Recebi uma pergunta de uma leitora, vamos chamá-la de Roberta (Nome fictício), que disse o seguinte: “Eu fiquei com o pai das minhas filhas por 7 anos, nos separamos a 1 ano e meio e não consigo ser feliz, não consigo esquecer o mal que ele me fez … preciso me libertar disso pra poder abrir a minha vida para outra pessoa e para poder viver em paz, mas por onde começar se tenho que ver ele sempre por sermos pais de duas meninas tão pequenas?”
Eu vou explicar como é possível se libertar disso, mesmo convivendo com a pessoa. Primeiro é importante dizer que, pra conseguir sucesso nos relacionamentos ou na vida profissional, é fundamental curar ressentimentos. Por várias razões. Vou citar 4 delas.
Primeiro, quando você guarda mágoas é como se uma parte sua ficasse no passado perpetuando o sofrimento. Como se houvesse um filme mental que fica rodando nos bastidores do seu inconsciente revivendo aquela dor, mesmo quando você não está conscientemente lembrando daquilo. A dor fica latente, gravada no seu campo emocional e mental. Às vezes já se passaram anos e anos do fato ocorrido. Ao perpetuar esse sofrimento, a mente se torna muito mais cruel do que qualquer pessoa que tenha feito qualquer coisa contra nós.
Segundo. A mágoa leva a um processo de vitimização, de forma automática. É como se houvesse eternamente uma lamentação, uma vítima dentro de você culpando outras pessoas pela sua infelicidade. “Se fulano não tivesse feito isso, ou, se tal coisa não tivesse acontecido, hoje eu seria mais feliz…”. Essa é voz inconsciente da vítima que é criada automaticamente ao guardar um ressentimento. A vítima nos coloca num papel passivo e a pessoa deixa de tomar a responsabilidade de criar a vida plena que ela deseja.
Terceiro. Como uma parte sua presa no passado, a sua energia não está disponível 100% no momento presente pra criar a vida que você deseja.
Quarto. Você cria ou atrai pra sua realidade, situações, pessoas e comportamentos que estão alinhados com os seus sentimentos mais profundos. Não é a toa que pessoas que sentem muita culpa tendem a entrar ou criar situações onde elas vão se sentir culpadas. Pessoas que guardam muita mágoa frequentemente encontram pessoas e situações que causam novas mágoas e aprofundam feridas pré-existentes. Pessoas que sentem muita raiva sempre encontram situações que fazem a sua raiva aflorar e crescer. Pura lei da atração e criação da realidade.
Mas como é que se faz pra esquecer o mal que a outra pessoa fez? Na verdade, não tem como esquecer. Esse é um erro comum que eu vejo as pessoas cometerem. No fundo, o que a pessoa deseja é ficar em paz. E ela pensa que só pode atingir essa paz se “esquecer” o que aconteceu. O que importa, na verdade, é curar essas mágoas e ressentimentos. A memória do que aconteceu permanecerá intacta. O que vai mudar apenas é o desconforto que se sente ao lembrar do que aconteceu. É possível dissolver as mágoas e ressentimentos de forma que você pode voltar a pensar no que aconteceu e não sentir nenhum tipo de emoção negativa.
Isso acontece quando você atinge um estado de perdão. Nesse estado você entende que o que você passou, por pior que tenha sido, foi apenas uma experiência de aprendizado. A sua visão sobre o que ocorreu se torna mais ampla e você pode perceber também o quanto contribuiu pra que a pessoa agisse da forma que agiu. Talvez você perceba a sua omissão, a falta de atitude, limites, e as escolhas erradas que permitiram que tudo acontecesse.
Ao atingir esse estado de perdão você pode tranquilamente conviver com a outra pessoa que não vai mais se sentir mal. O mal estar acontece porque, como você ainda não curou seus ressentimentos, o contato com aquela pessoa faz aflorar a negatividade que está ainda no seu interior. No momento que essa negatividade é dissolvida, esse gatilho passa a não existir mais.
Mas como chegar nesse estado de perdão? A forma que eu considero mais eficaz, é através da prática da EFT. A técnica consegue dissolver as mágoas e ressentimentos de uma forma bem simples e normalmente bem rápida. As vezes até em poucos minutos (Não em todos os casos!). O alívio costuma ser impressionante. Eu vou deixar Aqui o Link pra você solicitar o acesso ao Manual Gratuito da EFT pra que você possa aprender a técnica agora e já começar o seu processo de libertação emocional. Por um tempo limitado estou enviando, logo depois que você baixar o Manual, uma aula em vídeo, passo a passo, pra facilitar ainda mais o seu aprendizado.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Se o ressentimento, a magoa e o não perdão atraem coisas ruins, como explicar a aituacao de criancas nas maus tenrra idade tipo 1 e 2 anos que não tem mágoas e ressrntimentos e passam fome, apangam de padrastos e da propria mãe, algumas até sao mortas. Como elas atrairam isso se nem vivetam o suficiente para atrair miseria e injustiças??
A LEMBRANÇA DE QUEM NOS MAGOA FICA PARA SEMPRE. ENTÃO PODE ACONTECER UM ALÍVIO PARCIAL?
EU CONSIGO, PENSO EU , DISTANCIAR ESSAS DORES QUANDO VEM DE PESSOAS DISTANTES. MAS NO RELACIONAMENTO A DOIS É MAIS COMPLICADO.
Legal ,muito bom mesmo…
Gostaria de receber a vídeo aula, explicando na pratica como perdoar.
André adorei meus parabéns você e claro e direto!
Muito interessante