Atendi uma mulher de 35 anos, aluna de curso que estou ministrando sobre prosperidade e ela relatou o seguinte comportamento. Todas as vezes que ela ficava feliz com alguma coisa, imediatamente surgiam pensamentos para tirar a alegria daquele momento. Eram pensamentos que traziam sentimentos de culpa.
Certa ela tinha acabado de sair do trabalho, feliz por ter produzido bastante naquele dia, e logo ela viu um homem empurrando uma carrocinha de picolé. O homem tinha um defeito físico, e, segundo ela, tinha um semblante triste. Imediatamente ela começou a sentir pena e tristeza e ainda um sentimento de culpa por estar feliz. Como se ela não pudesse ficar feliz enquanto outras pessoas sofrem.
Esse mecanismo começou autar muito cedo em sua vida. Surgiu um evento marcante da infância. Um dia ela estava brincando de beijar na boca em casa, com um menino que era filho da empregada. Sua mãe, ao ver a brincadeira, deu-lhe uma repreensão severa e disse que ia contar ao pai quando ele voltasse de viagem. Ela ficou morrendo de medo esperando mais um bronca do pai, mas que segundo ela, nunca aconteceu. Talvez a mãe tenha percebido que exagerou na repreensão.
Mas o que ficou marcado dessa experiência foi o sentimento de culpa e a sensação de que ela não era uma criança boa. A partir daí, todas as vezes que ela estava feliz, brincando com alguém, surgia a lembrança desse fato e ela se sentia culpada. Ela pensava que não podia ficar feliz já que era uma criança ruim por ter feito algo muito errado. Essas lembranças continuaram por muito tempo, até que ela cresceu e percebeu que esse evento realmente não tinha sido nada demais.
Entretanto, o mecanismo continuou dentro dela, sempre levando sua mente a pensar em coisas negativas e que a faziam sentir culpa na idade adulta. Não era mais aquela cena da infância que surgia. Mas poderia ser o homem triste que vendia picolé, ou então as pessoas que estavam trabalhando no seu negócio enquanto ela estava em casa. Ela é dona de uma empresa junto com a família, trabalha muito, mas tinha momentos que ela poderia estar em casa, e quando isso acontecia, se sentia culpada ao pensar no funcionários que estavam trabalhando naquele momento.
Sua mente não lhe permita relaxar, ser feliz, aproveitar o momento. E o que nós descobrimos durante a sessão, é que se instalou um mecanismo inconsciente, desde aquela experiência na infância que dizia: “Sempre que eu estou feliz, significa que tem algo de errado e eu não posso ficar feliz, devo estar fazendo algo de muito errado; Eu não posso ficar feliz”. Imediatamente sua mente passava a buscar pensamentos que lhe traziam culpa.
Dessa forma ela sabotava qualquer chance de felicidade. Sua mente, impregnada com crenças limitantes que foram adquiridas por uma experiência negativa do passado, agia sempre. Essa ação era uma forma equivocada de proteção. Uma forma de evitar ser de novo uma menina má. Por mais sem sentindo racional que possa parecer, é assim que age o nosso inconsciente.
Pensamentos e comportamentos ficam automatizados sem possamos nos dar conta. Fizemos um trabalho com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) e essas crenças e pensamentos foram devidamente tratadas e dissolvidas.
Existem diversas maneiras, algumas delas menos óbvias, onde a nossa mente sabota a nossa felicidade. Tem pessoas que não se permitem ficar em paz quando tem algo pra resolver. As vezes elas estão em um momento de lazer e não podem fazer nada. Deveriam relaxar a aproveitar o momento. Mas a mente não deixa, a preocupação fica lá incomodando. As vezes a pessoa sente até mesmo culpa de deixar a preocupação de lado, como isso fosse torná-la uma irresponsável.
Relembrar e ficar remoendo situações negativas do passado é mais uma forma de sabotar o bem-estar. Você está tranquilo, e de repente começa a reviver uma briga, um fato desagradável, e lá se vai a sua paz interior. Só que você está aqui e agora e nada daquilo está acontecendo no momento. O sofrimento é um filme mental estressante que você criou e começou assistir dentro da sua cabeça.
A EFT é uma ferramente muito simples e eficaz pra que você possa eliminar toda esses pensamentos e sentimentos que sabotam a sua felicidade.
Por favor, deixe seus comentários abaixo sobre esse texto. O que você achou? De que forma você também vem sabotando a sua felicidade?
