O perfeccionismo consiste em ter um padrão de exigência consigo mesmo (E às vezes com os outros também), seja no trabalho, relacionamento e outros aspectos da vida, demasiadamente alto, difícil de satisfazer e manter. Isso pode provocar várias consequências negativas: Ansiedade, insegurança, medo de nunca ficar bom o suficiente, medo de cair o padrão, problemas de relacionamento com amigos, funcionário e colegas de trabalho, raiva de si mesmo e frustração por não conseguir fazer tão bem feito quanto desejaria…
É muito comum o perfeccionista deixar de realizar muitas coisas por ter o sentimento que não vai fazer bem feito o suficiente. Quer fazer tão perfeito que acabada adiando para uma oportunidade melhor e termina não realizando. Só de pensar, acha que vai dar tanto trabalho que já desiste antes de começar.
É uma questão que está ligada também à insegurança e autoestima. Digo isso por experiência própria. Há uns anos quando entrei no Orkut, eu participava de algumas comunidades e tinha vontade de fazer perguntas e dar minha opinião em vários temas. Queria escrever com tanta perfeição que terminava não escrevendo nada. Escrevia, reescrevia, e escrevia novamente. Procurava não deixar nenhuma brecha, nenhum erro… Era totalmente desgastante e na maioria das vezes me fazia desistir. Ainda assim, quando conseguia escrever, ficava super preocupado se tinha passado bem a ideia, se ia ser criticado, se havia passado algum erro que eu não tivesse percebido.
Fui me curando aos poucos… Hoje eu sei que muitas vezes tem erros de ortografia e gramática nos meus artigos. Tenho também consciência que um tema pode não ter ficado tão bem explicado quanto eu gostaria. Mas isso hoje não me impede mais de escrever. Quando vou reler artigos, às vezes vejo erros que considero muito primários… mesmo assim, escrevo meus textos e envio com tranquilidade.
Olhando para trás, percebo que deixei de fazer inúmeras coisas, por conta de um perfeccionismo exagerado.
O perfeccionista vai também tender a ter problemas de relacionamento. Em casa, nunca ninguém faz nada conforme seus padrões. No trabalho também. Critica as pessoas em casa e no trabalho e raramente ou nunca elogia. Fica estressado quando acha defeitos mas não fica feliz e não dá atenção nem importância ao que ficou bem feito. Todo mundo é incompetente, as pessoas não têm tanta capacidade quanto ele. Muitas vezes termina assumindo mais tarefas pra que saia tudo do seu jeito. Com isso, torna-se uma pessoa sobrecarregada, com uma vida pouco confortável, chata, difícil de lidar, e as pessoas sentem desprazer em prestar-lhe algum favor ou serviço. Às vezes ele tem o comportamento do sabe tudo ou do mandão. Briga ou fica insatisfeito com as pessoas que contrata para prestar-lhe serviços (Pedreiro, marceneiro, encanador, diarista, etc…).
É interessante. A pessoa chega no consultório se queixando que anda sempre cheia de coisas pra fazer, que trabalha demais, que tudo recai nas suas costas. Quando vamos investigar… É o próprio perfeccionista. As coisas não caem no seu colo, ele mesmo busca sarna pra se coçar.
Afirmam que nada funciona sem eles, que precisam assumir muitas coisas, senão… Aí, eu pergunto: Senão o quê? A firma fecha? A empresa vai à falência? As pessoas não sobrevivem? Nada funciona? Aí, a pessoa morre ou sai da empresa e adivinha o que acontece? Tudo continua funcionando, a empresa continua aberta e todos continuam vivos. Agir dessa maneira é subestimar demais as pessoas e a capacidade delas de superar, da forma delas, os problemas do dia-a-dia.
É importante também dizer que outras vezes a sobrecarga vem de uma dificuldade em dizer não, que está ligado a medo de rejeição, agradar aos outros, tudo relacionado a autoestima. Mas isso é tema para outro texto. Esse aqui tem que ficar perfeito e não pode sair da proposta inicial.
O perfeccionista muitas vezes vai dar a desculpa de que na verdade gosta apenas de fazer as coisas bem feitas, que é uma pessoa exigente. Fazer as coisas com dedicação, da melhor maneira possível e ser exigente é saudável. Mas qual o limite entre o saudável e o perfeccionista doente? Tem vários sinais que podemos identificar, alguns deles já citei anteriormente: Nunca ficar satisfeito com o que realizou, demorar demasiadamente para executar algo ou adiar e não fazer nunca, estar sempre insatisfeito e frustrado com as tarefas realizadas por outros, começar a achar todo mundo incompetente (Gerando atritos constantes), nunca confiar em ninguém, reclamar demais, nunca elogiar, adiar eternamente planos e projetos.
Conforme mencionei anteriormente, esse nível de exigência demasiada é normalmente consequência de sentimentos de insegurança. Investigando a vida do perfeccionista, é comum encontrar um pai ou mãe perfeccionistas. Nunca se sentiu atingindo as expectativas dos pais, pois estes sempre exigiram mais e nunca demonstraram estar satisfeitos. Fica um vazio que vem lá da infância, falta de reconhecimento. Sendo assim, repete-se esse padrão de comportamento, passa-se para os filhos, que repassam para seus filhos, até que alguém toma consciência e muda o padrão.
Tratando as inseguranças, é possível modificar o comportamento e tornar-se uma pessoa mais flexível, menos exigente consigo mesmo e com os outros, que consegue delegar e se relacionar bem, menos suscetível ao julgamento de terceiros.
Mexer nos sentimentos guardados do passado é fundamental para ter um resultado mais rápido. No meu trabalho, uso a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para tratar essas questões do passado e presente. É preciso liberar os sentimentos guardados das críticas, das cobranças, rejeição, falta de apoio e elogio que geram ainda sentimentos de tristeza e abandono. E quando você libera esses sentimentos, a segurança aumenta e a necessidade de perfeição desaparece.
Bem, depois de ler, reler e corrigir esse texto 42 vezes, acho que está pronto para ser enviado. Espero que a mensagem tenha sido passada perfeitamente.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Bom dia André, sou perfeccionista td que faço sempre acho que poderia ter feito melhor, gostaria que vc fizesse um vídeo de exercícios para esse tema, se for possível eu agradeço desde já….bjs (obs: espero ter escrito de forma correta, talvez poderia ser melhor)
Uau!
maravilhoso seu texto Andre, eu descobri neste Natal que não sei dizer não e acabo fazendo tudo sozinha. Estou começando com EFT a me harmonizar e eliminar bloqueios emocionais. Tambem no trabalho não conseguia confiar nas pessoas, vou conseguir com certeza. Feliza 2015 para você. Luz e Paz. Walderez -Porto Alegre – RS
Mto bom ..gratidão …
perfeito
Andre, seus textos são fantásticos!
Excelente!
Boa Tarde,
Excelente texto!
Obrigada,
Fátima
Adorei!!!!
André, sou uma admiradora do seu trabalho. Leio todos os seus artigos e eles me ajudam bastante, me identifico com muitos temas, tenho realmente problemas de perfeccionismo, baixa auto estima, prosperidade e por ai vai… mas acredito que a busca por uma vida melhor e mais saudável deve ser contínua e você contribui maravilhosamente conosco nesse sentido.
Perfeito em suas colocações! Parabéns e muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco.
Grande abraço!
Olá, André!
Espero que tenha um fds próspero!
Acompanho seus artigos discretamente, lendo-os um a um e esta é a primeira vez que teço um comentário.
