A rejeição é bastante poderosa. Deixamos de fazer muitas coisas pelo simples medo de ser rejeitado, até por pessoas que não têm nenhuma ligação emocional conosco. Isso você pode ver no dia-a-dia. Pessoas que têm dificuldades de pedir informação, de chamar alguém pra dançar, de vender algo…
Vendedores que buscam clientes fora do seu ambiente de trabalho, que visitam empresas e a abordam pessoas para expor seus produtos e serviços, tem que ser mestres na superação do sentimento de rejeição. A grande maioria vai dizer não ao vendedor, outros vão tratar com indiferença, uns vão até ser grosseiros. Um pequeno percentual é que irá realmente se interessar e comprar no final das contas.
Racionalmente, não seria nada de mais oferecer um serviço ou produto a alguém. O pior que pode ocorrer é se ouvir um não. Mas… Emocionalmente não é tão simples.
A rejeição costuma deixar marcas na autoestima. Ainda mais quando a pessoa é rejeitada na infância pelos pais. Nesse caso, as marcas podem ser bastante profundas e influenciar o comportamento pelo resto da vida, caso a pessoa não perceba e nem trate o sentimento.
A rejeição pode ocorrer de várias formas: Filhos que são abandonados pelos pais, levados para adoção, filhos que se sentem preteridos e percebem outro irmão como sendo mais querido, filhos que são criticados demais, não elogiados e comparados negativamente com outras criança.
Nesse link eu criei um teste pra que você possa avaliar a sua autoestima. Nesse teste, o mais importante não é nota percentual que você vai calcular no final (Muitas pessoas dão muita importância pra isso). O mais importante é a reflexão que cada pergunta vai proporcionar: Clique Aqui e acesse o teste e veja como está a sua autoestima.
Na vida adulta, a rejeição ocorre também de outras maneiras: Casamentos desfeitos, namoros rompidos unilateralmente, perda de emprego ou cargo, humilhações e tratamentos diferenciados no trabalho, amizades desfeitas…
Mas por que é que dói tanto ser rejeitado? O que acontece quando alguém é rejeitado, ou se sente rejeitado por alguma atitude de uma terceira pessoa, é o surgimento de um sentimento de menos valia. “Por que minha mãe me abandonou e não me criou? Por que fulano era preferido? Eu não entendo… Por que fulano me deixou? Por que fulano que era tão meu amigo agora age de tal forma?” A pessoa rejeitada, no fundo, acaba sentindo que tem algo de errado em si mesma.
Esse sentimento da pessoa rejeitada de que parece que tem algo de errado com ela, na maioria das vezes não é bem percebido. Essa é a causa maior da dor: Achar que a rejeição ocorreu porque há um “defeito” na pessoa e isso que a levou a ser descartada, desprezada, abandonada, rejeitada. A pessoa busca a explicação, não encontra, e, inconscientemente, é levada sentir que tem algo de errado nela que levou a outra pessoa a rejeitá-la.
E quando alguém é a parte que foi deixada no relacionamento amoroso? Já atendi muitos casos…. É terrível, o sentimento de rejeição surge com toda força. A pessoa que vai embora diz coisas como: “O problema não é você, sou eu… A coisa é comigo, não estou num bom momento, você merece pessoa melhor e blá, blá, blá…” É até uma forma de ter cuidado com outro, mas… Essas palavras não amenizam em nada o sentimento de rejeição do outro lado. A pessoa fica se perguntando o porque daquilo, não entende, e, no final das contas, fica implícito: “Tem algo de errado comigo, não sou bom o suficiente”.
Imagine carregar esse sentimento desde a infância pela rejeição dos pais: “Eu não tenho valor, tem algo de errado comigo, eu devo merecer isso mesmo…” Isso vai gerar outros sentimentos como a culpa por exemplo. Se sentir culpado por não ser uma pessoa boa o suficiente, por não corresponder as expectativas dos pais…
Gera também uma necessidade constante de aprovação dos pais. O filho se esforça, tenta agradar, continua sem o reconhecimento, tenta novamente agradar, e vira um circulo vicioso: Tentar agradar a todo custo, não ser reconhecido, se sentir rejeitado por isso, e novamente agradar… Vira uma busca eterna pela aprovação. Esse comportamento também pode se dar no relacionamento entre casais, amigos, bem como no trabalho.
Outras consequências da rejeição é a raiva e a mágoa. Como a atitude de rejeição faz a pessoa se sentir menos, e isso é bastante doloroso, é natural se defender ficando com raiva do outro.
Qualquer sentimento negativo pode ser tratado através da EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!), inclusive a rejeição. A melhor forma de se fazer isso é a seguinte. Primeiro, lembrar de eventos na sua vida onde você se sentiu rejeitado: Lembrança dos pais criticando você, lembranças dos pais elogiando o irmão preferido, lembranças de relacionamentos rompidos pela outra pessoa, lembranças de eventos ocorridos no trabalho… Enfim, liste em um papel todos os eventos onde se sentiu rejeitado.
Depois desse primeiro passo, você vai passar a tratar cada evento com a EFT, para limpar a carga emocional contida em cada um deles. Como assim limpar? Quando aplicamos a EFT em cima de lembranças dolorosas, o sentimento negativo se dissolve, dando lugar a um sentimento neutro, ou de paz interior. Na medida que você fizer isso para vários eventos, limpando a carga emocional de cada um deles, você sentirá o sentimento de rejeição diminuir cada vez mais, o sentimento de menos valia e de que tem algo errado cada vez menor. Automaticamente, haverá melhoras na sua autoestima.
Isso vai limpar o seu passado. Sua reação em momentos de rejeição no presente será cada vez mais saudável. E sempre que sentir rejeição no presente, pode também usar a EFT para rapidamente limpar a negatividade e se sentir bem em poucos minutos. Trate todos os sentimentos ligados aos eventos de rejeição: Raiva, magoa, tristeza, abandono, culpa, e a rejeição em si.
Gostaria de ouvir a sua opinião sobre esse texto, e também sobre o tema da autoestima, deixe seu comentário abaixo!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Não estou com uma saúde mental e emocional boas, dificilmente me acho amado, querido, aceito, visto lembrado, na maioria das vezes e do tempo me sinto rejeitado, desprezado, inferior, que não tem conteúdo que atrai a amizade, amor, carinho, interesse de alguém, infelizmente, não encontrei nenhum lugar para curtir, acredito que o conhecimento vai me ajudar a me libertar, a arrancar de mim algumas emoções e alguns pensamentos que não devem estar comigo por estarem sendo nocivos para mim.
Texto bastante esclarecedor
Gostaria de saber o valor do curso para ser terapeuta de Eft
Um texto simples, objetivo e muito esclarecedor para quem não é da área mas busca uma auto ajuda. Farei o processo. Obgda
Muito importante o texto, na verdade sou o reflexo deste texto sou rejeitada demais por que trair. Dai a crítica e rejeição cresce a cada dia.
Este texto foi muito bom, estou trabalhando com a EFT justamente a rejeição e caiu como uma luva pra mim.
