Hoje eu vou falar sobre relacionamento. Atendi uma aluna (Vou chamá-la de “Ana”, nome fictício) e durante a sessão ela relatou que sempre que se interessava por alguém, essa pessoa não se interessava por ela. Perguntei então se o inverso ocorria com frequência na vida dela, ou seja, pessoas se interessando e nesse caso ela não gostando dessas pessoas. Ela respondeu que sim… Que era exatamente o que ocorria. “Quem eu quero não me quer, e quem que me quer eu não quero”. Foi o que ela relatou.
Esse tipo de coisa que parece azar, coincidência, má sorte no amor, tem raízes emocionais inconscientes, e tem relação total com a nossa autoestima. É o que eu chamo de o “jogo da rejeição”. Esse jogo faz a pessoa buscar ou criar situações de rejeição.
E por que alguém faria isso? Racionalmente todo mundo quer se relacionar bem, amar e ser amado. Entretanto, dependendo do que você vem guardando do passado pode ter algo dentro de você o faz fugir de relacionamentos saudáveis e buscar relações que tragam sofrimento. E, claro, tudo acontece de forma inconsciente. Os sentimentos de rejeição levam a esse tipo de padrão.
No caso da aluna em questão, ela guardava vários sentimentos de rejeição da infância. Sua mãe dizia que ela não prestava, que ninguém iria gostar dela. O relacionamento dos seus pais era bastante conflituoso e ela cresceu sem receber a atenção que as crianças precisam para se fortalecer, e além disso recebia muitas críticas.
O resultado disso é que a criança vai desenvolvendo um sentimento de rejeição. A interpretação inconsciente da criança que se sente rejeitada é que tem algo de errado com ela, que ela não é boa o suficiente, e que por isso não merece receber amor. Se seus pais, que deveriam amá-la de forma incondicional não fazem isso, a criança interpreta equivocadamente que é ela a fonte do problema. Ela não tem o discernimento para entender as dificuldades emocionais dos pais. As crianças tendem a assumir culpas e responsabilidade que não são delas.
Esse sentimento de rejeição cresce e vira uma sombra que controla e influência muito no que a pessoa sente, pensa e faz. A sombra se comporta como se fosse uma entidade que tem vida própria e ela precisa alimentar seus sentimentos com mais negatividade. Sendo assim, a pessoa é levada a se interessar por que não se interessa por ela. Isso a faz sentir mais rejeição e alimentar a sombra por consequência.
Então, aquilo que parece ser uma atração quando a pessoa se interessa por alguém que não se interessa por ela, é na verdade a própria sombra querendo se alimentar de mais rejeição. E a pessoa fica confusa pensando que é atração, amor ou paixão. É o vício em sentir-se rejeitada, uma busca inconsciente por sofrimento.
Sendo assim faz sentido que sempre que alguém se interessa por Ana, ela não fica atraída pela pessoa. Nesses casos essas pessoas que demostram gostar dela não vão dar aquilo que ela vem buscando de forma inconsciente, que é o sentimento de rejeição. Por isso Ana repele a pessoa pra que o caminho possa ficar livre para uma outra situação onde ela não será correspondida. E quando Ana tenta se relacionar com alguém que se interessou por ela, por já estar cansada de ficar sozinha, nunca consegue se envolver profundamente. E aí fica achando que essa não é a pessoa certa, e fica lembrando do outro que a rejeitou achando que ali estava o seu amor verdadeiro.
O jogo da rejeição é extremamente doloroso e sabotador. A forma de sair dele é melhorando a autoestima. Por falar nisso, criei um teste que você pode acessar no meu site pra avaliar a sua autoestima. O mais importante nesse teste, não é a nota final que você vai obter, e sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer. E pra melhorar a autoestima, é preciso se libertar dos sentimentos de rejeição que ficaram guardados. Clique Aqui e veja como está a sua autoestima.
Ana já havia feito terapia convencional por algum tempo. E por isso ela tinha uma boa noção do quanto ela guardava de rejeição da infância. Entretanto, mesmo sabendo de onde vinham os sentimentos, isso não era o suficiente para melhorar a sua autoestima e fazer com que ela mudasse sua forma de sentir, pensar e agir.
Por isso ensinei pra ela a técnica da EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) pra que ela pudesse acessar esses sentimentos e curá-los, de uma forma profunda. Foi também o que nós fizemos durante o atendimento. Quando curamos esses sentimentos negativos que ficam gravados nas memórias do passado, o sentimento de rejeição começa a ser eliminado. O amor próprio, que estava encoberto pela negatividade, começa a ser resgatado. E isso se reflete na melhora da autoestima e na diminuição dos processos inconscientes de autossabotagem.
