O mundo está, certamente, cheio de injustiças sociais, violência, doenças, tragédias, catástrofes naturais, miséria e uma lista sem fim de coisas ligadas ao sofrimento humano. Ouvir, conversar ou assistir notícias sobre esses temas desperta em boa parte das pessoas algum tipo de sofrimento e traz à tona sentimentos como: Raiva, tristeza, desesperança, culpa… Vou escrever sobre como isso afeta nossa vida e como podemos aplicar a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) dentro desse tema.
Algumas pessoas desenvolvem uma capa de proteção para não mais se chocar com certas situações. É como no caso de médicos que atendem em hospitais super lotados e muitas vezes são rotulados como pessoas frias, insensíveis ao sofrimento dos pacientes que estão ali. Ou mesmo as pessoas que andam pelas ruas vendo crianças e adultos em situações degradantes e que terminam ficando indiferentes, para evitar sofrer a cada nova cena presenciada.
Cada pessoa vai lidar de uma forma diferente. Eu penso que a indiferença é apenas um paliativo que vai evitar que a pessoa entre em contato com sentimentos de culpa, tristeza, raiva, impotência e etc. Mas os sentimentos vão estar lá, guardados, precisam ser cuidados…
Já outros sofrem constantemente com as injustiças e dores do mundo. Porém, isso além de não ajudar os outros, traz consequências sérias emocionais, financeiras e até mesmo doenças psicossomáticas. Vou exemplificar com um caso real.
Tive uma cliente que já havia feito trabalhos voluntários com crianças e quando falava sobre as condições de vida precária que elas levavam sentia uma grande tristeza. Esse sofrimento fazia com que ela tivesse vontade de ajudar e se preocupasse com todo mundo, prejudicando sua própria vida familiar e financeira. Era assim com empregados, com desconhecidos e com todo mundo que fosse menos favorecido. Ela tinha também muitas dores físicas, todas de fundo emocional.
Os sentimentos misturados que ela carregava de pena, culpa e tristeza contribuíam para que ela sabotasse o seu próprio trabalho, de modo a jamais ter sucesso. Quando começamos a aplicar a EFT, algumas fichas foram caindo. A primeira conclusão que ela chegou foi a de que que uma parte dela fazia um esforço enorme para piorar de nível e ficar igual às pessoas menos favorecidas. Dessa maneira, perdendo tudo o que tinha, não se sentiria mais culpada.
Fizemos então bastante EFT para eliminar a culpa. A partir dessa limpeza, o que ela mesma falou é que não adiantaria que ela descesse de nível para se tornar igual a eles, pois estaria agravando o problema, passando ela mesma a ser digna de pena e despertando a culpa em outras pessoas. O pensamento ficou bem mais positivo e ela passou a achar que poderia ajudar os outros a melhorar só que de outras maneiras, sem que ela tivesse que descer. Essa conclusão traz atitudes bem mais saudáveis.
Já outra cliente me falou que havia se identificado bastante com um texto escrito por Daniela Mercury para o site Somos Todos Um. O conteúdo fala justamente desse sofrimento que a cantora tem pelas dores do mundo. Para ler o texto é só Clicar Aqui!
O texto é bem curto, se puder leia pra ver se você se identifica e carrega também esse sofrimento com você.
É bom que existam pessoas que se importem e que não sejam indiferentes ao sofrimento alheio. No entanto, o que não é saudável é quando realmente sofremos pelos outros. Podemos nos importar, ajudar, fazer a diferença sem precisar sofrer. Quando você sofre, está ajudando a aumentar o mal-estar que existe no mundo. As pessoas próximas a você são influenciadas pelas suas emoções e atitudes. É possível passar 24 horas do dia conectado a coisas tristes do mundo e isso certamente não mudará essas situações, mas irá prejudicar sua saúde física e emocional.
Uma mente feliz consegue fazer uma diferença bem maior e influenciar de maneira positiva quem está ao redor. Busque o seu equilíbrio e bem-estar, mesmo que no mundo ainda haja muito sofrimento. Dessa maneira você também não vai precisar desenvolver uma capa de indiferença para se proteger e poderá fazer a sua parte.
Vou colocar aqui algumas sugestões de frases de preparação para limpar e tratar com a EFT os sentimentos ligados a esse tema:
– Mesmo que eu me sinta triste com sofrimento do mundo (Das crianças, dos velhos, dos pobres…), eu me aceito profunda e completamente…
– Mesmo que eu fique revoltado com a violência…
– Mesmo que haja tanta injustiça no mundo…
– Mesmo que essa injustiça me deixe triste…
– Mesmo que eu me sinta sem esperanças…
– Mesmo que eu me sinta culpado por ter uma vida boa enquanto tantos sofrem…
– Mesmo que eu me sinta impotente diante desse sofrimento…
– Mesmo que pareça que o meu esforço é inútil…
– Mesmo que eu me sinta cansado diante desse sofrimento…
– Mesmo que eu nunca consiga aceitar essas injustiças…
– Mesmo que eu não entenda o porquê de tanto sofrimento…
– Mesmo que eu fique revoltado com Deus…
Enfim, essas são apenas algumas sugestões de frases. Pense no que traz pra você e faça frases bem específicas, de acordo com o que você sente. Pense nos fatos, nas cenas, nas notícias ruins que mexem com você e trate todos esses sentimentos. Diminuindo o seu próprio sofrimento você estará somando para melhorar o bem-estar coletivo.
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Deixar um comentário