Eu me identifiquei muito com este texto. Há algum tempo, tenho ajuda terapêutica para combater esse estado de perfeccionismo que dói e gera um incômodo incomensurável. No meu caso, sou perfeccionista com meu corpo, meus estudos, meus relacionamentos, minhas ambições. Chega a doer mesmo e afastar as pessoas.
Mas, graças a Deus e ao universo, identifiquei e busquei ajuda. Não estou 100%, mas muita coisa melhorou. Os seus artigos têm me ajudado bastante. Gosto de lê-los em momentos de folga no trabalho ou em casa, como hj, logo dps do jogo do Brasil x Colômbia.
Só quero dizer que seu trabalho me causa muita satisfação e alegria. É muito bom refletir em cima das suas palavras e visões. Portanto, desejo muitos bons ventos no seu caminhar!
Vamos nos falando.
Um abraço,
Yana
Excelente! Certo para mim. Me identifiquei nele em quase todos os aspectos.Obrigada pela ajuda de tornar as nossas vidas mais feliz.
André, me identifiquei muito com o assunto. Nem acho que herdei o perfeccionismo dos meus pais, mas sou a filha mais velha de cinco filhos, sendo quatro mulheres. Sempre exigiram que eu fosse a mais responsável, mais inteligente, mais bonita, mais magra… Um exemplo para os outros e troféu pra família.
Lendo seus artigos melhora minha compreensão dessa dinâmica. Me ajuda a refletir sobre meu comportamento e iniciar pequenas mudanças, que sejam, mas impactantes no meu bem estar.
Obrigada!
ANDRÉ LIMA…..SOU SUA FÃ, LEIO TODOS SEUS ARTIGOS E COLOCO EM PRÁTICA A EFT QUASE Q DIARIAMENTE, TMB SOU UMA PESSOA PERFECCIONISTA, OS ÚNICOS TEXTOS QUE ME AJUDAM SÃO OS QUE VC ESCREVE, ACHO ELES PERFEITO COM FÁCIL ENTENDIMENTO, PODE TER CERTEZA……VC É MAIS QUE PERFEITO!!
ABRAÇOS E GRATA POR EXISTIR E AJUDAR A MIM E A TANTAS PESSOAS.
QUE DEUS ABENÇOE VC E TODA SUA FAMÍLIA SEMPRE.
Estimado André
Agradeço profundamente os seus textos e estou atenta a tudo o que publica.
Bem haja!
Muito bom e verdadeiro, eu também sofro deste mal, mas estou aprendendo a me controlar.
Me identifiquei mto com seu texto. Foi de grande valor para min.Tenho me aplicado a eft. Mais percebo que sem a ajuda de um proficional tudo me parece meio confuso.sou grata por sua dedicação.Um grande abraço.
Nunca, ninguém, consegue fazer as coisas como eu faço.
Então fui pegando tudo para eu mesma fazer.
Dia 02/06 tive um infarto agudo do miocárdio, fiz duas angioplastias.
E agora?
Estou completamente perdida e desorientada.
André,
adoro os seus textos, já fiz alguns cursos on line e tenho usado a EFT para resolver vários problemas. Seus textos são ótimos e tem me ajudado muito,muito obrigada por tudo.
um abr,
Ana Regina
Parabéns André, pelo seu trabalho e textos, de uma maneira clara e objetiva, tu consegue transmitir sua verdade.
Abraço,
Gabriel
Adorei, me vi nele, tenho tantos traumas do passado que não me sinto merecedora das coisas e sempre que acontece alguma coisa de errado seja comigo ou quem seja, me sinto culpada, a culpa é sempre minha.
Estou com toda fé nessa tecnica EFT, faço todos os dias para eliminar vários problemas. Só tenho a agradecer vc André pelos E-mails que tenho recebido.
felicidades…….
Muito bom o texto André!
Nossa, nunca pensei que as duas coisas estavam ligadas.
Você está de parabéns, seu texto foi muito bem colocado.
Muito obrigado.
Muito bom o texto! Você conseguiu passar a mensagem. Parabéns. Marcìa
Olá André,
Grande trabalho esse que tem realizado. Parabéns!
Tenho uma necessidade muito grande de realizar TUDO o que for possível de atividades na vida. Resultado um acúmulo de coisas não iniciadas ou eternamente inacabadas. Gera um sentimento de culpa pela eterna proscratinação. Essa proscratinação transcende para o profissional, às vezes olho para uma obrigação e imagino o tempo que gastaria para realiza-la e a preguiça e proscratinação aparecem, gerando problemas particulares e profissionais.
Pergunta: Pode existir uma relação entre assumir essa carga de atividades e um desejo de perfeição, detalhe, às vezes acho que outros poderiam fazer bem melhor do que eu, mas acredito que posso aprender tudo, porém isso sempre fica no meio do caminho.
O acaso não é um caminho de sucesso, parabéns pelo seu trabalho e dedicação, o resultado tem sido surpreendente.
Obrigado,
Ricardo.
Excelente artigo André!
De maneira clara descreveu o comportamento perfeccionista e suas prováveis causas…
E tantas pessoas se martirizam a vida toda seguindo padrões que carregam sem saber nem porquê.
Já fui muito perfeccionista, mas trabalhando essa característica me sinto muito melhor hoje em dia. Um hábito praticado por anos demora um pouco para ser transformado, mas temos que ter consistência.
Agradeço por compartilhar tantas reflexões!
Um abraço!
Olá André,
Boa noite, gostei do texto e entendi que o perfeccionismo tem relação com a auto estima e a rejeição. Me identifiquei com tudo o que foi dito. Agora o que não compreendi é se quando diz que o texto foi corrigido 42 vezes diz isso brincando ou se realmente fez isso. Porque se o texto fala de perfeccionismo e a proposta é ajudar o leitor que sofre com esse mal melhorar como se propõe a aplicar um método que irá resolver o fato se não o resolveu em si, só se já melhorou e ao invés de corrigir 42 corrigia 84. 😉
Foi apenas uma brincadeira, revisei apenas algumas vezes, bem menos do que faria se fosse antigamente.
Muito bom o texto e real as colocações. Quanto mais são exigidos essa perfeição na infância pelos pais, repete-se essa cobrança aos filhos e nada resolve. Graças a Deus que hoje se sabe que o perfeccionismo só trás sofrimento e não leva ninguém a lugar algum a não ser mais sofrimento. Parabéns pelo artigo!
Gostei muito mas, acho que você foi extremamente perfeito.
Excelente o Artigo André Lima! O Perfeccionismo traz junto uma rigidez interna, e o corpo fala, respondendo com sinais importantes, são os feedback que deixam o emocional em alerta. Quando não dessensibilizado, o perfeccionista tende à apatia em praticamente tudo, pois acha que foi rejeitado ou desprezado e teve falta de reconhecimento por tanto esforço empregado por ele. Visivelmente a musculatura se contrai e as dores aparecem disseminadas pelo corpo, principalmente à noite.
Seu texto está perfeito, pois a conscientização é muito importante para levar à Luz da consciência a necessidade de um busca por ajuda.
Um grande Abraço!
Gostei muito do texto, sempre que leio um artigo deste eu reflito muito sobre a vida que levo, percebi quando estava lendo que minha insegurança e medo é de ser cobrada para realizar aquilo que minha familia sonhava para mim uma profissão que da dinheiro ou então fazer um casamento com uma pessoa bem de vida, só que isso não é o meu sonho, gosto da minha profissão e gosto das pessoas do jeito que elas são, respeito muito isso. O texto só reforçou o que eu penso e o que tenho aprendido na leitura de tantos textos e livros de auto ajuda, espiritas e conversas com profissionais e pessoas amigas. Parabéns pelo texto.
