O apego é uma forma de dependência emocional e acaba sempre levando ao sofrimento. Apego aos filhos, à profissão, a alguma situação de vida, a um relacionamento, à resolução de algum problema e etc. Quanto maior o apego, maior a ansiedade e a necessidade de controlar as pessoas e situações para que possamos ter uma temporária sensação de paz, satisfação ou felicidade. É, na verdade, uma prisão emocional. O nosso bem estar deixa de ficar nas nossas mãos.
O apego é visto, muitas vezes, como algo positivo, como se fosse sinal de cuidado. A preocupação com alguma situação é uma manifestação do apego. Tem gente que não se permite relaxar diante de algo que ainda não foi resolvido porque acha que isso seria uma forma de desleixo e, assim, não consegue se desapegar.
Desapego é diferente de desinteresse ou de “não estar nem aí”. Se desapegar significa ficar em paz, mesmo enquanto acontece algo que desejaríamos que fosse diferente ou enquanto algo não foi resolvido. É o abrir mão de controlar as situações da vida, as quais não temos realmente nenhum controle, mas agimos como se tivéssemos. Podemos permanecer cuidadosos, porém, sem qualquer tipo de apego.
Quando aplicamos EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) dissolvemos as preocupações e a necessidade de controle. Assim, ficamos em paz, independente dos resultados externos. O mais interessante é que quanto maior o desapego, mais as coisas tendem a funcionar bem.
A energia do apego acaba atrapalhando relacionamentos e afastando as pessoas. Quem se comporta dessa forma sofre mais rejeição. O apego atrapalha também a resolução de situações.
Talvez já tenha acontecido, em algum momento da sua vida, o seguinte: Você se preocupa muito com alguma coisa, deixa de dormir, faz de tudo e nada se resolve. Depois, cansado de sofrer, você simplesmente deixa de se preocupar com a situação, relaxa e entrega. O que tiver que ser, será. Nesse momento, sua paz interior não mais depende do resultado, pois você agora já está em paz. E depois desse relaxamento, a situação acaba se resolvendo. Será coincidência? Eu acredito que não. As coisas vêm com menos esforço quando já estamos em paz.
Nesse estado de desapego é mais fácil ter ideias e tomar iniciativas. A motivação não está mais ligada a sentimentos negativos. Assim, a ação é livre de tensões e, por isso, se torna mais eficiente.
Quem estuda e pratica a lei da atração deve estar familiarizado com os seguintes passos:
1. Visualizar aquilo que se deseja como se já fizesse parte da sua realidade;
2. Gerar sentimentos positivos em torno da visualização como se já estivesse usufruindo dos resultados agora;
3. Entregar os resultados, ou seja, desapegar 100% se vai acontecer ou não e ficar em paz.
Este último passo pode parecer confuso para alguns, mas é muito importante. O que está por trás disso é a sabedoria de que nossa paz interior e felicidade não devem depender de situações externas e que quanto mais felizes somos no presente, mais conseguiremos realizar nossos desejos sem esforço. Os desejos deixam de ser “necessidades”. Tornam-se apenas como um jogo, uma brincadeira, sem tensão, dependência ou medo.
Pela lei da atração, atraímos aquilo que sentimos. A vibração da necessidade de que aconteça uma determinada coisa é uma vibração de escassez, de que falta algo. Então a tendência é atrairmos mais escassez, o que acaba afastando aquilo que desejamos.
Nos relacionamentos, o apego é interpretado por muitos como um sinal de amor e cuidado pelo outro, mas o que acaba ocorrendo é um jogo de manipulação devido a essa dependência emocional. Existe sempre muito medo inconsciente por trás desse jogo. O sofrimento vem em algum momento, pois não é possível controlar os pensamentos, sentimentos e atitudes de outras pessoas.
Quando nos desapegamos dos nossos relacionamentos, ficamos mais seguros e acabamos transmitindo isso, o que nos torna pessoas mais interessantes. O outro lado se sente mais atraído.
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!
Muito bom o artigo. Mas uma coisa é fato. Vc pode até fazer EFT para uma situação atual que te incomoda muito. Mas se não procurar cura, ajuda para resolver a questão lá na sua essência, esses momentos de EFT resolve quase nada. Como vc disse, o apego é oriundo de alguma escassez, coisas que aconteceu nn sua vida e ficou lá atrás. Só um trabalho profundo com um terapeuta irá ajudar. Entendo que curando duas mágoas, sentimentos do passado, seu presente estará totalmente curado. Estou certa?