Adorei.
Muito Obrigada, que Deus te dê em dobro tudo o que tem feito pelas pessoas.
muito dez!!!
Obrigado André, por seus vídeos, seus textos. Esse texto tem tudo a ver comigo.
André Lima, tudo bem? Moro em Taguatinga, cidade satélite de Brasília e gostaria de saber se VC tem algum terapeuta que possa me indicar, pois tenho todos esses sentimentos, mas estou numa fase de redescoberta e queria utilizar essa técnica pra me ajudar a mudar meu inconsciente que foi prejudicado por vários acontecimentos que marcaram de forma negativa minha infância e carrego pesos desnecessários até hoje! Desde já, agradeço! Juliane
Seus textos são bem claros e objetivos, André. Obrigada.
Oi.. Eu me identifiquei mto cm esse texto. Quase todos os dias me dá crises de dor, raiva, revolta, mágoa, tristeza, choro, ansiedade, abandono, culpa, e a rejeição d mim mesma pelos acontecimentos graves de rejeição q aconteceram cmgo e pelos traumas que foram ocasionados na minha vida. Eu ñ aguento mais e eu kro a cura definitiva d todos esses malefícios p ser eternamente feliz. Abraço!
Gostei muito do artigo e dos conselhos para atenuarmos e até eliminarmos o sentimento de rejeição, que é um sentimento extremamente doloroso! Obrigada pelos artigos e Webnários. Você está ajudando milhares de pessoas a transformarem seu interior, adquirindo autoconfiança e paz interior, objetivos almejados por todos.
Grande abraço.
Achei legal essas explicações.
Excelente, me ajudou muito a saber como acessar momentos de minha vida com situações que me prejudicaram emocionalmente, para me preparar para a EFT.
Gostei muito do texto. A linguagem é bem clara, esclarece a relação entre a rejeição e o sentimento de baixa autoestima; ajuda bastante no processo de auto-reflexão e auto-análise.
Andre.Gostei do impacto.
Achei muito bom…… é assim que me sinto….. uma vida inteira assim. Muita dor e tristeza. Já tentei algumas vez a técnica da EFT…. porém acredito que estou com alguma ” sabotagem”, o pequeno texto esta claro e bem direcionado. Agradeço pela oportunidade!
Muito bom o texto. Sempre me senti rejeitada pelo meus pais, mas o que me ajudou é que sempre fui de conversar comigo diante do espelho. Não me sinto segura diante das pessoas, embora elas me tratam bem.
Realmente… estou contida dentro deste texto e posso dizer que a rejeição na nossa auto estima é um grande estrago psicologico.
Andre grata pelo seu compartilhar…vou colocar em pratica o manual EFT.
Muito bom o texto André. Às vezes me perco e não sei de onde vem determinados sentimentos. Seus textos têm me ajudado bastante…Abraços
adorei tem me ajudado muito
Adorei o artigo André, li o depoimento da Luciana e acho que me sentia exatamente como ela, existe diferenças apenas no fato em que eu ainda estou presa, não consigo entender como, pois é muito dificil pra mim agir sozinha, parece que sempre preciso que alguem me ajude, ai sim eu vou em frente, ja comprei um curso de eft e até agora nem abri, parece que não tenho interesse em melhorar minha auto estima, sei que existe algo por tras disso e me sinto favorecida por esse (algo), mas como saber o que?
Abraços e obrigada por seus ótimos artigos.
gostei, acho que todos ja vivenciamos de alguma forma. Obrigada
Cara…sou vendedor de produtos e serviços de TI e sempre repito para quem quer se aventurar na área: aprenda a lidar com a rejeição primeiro…O cliente não nos rejeita. Rejeita, sim, nossa oferta, nosso produto…essa é a premissa.
Bacana o artigo. Parabéns!
Nossa, ainda bem que a EFT existe. De tudo que já tentei para me ajudar, a EFT é o único mecanismo que tem me ajudado a superar minhas dificuldades.
Na infância sofri um grande golpe na minha autoestima devido às atitudes de meus pais em relação a mim. Não acredito que eles quisessem realmente me prejudicar, mas o comportamento deles… me destruiu. Sem exagero: me destruiu como filha, como gente, como ser humano. Não sei explicar como, mas a forma como eu me sentia ali dentro da minha família se incorporou à minha identidade geral como pessoa e… tudo ficou difícil, mesmo fora de casa, mesmo fora da dinâmica familiar. A vida era cinza e tudo era difícil, custoso, pesado. Ainda criança cheguei até em cogitar suicídio.
Foi só depois que conheci a EFT, em 2011, que comecei a ter algum progresso comigo mesma. Estava completamente estagnada, não tinha objetivos pra nada, tudo que eu começava largava no meio do caminho; me sentia muito desconfortável no meio das pessoas. Nada ia pra frente. Aliás, sentia que esse conceito de progresso, de “ir pra frente” nem mesmo se aplicava à minha pessoa. Pra mim isso fazia parte da vida dos outros. Da minha, não.
Quase três anos depois de começar a EFT já tive muitos progressos. Ainda falta muito, sabe. Mas cada vez mais me sinto menos fragmentada, menos inútil. Apesar de ainda não ter feito progressos na vida prática, já tenho começado a planejar coisas, a sentir que posso render na vida.
O que mais gosto na EFT é a simplicidade. Mas a característica fundamental mesmo (além da eficácia, claro) é a técnica ser autoaplicável. É que nunca tive sucesso em buscar ajuda de outras pessoas. Eu não sabia explicar qual era o meu problema e elas não tinham ferramentas para me entender, para me ajudar como eu precisava. Foi quando comecei a me aplicar a EFT que comecei a sair de “debaixo da pedra”.
Excelente! Estou passando por este episódio agora!
Andre, ler este artigo de autoestima sempre é uma descoberta. Li-o varias vezes e sempre tem algo que não prestei atenção, que parece que é a primeira vez que estou lendo. Muito bom!!!
gostei e estou a começar a fazer no geral da negatividade.
O texto sobre o impacto da rejeição na autoestima é excelente, aborda de forma direta e elucidativa a questão. Gostei muito, foi de grande valia para mim. Parabéns André.
Oi André, sou apaixonada pelo seu trabalho. Ele têm me ajudado em muitas áreas da minha vida. Que Deus te ilumine. Sou muito grata por tudo. Obrigada.
parabéns, muito esclarecedor o artigo……….a rejeição implica muita carga emocional destrutivos.
Artigo muito bom, André! Grata, pelo seu trabalho que tem ajudado a muitas pessoas. Ieda
Adorei…Mto agradecida, André!
Att
Norma
Excelente o artigo!!! Obrigada!
Muito bom o artigo, gostei ele nos leva refletir muita coisa em nossa vida e muda-la para melhor.
Muito bom, parabéns! Esse assunto sobre a autoestima é importante para a sentir-se bem.
Ao ler o texto comecei a refletir algumas ocasiões em que mim senti rejeitado e qual é o
meu problema, obrigado.