Excelente, a partir deste texto e do manual espero me livrar dos diversos “fantasmas” da minha infância!
Estás de parabéns, adorei o texto. Me vejo nele em várias ocasiões. bjs
Olá André, texto perfeito, fico contente em saber que minha tribo é grande e que temos soluções, não me senti só lendo-o.
Meu “caso” não são de país perfeccionistas, mas sou de uma família de 7 filhos fui caçula de 5 filhos por 11 anos tentando aparecer ou ser notada no agito desse dia dia da familiar.
Após 11 anos de ser caçula veio mais uma irmã e depois de mais um ano outro irmão.
Foi minha oportunidade de mostrar quem eu era, cuidei desses irmão temporões com toda minha perfeição para ser notada.
Fiz de tudo para todos, sem tempo para mim e sem colocar limites e continuei invisível e mais exigente, mais crítica e sem paciência com tudo e todos.
Me tornei a chata, a cricri a mais brava e fechada dois irmãos.
Hoje depois da terapia consigo me aceitar e usar a minha perfeição para mim e com respeito pelas pessoas e quando não consigo estou rindo de mim mesma, coisa muito boa e saudávele respeitando o próximo como ele é.
Não estou curada 100%, porque acho que ninguém é 100% certo e perfeito em nada, somos pessoas que precisamos umas das outras e vendo isso vejo que todos tentamos ser perfeccionistas com cada um com os seus problemas.
Obrigada pela leitura e o espaço para escrever.
PS. Li, reli e corrigi várias vez meu texto, mas com um sorriso no rosto e feliz.
Quanto à forma: um salto na qualidade.
Quanto ao conteúdo: claro e muito útil.
Obrigada.
Ficou ótimo o texto! Ajuda muito a entender e resolver o perfeccionismo. Grata.
Eu me encontrei nesse texto…não sou extremamente perfeccionista , contudo devo melhorar!!
Obrigada irei tentar nos exercícios!!!
Um grande abraço pela sua bondade de colocar os exercícios disponíveis!!
Maria
Sim, o perfeccionista tem este “probleminha de auto-estima” e por isso ele tem dificuldade em dizer não para muitas coisas, por isso acaba acumulando tarefas também, pois ele quer ser aceito por todos!
Muito bom o artigo! O interessante é notar como nos identificamos com detalhes, para uns mais perfeccionistas, o texto todo, para os menos, alguns pontos. No entanto, o legal é perceber e aceitar estes pontos para poder, aos poucos, mudar.
Obrigado!
Ola, Andre!
Seu texto ficou perfeito! Descreve exatamente a mente perfeccionista. So quem é assim sabe o sofrimento que este tipo de comportamento ocasiona. Conheci a EFT a pouco tempo e ja tem me ajudado muito, principalmente com a ansiedade. Vou usar agora no meu perfeccionismo.
Abraço e obrigada!
Ótimo texto. Se rever é uma tarefa muito difícil.
Olá André,
este testo ” caiu em cheio” para mim se é que me entende, é perfeito, parece que escreveu para mim, é exatamente o que acontece comigo e digo mais, fui pior nessa questão, então dei uma melhorada e agora lendo o seu artigo sinto que voltei a ser a mesma, mas valeu muito esse artigo para mim hoje, maravilhoso.
Boa noite!
O artigo ficou muito bom, pode ficar tranquilo quanto a isso,
Já fui muito perfeccionista e esta estória dos pais exigentes, é verdade!
Antes eu não me permitia errar e nem aceitava o erro dos outros. Com o passar dos tempos, comecei a olhar as coisas com mais benevolência. E pasme, agora até defendo a pessoa que errou! Tento me colocar no lugar dela.
E afinal de contas, dependendo da situação, nem vale a pena o aborrecimento.
Tô na fase: Faço tudo por menos!
Continue nos brindando com o seu saber!
Abraço fraternal, Heloisa!
oi, como vao as coisas com voce? desejo que tudo seja brilhante. Andre eu acho que nao existe um Ser Humano que nao tenha problemas de crianca, e sei que todos tem traumas, conheco muito que agem como voce explica e muitas nem percebem que estao levando um dissabor para outros e assim camiham toda a vida, ate que parece uma luz que faz com que percebam uma falha no sistema de sua vida que o melhor comecou desde o ventre da mae, e triste, mais e certo, basta quere mudra, basta querer aceitar. Esto e muito importante e obrigado pela Luz que nos da. Abracos, que Deus lhe de muitas bencaos junto a todos que estejam com voce. Maricelia
Acho Bárbaro; sou muito exigente comigo mesma.
A terapia pode ser uma boa para mim.
Vou repassar pra minhas amigas.
Obrigado
Olá,
Você acaba de me descrever! Até hoje não corri atrás dos meus sonhos por acreditar que não estou preparada! Que farei mal feito! Como faço para marcar uma consulta? Minha vida está parada há anos!
realmente, seu assunto é muito interessante e intuitivo, achei maravilhoso,o manual vai ser ótimo para mim. parabens.
André, amei o texto esclarecedor sobre esta coisa de perfeccionismo que nunca entendi direito. Obrigada por compartilhar. Tenho acompanhado seu trabalho e aprendido muitas coisas interessantes com vc. Sinto-me inspirada a ser uma pessoa cada vez melhor e tambem contribuir para que outras pessoas tambem evoluam.
Mais uma vez, obrigada.
Bom dia, André.
Eu me identifiquei muito com este texto, sou perfeccionista nata!!!
Adoro a forma com que vc aborda temas tão complexos.
Parabéns pelo trabalho.
Abraços.
André, achei engraçado sua forma de colocar as coisas! Realmente, o perfeccionismo causa uma grande tensão. Já tive muitas destas características no passado. Hoje, aprendi a relaxar e confiar nas outras pessoas. Se eu não fizer, alguém o fará. Se ninguém fizer, assumirão as consequências. Isso traz um profundo relaxamento. Adoro a técnica da EFT e tenho usado toda vez que fico tensa, ou me sinto exigindo demais de mim mesma. Funciona mesmo!! Em algumas rodadas tudo começa a fluir. Gratidão!!
Denise
concordo mais uma vez com seu texto André, devo dizer que esse em especial além de centenas de outros seus que já li está fantástico. Pois você me ajudou a vislumbrar o que eu já imaginava ser. Parabéns e repito você se superou….
Obrigada André, por dividir conosco seus conhecimentos. Me identifiquei em vários itens.
Obrigada pela pessoa maravilhosa e abençoada que você é. Está me ajudando muito.
Muita Luz e Paz sempre.
Bom dia!
Sei que a intenção foi brincar com o tema proposto no texto, mas o comentário final deixou em mim a dúvida sobre o quanto a EFT resolve esse tipo de questão. Há brincadeiras que não cabe fazer, essa com certeza é uma delas.