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Oi André muito interessante esse artigo pois por vezes eu me sabotava pensando não ser merecedora de ser feliz, mas graças à sua ajuda minha vida tem tomado novos rumos, obrigada pela simplicidade e objetividade com que você passa todo o conhecimento, sou grata
Muito interessante…vivo algo parecido só que sempre num evento que gera felicidade vem um sentimento que sufoca isso porque no dia de amanha eu possa estar triste…Muito ruim…
gosto muito dos videos e assisto sempre que possivel, e setou aplicando na minha vida.
obrigado.
Barros.
Acredito q pensamentos negativos, causa transtornos inconsciente. Esse vídeo e mensagem, nos leva a refletir e buscsr o q estar nos limitando de ser feliz! Como posso me libertar!. E asdim Se interessar de buscsr ajuda!
Oi André
muito bom esse vídeo; nos mostra o quanto temos que revirar nosso “baú emocional” para poder nos limparmos de tudo o que nos impede de sermos felizes; que bom que sua aluna
aos 35 anos descobriu o que a estava impedindo de ser feliz; estou com 50 e só agora, recentemente descobri você e a eft; estou tentando me limpar também e ainda conseguir ser feliz.
um abraço
Muito interessante o texto. Gostei. Eu também sinto uma culpa, mas não identifico a causa Pelo menos ate agora. Vou fazer Eft e ver que acontece.Muito Obrigada!
ANDRÉ, SÓMENTE ASSISTINDO SEUS VIDEOS, COMECEI A PRATICAR A EFT E TEM ME AJUDADO BASTANTE…MAS TENHO PROBLEMA DE REJEIÇÃO, BEM AQUELA MÚSICA…QUEM EU QUERO NÃO ME QUER QUEM ME QUER MANDEI EMBORA…AFFF TÁ DIFICIL ENCONTRAR O TRAUMA QUE EU POSSA TER TIDO NO PASSADO…
PENSO SER POR TER SIDO ABANDONADA DEPOIS QUE MINHA MÃE MORREU, FUI CRIADA EM ORFANATOS…
MAS TA AJUDANDO NA ANSIEDADE,JÁ COMECEI A EMAGRECER,ESSE TRAUMA EU ENCONTREI, COISAS DE ANTIGAMENTE, TINHA QUE SER GORDINHA PRA SER BONITA E SAUDAVEL…AFFF…
EU ERA MTO MAGRINHA, ENTÃO ERA CONSIDERADA FEIA, E A PARTIR DOS MEUS 10 ANOS COMECEI A ENGORDAR, A PARTIR DAÍ MINHA VIDA VIROU UM TORMENTO, NEM SEI COMO AINDA ESTOU VIVA DE TANTO REMEDIO PRA EMAGRECER QUE USEI…MAS ISSO É PASSADO…MAS AINDA TENHO MTOS TRAUMAS PRA CURAR VIU, MAS DE VAGAR EU CHEGO LÁ…POR HORA JÁ ESTOU MTO FELIZ COM AS MUDANÇAS EM MINHA VIDA, MTO OBRIGADA, BJS
Quando li a história da garota que foi duramente castigada pela mae, passou um filme na minha cabeça! Me saboto o tempo todo. Não posso me sentir feliz ,que eu mesma dou um jeitinho de me entristecer. Louco isso!…espero ser ajudada com sua técnica. Obrigada!
Muito bom ajudou muito pois muitas vezes me sinto culpada por ser feliz como eu não merecesse ser tão privilégiada.
é exatamente o que acontece comigo como se livrar disto mesmo sem saber o motivo que causou a culpa??
Apliquei a EFT durante três meses ( uma vez por dia, todos os dias) e ví resultados satisfatório.
Recomendo essa técnica.
Sou terapeuta fiz o curso a dois anos em Maringa,e nesse curso tinha o modulo EFT que foi com o qual eu mais me identifiquei, e aplico nas minhas clientes com um ótimo resultado,sempre vejo seu videos e admiro muito seu trabalho,sou professora de Educação Infantil por isso atendo aos sábados, mais gostaria de ma aprimora na técnica, e também sinto dificuldade de aplicar em mim mesma. gostaria de receber o seu material.Obrigada
Sim, dá muito entendimento sobre o método, e dá muita vontade de participar de cursos…
Tem algum curso previsto para Minas Gerais?
Obrigada.
Gostaria de receber o manual gratuito
gostei muito de saber que muitas vezes as coisas naõ dão certo nas nossas vidas por causa da carga que carregamos dentro da gente.gostaria de me aprofundar mais sobre esse assunto.
Mito bom o vídeo e o canal do youtube. Gostaria de receber mai informações sobre a técnica de eft.
Sucesso!
Andre fiz teu curso em Curitiba e muito me ajudou.
Gostaria de saber também quem foi o criador desta técnica.