Muito grato pelo texto tive vários insights em relação ao meu irmão e também sobre sempre querer agradar meus pais sendo rejeitado. obrigado André!
Gratidão, é exatamente assim que me sinto. Não consigo relacionamentos amorosos satisfatórios por causa desse sentimento de rejeição.
Olá André, gosto muito de ler seus artigos! Esse aqui achei especial, fiz o teste e comprovei que minha auto estima é realmente baixa, no teste ficou em 41%. Isso me fez enchergar como venho me tratando, sem tempo para cuidar de mim mesma! Obrigada por essa luz em minha vida!
André, ótima abordagem, rejeição é sem dúvida um dos sentimentos mais depreciativos,
que podemos ter…
Parabéns pelo seu trabalho!!
Olá André,
Eu resolvi ler seu artigo por acreditar que muitos comportamentos de autodefesa meus podem ser motivados por esse medo da rejeição. O grande problema comigo é que eu não consigo diagnosticar as “lembranças problema” pra pensar a respeito. Eu até tenho consciência de algumas coisas, mas isso não me ajuda a superar esse medo. Por exemplo, quando um relacionamento acabou, eu tinha plena consciência de que o problema não estava em mim, que o gostar leva em conta diversos fatores que você não pode controlar. O que o outro gosta tem muito mais a ver com suas próprias vivencias do que necessariamente com o outro e o que ele tem a oferecer.
Eu acho seus textos muito legais, mas sinto muita dificuldade de saber o que causa isso. Gostaria muito que você escrevesse algo do tipo: diagnosticando as raízes do seu medo, para ajudar quem está perdido ( tipo eu, rs). Eu sei que o primeiro passo pra curar comportamentos sabotadores, que eu acredito que é meu caso, é saber a raiz do problema, e esse é o meu maior desafio.
Parabéns por seu trabalho.
Obrigada por sua contribuição. Eu considero sua iniciativa uma benesse social. Mais uma vez, Parabéns.
André boa noite! bem lendo o seu artigo me deu muita vontade de chorar de lembrar que fui criada pela minha tia que me maltratava bastante.Passava anos sem ver meus pais.Seu artigo me remeteu ao meu passado dolorido,mas ums dos melhores que já li, então André mas uma vez minha gratidão.
Já apliquei a técnica algumas vezes e me fez sentir muito bem. Muito obrigada.
Boa tarde André
Gostei muito do artigo pois tenho esse problema a vida toda pois minha mãe sempre me rejeitou e passei justamente meus 48 anos de vida esperando pelo reconhecimento dela e comecei a entender o processo qdo iniciei a terapia já bem tarde.
Mesmo assim ainda sofro um pouco e vejo as técnicas de EFT como solução para alavancar meu crescimento pois sinto que posso prosperar estou sempre entre idas e vindas.
Abs Fraternos
Ana
Gostei do texto, principalmente porque é um desafio recorrente nas pessoas.
Gostei,tem sentido obrigado
Muito bom este conteúdo! Ele pode mudar vidas! Transformar pessoas! Obrigada André!
Como sugestão, poderia colocar conteúdos sobre ” como superar obstáculos ” , lidando com frustrações?!
Abraços
Obrigada pelo texto André!
A maneira como inicia o texto é muito interessante. O sentimento de rejeição adquire um vigor tão grande que trava as mais simples ações, o que deveria ser feito de modo natural passa antes pelo crivo do individuo que com receio de não ser aceito duvida de suas capacidades. Como um sentimento pode ter tamanha força sobre as ações de uma pessoa?
André, 90% das suas matérias caem perfeitamente dentro do que ocorreu ou ocorre comigo. Essa da rejeição chegou no momento exato em que estou passando, por mais um evento ligado à rejeição.
Vou tentar utilizar o EFT. É que me interesso e de repente não vou adiante. Mas preciso muito, pois é um evento recorrente.
Muitíssimo válido.
Olá André, a leitura dos seus textos estão me fazendo um bem enorme. Descobri a EFT a pouco tempo e estou me aplicando e já vendo resultados. Muita gratidão mesmo. Paz e Luz.
gratidao.
André, bom dia!
Obrigada por permitir que tenhamos acesso ao manual, foi muita gentileza sua.
Esse é o Nível 1,você vai permitir também os outros níveis? Já estou de posse do manual e começando a aproveitá-lo.
Fico realmente muito agradecida.
Um grande abraço e muita luz!
É bom também falar de auto estima no trabalho. Quando se trata de uma má conduta do chefe é preciso sempre avaliar os dois lados o profissional e o pessoal os dois afectam emocionalmente mas aí é importante tirar mais o profissional saber se o que faço é o pretendido pela empresa no seu todo e não como o chefe pensa que é.
gostei Andre, estou estudando muito o tema e ja apliqiei em alguns casos, alem de ensinar para pessoas proximas e no meu trabalho…obrigada,… continue a nos agraciar com seus conhecimentos ……….
Acredito sinceramente que a baixa auto estima é uma dos mais difíceis obstáculos ao progresso pessoal e tudo que agregue a melhoria é bem vindo.
Já testei a AFT e funciona muito bem……….
Sorte e sucesso
Olá André,
Obrigada por abodar um tema tão importante para alcançarmos o nosso próprio bem estar diante de situações que passamos no nosso dia-a-dia. A rejeição, a meu ver, tem um poder paralizante, um poder que nos prende e nos afasta de sermos mais felizes. Aprender a lidar com ela ou mesmo livrar-se dela nos liberta e nos fortalece como pessoa.
Já passei por situações de rejeição e sei o quanto é dolorido se sentir assim.
Um abraço.
Sandra Régia
Simplismente fantastico e libertador!!!
Olá, André! Conheço seu trabalho pois o acompanho por seus artigos, seminários na web. Acho você um profissional que merece respeito e recomendo seus métodos. Você tem uma abordagem muito boa sobre o que propõe.
Quanto ao artigo achei super pertinente e claro. Estou vivendo uma situação um pouco complicada, porque a pessoa que tem sentido tudo isso que você diz no artigo acima não sou eu. Mas alguém com quem me envolvi virtualmente e sinto que ele me tem grande afeto, que poderíamos dar certo. Mas o medo de ser rejeitado novamente não o deixa nem ao menos deixar que um encontro real aconteça para sabermos o que de fato pode advir dessa situação. O que percebo é que os homens tem uma dificuldade enorme em admitir tudo isso que vc diz e procurar ajuda.
Ele, por exemplo, diz que quer, que é o que mais deseja que aconteça no momento, mas não consegue dar o passo inicial. O bom é que decidiu fazer e iniciou uma terapia. Espero que o ajude.Vou mandar o texto para ele. Quem sabe pode ajudar.
Agradeço sua generosidade em partilhar suas ideias e trabalhos, desejo muita sorte que seus esforços sejam sempre coroados de êxitos. Paz e Bem!
Olá André,
este artigo é muito bom,
Gostei. Acho que realmente carregamos muitas Vargas da infancia.