Se o “cara” não se curou.. engraçado. Desculpe a sinceridade mas foi isso que ficou
Ola Margareth,
Embora eu venha buscando autoconhecimento e me curando, ainda falta muita coisa. Já melhorei bastante, e ainda continuo melhorando. O fato de eu ainda ter problemas não significa que a EFT não funciona, significa apenas que ainda tenho trabalho a ser feito. Muitas coisas melhorei muito, outras coisas ainda precisam de bastante trabalho. E realmente não quero passar a imagem como se eu fosse um mestre iluminado no estado da perfeição. Mostrar que ainda tenho problemas e que continuo me desenvolvendo como pessoal é um grande incentivo pra que me segue, pois alguns acham que eu sou diferente dos seres humanos comuns, quando não sou. A EFT ajuda muito, na vasta maioria dos casos, mas também não é “perfeita” nem vai ajudar 100% das pessoas 100% das vezes a resolver 100% dos problemas. A maioria das questões melhora de forma rápida e profunda. Jä outras vão exigir muito trabalho, persistência e paciência. E é bom que as pessoas também saibam disso, pois tem gente que acha que tudo será resolvido rapidamente. E quando não conseguem, desistem, por achar que não tem jeito ou que a técnica não funciona.
Já faz um certo tempo que escrevi esse texto. Lembro que o revisei várias vezes na época, mas não tantas vezes quanto citei no final. Foi apenas uma maneira realmente de brincar. E o que percebo hoje, é que, passado esse depois de escrito esse texto, hoje a minha necessidade de revisar o que escrevo diminuiu consideravelmente. Agora eu sinto que a revisão é apenas a necessária, sem qualquer tipo de exagero ou medo de que não fique bom.
Bom dia André.
Muito boa a sua mensagem, acredito que o meu problema não é de perfeccionismo, mas de auto estima mesmo, com um padrão de muita dificuldade de desenvolver determinas atividades, bem como falar em público. Lendo as mais variadas mensagens suas, descobrir que não tenho fobia social isoladamente, mas sim devido uma auto estima baixíssima, onde uma pessoa com este nível não poderia se expressar bem diante de um público, daí a origem do medo. Estou trabalhando lembranças passadas de coisas que aconteceram e contribuíram para a auto estima se tornar tão baixa, o nível de ansiedade já diminuiu e com isso a fobia social também. Hoje acredito na minha cura, graças as suas mensagens e ensinamentos, coisas que nunca ouvi falar por nenhum profissional (Psicólogos, terapeutas, psiquiatras e etc.). Deus o abençôe
Olá André!!
Identifiquei-me bastante com o texto, em vários pontos você me descreveu perfeitamente!
Só não sabia que isso é perfeccionismo!!! É angustiante o sentimento de sempre estar devendo coisas a fazer!
Obrigada pelo texto edificante! Muita luz e saúde pra você!
Adorei o texto.
Obrigada por enviar.
Abs
Tais
Bom dia Andre! Esse assunto muito me chama atencao devido sofrer muito com isso ja tentei por varias vezes me livrar disso e n consigo.gostaria muito de sua ajuda se possivel. Seus artigo muito me ajuda. Um obraco
Querido o texto esta ótimo como todos que você escreve, eu sempre entendi perfeitamente a mensagem que você quis deixar nos teus textos e sempre me fizeram muito bem André, eu só tenho a agradecer por você fazer parte da minha vida..
Obrigada por dar passos a frente do que te trazia medo e ajudar tantas outras pessoas como eu..
Adri
ESTE TEXTO TROUXE A CONSCIÊNCIA DE MUITOS DETALHES,TÍPICOS DOS PERFECCIONISTAS E QUE PRECISAM SER CORRIGIDOS..
Parabéns André! Gratidão por estar na sua lista e receber seus textos! Abçs. e boa semana!
André,
Quero acrescentar que depois que conheci você e o EFT sou uma pessoa melhor, mais centrada, com uma melhor auto-estima.
Mas ainda tenho muito que limpar para ser a pessoa que desejo ser.
Muito obrigada,
Lourdes
Seus artigos são perfeitos.
Eu achava que não era perfeccionista mas, o medo de errar, de não ficar satisfeita com o que faço, e ficar sempre me cobrando mais, é bem assim que sou mesmo! rsrs Acho que a necessidade de ser reconhecida e não ser julgada me deixa sempre apreensiva, ou faço algo muito bom, ou não faço! Valeu André!
Boa tarde adorei o texto me reconheci em vários momentos e estou encaminhando para os meus amigos Obrigada
Realmente o seu texto define bem o que é um individuo perfeccionita e algumas das principais causas desse comportamento.Eu sou uma dessas pessoas ainda, apesar de, ha anos tentando corrigir-me.Costumo abraçar muitas coisas para fazer, exatamente como vc diz em seu texto.Foi através de um psiquiatra que fiquei sabendo desse meu lado, mas como não enfrentei o tratamento continuei nesse sofrimento inconsciente.Hj através de leituras e, também mais amadurecida e pelos embates da vida começo a sentir necessidade de libertar-me desse incomodo emocional.Agradeço a sua ajuda.
Obrigado por me enviar esta ajuda no momento certo em que estou precisando,vou tirar muito proveito.
Olá,
Adorei o texto. A carapuça serviu direitinho.
Vou procurar seguir os passos e seguir em frente.
Obrigada.
Olá André! Muito interessante esse artigo, me identifiquei com algumas coisas que vc. mencionou no texto. Sou perfeccionista sim,disso eu sei muito bem. E também um pouco exigente. Às vezes me acho até chata, gosto de tudo bem feito. Por isso me estresso com facilidade. Mas nem por isso deixo de fazer o que quero e também sempre termino o que começo, nunca deixo nada pela metade. E também sei dizer NÃO quando preciso. Mas é defeito querer fazer as coisas bem feitas? Valeu.
Um abraço.
Fazer as coisas bem feito não é problema. O problema é quando isso causa estresse e sofrimento pra voce e pra quem está ao redor.
Bom dia! é sempre muito bom ler seus materiais, saber que nao estamos sozinho ou que nao precisa ser sempre assim é sem duvida a melhor parte. que Deus abençoe sempre o seu trabalho. Grande abraço
André, que demais esse artigo ein!!! Adorei tanto que vou colocar na minha barra de favoritos pra ler mais vezes. Como o perfeccionismo deixa a nossa vida TÃO pesada… Acho que é por isso que eu me sinto tão bem na presença de crianças… que, geralmente, não possuem esse senso crítico negativo tão forte e se deixam levar mais pelo prazer que pelo medo. Achei legal o caráter irônico sobre as observações em deixar esse texto perfeito. Eu ri bastante. rs E sei que geralmente vc não faz essas brincadeiras nos seus artigos…Nossa, tenho tanta coisa pra falar sobre que vou me abster e dizer somente que faz anos que acompanho vc e que NUNCA canso de ler seus artigos!! Obrigada pelo imenso valor gerado a mim e às pessoas que convivem comigo. Eu sou uma pessoa muito melhor depois de conhecer vc e seus ensinamentos. Grande abraço!
Me identifiquei muito, pois me encontro em um momento de muito estresse e ansiedade no trabalho novo por achar que não estou fazendo um bom trabalho, que poderia ser melhor. Tomar decisões e planejar é desgastante porque sempre penso no maior número de possibilidades e caminhos possíveis…e acabo não saindo do lugar. Fico presa nos meus pensamentos e julgamentos, e a execução, a ação, não acontece ou fica comprometida.
Valeu André e obrigado por dispor essas informações .e que Deus sempre ilumine seu caminho
Excelente. Mas tb adorei a imagem do “cortador de grama perfeccionista”: mas muitos de nós repetimos atitudes com o mesmo efeito. Muito obrigado pela oportunidade de revisão mental que nos ofereceu
Saúde e Sorte. Boa Sorte
Sempre oportunos os seus artigos. Gostei muito deste que nos alerta para frequentes desvios emocionais que nos passam desapercebidos ao longo da vida, mas que influem negativamente em nosso comportamento. Saúde Prosperidade e Paz.
