Gostar de pessoas que rejeitam ou causam algum tipo de sofrimento é algo mais comum do que se possa imaginar. Observamos homens e mulheres que se sentem atraídos por pessoas que traem ou que tem comportamentos destrutivos nos relacionamentos. Ao mesmo tempo não conseguem gostar de alguém quando essa pessoa é boa e lhes dá atenção. Esse comportamento tem uma raiz inconsciente que eu vou explicar melhor nesse artigo.
Parece até que a pessoa gosta de sofrer por que somente se atrai por relacionamentos que causam dor. Mas não é exatamente isso. O problema é um pouco mais profundo. Na verdade, ninguém gosta de sofrer, mas pode ficar condicionado a uma busca incessante por aprovação desde a infância.
Para que a criança possa desenvolver a sua autoestima e sentir que é um ser humano que tem valor , ela precisa receber amor e atenção de forma suficiente e adequada durante a sua formação.
A criança aprende a amar e aprovar a si mesma através do amor e atenção que ela recebe de fora. Se a criança vive em um ambiente onde esse amor e atenção são oferecidos, a medida que ela cresce, vai amadurecendo e internalizando profundamente que tem valor e gradativamente vai deixando de precisar dessa fonte externa de amor pra se sentir validada. Quando isso acontece, torna-se um adulto saudável, que ama e aprova a si mesmo de forma incondicional.
Mas, a maioria das pessoas não vai receber essa atenção e amor de uma forma suficiente e adequada. Muitos vão passar por experiências que deixarão marcas de rejeição. Uns mais, outros menos. O sentimento de rejeição é gerado a partir de vários tipos de experiência: Críticas, indiferença, cobranças excessivas, falta de atenção, abuso físico e psicológico e etc. Quando a criança passa por essas experiências, inconscientemente ela interpreta que deve ter algo de errado com ela, que talvez ela não seja digna de receber amor. E assim desenvolve problemas em sua autoestima, ou seja, dificuldade de amar e aprovar a si mesma.
Aproveitando o tema da autoestima, elaborei um teste pra que você avalie como anda a sua. O mais importante desse teste não é a nota que você vai chegar no final, e sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer à tona pra você. O teste você acessa neste link: Teste e Veja como Está a Sua Autoestima.
Por mais estranho que isso possa parecer, quanto mais rejeição a pessoa sofreu durante sua infância, maior a tendência de que ela fique “Viciada” em ser rejeitada. Essa foi a maneira distorcida que ela aprendeu a se relacionar e receber “Amor”. Na verdade, ela vive em busca da aprovação dessas pessoas que a rejeitam, e costuma receber breves momentos de aprovação, que são apenas migalhas. Quando esses momentos ocorrem, sentem-se muito bem. Mas é algo temporário e logo vem a rejeição mais uma vez, e com a rejeição, vem novamente a necessidade de ser aprovada. E vira um circulo vicioso de: Rejeição – Busca por Aprovação – Alivio temporário quando consegue – Rejeição Novamente…
É muito comum que aquele filho mais rejeitado pelos pais, seja o mais dedicado a eles. Esse filho vive numa busca eterna por migalhas de aprovação. Nesses momentos ele sente, por um breve instante, que tem algum valor. E por isso faz de tudo para agradar numa busca constante por mais aprovação.
Depois a criança se torna um adulto e repete esse comportamento nos seus relacionamentos amorosos. Quando um parceiro tem estabilidade emocional e não consegue lhe dar essa montanha russa emocional a qual a pessoa está inconscientemente condicionada, ela não consegue se sentir atraída. Quando o relacionamento reproduz o circulo vicioso da “Rejeição – migalhas de aprovação e atenção”, a pessoa sente uma intensa atração.
Indo um pouco mais fundo, não é a pessoa em si que tem essa atração pela rejeição. Quem sente essa atração é a carga emocional acumulada de rejeição que a pessoa carrega. Essa carga forma uma sombra, e essa sombra tem necessidade de crescer e se alimentar. E o seu alimento é a rejeição. Então a sombra leva a pessoa de forma inconsciente a buscar relacionamentos que tragam esse sentimento, pra que ela possa se fortalecer.
A cura para esse “Vicio” está em liberar os sentimentos de rejeição que a pessoa carrega. E pra isso uma ferramenta muito importante, devido a sua eficácia e simplicidade é a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!). Com a autoaplicação da técnica, você consegue dissolver profundamente as emoções das experiências negativas do passado. Isso ajuda a dissolver a sombra e a resgatar a autoestima. A consequência é a mudança de comportamento. A pessoa deixa de se sentir atraída por relacionamentos doentes e passa a se interessar por relações mais saudáveis onde o normal é dar e receber amor e atenção.
Ao fazermos uma varredura e limpeza com a EFT nos eventos da nossa vida geradores de rejeição, não somente os relacionamentos amorosos mudam. A relações familiares melhoram. O nível de paz interior aumenta. O sentimento de merecimento cresce e isso pode se refletir inclusive na melhora da vida profissional e da prosperidade.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Muito bom!