Fiquei muito emocionada… Falou sobre mim mesma…anseio me libertar da baixa autoestima… Fico muito feliz pelas sua sensibilidade André!
Realmente Andre, e eu acrescento parece que a gente tem um imã para se cercar de pessoas que te rejeitam. A própria autoestima baixa acaba te colocando em situações. Acaba sendo um circulo viçoso. em que a gente não sabe sair dele. que te degrada cada veis mas.
André muito bom este texto, e vai me ajudar e muito tenho aplicado a EFT em varias situações da vida tenho resultados magníficos, dia deste derramei água fervendo no braço sabem as consequências de uma queimadura imediatamente apliquei a EFT o resultado foi magnifico nem bolhas teve. Minha gratidão por tudo André Deus te abençoe.
Abraço fraterno.
Muito bom, estou aprendendo bastante com esse texto sobre rejeição. muito obrigada.
Grande abraço.
Muito bom o texto. Me identifiquei em várias situações descritas.
Sempre fui muito rejeitada pois sempre fui muito feia, sofri muito com isso, mas hoje consigo lidar com isso melhor, não ligo mais pras opiniões dos outros, li muitos artigos sobre auto estima e hoje me aceito como sou, e percebi também que as pessoas também me aceitam
Olá André,
Parabéns!!!
Você, como sempre, muito assertivo em seus artigos!!! Imagino que este tema é a maior ferida da nossa humanidade. Bem oportuno para o mês em que se comemora no Brasil o dia dos namorados, onde as pessoas se sentem mais ainda rejeitadas e com problemas de autoestima, estando ou não em algum relacionamento. Trabalhar este tema, seguido dos inúmeros trabalhos que vc tem feito com prosperidade (mais fácil de mensurar), imagino que a prática de EFT pode nos trazer muitos benefícios, melhorar em potencial nossa qualidade de vida e ficar em Paz conosco mesmo.
Gratidão por você compartilhar seus ensinamentos!
Abraços fraternos,
Márcia
Muito bom!!! Até agora venho acompanhando tudo o que você tem nos explicado sobre EFT mas ainda não tinha encontrado nada que realmente me tocasse emocionalmente. Parece que agora encontrei. Trata-se de situação de rejeição pré natal, perfeitamente justificável . O assunto foi inclusive discutido com minha mãe e tenho certeza que na realidade não houve rejeição e sim um desejo momentâneo de não estar grávida naquele momento para poder dedicar-se a uma irmã que estava doente. Entendi a situação e pensei que o assunto estava liquidado. Agora lendo seu artigo percebi que há muito a ser trabalhado e é o que eu vou fazer. Desde já muito obrigada. No mínimo começo a entender reações e sentimentos que me acompanham há mais de 70 anos. Mais uma vez obrigada.
Ola Andre ,gosto muito de seus email seus vídeos mas não consigo descobrir esses pontos negativos porém eu sinto que são muitos.Gostaria muito de mudar minha vida em todos os aspecto Mas agradeço muito pelo conhecimento que voce faz chegar até nós!!!
André, descobrir o EFT, o seu site e seus artigos que tem me ajudado muito na minha fase atual. Muita luz!! Obrigada!
Prezado André, seu Artigo é como todo o seu material rico em ensinamentos.Gosto muito da forma como você explica a metodologia.Parece ser tão facil limpar da forma que você expõe.Porém, estou aplicando a EFT em mim e não consigo liberar nada.Cada vez me enrolo mais nos processos limitantes.Devo está aplicando de forma errada.É possível isso.Gostaria de um esclarecimento, pois no momento não estou em condições de fazer terapia:curso com você por falta de recurso financeiro.Minha vida esta totalmente bloqueada em todos os níveis.Se puderes me dar alguma explicação fico grata.Um abraço.
Olá, Maria,
peço licença para comentar sua situação.
Não sou terapeuta, mas me aplico EFT há quase 3 anos e já adquiri uma certa experiência no processo. Pode acreditar quando o André Lima fala que EFT é simples e eficaz. Realmente é. Ás vezes ainda me pego me sentindo impressionada sobre como um método tão “bobo” pode ser tão eficiente, rs…
Quando li seu relato ocorreram-me duas possibilidades: seu problema pode ser profundo, o que demanda mais tempo mesmo. O meu é e mesmo depois de quase 3 anos ainda tenho material para desbloquear.
A segunda possibilidade que me ocorreu é que talvez você esteja focando muito de forma racional no processo. Quando comecei eu sempre começava a aplicação numa abordagem mais racional, como se estivesse contando meu problema para alguém. Assim funcionava. Era muito comum que alguma emoção difícil associada à minha narração viesse à tona. Mas agora vejo que funciona melhor quando foco no que estou sentindo. Entro em contato com a emoção que está incomodando mais, mantendo a atenção nela, e vou aplicando a técnica. Não tento explicá-la racionalmente, só observo a emoção e mantenho o foco nela. Acho que assim tenho tido mais resultado.
Tenta não focar demais no racional. Às vezes, quando vou começar a aplicação, ainda sinto dificuldade de saber por onde vou começar a abordagem, quando não tem nenhuma emoção incomodando. São tantas coisas, né? Mas, mesmo sem saber ao certo, começo. Aí durante a aplicação alguma emoção se destaca. Ponho a concentração nela e aí sinto que achei alguma direção.
Aconselho a não se preocupar demais por não ter feito curso presencial com o André. Eu já fiz uma vez e o que ele fala e faz no curso é igualzinho como ele descreve no site. Fazer falta não faz, só deu mais segurança de saber que eu li e entendi direitinho a descrição da técnica.
No mais, procure ter paciência consigo mesma e com a técnica, pois ela funciona. Mais rápido ou mais devagar, isso aí depende de pessoa para pessoa, de problema para problema.
Aplicar EFT é como tudo na vida: quanto mais prática mais excelência.
Um abraço!
O sentimento de rejeicao faz a pessoa ficar com a mente e os pensamentos viciados emaprovacao externa, e assim acaba por anular a sua verdadeira essencia.
Oi, André! Muito bom o teu texto. Estou nesta busca, me limpar dessa rejeição desde minha infância. E é como você diz, os fatos se repetem, é um circulo vicioso, não é fácil, mas estou determinada a me livrar desse peso. Estou fazendo o curso mente próspera, mas as vezes penso que limpei algumas coisas e acontece algo e vejo que tenho muito pra fazer ainda. Mas já me sinto melhor e não vou desistir não. Obrigada, grata pela força.
Tive problemas com rejeição na infância. Meu pai teve para comigo, um comportamento atípico para pais e isso incentivou meu irmão mais novo a me tratar da mesma forma. Vou tentar me tratar com a técnica de EFT. Agradeço a oportunidade de receber um conhecimento que posso usar para auto-ajuda.
Muito clara a exposição do assunto, André. Muito obrigada, também pelo manual. Vou enviar este e-mail para os meus contatos.
