Antecipar o sofrimento significa sofrer mentalmente antes que um determinado fato aconteça. É um mecanismo extremamente comum que gera ansiedade e tira a nossa paz interior. Pode acontecer de diversas formas.

Uma vez atendi uma cliente que sentia uma tristeza porque a avó estava bem velhinha ela imaginava que em breve poderia morrer. A avó não estava com nenhum tipo de problema sério, mas ela sentia essa tristeza por que ficava antecipando a morte.

Mentalmente ela vivia o sofrimento de uma situação que nem tinha acontecido. Ao invés de aproveitar o momento presente e aproveitar e ficar feliz agora com a companhia da avó que estava viva e com saúde, sua mente criava esses pensamentos de sofrimento. E mesmo que a avó estivesse doente, também não adiantaria de nada sofrer antecipando a morte.

Além disso, nós nem temos como saber se algo realmente vai acontecer. São apenas possibilidades. Uma pessoa, mesmo idosa e com problemas de saúde, pode viver mais 20 anos. Já imaginou, passar 20 anos sofrendo por antecipação? E a vida é imprevisível. Podemos ir embora antes das pessoas mais velhas que temos medo de perder. Não temos como saber, já que são muitas as possibilidades.

No caso dessa cliente, fizemos algumas rodadas de EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) e esses pensamentos negativos desapareceram, e ela pode finalmente ficar em paz a aproveitar a companhia da avó.

Precisamos ficar atentos a esses tipos de pensamentos porque eles no tiram da única coisa que nós realmente temos, que é o momento presente. O futuro é só um pensamento. O passado também. Estamos sempre no agora. Mas sua mente pode estar sofrendo com um futuro que você nem tem certeza de como será.

Muitas vezes o sofrimento antecipado é muito maior do que o sofrimento que é gerado quando a coisa realmente acontece. Isso é muito comum no caso das preocupações. Já tive um cliente que ficava sempre imaginando que alguns problemas no trabalho iam levar a desgaste sérios, brigas e discussões. Isso lhe causava muito estresse e insônia. Mas quando o problema vinha a tona na equipe de trabalho, era sempre bem menos estressante do que ele havia imaginado. Ele caia nessa armadilha muitas vezes. Se deixava enganar pela sua mente que produzia muitos pensamentos negativos e tirava o seu foco do momento presente.

O ego e a sombra buscam sempre motivos para tirar a nossa paz interior, pois é assim que eles se alimentam. Por isso é necessário prestar atenção a esses mecanismos geradores de sofrimento, para que nós possamos voltar a nossa mente para o presente.

A preocupação, que é um mecanismo de antecipar o sofrimento, pode surgir de duas formas. A primeira é quando apenas imaginamos algo que não está programa para acontecer, mas que tem a chance de acontecer no futuro. Essas chances podem ser reais ou até bem remotas, quase inexistentes.

Por exemplo: Você pode ficar imaginando que um funcionário seu pode colocar você na justiça. Essa possibilidade é real? Sim, isso pode acontecer. Mas não tem como ter certeza. Tem pessoas que ficam imaginando catástrofes naturais e se preocupando com isso. Existe a possibilidade que isso venha a ocorrer? Sim, pode acontecer, mas as chances são bem remotas na vasta maioria das vezes.

A segunda forma de preocupação é quando realmente existe algo programado pra acontecer. Por exemplo, quando está marcada uma reunião no trabalho, ou uma audiência na justiça. Nossa mente começa a focar nessas situações e saímos do momento presente. O ideal seria que nós apenas tomássemos todas as providências necessárias para que as coisas ocorressem da melhor maneira possível, e ficássemos em paz.

Em todos esses casos, o nosso sofrimento antecipado não ajuda a resolver os problemas. Com o aumento do estresse e da ansiedade a mente terá menos clareza para pensar nas soluções. É comum que as pessoas se sintam travadas e comecem a perder tempo procrastinando de tão ansiosas que ficam.

A nossa mente cria vários dessas antecipações, mas elas nos parecem tão normais que não nos damos conta. Parece normal se preocupar com o futuro dos filhos, com a violência, se vai ficar desempregado amanhã e etc… Quem não se preocupa, ou seja, que não sofre por antecipação com essas coisas pode até ser visto como irresponsável. Aliás, essa crença vai ser assunto pra outro texto… É importante deixar claro que você pode ser cuidadoso, sem a tensão da preocupação e do medo rodando por trás.

Muitas antecipações podem estar rodando no piloto automático do nosso inconsciente, nos trazendo inquietaçao e a ansiedade. Medo da velhice; Medo que a economia piore; Medo que faltem clientes; Medo de adoecer no futuro; Medo de perder a beleza; Medo de ficar pobre; Medo de sofrer uma traição e etc… São pensamentos que nem sempre temos clareza deles, mas que ficam no nosso inconsciente.

Para trazer a nossa mente para o presente, a auto aplicação da EFT é extremamente eficaz, pois ela dissolve completamente e em poucos minutos, a energia das emoções e pensamentos negativos. É uma ótima ferramenta para nos trazer de volta para o agora.

Gostaria imensamente de saber seus comentários e opinião sobre esse texto! Isso me ajuda a escrever melhor e trazer mais material para você.

 

Um forte abraço!
André Lima.


PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!