Obrigada e muito sucesso.
Blumenau, uma bela e prospera cidade para se viver e morar
Att Rommy
Ola,
Gostei da técnica de EFT ,pois me entereço muito por essa área .
Obrigado…
Andre. Muito grata por vc dividir a EFT conosco. Nossa sabe que eu, desde adolescente tenho sentimento de culpa e medo de ser feliz.Alias,tenho medos e fobisias
e todos os tipos que vc possa imaginar que bloqueiam a minha vida. E e’ segredo, ta. Eu sofro de transtorno obssessivo compulsivo desde que eu crianca e busco compulsivamente pela espiritualidade pra encontrar a cura. Voce acha que a EFT e o caminho pra cura do problema? Espero que sim. Muito obrigada pelo seu trabalho agelico! Fica com Deus e todas as gracas pra voce!
André,adorei seu video e a história da sua cliente.Tenho uma duzia de sabotadores,so que não consigo me livrar deles.Creio que saboto ate a vida… Vou acompanha-lo e quem sabe vou limpando meu inconsciente. Muito obrigada
Gostei muito deste video, concordo que esses acontecimentos aparentemente bobos ficam no nosso inconsciente e ja estou fazendo eft e sentindo que realmente libera emoções guardadas que ficam reverberando negativamente nas nossas vidas!! Grata..
Olá André
Há muito tempo estava curiosa para conhecer EFT, afinal não me lembro como te achei na rede, só sei que esta madrugada (como muitas outras) perdi o sono e decidi mexer um pouco no computador (esse pouquinho costumar durar a noite inteira) acessei o youtube , conheci seu trabalho e fiz as rodadas de eft. (Veja bem que quando perco o sono fico com o corpo todo elétrico como se estivesse ligado em uma tomada). Ao terminar sentia um leve torpor por todo o corpo, voltei para a cama e dormi até a hora de costume, quando me levanto para trabalhar. O que notei é que aquele tempo sem dormir não fez diferença desta vez (das outras vezes levanto muito cansada). Hoje estou leve e decidida a dar andamento em um projeto que iniciei e que não evolui. Te agradeço muito e quero continuar realizando eft para outros fins. ABS
André, eu tenho várias auto sabotagens e uma delas é parecida com essa. Todas as vezes que um relacionamento meu está dando certo eu faço algo para acabar com ele! mas não sei porque eu acho que não mereço ser feliz no amor.
Tenho também muitas crenças que não me deixam prosperar financeiramente. Uma vez fiz um curso em grupo de um mes de PNL (pois ouvi várias pessoas dizendo que foram ajudadas) e lá identifiquei tantas crenças limitantes que o professor disse que nunca em toda a sua carreira havia visto tantas crenças limitantes relacionadas ao dinheiro juntas em uma pessoa só. Isso me entristeceu, mas segui achando que poderia ser ajudada pela técnica. Fiz tudo direitinho, e nada deu certo, na verdade deu um pouquinho certo no começo, mas depois fui decaindo e só piorou! Então cheguei a conclusão de que não funciona. Por esse motivo sou um pouco descrente dessas técnicas. Não sei se dará certo pra mim, já que estou descrente! Mas preciso resolver isso, eu sei que mereço ser feliz, sei que vim pra desenvolver uma grande missão pessoal, não quero ir embora desse planeta como uma fracassada!
Excelente publicação. Mas e quando não lembramos qual é o fato ou acontecimento que nos obstrui? Está em nosso subconsciente? A crise de ansiedade, a tristeza e a autosabotagem ocorrem, e, não sabemos o porquê do desencadeamento. A eft é maravilhosa para nos acalmar. Mas como aflorar o desencadeamento dos traumas? Obrigada pela atenção. Gladys
Gostei bastante do vídeo. Acho bem interessante esse assunto.
Só tenho uma ressalva. O áudio está ruim. Isso ocorreu porque tem muito ruído no fundo. Para vídeos, o ideal é que o ambiente seja o mais silencioso possível.
Desculpa fazer essa observação, mas é para a melhora. Se não tivesse gostado do conteúdo, não teria dito nada.
Abraço,
Robson.
Gostei do conteudo, senti que esse exemplo é exatamente o que se passa comigo. Não consigo aproveitar quase que nenhum momento de lazer, é horrivel, a sensação de que
aconteceu alguma coisa, sentimento de culpa, fico deprimida sem nem mesmo saber de onde vem esses sentimentos.
não consigo
Maravilhosos todos os seus vídeos, tem feito muita diferença na minha vida.
Gratidão por partilhar gratuitamente seu conhecimento e experiência.