Tenho usado a EFT para resolver alguns problemas emocionais e fico realmente impressionada pela eficiência dessa técnica tão simples. Sempre tive uma voz “apertada” desde criança e, usando a EFT para outros objetivos, acho que pelo fato de bater no osso da clavícula fazendo afirmações positivas, o meu chacra laríngeo se abriu. Acho que a voz que tenho hj é a minha verdadeira voz, que nem eu conhecia.
Através de e-mails já elogiei o seu trabalho e faço-o novamente: parabéns pelo esforço em superar suas dificuldades que fez com que hj você possa auxiliar tantas pessoas. Admiro a forma íntegra como trabalha. Obrigada por nos ajudarem, vc e seus amigos (Dr. Wallace, Érico, Bruno, Jéfte), a criarmos uma “corrente do bem”.
Um novo século precisa de mentes novas.
Grande abraço. Muitas bênçãos de Deus para vcs.
Realmente, esses sentimentos de rejeição quando crianças continuam na vida adulta, a não ser que a pessoa trate isso. Estou sempre utilizando várias técnicas para me ajudar e já consegui uma grande melhora apesar de ter muita coisa ainda pra mudar. Fiz hoje a autoterapia com EFT pela primeira vez e senti um pouco do sentimento negativo vindo, porém não me preocupei, pois já ouvi falar em algumas técnicas (como por exemplo a abertura do chackra) em que o paciente pode precisar desabafar ao final da sessão de treinamento. Seus textos são bons, e mesmo para quem sabe é ótimo relembrar dessas coisas básicas sempre que possível.
Muito obrigada, André, pelo texto em que tratou sobre a rejeição. Foi muito útil o artigo, porque me reconheci enquanto lia. No meu caso, a rejeição começou na infância quando eu ainda estava na barriga da minha mãe. Durante a infância e até mesmo na vida adulta, sempre fui comparada negativamente com os meus primos. O sentimento que tinha era que não era boa o bastante. Consequentemente, buscava a aprovação da mãe a todo o momento, tentando satisfazê-la. Infelizmente, nunca consigo fazê-la se sentir feliz. Continuo não sendo boa o bastante. E nos meus relacionamentos amorosos, me sinto péssima, pois nenhum homem me quer. Sinto que tenho algum problema interior, pois sou sempre rejeitada e trocada por outras mulheres. Hoje tenho 33 anos, sou divorciada há 6 anos. Há 5 meses atrás, terminei um namoro de 6 meses porque ele estava fazendo um joguinho para terminar o namoro, mas não tinha coragem. Então fui eu quem terminou. Hoje eu me sinto um ser insignificante, desisti de viver um relacionamento amoroso e o que mais me dói é que não tenho amigos. As pessoas não me acham interessante nem para ser uma boa amiga. Não sei mais o que fazer, como viver. Confesso que as minhas forças já se esgotaram….
Meus agradecimentos por tão importante assunto. O teste fez com que, realmente, pudesse identificar pontos “desgostosos” , como também, pontos que me motivaram quando de minha resposta. Muito bom. Levo comigo a felicidade que me deu este precioso teste.
Obrigado
Perfeito André. A rejeição gera um impacto fortemente negativo em nosso ser.
Enfrentá-la é um excelente exercício para aprimorarmos a nossa alma.
Não exitem culpados ou inocentes. Cada um necessita enfrentar os desafios
que lhe cabem nesta experiência em que vivemos. A mudança acontece de dentro pra fora.
Muito interessante esse assunto, André. A EFT tem me ajudado bastante, nesses momentos difíceis, em especial o sentimento de rejeição.
Quero agradecer, pelo a dedicação empenho para nos ajudar.Todos os email, têem me ajudado muito.Que o bom Deus abençõe seu trabalho hoje sempre. Obrigada.
Gostei André, serviu-me a carapuça, de vez em quando me vejo nesse processo de rejeição, é muito mais profundo que imaginamos saber lidar com isso…Abraços!
Muito bom, André. Obrigada. Inclusive vou repassar para algumas pessoas das quais me lembrem e acho que podem gostar deste texto também e lhes fazer bem.
Fiquei pensando só em outro aspecto da rejeição: quando a gente não se aceita como é, uma auto rejeição, algo que venho trabalhando muito comigo e, inclusive tenho utilizado a EFT para isso e venho realmente conseguindo essa autoaceitação mais suavemente. Mania de perfeccionismo, de querer ser perfeita, isso é o que vejo em mim, pelo menos. Uma auto-exigência enorme.
Bom, só queria colocar este outro ponto que também faz parte da rejeição e acho que se a gente se rejeita os outros sempre vão rejeitar a gente também. Mas se a gente se aceita, assim, imperfeitinho mesmo, bem humano, um simples aprendiz (como diz Gonzaguinha) querendo se conhecer para melhorar, lá fora só vai haver aceitação dos outros também. Beijos e obrigada!!
Sim, a auto aceitação é importante. A auto rejeição vem das rejeições que voce sofreu. A criança interpreta que ela não tem valor quando ela não recebe atenção da forma adequada. E quando ela acha que não tem valor, ela mesma se rejeita. Está tudo interligado. abraços!
ESTOU INICIANDO NA EFT, E MUITO EMBORA EU ACREDITE NESTA FORMA DE AUTOTERAPIA, AINDA ENCONTRO DIFICULDADES DE ENCONTRAR A MANEIRA CERTA DE ME CONCENTRAR NA EMOÇÃO NEGATIVA, NÃO PORQUE NÃO A ENCONTRE E SIM PORQUE A CADA VEZ QUE DESCUBRO UMA MÁGOA, RESSENTIMENTO, CULPA OU RAIVA, E COMEÇO A RODADA DE EFT, VEM JUNTO UMA AVALANCHE DE OUTROS SENTIMENTOS DISPERSOS, NEBULOSOS, CONFUSOS E FORTES, QUE CAUSAM EM MIM UMA CONFUSÃO MENTAL TÃO GRANDE QUE ACABO SEM ENTENDER E PERCO O FOCO.
SEU ARTIGO É MUITO INTERESSANTE E DE GRANDE VALIA. EU TENHO PROBLEMAS DE AUTOESTIMA, POR REJEIÇÕES PASSADAS. ESTOU EXERCITANDO SEUS CONSELHOS.
ESPERO CONSEGUIR UM BOM RESULTADO.
AGRADEÇO E POR FAVOR CONTINUE O CONTATO.
ABRAÇOS
IVAN
Quando surge essa avalanche de sentimentos é importante que voce continue se auto aplicando deixando tudo vir a tona mesmo. Com o passar do tempo as coisas vão limpando e isso vai se acalmando.
André,
Eu já havia listado alguns eventos pra aplicar a EFT, pois estou fazendo o Curso, mas somente após ler esse artigo foi q fui perceber quanto essa questão da rejeição está/estava presente na minha vida. Apliquei EFT, chorei muito, muito mesmo… e como aquele comercial do aDoril q a dor sumiu. Assim aconteceu comigo toda aquela dor, sentimento de vazio, de solidão… sumiram como passe de mágica!!!