Sofri muito por ser muito apegada as coisas materiais, mas com tantos acontecimentos na minha vida, já aprendi me desapegar. Mas ainda estou trabalhando meu emocional quanto ao apego emocional pelo meu marido, o que me torna dependente e me torturo com pensamentos negativos por insegurança. Sei que isso afasta ele de mim, porque cobro muito dele e tento controlá-lo. O sentimento de escassez eu nem conhecia, vou mudar nesse ponto tbm!
Falando de coisas materiais, vender as coisas que não usa mais, seja roupa, sapato, móveis, brinquedos, ao invés de doar, é desapego ou apego?
Depende do sentimento com que você vende… p
muito bom; preciso me desapegar de muitas coisas, mas principalmente do sentimento de escassez.
um abraço André.
Bom dia . . ja li muito sobre lei de atração. Mas esta lei so funciona quando esta na vontade de DEUS, SE SEUS SONHOS , SUAS REALIZAÇOES, OBJETIVOS TE LEVAREM PRA MAIS PERTO DELE COM CERTEZA ELE CONCEDERA. EU ACREDITO NISTO.O BEM MAIS PRECIOSO QUE O SER HUMANO TEM É AMOR E FE SE NAO TIVER ISTO .NAO ADIANTA VISUALIZAR OU OUTRAS COISAS DA LEI DA ATRAÇAO. EU ACREDITO NA LEI DE DEUS. E ESTE MESMO QUANDO NAO ACONTECE O QUE EU QUERO, PERCEBO QUE FOI UM DESEJO EGOISTA E NAO ESTAVA DE ACORDO COM A VONTADE DELE.
Entao eu digo entregue seu caminho a ELE E TUDO QUE ELE FIZER ACEITE , POIS E AMADURECIMENTO ESPIRITUAL TE LEVA A SALVAÇAO. AMEM
Obrigada mais uma vez…adorei o texto..sempre apreendendo,,
Atraímos tudo, tanto faz o positivo como o negativo, pois o nosso cérebro não entende o que é bom ou ruim, então, já que atraímos tudo, é melhor sempre pensarmos no positivo, porque quanto mais medo temos de algo, mais acontece…pois a nossa energia se concentra totalmente no medo…então é melhor se concentrar no positivo, só temos a ganhar!!!
Os assuntos que tenho recebido, tem me ajudado muito. Acredito que o desapego é um dos sentimentos que tenho tido facilidade para executar, obg. abçs.
Andre, muito bom seu trabalho, parabéns de verdade! Estou começando a dar uma olhada no seu material, me surgiram algumas perguntas, enfim… Deixa eu perguntar, venho aplicado EFT para um probleminha que tem me jogado para baixo com vontade, aliás, depois de ler este texto são dois problemas… Carência e Apego, por um relacionamento que não consegui superar… Já venho aplicando várias rodadas de EFT, mas ainda é uma coisa muito forte… Você tem alguma opinião sobre isso?
Muito bom! Tocou fundo…
Muitas bênçãos sempre pra ti…
Olá, conheço a lei da atração, contudo conhecer é um caminho e praticar me parece um evento, ficar focada nela todo tempo é tarefa árdua , treinamento e disciplina ajudam muito. Adorei seus textos , conteúdos e enfoque pra lá de bom. Gostaria de receber o manual.Abraço Fraterno Suzana
Olá Suzana! Para baixar o manual é só clicar no link indicado final do texto. abs!
Muito bom, adoro este tema.
Estou igual aquela site de vendas OLX desapega, desapega, desapega, de tudo
Já assisti aulas gratuitas suas, foram de grande valia, faço psicorterapia e também utilizo suas tecnicas em casa confome o nanual que adquiri, mas ainda preciso alcaçar o desapego, tenho uma filha unica que sou muito apegada e sofro com isso , pois ela é jovem e cheias de ideais, está sempre querendo fazer intercâmbios, viagens e agora um curso fora, preciso desapegar pois sofro com esse apego. Vou me aplicar mais nas tecnicas obrigada por dividi seus conhecimentos e assim ajudar aqueles que precisam. Grata