Muito bom o artigo. Considero-me perfeccionista, mas nunca deixei de fazer algo por achar que não ficaria bom o suficiente. Porém, quando faço algo, sempre vou dar o meu melhor. Além disso, faço elogios, com o intuito de incentivar as pessoas, mas cobro também dedicação no trabalho. Não creio que buscar a perfeição seja um defeito. O que é necessário aprender é não se cobrar demais, mas sem deixar de dar o seu melhor em tudo que se faz.
Já baixei o manual e estou praticando. Muito bom! Parabéns!
Sou perfeccionista, e varias vezes quando falava sobre o assunto em minha empresa, surgia a duvida se esta atitude era virtude o defeito. Agora vejo que pode ir da virtude ao defeito e que as consequências podem ser ruins, o chato é que percebi que as vezes sofro com o perfeccionismo nocivo.
Parabéns Andre Lima, li seu texto e gostei muito dele, muitos problemas existentes no adulto é causado na infancia, eu acho que os pais deveriam se preparar melhor antes de ter um filho, uns deixam a vontade e outros cobram demais dos filhos, interferindo na auto-estima deles.
Seu texto foi muito claro e objetivo. Estou aprendendo muito lendo as suas mensagens.
Obrigado.
Texto dez e bastante esclarecedor!!!!!Me identifiquei em muitos aspectos!!!Adoro o seu trabalho!!!Parabéns e sucesso sempre!!!
André, boa noite, Parabéns pelo trabalho que vem apresentando com o propósito do bem maior.
Um grande abraço
Olá André ! Muito bom o texto…caiu como uma luva para o meu caso…nunca tinha pensado que era tão perfeccionista !
Olá André!
Tenho percebido a grande contribuição que você e Cia Ltda (rsrsrsrs) têm somado à vida das pessoas. Quando você, que está agora em evidencia, mostra sua humanidade, outras pessoas perdem o receio de se mostrarem também. Elimina também a crítica de umas pessoas para com outras. Estas críticas, sim, é que causam maior inibição por parte de muitas pessoas em expressarem-se. Quando houver mais respeito e consequentemente mais contribuição para o crescimento de todos, este planetinha evolui. Enfim, a internet está aí para nos comunicarmos, para expressarmos e tem muita informação para aprendermos, inclusive da nossa língua Portuguesa. Bendito Word que elimina muitos erros rsrsrrs
Amei André, vc escreve muito bem, tb depois de revisar 42 vezes rss.
Seu texto está tão claro que pude sentir a minha parte perfeccionista querendo se esconder enquanto eu lia, “eu lia” será que está certo?
Vou marcar uma consulta, precisamos conversar.
Parabéns pelo texto.
Abraço
Nay Bernardes
Bom dia!
Perfeccionista. Até bem pouco tempo, achava que ser perfeccionista, tão somente remetia a qualidades. E, ao receber alguns de seus artigos e dicas, pude me descobrir envolvido nesse emaranhado de falta de equilibrio.
Obrigado pelas dicas.Isso é ajudar o proximo.
Obrigado…
Olá André, bom dia!
Estou com receio de responder, pois pode não estar à altura da sua sabedoria (risos). Acho que todos nós somos, em maior ou menor grau, perfeccionistas, dependendo de todos os fatores, explicados brilhantemente por você.
E todas as vezes que escreve, eu só posso agradecer por seus textos, pois são objetivos, esclarecedores e muito me ajudam nos atendimentos.
Minha gratidão pelo seu desprendimento….generosidade…que tem contribuído com a melhora psicológica de um incontável número de pessoas.
Adorei o final do seu texto que, para variar, mostra sua notável capacidade de sintetizar o “ser perfeccionista” (ler e corrigir 42 vezes…hilário…risos).
Luz e paz! Somos todos um!
Abraços carinhosos.
Como sempre, os seus artigos, cursos, etc… são muito úteis e esclarecedores, o que acabo de ler, já tinha sido constatado nas minhas consultas de psicologia, pois a psicóloga confrontou-me com o meu exagerado perfeccionismo, Hoje consigo olhar para o lado e continuar em frente…
Bem Haja, pelas suas ajudas.
Excelente esse artigo, lendo este artigo fui fazendo uma reflexão do meu ser. Pude perceber que encaixo em algumas colocações principalmente noque diz respeito a desistir de projetos. É interessante perceber como devemos buscar a mudança e quebrar essa personalidade. Agradeço. Um abraço.
Gostei muito do texto . Gosto das coisas certa ,mas acho que não sou perfeccionista.
Andre!
Como sempre, tudo que você escreve vem com muito esclarecimento e certamente o desejo de ajudar outras pessoas, o que é o mais bonito.
Me identifiquei completamente com essa personalidade, e tenho a certeza, que passei esse comportamento, recebido de minha mãe, para minha única filha.
Assim é! E agora, um trabalhão para fazer correções de atitudes que já estão tão arraigadas em nós. Espero sair vitoriosa!
Grande abraço
Gratidão imensa por compartilhar esse conteúdo tão libertador! Já fui muito perfeccionista, as vezes nem eu mesma me suportava. Se eu fizesse algo e percebesse um mínimo detalhe fora do meu padrão e refazia tudo, podia demorar o tempo que fosse, não importava, tinha que ficar perfeito. Hoje estou muiiiito mais tranquila esse respeito. Tenho feito EFT para curar situações do passado e de alguma forma melhoraram minha auto estima. Meu irmão mais velho era muito estudioso, só tirava 10 nas disciplinas e lembro que minha mãe me comparava muito com ele, ela queria que eu fosse igual a ele e acredito que esse perfeccionismo exagerado que eu cultivava era reflexo disso. Parabéns pelo trabalho André!
Olå André, descreveu minha vida toda em apenas um texto. Ė impresionante como não enxergamos esses vícios. Abraços, Viviane
Boa noite André,primeiro quero lhe agradecer por esta oportunidade e te dizer que este texto tem muito a ver comigo.E graças a voce e seu maravilhoso trabalho estou neste momento de leitura sendo muito ajudada. Muito obrigada,te desejo muita saúde e luz na tua vida.
André, durante toda a minha vida e em toda a minha busca de desenvolvimento pessoal é o primeiro texto que me tocou profundamente, escrevo estas palavras em prantos, por ter finalmente me compreendido; enquanto eu lia o texto várias lembranças me vieram a mente como que confirmando todos os fatos citados, estou emocionada. Agradeço imensamente a sua ajuda, vou buscar me aprofundar neste assunto com a EFT para superar este perfeccionismo que me foi tão prejudicial até hoje. Obrigada novamente, sua missão de vida é muuuuuiito maravilhosa, parabéns !!!
Você me conhece? Sim, claro que sim, senão não estaria revelando tantas coisas do meu íntimo. Obrigada pelo alerta.
Eu me considero uma perfeccionista grau “médio”… rsrsr pois aceito minhas falhas, ouço opiniões dos outros, sei que a empresa continua viva se eu morrer, a única coisa que ainda tenho comigo é o sentimento de eu faço “X coisa” melhor que os outros algumas vezes, não todas… vivo na luta comigo mesma de melhorar isso… e tenho avançado.
Quando vc fala da infância, eu fico buscando lembranças de como foi a minha, meu pais não são perfeccionistas, nem fui uma menina cobrada, a única coisa que eu consigo relacionar é a recompensa do elogio, por exemplo quando eu tirava boas notas ( e sempre tirava ).