Já li novamente esse artigo e o q tenho a dizer q è fsbuloso. Obrigada por tornar minha vida melhor. Muita gratidão a vc.
Poxa este texto reflete a minha vida! Preciso do seu método urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quero deixar aqui meu agradecimento e reconhecimento, de grandes melhoras na autoestima, desde que conheci seu trabalho.
Andre
Adorei o texto, de grande auxílio. Trabalho na área comercial e superar as rejeições é fundamental para o sucesso e também na vida particular. Parabéns pelo seu trabalho incrível que ajuda a várias pessoas.
André ,adorei seu texto, não poderia ser melhor! Participei de alguns webnários com vc e percebi o quanto a tecnica da EFT é poderosa. Estou no Auto Estima, caminhando e percorrendo cada etapa para limpar minhas crenças! Graças a vc e a técnica sou uma pessoa melhor! Falta muito ainda a melhorar, quero me sentir mais segura, capaz, sem medo, prospera ,com coragem e vou praticar EFT com afinco. Realmente acredito que tudo começa pela falta de Auto-Estima.Cada vez te admiro mais. Vc é seguro no que fala, responde os questionamentos com muita propriedade e isso é um fator que me deixa cada vez mais Segura.Creio que a tecnica te ajudou muito e fico cada vez mais ansiosa(preciso trabalhar isso também..rsrs) porque seu que o seu sucesso , sua confiança, sua serenidade, sua clareza,entre outros quesitos, são nossa maior prova de que a Tecnica realmente funciona! Te conheci em Dezembro e agora em maio tive a oportunidade de te ver novamente, e olhar pra vc, vi um André melhor do que eu conheci em Dez ( e que eu já admirei na época)…Parabéns…Deus é perfeito em colocar pessoas como vc no caminho de cada um de nós…Realmente sua missão de vida tem ajudando a muitos!
Muito bom texto, directo, simples, mas profundo. Parabéns, André.
Muito obrigada
Olá André
Esse assunto é de grande importância, talvez até o mais importante em nossos bloqueios. Só consegui começar a desmanchar muitos nós da minha vida quando comecei a trabalhar essa parte de rejeição.
Excelente artigo, como sempre.
Sou grata.
André, acho tão importante esse tema, limpar esse sentimento que com certeza trago da minha infância e hoje se reflete no meu relacionamento, perceber já é um começo, conseguir limpar e parar de buscar aprovação, será a glória para mim..Obrigada
Gostei muito do texto e estou fazendo rodadas de EFt para limoar sentimentos de culpa, raiva , magoa que estão por traz da rejeição. Adquiri recentemente o curso de auto estima e estou seguindo tudo direitinho. Obrigada André pelo aprendizado e pelo conhecimento que vc transmite através da técnica.
Ainda nao avaliei o grau da minha auto estima , (hoje) todavia o farei amanha e reporto para voce , algo com mais valor. Sei que o foco do seu trabalho ,trata se de um problema que
acomete a milhoes de pessoas( que necessitam sem duvida da implementaçao da EFT ).
So tenho o que agradecer,em meu nome e de todos os que usufruem do seu trabalho.
Abraços.
Achei interessante.
Só temos agradecer, pela boa vontade em dividir esses ensinamentos para ajudar ao próximos. Nada supera, a preocupação de querer ver as pessoas superarem seus trauma, medos.
Parabéns pala iniciativa.
André, não sabemos mensurar o benefício que você traz a todos nós. Gratidão, sempre.
O artigo é maravilhoso, foi de grande proveito.
Muito grata
Gostei do texto. E me enquadro em diversas hipóteses comentadas. Tenho consciência de alguns episódios. Em alguns casos deixei de fazer ou tentar fazer alguma coisa por causa desse sentimento que é muito forte em mim, desde os 6 anos de idade, mais ou menos.
Em outras situações em que tentei e fui rejeitado, não me sinto culpado, pois sempre faço o que de melhor posso fazer. Às vezes sinto mágoa, ressentimento e/ou tristeza. E não sei como me livrar disso.
Jorge/
Olá André, obrigado pelo texto. Muito bom.
Eu tenho quase que diariamente um “conflito” com a minha autoestima pois sou Corretor de Imóveis e convivo com a falta de compromisso das pessoas que marcam visita aos imóveis, confirmam e não aparecem e ainda desligam o celular. É incrível como isso acontece com frequência com vários colegas também. É uma questão cultural mesmo, falta de educação e consideração generalizada, com o trabalho dos outros. Haja EFT.
Andre, Que bom! Faço votos que o seu texto alcance o maior numero de pessoas possível ,
ajudando-do-as e tornando mais leve suas existências .
Achei muito interessante a matéria, obrigado.
Querido André
A primeira vez que li sobre a EFT quis experimentar os movimentos como você ensina, mas não sabia ao certo o que iria tratar.
Comecei a fazer a rodada aleatoriamente e sem que eu, conscientemente focasse alguma situação, começou a surgir em minha mente lembranças da minha infância…..uma travessura que eu fiz roubando rosas de uma vizinha. Acontece que a vizinha apareceu na hora e foi um tanto agressiva comigo. A medida que essas imagens surgiam eu ia trabalhando e deixando aflorar outros momentos de rejeição e menos valia (País exigentes e que me comparavam negativamente, etc). As lágrimas surgiram inevitavelmente e com elas meus sentimentos foram escoando….foi uma experiencia incrível porque hoje em dia eu penso nesse e em várias outras situações e não sinto o pesar de antes…algumas situações parece até que nunca existiram. Sou muita grata por tudo e sempre recomendo a técnica para outras pessoas. Um abraço carinhoso. Dayse
Textos assim sempre nos fazem repensar em coisas que estão implícitas e nós e que tanto nos prejudicam
Olá, André!
Recebo seus artigos há mais de um ano e já estava sentindo falta deles. Que bom que voltou! Eu tenho um medo e-nor-me de ser rejeitada. O que me impede de fazer muitas coisas, pois não “arrisco”. Prefiro a zona de conforto!… Há mais de dois anos perdi uma amizade muito importante e fui “substituída” por outra pessoa. Fiquei muito mal. Neste período que conheci a EFT. O que me ajudou muito. Ainda não eliminei todos os sentimentos negativos produzidos pela “rejeição” que passei. Ainda me pego “odiando” a pessoa que me “substituiu”. Mas, consigo levar minha vida.
No momento, estou usando a EFT em outra situação. Estou aprendendo a nadar, mas estou encontrando dificuldades. Já usei a EFT para eliminar o medo. Não o sinto mais, nem as sensações físicas causadas por ele, porém, o bloqueio está lá. Me impedindo de avançar na aprendizagem da natação. Não consegui encontrar o ponto que provoca o bloqueio para trabalhar com a EFT.
O que fazer para encontrar e eliminar o sentimento que está me bloqueando na natação?…
Obrigada pelos artigos, eles nos ajudam muito a entender nossos sentimentos e reações. Eu os indico aos amigos.
