A falta de confiança na economia e em si mesmo tem levado muita gente a acreditar que somente através do emprego público é possível ter uma boa e estável situação financeira. Isso tem levado muita gente a desistir da sua verdadeira vocação. Vou falar sobre esse assunto, narrando sobre a minha experiência pessoal e como usei a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para ganhar confiança e poder fazer o trabalho que faço hoje, me livrando da sina de ter que seguir o caminho do concurso, o qual eu não desejava. Além disso, conto sobre um caso que atendi onde a queixa principal era que o cliente não conseguia se concentrar e estudar para o concurso. Logo descobrimos a causa da falta de concentração…

Só o concurso público salva.

É cada vez maior a quantidade pessoas interessadas em concursos públicos. O emprego público parece ser a única solução para ter estabilidade financeira com um salário razoável e não ter que se matar de trabalhar.

Algumas pessoas realmente têm vocação para essa área, mas a vasta maioria entra nesse caminho porque acha que não tem outra opção. Tem na verdade talento e vocação para outras áreas. Entram pelo desespero e não por vontade. Ou é o emprego público ou então pensam que vão passar o resto da vida na insegurança e ganhando mal. E esse medo é alimentado pela sociedade, principalmente quando se vive em uma família de classe média.

Quando me formei em engenharia, no ano de 2000, lembro que minha mãe sempre vinha me mostrar anúncios de emprego, bem como de concursos. Eu sabia que não queria virar funcionário público, mas também tinha muito medo de não me sair bem e me sentia pressionado a tentar ingressar nessa área. Até que abri a minha firma e comecei a trabalhar.

Depois de um longo e doloroso caminho na engenharia, em maio de 2007 eu resolvi que iria trabalhar apenas com a EFT, como terapeuta e ministrando cursos. Durante essa transição, meu pai várias vezes me perguntava se eu não queria fazer um concurso ou arranjar um emprego. Não era pressionando, era uma preocupação normal de pai. Sugeria que eu deveria fazer as duas coisas ao mesmo tempo: arranjar um emprego, de preferência um concurso, e trabalhar com a EFT em segundo plano. Eu não sentia a menor vontade de trabalhar com qualquer outra coisa. E eu dizia que o meu emprego, em tempo integral, seria a EFT. Se me dedicasse a outra coisa, não conseguiria desenvolver bem o trabalho que eu tanto queria.

Eu ainda sentia medo de não dar certo e quando ouvia esses conselhos me sentia inseguro. Fazendo trabalhos de autoconhecimento eu havia me dado conta de que esses medos e crenças não eram necessariamente verdadeiros, seriam somente se eu os sentisse como sendo reais e isso poderia ser modificado. Sabia que poderia ser bem sucedido, mas teria que eliminar esses sentimentos primeiro, pois eles geram atitudes inconscientes sabotadoras.

Passei então a usar a EFT para limpar pensamentos, crenças e sentimentos negativos. Precisei me trabalhar bastante para poder eliminar a tendência negativa de achar que seria difícil, que não dava pra ganhar dinheiro, que iria demorar muito para conseguir alguma coisa na área etc. Usei parte de uma reserva financeira para poder bancar o início, fazer investimentos no trabalho (Material de divulgação, site na internet, equipar uma sala de atendimento e etc.) além de manter minhas despesas mensais. Após cinco meses, já conseguia me manter sem precisar mais mexer na reserva. É bem pouco tempo para quem está entrando em uma área totalmente nova.

Creio que ainda tenho um bom caminho para me considerar bem sucedido da forma que eu idealizo. Porém, me comparando com outras pessoas que estão há vários anos na área, vejo que estou bem à frente da maioria. Tudo isso trabalhando com prazer, com o que gosto e com um horário flexível, sem precisar de excesso de horas de trabalho, tirando férias… Pra mim, melhor do que emprego público! Com a certeza que é possível chegar bem mais longe e que não vai demorar muito. Creio que ainda preciso trabalhar camadas mais profundas das minhas crenças, para acelerar os resultados. Tem pessoas que alcançam um grande sucesso rapidamente. Isso pra mim não se trata de sorte ou coincidência e sim de uma mudança de atitude mental. De vez em quando ainda me pego achando as coisas difíceis (Bem menos que antes, é claro).

Certa vez atendi aqui em Recife um rapaz que relatou o seguinte problema: Ele já era funcionário público, mas gostaria de fazer um concurso melhor pra ganhar um salário mais alto, porém, não conseguia se concentrar para estudar. Queria passar, se achava capaz, mas não se dedicava. Sentia-se frustrado por não ter passado em concursos anteriores.

Começamos a trabalhar com a EFT os sentimentos de frustração. A sessão prosseguiu por outros caminhos e levou ele a uma descoberta inesperada. Na verdade ele não queria fazer concurso. A família dele queria que ele fizesse. É interessante. A gente vai desbloqueando e limpando os sentimentos negativos e a pessoa vai tendo insights e começa a enxergar coisas importantes, muitas vezes óbvias, que simplesmente não conseguia ver antes.

O sonho dele era ser autônomo, trabalhando como profissional liberal na sua área de formação. Já havia tentado um trabalho como autônomo em paralelo ao trabalho como funcionário público. Como o retorno financeiro não veio rápido, a família achava que seria um melhor investimento se ele usasse esse tempo para estudar para um novo concurso. Ele terminou cedendo à pressão também por medo de não conseguir ser bem sucedido no que realmente queria. A família achava melhor, mais produtivo e seguro fazer concurso e ele terminou “comprando” (Mais ou menos) essa ideia.

O desejo de seguir por outro caminho, mesmo não estando claro, trazia esse desânimo e falta de concentração na hora de estudar. Ele estava sabotando os estudos, pois no fundo não queria se dedicar. Começamos então a trabalhar com a EFT o medo de assumir para a família o que ele realmente desejava, o medo de tentar e não dar certo, os medos das cobranças e da incompreensão para que ele pudesse ir em busca do que realmente desejava.

Veja então o que você realmente deseja. Se está satisfeito com seu trabalho, se trabalha com o que gosta, se tem crenças e sentimentos que lhe dizem que não é possível viver bem do que você faz. As crenças e sentimentos negativos parecem ser bem reais e são sustentados por “evidências”, pela “realidade”. Mas veja que têm pessoas em todas as áreas que prosperam. Pode parecer “sorte” que são apenas exceções. Mas se trata de algo mais. São pessoas que pensam e sentem diferente da maioria, assim elas conseguem mais atitudes positivas e mais sucesso.

Qualquer pessoa pode eliminar os sentimentos negativos que carrega, bem como pode implantar novas crenças positivas para impulsionar qualquer área da vida. A EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito) é uma ferramenta fantástica para isso!

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!