Acho que ver meus pais orgulhosos de mim foi o que mais contribuiu para eu ficar assim.
Até hoje eu me sinto extremamente feliz em ver a felicidade deles, quando desempenho bem uma tarefa confiada a mim no trabalho e sou reconhecida pelo chefe, quando faço progressos no meu curso de idioma e o professor me elogia…
Acho que o perfeccionismo deve também estar ligado ao egocentrismo 🙂
excelente texto. é isso aí. Vânia
olha Andre, GOSTO DE TUDO O QUE VOCE FAZ, CONTINUE A NOS AJUDAR…OBRIGADA FILHO, POR TUDO MESMO dEUS TE ILUMINE MAIS E MAIS….BJSSS
Concordo. Meu pai era perfeccionista. E eu puxei a ele. Sei dos meus defeitos, que estão lá no subconsciente. E estão me atrapalhando muito até hoje. Removê-los é possível, mas com muito esforço e persistência, em fazer relaxamentos sempre até removê-los e pedir a Deus a sua ajuda.
Obrigada
Enelva
Perfeito o que vc escreveu, a mania de perfeição também está ligada a insegurança, medo de rejeição, dificuldade em dizer não, necessidade de aprovação dos outros, etc…mas aí está o ponto; o simples fato de vc saber de onde vem tudo isso não resolve o problema, eu continuo do mesmo jeito e, já cheguei a conclusão que, ninguém é perfeito, portanto, um é arrogante, o outro inseguro, o outro ansioso, perfeccionista, malandro, irreverente, dissimulado, etc,etc…..é a “cruz” de cada um. Tomara que eu esteja errado! ( já li o manual mas achei muito longo e com tanta coisa que no final a gente não sabe mais o que está querendo ). Um abraço e, continuo lendo tudo o que vc escreve – longo ou não – sucesso!
Gostei muito!!!
Gostei sim e me identifiquei em alguns aspectos, como tenho 46 anos, acho que pela vivência até agora fez com que eu me tornasse menos radical, mas tenho muito, muito que melhorar…Mas vejo isso tudo no meu filho que tem 15 anos, cobrei muito dele e agora ele é assim, por melhor que tenha feito um trabalho ou desenho, pois desenha muito bem, nunca está bom, vou trabalhar a técnica do EFT com os meus dois filhos e eu tambem, para podermos nos libertar um pouco de tantos sentimentos reprimos e que nos levam a nos autosabotar. Por favor continuem me mandando textos porque etão me ajudando e assim que estiver melhor a minha situação financeira, me escreverei em todos os cursos possíveis, pois sei que será um excelente investimento.
Oi André!!!
Adorei o texto… e já baixei o manual da EFT.
To precisando muito de algo pra mudar na vida… não estou numa fase muito boa…
mas vamos lá né. E é bem no mesmo assunto que mudou a sua vida.. o lado profissional.
Cada texto seu que leio me acrescenta mais…
Abração!!!
Gostei. Interessante aprofundar mais. Mesmo assim bom de ler.
Paz e Bem André. Baixei e li o manual ontem, muito interessante, bem como este artigo. Sem dúvida me identifiquei muito com o seu trabalho, ainda mais porque sou profissional da área da saúde e amo psicologia. Deus lhe abençoe. Parabéns por proporcionar gratuitamente o manual e entender que há luz suficiente para todos. Um abraço. Adriana. Itanhaém/ SP.
Texto maravilhoso. É bem isso mesmo. A EFT tem me ajudado a limpar isso! Muito Obrigada!
Muito bom o texto, André. Tem muito a ver com a minha vida. Obrigada.
André Lima, parabéns pelo seu trabalho. Me encontrei em alguns pontos desse texto, principalmente na historia de escrever algo, reescrever a acabar desistindo de enviar porque acha que não está bom o suficiente… agora foi… rsrsrs… abraços
texto muito bem relatado, relembrei toda minha infância e adolescência.
estou tentando aplicar o EFT, para melhorar o meu EU.
Obrigado
abç. Augusta
Está tudo perfeito André! Até a minha compreensão de que me enquadro no padrão….um abraço carinhoso.
Seus artigos são sempre úteis e esclarecedores!!
Muito obrigada, sempre!!
Paz e luz.
Alguns exemplos que você coloca geram identificação imediata. Inseguranças, desconfianças, desconforto, as vulnerabilidades a que estamos expostos. Difícil ainda mais quando situações acabam fortalecendo este perfeccionismo, este padrão de comportamento, por exemplo: por considerarem que somos perfeccionistas, as pessoas acabam transferindo suas próprias responsabilidades para nós. =(
Sou perfeccionista, e como tal, sofredora. Por muitos anos achava que ser perfeccionista era uma dádiva, até entender que eu fazia sofrer que convivia comigo e e principalmente a mim mesma. O teu texto retrata “perfeitamente” o perfeccionista. Quando entendi isso também passei a me analisar e melhorar cada dia um pouco. A tarefa é diária, mas necessária e dá resultado. Uma frase muito simples que li um dia me traz uma grande ajuda: O FEITO É MELHOR QUE O PERFEITO. Toda vez que me vejo presa a detalhes, falo a frase várias vezes para mim mesma e pronto. Faço o que tenho para fazer, e pronto. A EFT, também me ajuda muito. Um grande abraço André. Adoro seus artigos porque sempre me identifico com a tua pessoa.
Oi meu nome é Joana,
Gostei muito do texto entendi bem mas o meu problema e mais
Rejeição tive isso sim era muito perfeccionista e exigente
Não confiando em ninguém , fazia tudo muito bem feito
E quando estava zangada fazia mais perfeito ainda é rápido .
E passei para minhas filhas , cada uma tem um problema deferente
A mais velha e perfeccionista e fechada não fala nada que a atinge
A do meio ficou pior tem tudo que esta neste texto e é depreciava .
A mais nova e mais ou menos igual a mim.
Temos muita depressão mais não deixamos ninguém
Perceber amigos e parentes ninguém percebe
Consiguos disfarçar bem.
Muito obrigado
Boa tarde !
Muito bom o artigo, André. Provavelmente o indivíduo tende a reproduzir o comportamento que tiveram frente a ele, principalmente a partir do período de operações formais.
Obrigado por compartilhar esse dom.
muita luz pra nós.
Muito obrigada, André!
Esse texto realmente além de claro e objetivo nos trouxe mais uma ferramenta em nos perceber mais!
Muito legal mesmo!
Ola quero receber este manual que ira me ajudar.
obrigado
josefa
Olha ter a oportunidade de reconhecer e sintetizar nossos padrões, padrões herdados de nossos familiares e assim ter a chance de melhorar para um estado perfeito! kkkkkkkkk.
Desde já agradeço, tenho gostado muito de acompanhar vcs.
Adorei o artigo e tbm me identifiquei. Principalmente com a parte de adiar projetos para uma oportunidade melhor e acabar nao fazendo nada.
vou tentar aplicar a EFT pra isso.
Obrigada, Andre!
abraços!
Me identifiquei demais, em vários aspectos. A gente acaba, se cobrando mesmo, até demais, e realmente, deixa de realizar coisas, imaginando como seria trabalhoso, concretizar, de uma forma perfeita. Também vi a figura de outras pessoas, com as quais convivo, que também não percebem que estão nessa situação.
Obrigada Andre, o seu texto é perfeito e muito enriquecedor.Estou sempre aprendendo
sendo assim só tenho que ser grata.
Obrigada.