Andrè
Obrigado pelo texto, vou ficar aguardando os demais. Esse curso eu tenho interesse, pois é o problema que mais me afeta.
Muito esclarecedor!!! Adorei!!!
Mujito bom, parabens – é um assunto muito polemico e que não é ventilado pelas pessoas que sofrem de rejeição –
È exatamente assim q me sinto, sempre rejeitada nos meus relacionamentos amorosos. Vc conseguiu descrever o q sinto. E agora sei q a raiz do problema está lá na minha infância: fui abandonada pelo meu pai quando tinha 3 anos. Tenho sempre a sensação de não ser importantevo suficiente para alguém. Começa tudo bem mas logo sou deixada de lado, o q me causa grande dor. Fico me perguntando o q tem de errado comigo. Muito bom seu texto.
Muito atual o tema e de muita clarividência e aplicação em nossas vidas e para difusão para nossos familiares, trabalho e colegas de um modo geral.
Tema muito interessante!
Agradeço por essas dicas maravilhosas.
Abraços
Parabéns André pelo trabalho maravilhoso de EFT que você faz e pelo excelente texto.
Oi André… Hoje assisti sua palestra no Fórum de Alimentação Saudável e não havia pensado que o fato de eu ter eliminado vários kilos depois que comecei a fazer a EFT estivesse ligado aos sentimentos escondidos… lendo esse texto agora eu encontro sim vários casos de rejeição no passado, por parte dos meus pais, de alguns relacionamentos, e a verdade é que realmente nos sentimos com “defeito” realmente, como se não fôssemos bons… Quero deixar aqui para quem vier ler que a EFT resolve SIM todas as mazelas emocionais que trazemos em nosso íntimo mesmo que nem nos lembremos que elas existem… OBRIGADA por disseminar esse conhecimento para tantas pessoas… OBRIGADA !!!
André muita luz para voce.Abri a minha caixa de email agora as 18:30, e encontro essa abençoada materia sobre regeição! Passei o dia de hoje tentando me livrar dos efeitos de regeição.muito ruím! Dormi e não conseguia acordar.Mas ao ler sua materia.,senti-me sendo cuidada.gratidão.agora vou abri o teste e baixar o manual.Muita Paz.
Muito bom os seus textos , eu aplico as tecnicas em mim mesma e em alguns dos meus parentes e vejo notaveis melhoras de comportamento
Excelente texto!!
Parabéns pelo seu trabalho, a EFT é muito simples e fácil de ser usada pode realmente ajudar as pessoas a se libertar de muitas dificuldades. O complicado é as pessoas conseguirem acessar as emoções que muitas vezes estão escondidas lá no fundo do inconsciente e são deveras dolorosas de se mexer. Mas eu garanto que vale a pena o esforço, só assim p/ alcançarmos alguma transformação e alivio. É preciso encarar a dor.
Como sempre e cada vez mais vc. mostra o quanto entende da natureza humana e o quanto quer auxiliar as pessoas a serem mais felizes. Torço para que mais e mais pessoas possam parar sua agitação diária pa. usufruir de tão preciosos ensinamentos. Paz e Luz!
Olá André,
Como sempre,leio todos os seus textos e gosto muito.Esse é um problema constante na minha vida, venho fazenda EFT para me libertar, porque é um problema de infancia, Mas acredito que depois das rodadas a minha auto estima melhorou bastante, mas espero melhorar mais ainda para alcançar os meus objetivos. Obrigada pela ajuda.
Muito legal!
Gostei muito!
Fiz o teste e percebi onde preciso melhorar mais minha autoestima.
Grande abraço André e muito obrigada pelo artigo!
Ei André, agradeço estes textos que vc sempre disponibiliza para que possamos estar nos auto avaliando sempre. Seus textos são sempre muito bons, enfocando assuntos de grande valia. Muito obrigada!
Como é bom ler textos como esses que nos ajudam a relembrar todo os ensinamentos que vimos adquirindo com as suas palestras e videoconferências.Às vezes, aprendemos algo, mas as circunstâncias da vida que nos causam dor e sofrimento fazem com que nos esqueçamos daquilo que aprendemos em busca do nosso autoconhecimento e cura interior.
Parabéns André pelo brilhantismo como você abordou a tematica da rejeção.
A medida que fui lendo o texto as lembranças da trajetória do sentimento de rejeição que senti durante a vida foram aparecendo na tela mental como se fosse um filme. cujo roteiro você tão bem detalhou.
Obrigada
.
Esse tema auto estima é muito rico gostei bastante, está sendo útil no processo de auto cura!
Eu achei muito interessante, porque é uma ponte como forma de entender o que nos leva, muitas vezes apresentar atitudes, que nos deixa para baixo em algumas ocasiões, que dificulta a nossa compreensão em resultados do que acontece conosco. Quando nos é desconhecido por nós…Fica aí as minhas considerações.
Muito bom…. gosto da EFT.
Obrigada!
Realmente a rejeição é algo muito difícil de ultrapassar em consultório muitas vezes quando isso não é superado pode dar origem a patologias graves. Para tratá-las temos que tratar a causa, o que complica um pouco e, às vezes deixamos as pessoa constrangidas, quando as confrontamos com a causa embora, se faça forma subtil.
Gostei muito do artigo, já tenho o manual e estou me auto aplicando com excelentes resultados. Obrigada André, por me abrir esse caminho maravilhoso de auto cura.
Olá André Lima,
Tenho recebido seus emails e praticado a EFT. Inclusive recebi o Bônus de EFT para a missão de vida, que estou praticando.
Esse tema da autoestima me toca muito. Sinto que o texto acima foi escrito para mim! Até poder comprar o seu Curso, vou praticando como posso e sempre grata por ter encontrado você no meu caminho em busca do autoconhecimento! Deus sempre manda Anjos para nos ajudar!
Beijo no coração!
Paz e Luz!
Angela Bôa Nova
Muito bom!
Gostei muito do assunto, esclareceu muitas dúvidas minhas sempre foi rejeitada, principalmente no meus dois casamento, terminaram da mesma forma, me traíram e abandonaram, fico procurando algo errado em mim para justificar, mas não encontrei,hoje não consigo encontrar alguém que eu goste e que goste de mim, quando gosto não gostam de mim. penso que minha vida afetiva acabou. obrigada.
gosteria do conteudo sobre rejeição, não é fácil lidar com esses sentimentos e suas consequencias, Parabéns por sua atenção e muito obrigada. Um abraç
Todos nos de certeza q ja nos sentimos rejeitado em alguma altura da nossa vida, a forma como lidamos com esse sentimento nem sempre é a mesma. Gostei do seu artigo achei bastante elucidativo. Ja baixei a mto o seu livro mas, sinceramente n sei aplicar, pq comigo n funciona. De qq modo mto obrigada
Parabéns André, que trabalho ótimo que você faz. Muito obrigada, tem me ajudado bastante. Estou me sentindo realmente abençoada de ter o privilégio de ler seus textos.