Que o Universo te recompense a cada dia mais.
Namastê!
Olá! André, alguma vez você já esticou seu braço tentando alcançar alguma coisa e você acabou empurrando-a para mais distante? isso é o que acontecia comigo….. sempre tive problemas nos relacionamentos amorosos e não entendia a razão para tanto sofrimento; mas agora que conheci a EFT e passei a usa-lá já consigo identificar cada um dos mecanismos sabotadores. Tudo ficou mais claro e estou aprendendo a me permitir ser feliz…..isso é fantástico. Obrigado por fazer da EFT um instrumento de libertação.
André, ate agora eu nao entendi, como eu tenho acesso as tecnicas, elas existem? ou elas são os videos? gostei muito mas estou meio perdido, obrigado.
Olá, recebi o email com o video 1 sobre autossabotagem , abri mas não consegui terminar de ver e quando fui abrir pela segunda vez não consegui. Poderia me enviar novamente o link? Obrigada.
Olá, André,
Tudo bem?
Foi muito interessante receber o seu vídeo. Estou aplicando a técnica da EFT e obtenho alguns resultados. Gostei muito quando você disse que o positivo faz parte da nossa essência e por cima das coisas positivas é que vem a negatividade. Um dia desses eu comentava com a minha terapeuta – e eu estava muito brava – eu disse a ela: tenho consciência das minhas histórias, sei que é preciso perdoar, etc e tal. Já que você diz que é o passado que me limita. Como faço para arrancar isso? afinal tenho mais coisas para fazer.
No outro dia recebi o link para a sua aula. Claro que não devemos ser reféns do passado.
Pretendo continuar me libertando.
Gratidão!
Olá, André
Nossa, nesse texto eu me vi. Acabei me identificando. é quase inacreditável o quanto essa história é parecida comigo!
obrigada por compartilhar esse material
Um abraço,
Damares Ehlert
Gostei muito. Tenho lido sobre este assunto e tento aproveitar o máximo para limpar as minhas crenças limitantes. Obrigada.
Olá Andre lima , conheci você através do site luz da serra com Bruno Gimenes e adorei seu site, também tenho problemas em ser prospera , sou terapeuta e vou seguir seus conselhos, espero aprende los . Obrigado por esse aprendizado gratuito.tenha muita luz em sua vidas… abços
Eu gostei muito de seus comentarios e nesse meio tempo veio em minha memoria a queixa da minha filha que diz que eu abandonei ela com quatro anos.Apesar de ter acontecidos problemas graves que agora nao vem ao caso ela e uma moça triste que nao se encontra e nunca fica satisfeita com nada.Gostaria de saber se tem alguma coisa que vc possa fazer para ajuda_la.Desde ja agrdeço a sua atençao.
Boa noite!!!
André, como sempre esclarecedor.
Grata.
Parece difícil, ou mesmo estranho pensar em que sabotamos nossa felicidade , entendi que não se trata de querer ou não a felicidade , pois quem não quer ser feliz ? O que acontece são as ações de outros sentimentos como merecimento, ou se conseguir algo serei invejado, o sentimento de culpa por exemplo prejudiquei alguém por conseguir algo. Tema bastante interessante e amplo de estudar, o pouco que ja conheço da EFT, ajudara e muito a eliminar os sentimentos sabotadores.
Excelente! Me identifiquei bastante!
Há poucos dias, fui fazer uma prova de concurso público e a minha maior luta interior era o “não merecimento”. Olhava as pessoas ao meu redor e instantaneamente vinha o pensamento ” Nossa, essa pessoa deve precisar mais do que eu” “nossa, olha essa pessoa, trazendo o livro para estudar aqui, momentos antes da prova e eu não. Ela merece mais do que eu” etc… Mas, dessa vez foi diferente de todas, pois assim que esses pensamentos vinham eu afirmava ” DEUS abençoe essa pessoa, mas agora chegou a minha vez. Eu mereço”. Devo ter falado isso mais de 100 vezes.
Obrigada por compartilhar, afinal, eu não tinha aplicado EFT ainda para isso.
Esses filmes de constrangimentos sempre volta em minha mente do nada….me causando tristesas.mas na hora em que aplico em mim a eft o filme não vem apenas tento então lembrar dos fatos e começo a ter dor de cabeça ou desanimo…..É um processo normal da tecnica
Bom dia André,
O fato de sabotar a própria felicidade é como se fosse algo “integrante” do ser humano.
A verdade, que aliás causa grande satisfação, é que na essencia, isso não faz parte de nós; embora venhamos a insistir com grande intensidade nesses tópicos que voce comenta. Muito bom texto, abraço !!