O comportamento também começa a ser afetado de forma positiva. Quando a pessoa passa a se amar verdadeiramente, ela começa a atrair e se interessar por pessoas e relacionamentos mais saudáveis, e deixa de sentir atração por aquelas pessoas que só traziam sofrimento.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Sempre esclarecem seus “artigos” grato Andre .
Nossa,incrível como essa matéria se identifica muito comigo. Mas acho que o meu pode ser pior, pois, além disso citado na matéria eu tenho problemas de me relacionar com pessoas, tenho poucas amizades as que tenho se afastam. E outro problema meu é a vontade e o prazer de ficar em casa e não sair pra canto nenhum, nem a vontade de visitar parentes….. É muito triste, amo quem não me ama e essa pessoa nunca vai gostar de mim……..
Nossa André que matéria linda que Deus continue o abençoando.
Me encontrei muito nessa matéria sempre dizia isso a mim mesma eu só quero quem nainme quer , passei munhas vida toda ouvindo minha mãe falar que eu era burra , que não ia conseguir, e por aí vai, meus pais se more tiveram uma vida péssima no casamento, enfim casei com uma pessoa difícil , nada amoroso , me sinto rejeitada , uma vez munhas cunhada falou que eu inconsistente procurei casar com um homem igual a meu pai odiei isso, mais agora com seu artigo, vejo o meu problema.
Ótimo o conteúdo do texto, esclarecedor.
Nossa!! me vi inteira e voltei a minha infância que não foi nada fácil. As pessoas falam que eu tenho o dedo estragado para homem, só me interesso pelos que não prestam, os bons não têm graça…..Preciso me curar disso.
Abraço André, muita luz em seu caminho.
Essa estória parece a minha. É exatamente assim que acontece;
mesmo tendo consciência de como funciona é difícil sair desse circulo vicioso.
Grata
Oi André!
Descobri a EFT, no google e li tudo a respeito. Tenho feito desde dois meses, mas não tenho notado diferença. Já baixei o teu curso básico, mas não sinto resultado.
Podes me dizer algo sobre o porque de não estar sentindo os resultados.
Att.
Marli Abel
Noooooooossa!! Eu me vi enquanto lia, parecia que foi feito para mim. Estou depositando muita confiança em seus ensinamentos André. A minha infância não foi fácil e parece que tudo que acontece de errado a culpa é minha, mas, graças aos seus E-mails e os do Bruno que estou colocando em prática, a minha vida tem melhorado muito e preciso de mais……Agradeço a DEUS por ter conhecido vocês….abraço e obrigada por tudo.
Olá André,
Com certeza eu faço parte dessas pessoas que procuram rejeição.
Recentemente entrei num “relacionamento” em que o cara estava apaixonado por outra e se envolveu comigo. O ciclo era: Ela rejeitava ele, que ele me rejeitava, e eu não conseguia sair dessa furada. Acabou! E fiquei me questionando: Por que ele não vê que está preso nisso pela rejeição, para se punir?! Agora, lendo seu artigo, devolvo essa pergunta p mim. :/
Gostaria muito, muito mesmo se pudesse ministrar uma nova aula com este tema. Eu tento fazer sozinha, mas não estou vendo progresso.
Agradeço!!!
Muito bom, é isto mesmo aconteceu comigo e vejo isto em clientes que atendo, e a EFT é maravilhosa pra melhorar a auto estima e muito mais.
É impressionante a cada dia descobrindo algo novo sobre o modo em que minha vida veio se arrastando ate agora, cheio de traumas e memorias negativas, estou maravilhada com tudo que tenho aprendido, e muito grata a todos voces iluminados que estao dividindo todos estes conhecimentos conosco, sou feliz e muito agradecida pela vastidao de conhecimento que esta sendo entrodusidos na minha vida e na vida de tantos…muito grata abencoado seja voce Andre por tudo, este EFT eh de mais,
Você é muito claro, parabéns por nos trazer consciência!!!
“Ana tenta se relacionar com alguém que se interessou por ela, por já estar cansada de ficar sozinha, nunca consegue se envolver profundamente.”
Além deu não me envolver profundamente, me relaciono com homens que desde o começo se que não será um relacionamento construtivos, completamente diferentes de mim.
Acessar as memorias e limpar com EFT… 😀
Gratidão
A cada artigo publicado fico maravilhada, pois a nossa vida se parece com uma grande corrente e a cada artigo seu é quebrado uma argola que nos possibilita a liberdade emocional. Agradeço a Deus todos os dias,através das seus artigos centenas de pessoas conseguem enxergar que a cura é possível, basta querer.
.