Dalva disse:
Oi Andre, esse assunto é muito interessante, porque tem muita gente que deixa de fazer as coisas porque se acha rejeitada , eu ja fui rejeitada e sei o que isso,obrigada .
disse:
Olá, André
Este artigo veio na hora certa para mim, porque estou muito triste por ter sido rejeitada recentemente.
Vou fazer como você disse; limpar os eventos do passado, que foram muitos e principalmente este, que está doendo muito.
Muito obrigada!!
Obrigada pelo texto; você expõe o assunto de forma clara; ajuda muito no auto-conhecimento.
A rejeição transforma nossa vida em um inferno mesmo, quantas e quantas vezes deixei de fazer algo que gostaria por esse motivo, mas apenas adiei, eu acho…Muito bom o texto e parabéns por procurar preservar o que há de mais importante na vida das pessoas: sua autoestima.
ANDRÈ::::Muito obrigada eu foi até minha niñez…e não me pergunta como estou viva…Sufro de rejeição até agora…..esse artigo me vai ajudar muito…não sabe quanto….Vou aplicar o EFT…..porque a depressão não me deixa…..e espero os artigos da pròxima semana…..com muita ansiedade….grata e Deus abençõe você…está ajudando muitas pessoas pode ter certeza…grata…..
muito bom o texto. Obrigada…..
Olá André! Gosto muito dos seus ensinamentos, quanto as dificuldades que acumulamos ao longo da vida, muitas vezes inconscientemente.
Seus artigos eu acompanho sempre e são de grande ajuda, e a EFT é a chave para limpar nosso porão interno. Sem dúvida.
Grata Eliana.
Olá, André.
O texto é perfeito; cai como uma luva sobre a história daqueles cujas vidas foram afetadas pela experiência dolorosa da rejeição.
Compreender as razões por trás da baixa auto estima, trabalhar para dissolver os sentimentos negativos reprimidos, e reconquistar a permissão própria para viver a vida dos nossos sonhos é um desafio grandioso, que requer muita perseverança e determinação pessoal.
Quero expressar aqui minha imensa gratidão a você que tornou possível o meu processo de libertação, por meio do seu trabalho precioso.
Muito obrigada!
Tenho acompanhado o seu trabalho, assisto todos os vídeos e leio tudo que vocë posta, agradeço por todos os email que me enviou, tenho aplicado a EFT e ja me sinto outra mulher. realmente é eficaz a EFT, te agradeço muito por partilhar teus conhecimentos para mim tem sido de grande valia, tenho entendido sentimentos que me derrotava interiormente, hoje me sinto mais leve, tenho confiança em mim e nos outros, acredito na vida, no amor e que é possível ser feliz, felicidade não existe só nos contos de fadas eu sou uma prova viva e real. Tenho certeza que vou conseguir fazer um curso com vocë hoje ainda não é possível mas logo será. OBRIGADA!!!
Muito bom o texto viu, tá de parabéns, continue assim… me ajudou muito, graças a Deus estou melhor que antes.
Muito bom texto e claro, já trato o tema com EFT, agora o teste é muito grande, fiz não! fico muito grato André por tudo que tenho aprendido com seus vídeos! Abs.
Gostei muito e já identifiquei vários episódios que me levaram a achar que eu não era boa o suficiente, principalmente quando a mãe é muito exigente!
Obrigada mais uma vez.
Muito interessante o trabalho, com certeza cada dia nos sentimos mais excluídos e rejeitados com tantas relações artificiais.
Esse Texto faz todo o sentido do mundo.
Sou Deficiente visual e sofri rejeições por causa do preconceito a minha vida toda.
Não me tornei alguém amarga mas, sou extremamente cautelosa com meus relacionamentos.
Teoricamente sou cantora. Não obstante, não consigo seguir carreira.
A minha vida amorosa é um verdadeiro caos.
Só neste ano já coloquei uns par deles pra correr.
Risos!
Acabei me apaixonando por livros e acho que por conta disso, me vejo como alguém esquisita.
Não sou arrogante. Contudo, também não sei falar sobre trivialidades como por exemplo, sobre a vida alheia.
Tenho imensa dificuldade em cultivar amigas.
Sempre que paro para refletir acerca da minha autoestima, me culpo por ser cega e por ser estranha.
Acabo tentando compensar na minha vaidade física.
Sei que parece fútil e é difícil de entender. Mas, para mim é extremamente importante ser admirada por quem eu sou e não como a maioria das pessoas fazem julgando que tenho capacidades além da minha inteligência.
Isso eu faço com a minha Cachorrinha.
Então como vivemos em uma Sociedade padronizada por uma ditadura da beleza, tento conquistar o meu espaço por estas vias.
Acho que ao longo do tempo, aprendi a não sentir raiva nem cultivar mágoas.
Sobretudo, hoje já não sinto mais vergonha por não conseguir ver.
tenho plena consciência de que há muito a ser feito para a minha evolução pessoal.
Dou um passo a cada dia e venho sentindo gradualmente os progressos.
Isso já não é um comentário e acabou por virar um depoimento.
Me desculpem por isso.
Beijos,
Mery, agradeço por permitir-nos conhecê-la e compartilhar sua dor …
Não nos conhecemos, mas, você descreveu muito de minha personalidade, de minha vida, da forma como hajo e de como me sinto em relação ao que recebo em troca (do Mundo).
André: mais um texto brilhante ! … Deixou-me querendo mais …
Sou sua seguidora e há de minha parte muita admiração ! A meu ver, você é merecedor do sucesso que conquistou, trilha e vem expandindo !
Gratidão !!
André, me vi em suas linhas… obg pela atencao e presteza em nos ajudar. Vou aguardar ansiosa o material da semana que vem.
Boa tarde!!
Muito obrigada Andre. Esse texto veio na hora exata. Já consegui perceber algumas coisas em mim que eu não entendi. E estou muito disposta a modificar todos esses sentimentos que ainda mantenho em mim. Estou ansiosa pelo próximos emails. E espero ter condições de realizar o curso completo. Obrigada mesmo, grata infinitamente!
Assunto essencial de ser tratado para a maioria de nós com certeza .Sem Auto estima boa e confiança a vida não flui. Bom Artigo e bom trabalho. Valeu. Parabéns !
André, a mais perfeita sincronicidade. Pensava em você, hoje pela manhã, em como a EFT podia ajudar uma pessoa amiga nessa situação. Sou muito grata por seus ensinamentos.
Olha, André, esse é um tema de uma grande profundiade.Vc escolheu um assunto maravilhoso e todos nós temos sempre alguma roupa suja para lavar.parabens.
Artigos como este são como um grande abraço a um público desconhecido.
Me senti abraçada!!
Obrigada
Excelente explanação ,parabéns ,de grande ajuda,essa é uma terrível
Doença da humanidade sentimento de rejeição ,muito obrigada .
Bom dia André, muito obrigada por este artigo, este é um ponto que tenho grande dificuldade, por isso todos artigos e videos sobre o tema muito me interessa.
Obrigada
Lilia