamos projetar essas emoções não curadas em relacionamentos com outras pessoas que nada tiveram a ver com o nosso passado: Amigos, chefe, marido/esposa, figuras de autoridade e etc…
Ficou muito evidente a projeção que Viviane vinha fazendo, transferindo toda a raiva e sentimento de rejeição que vinha da relação com seu pai, no relacionamento com seu namorado. Essas projeções inconscientes acontecem o tempo todo, sempre que temos emoções não resolvidas; Só que ocorrem de uma forma sutil e na maioria das vezes não nos damos conta. Normalmente vamos culpar a pessoa atual com a qual estamos lidando, não enxergarmos a nossa parcela de responsabilidade, e muito menos a projeção do passado que estamos fazendo.
Por guardar a sensação de que seu pai não a amava e de que ela não era digna de receber amor, Viviane projetava esse sentimento e queria que o namorado lhe desse atenção incondicional para suprir sua carência. Ao mesmo tempo, ela procurava provas o tempo todo, também de forma inconsciente, de que seu namorado não a amava. Quando guardamos sentimentos de rejeição, a nossa mente fica buscando provas de que realmente as pessoas não nos amam, e que por isso, não temos valor. Interpretamos as situações da vida através do nosso filtro emocional. É um mecanismo inconsciente de fortalecer a sensação da rejeição.
Aquela criança emocional carente do passado estava muito viva dentro dela, e, sempre que Viviane não tinha a atenção desejada, distorcia a situação e interpretava que seu namorado não a amava o suficiente. As brigas com o namorado eram na verdade brigas com o seu pai. Toda a raiva e cobrança que ela sentia e que não havia expressado na infância eram jogadas na relação atual.
Quanto mais baixa a nossa autoestima, mais significa que temos esses e outros conflitos emocionais que ficaram do passado, e mais iremos fazer essas projeções inconscientes nas nossas relações atuais.
Logo na primeira sessão pudemos tratar e dissolver diversos sentimentos, o que refletiu em uma significativa melhora da insegurança, diminuição do ciúme e da necessidade de atenção. Após 4 sessões, os ciúmes praticamente desapareceram. Ela já não mais se incomodava que o namorado acessasse o Facebook e os sentimentos de desconfiança não estavam mais presentes. A mudança foi rápida, em pouco tempo. Foi aí que surgiu um novo problema: O namorado agora se tornou inseguro diante dela, e passou a fazer coisas que ela antes fazia… Esses detalhes ficam para algum outro artigo.
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Comente abaixo sobre suas projeções inconscientes que lerei cada um dos comentários!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Sou como essa mulher ou até um pouco mais , preciso muito desse mesmo tratamento , aguardo o contato de vcs sou de Brasília , 61-99292602 grata
Quero muito receber esse manual. Tenho certeza que irá me ajudar.
Obrigada!
O pouco do que tenho lido da EFT tem me ajudado a me librtar dos meus medos, dos meus complexos. Me relaciono melhor comigo mesma e com as pessoas a minha volta. Ja nao faco as coisas para agradar as pessoas, tenho um pouco mais de senso de justica. O que me aconteceu na infancia ja nao me machuca. Preciso trabalhar mais a procrastinacao. Que ainda é bem grave em mim. me identifiquei bastante com esse comentario, pois sempre me senti rejeitada por toda a minha familia, principalmente por minha mae. Fui muito ciumenta, acho que invejosa, intolerante, impasciente, acho que tenho bastante ent ou ante. Percebi que me melhorando, tudo melhora a minha volta. Que pensamentos de paz, de amor, de gratidao, preenche o vazio que as v ezes sinto na alma. Sou duas vezes divorciada, tenho muito medo de me relacionar amorosamente
Faz todo sentido.
Oi André
também sempre tive problemas com meu pai; eu sempre digo que p/ mim, pai e mãe sempre
foi a minha mãe; meu pai foi sempre distante, curto e grosso; isso abriu um abismo entre a gente e hoje a nossa relação e oi e tchau; como posso trabalhar isso com eft; que palavras, frases eu uso? se puder me ajudar, agradeço.
um abraço.
Paz e Amor obrigado por ajudar, solicito o manual gratuito
obrigada
Ana Maria
Andre, como em todas as suas publicaçoes, todo o seu trabalho que venho acompanhando
ha seis meses,sua lucidez , preparo em tratar e cuidar dos sofrimentos humanos sao admiraveis. Nesta publicaçao, me parece incrivel que a auto-estima nunca è suficiente! Concluo que ela (a auto-estima) deve ser renovada e fortalecida continuamente, pois a vida nos apresenta constantes desafios e a cada passo em direçao ao crescimento, à evoluçao, outras situaçoes se apresentam exigindo mais e mais auto-estima. Obrigada por sua presença amorosa, encorajante, competente. Um grande abraço querido amigo!