Olá, André.
Você fala muito de traumas de infância e que geralmente ocorrem na relação adulto x criança (pai que bate, mãe que xinga a criança etc). Eu particularmente não lembro de nenhum trauma com adulto, antes de me deprimir. Mas lembro de ter tido um trauma com amigos (um amigo querido na época parou de falar comigo e eu fiquei muito triste, isso quando criança). Pode outra criança desencadear um trauma profundo em outra criança, gerando depressão na pessoa que persiste até na vida adulta?
Muito, mas muito interessante. Profundo e verdadeiro o conteúdo desse texto.
Nossa esse texto está falando de mim, eu sei bem como é tudo isso e um pouco mais, eu já conheço a EFT e tenho o manual, já assisti vários videos e aulas encontros online que André me enviou, foram muito bom, mas eu tenho um certo problema para dar continuidade as coisas, atualmente estou passando com dificuldades de peso e de relacionamentos, já ando muito cansada da minha vida emocional e conjugal, e atualmente estou em um beco sem saída,estou deprimida, e sozinha não vou conseguir, “PRECISO DE AJUDA”, JÁ FIZ TERAPIA GASTANDO O QUE NEM PODIA, E O RESULTADO FOI INSIGNIFICANTE, então decidi preciso mudar, mas mudar de verdade, e não um pouco aqui e outro ali! quero algo por inteiro, fazer uma varredura em minha vida emocional, e a dias me vem nos pensamento o André e a EFT, então decidi quero fazer EFT com você, como faço??
Excelente explicação, que blog maravilhoso
Gratidão!
Eu me encaixo perfeitamente nesse texto.
Ja tive 03 relacionamentos iguais ao descrito ( o terceiro teve fim agora) pois vi que isso não era o que eu qria.
Me atraio por pessoas que me rebaixam e me tratam mal, gosto delas porque em momentos curtos me dão segurança e logo após me maltratam, mto louco esse processo e sempre sofro mto porque quanto mais eu qro o amor deles mais eles me rejeitam e mais eu não consigo me livrar. Tenho auto estima baixo por rejeição na infância.
Ja conheço sua técnica da EFT, mas não sei como utilizá-la nesse caso.
Me ajude, por favor.
Muito esclarecedor este artigo
Vivo em relacionamentos conturbados ,e me senti muito rejeitada,
na infância, comparação tudo que eu fazia estava errado .
hoje tenho 30 anos e ainda atraio amizades que me prejudicam ,
no trabalho sou rejeitada sempre……………
Este texto relata exatamente o que aconteceu comigo a minha vida inteira, e me faz ver claramente , onde está a orígem por eu só atrair relacionamentos dolorosos, embora conscientemente nunca quisesse isto. Tive uma infância terrível, não fui criada por meus pais, fui criada por uma irmã, que me batia todos os dias e me dizia palavras ruins, que só acabavam com minha auto estima. Há anos estou em busca de tudo o que eu acho que pode me evoluir espiritualmente, e me dar respostas para as situações dolorosas que ocorreram em minha vida.Nestes longos anos de busca, quase desisti, achando que meu caso não tinha solução, mas agora creio que encontrei na EFT um dos caminhos certos para me levar á cura. Deus o abençoe, seu trabalho é muito importante para toda a humanidade.
Acho que pode ser uma verdade mas até a bola tem dois lados e o espaço é tri dimensional. Essa é uma busca que tem mais capítulos. Seguro a quem está nessa a colecionar outras emoções.
Olá!
É infelizmente, estou me encontrando na discrição de quase todos os artigos, tenho um grande desafio que está mi fazendo bem saber que tem solução.
Muito grata
eu sou uma pessoa que ja passei por circunstancias dificeis que me deixaram muitos traumas .mas por acreditar que poderia ser melhor me ajudou a enxergar que a vida e eu mesma sou muito mais dor acho ser ,foi então quando começei meu trabalho interior ;é uma delícia se investigar e descobrir o que tem por traz e muitas delas ja estao na nossa cara mas por tantos bloqueios nos empedem der ver o que é realmente necessario.emfim quando leio as postagens do eft só confirmo o que ja sabia ,muito agradecida pela ajuda.bjss
André, você não sabe o quanto tem me ajudado. Tenho 20 anos e nunca tive um relacionamento sério pois só atraia homens que não queriam algo sério ou comprometidos. Guardava muitas mágoas do meu pai( ele é alcoólatra e me maltratava muito com palavras na infância) e agora que entendi o que acontece, estou aprendendo a superar através do seu auxílio, tenho me sentido bem melhor. Muito obrigada e tudo de bom na sua vida.
Obrigada mais uma vez André, seus textos são sempre muito claros e me ajudam a conectar comigo mesma e com a EFT. Tenho trabalhado com essa técnica em varias áreas da minha vida inclusive nos meus relacionamentos que seguem exatamente o padrão que você descreve acima. Nos tem sido fácil, devo ter muita coisa para limpar mas sigo em frente, com dedicação sei que chego lá.