Olivia
Boa tarde André ,muito obrigada por escrever sobre este tema, e com certeza tambem me identifiquei em muitos detalhes, já fui pior, mas com ajuda inclusive da EFT, estou fazendo progresso.
Obrigada
Lilia
muito bom texto
Obrigada André por este texto tão esclarecedor.
Muita saúde e Luz para seguires contribuindo com seu maravilhoso trabalhalho .
Mara
Olá Andre!
O texto esta perfeito.Me identifiquei naquela parte em que vc diz que tinha medo de escrever, eu tb era assim, aos poucos estou mudando esse quadro com a aplicação da EFT.
Abraço,
Elaine
André, esse texto me descreveu quase que perfeitamente! rs (se eu dissesse que foi perfeitamente não seria eu, claro). Li e reli esse comentário curtíssimo meu algumas vezes, mas resolvi relaxar e enviar… Obrigada!!
Parabéns pelo seu artigo. Muitas vezes deixo de realizar algo que pode ser muito bom, querendo alcançar o ótimo. Não sai o bom e nem o ótimo por causa dessa minha postura.
Abs
André, você estava falando comigo?? Só faltou o meu nome lá em cima endereçando a mim!!!
e detalhe minha mãe é do mesmo jeito!!!! Claro que eu sabia que estava copiando ela!!! Mas é dificil sair dessa posição!! Vários projetos que comecei não cheguei a terminar por achar que não estavam bons o suficiente e acabava abandonando tudo!!! Mesmo as outras pessaos falando que as coisas que eu faço já estavam boas. Estou fazendo EFT todo dia pra tratar esse problema (que caracterizo por insegurança) acho que já consegui bons resultados estou cada vez menos exigente comigo e menos exigentes com os outros também por não seguirem o meu padrão hehehe. Só tenho a agradecer você (aprendi a EFT com os seus cursos gratuitos) Obrigado!
Muito esclarecedor o texto, me identifiquei e agora já sei a causa de muitas vezes não conseguir ir adiante com meus projetos, Obrigado Andre, quando a gente é perfeccionista nunca esta bom, o que nos faz desistir nas primeiras tentativas, isso era tudo que eu precisava ouvir. Obrigado novamente pelo texto e pela forma simples de passar todo seu conhecimento.
Obrigada pelo texto! Foi muito relevante para mim.
olá:
vejo-me aqui descrita…. de tanto querer fazer tudo bem feito, olho á minha volta e está tudo por fazer, e eu cansada… cansada da desorganização, cansada fisicamente e acima de tudo, cansada de mim mesma.
o texto fez-me refletir…..
obrigado!
André, eu me identifiquei bastante sim. Meus pais nun ca me elogiaram, pelo contrário, recebi muitas críticas e ainda recebo com 47 anos de idade.
Deixei de fazer muita coisa em minha vida. Agora que estou aprendendo bastante sobre auto-conhecimento, entendo vários problemas de saúde somatizados, frustrações que carrego. Estou tentando me livrar das frustrações com a EFT.
E vamos em frente!
Muito obrigada por passar esse conhecimento, você não imagina o impacto positivo que causou em minha vida
um abraço com muito carinho
Ola, boa tarde, lendo este texto me lembrei de como eu era e como estou mudada, graças a Deus, hoje ja não fico muito ansiosa com as tarefas a realizar, ao ponto de minha filha achar que fiquei irreponsável, nada disto, simplesmente ela ainda não se acostumou com minha mudança. Adoro seus textos obrigada, abraços.
Olá André, Boa tarde!
Gosto muito dos seus textos, mas acho que sou esse tipo de pessoa que você se refere nesse texto ou algo parecido.
Enquanto eu comecei escrever essas linhas eu saí várias vêzes de perto do computador e fico fazendo outras coisas ao mesmo tempo. Tenho vontade de começar várias terefas ao mesmo tempo, nem que não termine todas. Não gosto de fazer trabalhos didáticos, pois passo muito tempo para realizá-los.
As vêzes me sinto prejudicada com isso.
O que você acha como isso?
Obrigada por tudo.
Um abraço de paz, muita sorte na sua vida.
Maria
Excelente este artigo!!
Muito bom, André ! Já melhorei um pouco, mas ainda sou perfeccionista ( não tanto quanto eu era ). Antes eu ficava muito brava comigo mesma, quando cometia um erro, agora já consigo ser mais amorosa com as minhas falhas. Eu sempre dizia aos meus alunos que errar era permitido, pois o erro pode ser encarado como perspectiva diagnóstica para promover outras situações de aprendizagem. Penso que a avaliação classificatória nas escolas foi responsável por este padrão tão rígido que a maioria de nós, carrega, principalmente no que se refere à produção textual. Ainda bem que a coisa vem mudando.
Parabéns, muito bem escrito! Sei bem o que esta tentando passar, uma vez que era assim.
Sou grata a vc., pois desde que estou praticando a eft, me sinto mais leve e feliz.
Abraços
me identifico e muito principalmente pela rejeiçao e cobrança dos meus pais.mas acho que ja melhorei bastente kkkk
André, eventualmente leio os seus artigos e gosto deles.
Esse em especial achei ótimo, pois às vezes sinto-me assim, um pouco prefeccionsta.
Isso traz desgaste e perda de prazo. O texto reflete bem o que sinto.
Tenho trabalhando essa questão e sinto que estou menos exigente comigo mesma.
Trabalho na área de RH a + de 20 anos e gosto muito do que faço. Atualmente trabalho em uma consultoria onde prestamos trabalhos para clientes em todo o Brasil.
Fiz 2 cursos de Coaching, tendo inclusive uma certificação internacional. A alguns anos ajudo pessoas a buscar e concretizar suas metas e objetivos, mas não chamava esse processo de Coaching.
Quero trabalhar com Coachiing, mas estou tendo dificuldade para começar a atender.
O que posso fazer para concretizar esse desejo de trabalhar como Coach?
Você pode me ajudar?
Creio que não falta mais nada pra voce começar, a não ser parar de se sabotar. Procurar um coach pra voce tb seria uma ótima solução pra ajudar voce a atingir seu objetivo.
Texto interessante e consistente.Me identifiquei parcialmente com algumas situações.
Refletindo, o perfeccionismo não me define não fico rebuscando o final mas, tenho um lema: se tem que fazer que seja bem feito!
Como sempre, perfeito..simples, objetivo e verdadeiro. Parabéns! E obrigada pela ajuda!
Realmente, o perfeccionismo atrapalha muito, muito provocado pela falta de elogios e incentivos quando criança, que provoca a procura da perfeição para reconhecimento,
sua descrição é perfeita, deixa estrago em muitas areas desde relacionamentos a trabalho.
Gostei muito André.
Excelente artigo André. É necessários procurar conhecer as raízes desses transtornos em nossa personalidade. Assim é mais mais fácil procurar um caminho para a cura.
Hoje reconheço que minha mania de perfeição está ligado à questão de uma rejeição na infância. Sempre procurei aprovação, tinha medo de errar e não ser aceita. Graças á Deus contamos com a ajuda de muitos profissionais que tratam da dimensão psicológica com dedicação e seriedade, assim como você.
Abraço!