Ola Andre,
eu tbem tenho os mesmos traumas com meu pai, porem meus sintomas sao mais leves que o dela e consigo controlar a inseguranca p q nao afete minha atual relaçao, mas esses sentimentos negativos ficam me corroendo p dentro e me fazem mto mal… gerando diversas outras emoçoes negativas. gostaria de uma orientacao de como aplicar a eft nesse caso, por onde começar.
abraços
Gostei de ler a historia, mas gostaria mais ainda de ver fazer os exercicios para curar todos esses sintomas…
Muito obrigada
Fátima Duarte
Me identifiquei muito com essa história, pois estou num relacionamento há 6 anos e ultimamente estamos brigando muito por ciúmes. Me tornei uma pessoa ciumenta, estou sempre desconfiada do meu namorado, e buscando provas pras minhas desconfiaças no facebook. Não lembro muito da minha infância e relação com meu falecido pai, as poucas lembranças que tenho são boas de muito carinho e brincadeiras, gostaria muito de mudar isso em mim, tem me feito muito mal. Esses sentimentos negativos e de inferioridade deixam minha autoestima baixissima, me sinto rejeitada e não merecedora de amor, isso é pessimo.
Me vi em tudo! As vezes acho que sou louca, nem eu entendo por que faço o que faço, mas com esse texto pude identificar e a partir de agora vou buscar melhorar!
Eu me vejo neste texto mas estou me libertando, graças a Deus. Não é fácil, mas agora entendo os REAIS motivos. Obrigada.
Inicialmente,dizer que a cura estar mesmo dentro de nós;basta que tomamos consciência,aceitar que existe esta baixa estima em nós e, podermos trabalhar nos pontos para sentirmos firmes, preparando para nos libertar desses sentimentos impregnado em nosso emocional.Assim,apagando estes sentimentos poluidos,partiremos para o mundo com preparo para enfrentarmos situações dificeis mas sem nos contaminar.
Obrigado imensmente pelo EFT.Gratidão!
Marlúcia Olinto.
Ao entrar no 3º parágrafo senti como se você tivesse falando de mim. Agora consigo entender muitas coisas em minha vida. Lembrei de fatos e coisas que me disseram na minha infância que contribuíram para que eu me tornasse uma adulta insegura, que não gosta de si mesma e que não se acha merecedora de nada de bom nessa vida. Vou começar a aplicar EFT em mim. Obrigada, André! Abraços e votos de muitas bênçãos em sua vida!
Eu me vejo nesse texto. A insegurança que ainda sinto nos meus relacionamentos tem tudo haver com o que você escreveu. Obrigada por essas informações que me ajudam a entender essa minha falta de segurança e a encontrar o caminho para eu mesma preencher o vazio deixado pelo meu pai.
Sofro de sindrme do pânico já faz muito tempo controlo com remedios porem gostaria de não sentir tanta ansiedade angustia pois mesmo tomando eu sinto .
Oi André!
Achei muito interessante seu artigo e pretendo ajudar minha menininha de 7 anos. Ela sente muito ciúme do irmão mais novo e sofre com isso.
Acabei de assistir seu curso *Como eliminar pensamentos e sentimentos negativos em minutos*.
Apliquei a técnica para uma dor no estômago que estava sentindo. Em 4 rodadas da técnica, coloquei tudo pra fora. Depois fiquei com queimacao no estômago. Apliquei a técnica mais algumas vezes até melhorar por completo.
Achei incrível! O corpo se ajustando ao simples toque nos lugares certos.
Quero aprender mais sobre a EFT.
Muito obrigada pela oportunidade de melhorar!
Geórgia
Gostei muito de ter conhecido a EFT, Eu a chamo de minha âncora. Foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida.Tenho ataques de ansiedade devido o ciume e a insegurança. Graças a Deus e a EFT, de cara consegui controlar a ansiedade no momento de crise, e normalizar minhas emoções.
Obrigada.
Como tudo que você faz,também neste texto,fica claro que,é limpando sentimentos negativos,que nos tornamos pessoas com maior auto conhecimento,e este é o caminho mais rápido para a realização pessoal. Comecei praticando a EFT através do seu manual gratuito,depois fiz um curso presencial que foi muito importante para esclarecer dúvidas em relação à técnica,e te conhecer.Continuei praticando e comprei um curso que me deu alguns bônus,e continuo assistindo todas as aulas gratuitas! Obrigada André,por não ter desistido de você mesmo,nunca me cansarei de agradecer e abençoar você!
Gostei muito e me identifiquei com a situação. Por favor, como fazer consulta e realizar tratamento? Aguardo contato. Moro em João Pessoa-PB.