Andre, como foi providencial o seu artigo, embora tenha feito o curso “Mente Prospera” com voce e trabalhado intensamente durante tres meses, e continuar aplicando a EFT, raramente me dou conta desta herança , o “perfeicionismo”, terrivel, que me acompanhou durante toda minha vida, e lendo o artigo, me senti aliviada , estou sempre perseguida pelo abandono e solidao, pela falta de amor, vinda dos excessos de cobranças de minha infancia, minha mae era terrivelmente perfeicionista e exigente! Mas, nao me detive ou detenho na inaçao, no meu proprio perfeicionismo, mas me dou conta que sou muito exigente comigo mesma e com os outros (trabalho principalmente). Estou desenvolvendo um projeto importante para mim, “Forum Internacional da Nova Consciencia para a cultura de luz”, trazendo em agosto, setembro, outubro, tres autores italianos, para palestras, workshops e lançamento de seus livros, no Rio e Sao Paulo. Estou terminando a digitaçao de meu primeiro livro (sao dez anos que esta sendo escrito, mas vivi uma situaçao financeira extremamente precaria e nao pude me mover , me movimentar ate ha pouco tempo, quando fui para a Europa). O livro se chama ” Diario de uma viagem entre o ceu e a terra (eu e Bello), ele è o meu cao. Todo este projeto se destina ao auto-conhecimento, ao despertar das consciencias, um longo trabalho de muitos anos, pessoal e no munndo. Veja no facebook e no you tube, os autores: Igor Sibaldi, Gaetano Pedullà, Danel Lumera.
Agora me vejo com um enorme desagio, o curso de Formula de Lançamento, estou inscrita desde 14 de maio e nao consigo estudar, ler, acessar o material. UFFA!! Me propus começar sem falta na segunda proxima (sem procrastinaçao…).
Obrigada , Andre, um abraço, tudo de melhor meu querido amigo!
Oi André Lima!
Esse texto caíu como uma luva para mim, exatamente como reajo perante a vida.
Já havia percebi antes estas atitudes, quando começei a fazer a reforma intima ,
Hoje tenho reagido de forma mais tolerante, mais ainda tenho dificuldade da aceitação,
perante tal situação, não critico, mais dentro de mim, fica uma certa insatisfação. Não falo
mais também não elogio.
Obrigada pelos esclarecimentos contidos no texto, eles nos leva a nos vermos como
nos somos, e quanto sofremos por atitudes que nos deixam aprisionados, impedindo de
sermos felizes.
Que Deus te ilumine e abençõe.
Abraaços
Olá André!!!
Minha mãe foi minha professora e fiz todo meu ensino fundamental na escola onde ela trabalhava. Eu tinha as melhores notas, a melhor caligrafia e ganhei prêmios estaduais de redação, com textos publicados em jornais. Meus pais são pessoas maravilhosas, fui criado para ter um nível interno de referência altíssimo. Obviamente foi difícil quando entrei no mercado de trabalho e vi que a maior parte das pessoas apenas queriam apenas ter um trabalho das 8-18h. Foram anos de cursos e treinamentos na área de desenvolvimento pessoal para apreender a ter paciência comigo mesmo e com os que me cercavam. Confesso que às vezes ainda esbarro com meu perfeccionismo e fico empacado, como o menino tímido que fui. Tornar-me um empreendedor foi a coisa mais maravilhosa que já me aconteceu. Eu posso colocar meu alto nível de satisfação a serviço dos meus clientes e sim, essa é a chave para a maior alegria da vida. Sentir-se como alguém que faz a diferença. Gratidão.
Lendo esse texto cheguei à conclusão de que tenho tendencia a ser perfeccionista.Gosto de fazer as coisas sempre muito bem feitinhas.
Obrigada por escrever textos que nos ajudam a perceber nossos defeitos.
Um abraço
Nossa… eu sou exatamente assim, quero tudo muito certo, quando mando fazer algo, tem que sair perfeito, e quase ninguém faz, não suporto ver nada se estragando, logo fico desanimada, Ah.. como queria mudar meu comportamento. Socoorrro…
Olá André; sou sua leitura assídua mas poucas vezes consegui mandar um comentário ou pergunta. Hj criei coragem e gostaria de saber se é justo culpar os meus pais pelo meu sofrimento uma vez que ” Nunca se sentiu atingindo as expectativas dos pais, pois estes sempre exigiram mais e nunca demonstraram estar satisfeitos. Fica um vazio que vem lá da infância, falta de reconhecimento. Sendo assim, repete-se esse padrão de comportamento, passa-se para os filhos, que repassam para seus filhos, até que alguém toma consciência e muda o padrão.”? Até onde a culpa é só deles? Me ajude a liberá-los disso.
Obrigada. Sucesso sempre.
A questão não é a quem culpar. O que os seus pais fizeram foi de forma inconsciente, e foi o melhor que eles conseguiram fazer dentro do nível emocional e espiritual deles. Seus pais podem também culpas os pais deles. Ninguem ganha com isso. Quando voce culpa alguém, isso automaticamente a coloca num estado de vitimizaçao. Por isso voce deve fazer EFT pra se liberar da raiva ou mágoa dos seus pais, até que não sinta qualquer vontade de culpa-los. Assim voce fica numa posição muito melhor sem ficar presa na negatividade e poderá utilizar toda a sua energia pra curar a si mesma.
Perfeito!! Rsrs…
Minha mãe é assim André, uma cobradora de perfeição sem limites comigo… mais tarde também tive uma professora de piano que exigia ainda mais perfeição de mim, na verdade uma perfeição sobre humana…. resultado: sou uma musicista que se cobra tanto, mas tanto, que muitas vezes quando mais precisa ( em uma apresentação pública por exemplo ) tem crises de verdadeiro pânico por acreditar que não pode errar ! Inúmeras vezes acabei fazendo uma péssima apresentação por esse medo e insegurança que despontam em mim nessas ocasiões… o mais engraçado, ou estranho, é que não sou assim no restante da minha vida ( embora goste de fazer as coisas bem feitas ). Pretendo usar a eft para limpar esses traumas e me curar do meu medo de tocar em público. Um grande abraço e obrigada pelo texto, M.
Perfeito este artigo. É isso mesmo que acontece, você disse tudo!
Obrigada mais uma vez André, e é claro que me vi nesse artigo, minha mãe exigia perfeição de mim e meu irmão e obviamente me tornei muito crítica comigo e com os outros.
Pratico EFT sempre e agora com mais esse dado, já vou introduzi-lo.
Obrigado Andre
Tenho essa tendencia tambem já quis deixar comentatios em outros testos e acabava desistindo por medo de erros.
Fiz o curso de alto estima e tem me ajudado muito.
Obrigado André pelo texto.Um grande abraço.
olá , muito bom o texto, me identifiquei em várias situações, tenho tentado e conseguido, ainda não o suficiente, mudar , deixar de cobrar de mim e de outros, vou conseguindo aos poucos…………, obrigada pela ajuda.
Parabéns pelo texto André pela maneira clara e objetiva que o desenvolveu,oportunizando uma reflexão dos comportamentos dos perffeccionistas e suas causas. Amei!!!
Você descreveu minha mãe, a influência do comportamento dela na minha vida foi super negativa, na adloescência tive crises de ansiedade terrivéis, sempre me cobrei demais. Hoje eu sei que isso é fruto do comportamento da minha mãe em relação a mim. Meus irmãos mais velhos não sofreram tanto porque ela ainda trabalhava fora e uma tia cuidava deles. Mas quando eu nasci ela parou de trabalhar e até hoje sinto que isso foi a pior coisa que poderia ter acontecido…Minha mãe foi uma péssima influência emocional pra mim, preferiria que tivesse sempre trabalhado fora.
Valeu pelo texto André, me identifiquei muito com ele, porém, nunca tinha parado pra pensar nas causas que me levam a ser assim. Um grande abraço.
Muito bom. Já fui assim porem agora estou curada. Nota dez para você.