Cada um de nós carrega uma sombra individual. Essa sombra é formada pela negatividade que nós carregamos. São emoções, pensamentos, crenças e sentimentos negativos que nós acumulamos durante a vida: Medo, culpa, raiva, tristeza, mágoa, abandono, rejeição, frustração…
Cada emoção negativa age como se fosse uma entidade de energia que tem vida própria, e nos usa para se alimentar, toma conta dos nossos pensamentos e nos leva a agir de uma forma que traz mais sofrimento para nós e pra outras pessoas. Você já falou algo que não devia no momento da raiva? Aquele impulso que o levou a dizer o que você não gostaria de ter dito é justamente a força inconsciente da raiva que você guarda, ela age como se fosse um ser que se apossa de você. É rápido e sorrateiro, e quando você menos espera, já falou ou fez o que deveria.
No caso da raiva é gerado um impulso onde age, partindo pra cima, seja com palavras, seja com ações. Tem outras emoções que geram um movimento de se curvar, se esconder, e você deixa de fazer o que seria melhor pra você. Se você guarda uma culpa por não dar atenção a seu filho, você pode agir de forma permissiva com ele para compensar e, assim, você deixa de dar limites que seriam necessários. É a “Entidade” culpa tomando decisões por você. As emoções negativas nos fazem perder o controle da nossa vida, eles dizem o que devemos fazer e o que não devemos, e acabamos obedecendo a essa negatividade de forma inconsciente.
Essas energias se juntam dentro de nós e formam um corpo energético maior que algumas pessoas chamam de sombra. Quanto mais emoções negativas, mais pesada e intensa a sombra se torna. Isso leva a mais pessimismo, depressão, ansiedade e menos paz interior, menos sabedoria pra lidar com a vida. E as consequências se refletem em todas as áreas da nossa vida.
Além desse corpo de energia psíquica que nós carregamos individualmente, essa energia se conecta com a sombra das pessoas ao nosso redor, e forma uma entidade maior. Isso acontece dentro da família, e se forma uma sombra familiar. Essa sombra familiar também quer se alimentar e crescer. Então, ela vai utilizar os membros da família para criar conflitos.
Observe o que acontece quando um membro de uma família que tem sérios problemas emocionais tenta melhorar, buscar autoconhecimento e sair do padrão familiar. Normalmente, a família fará de tudo para sabotar o crescimento daquela pessoa. A sombra coletiva não quer perder força e ela vai agir para não perder um membro. Isso vai dar oportunidade para gerar mais conflitos e aumentar ainda mais a sombra do grupo.
Além da sombra familiar, existe uma sombra ainda mais ampla que se forma a partir da conexão da negatividade das pessoas de uma sociedade. Existe, então, a sombra da vizinhança do bairro, da cidade, do estado, do país e da humanidade inteira. São corpos de energia que se juntam e formam uma entidade maior. É como o nosso corpo. Ele é formado por várias células, que formam tecidos, que formam órgãos e as partes do nosso corpo. Somo um organismo maior, formado por vários outros menores.
A sombra tem uma força, um poder de atuação dentro de nós, conforme eu já falei. Esse poder que a sombra tem é amplificado de uma forma muito maior quando há a formação de uma sombra coletiva. O poder das sombras individuais não é somado, ele é na verdade multiplicado, levando um grupo ou até mesmo uma sociedade inteira a agir de uma maneira insana. Isso já aconteceu no passado na história do mundo, nos extermínios em massa, e ainda acontece hoje nas guerras e conflitos que existem no planeta.
Um exemplo mais comum de ampliação da força da sombra é o que acontece quando há brigas em estádios de futebol. Muitas daquelas pessoas que se envolvem no conflito e cometem crimes violentos são normalmente pacíficas no dia a dia. Não seriam capazes de agredir um ser humano e chutar alguém que estivesse caído no chão na sua vida cotidiana. Mas, quando estão em grupo, a força da sombra individual é multiplicada e essas pessoas se deixam possuir por uma violência que jamais seriam capazes de praticar se estivessem sozinhas.
A mesma coisa ocorre em protestos e manifestações. As pessoas que já têm uma sombra individual mais intensa ficam muito mais suscetíveis a cometer atos de violência e vandalismo que elas talvez jamais praticariam individualmente.
E nessas horas não adianta apelar para o racional. Quando a sombra se apossa, o melhor a fazer é sair de perto para se proteger. Isso serve tanto para quando você está diante de uma multidão enlouquecida como também quando está diante de uma pessoa tomada pela emoção. Não espere que essas pessoas acordem e tenham compreensão naquele momento. Elas estão tomadas por uma intensa energia que está em plena atividade.
Também não adianta se revoltar contra. Aliás, a energia da revolta já é contaminação da sua energia. A sombra de outras pessoas está ativando em você sentimentos de raiva que podem levá-lo a pensar e agir de forma violenta, justamente tudo que você era contra. Você queria a paz e, de repente, você perdeu essa paz e acaba contribuindo ainda mais para o conflito, e isso só alimenta mais a sombra.
A sombra coletiva se apossa de tal forma de uma sociedade inteira que se arranjam inúmeras razões para apoiar uma guerra ou ação violenta contra outros povos. O inconsciente coletivo é todo afetado, as pessoas passam a apoiar coisas absurdas. Só depois que o tempo passa é que a história mostra o quão absurdos foram os pensamentos e ações de uma determinada sociedade. Esse reconhecimento posterior acontece por que as pessoas que estão analisando agora não estão mais sob a influência negativa da energia da sombra que existia antes naquela sociedade.
A melhor forma de ajudarmos a curar a sombra coletiva é curando a nossa sombra individual. Quanto mais você cura suas emoções e pensamentos, menos será um agente contribuidor da negatividade da humanidade. Você passa a ser um ponto de lucidez dentro da loucura coletiva. E quanto mais pontos de lucidez tivermos, ou seja, quanto mais pessoas lúcidas, mais a sombra coletiva se enfraquecerá.
Como forma de contribuir, gravei um vídeo onde ensino uma técnica muito poderosa que leva a limpeza de emoções e pensamentos negativos em poucos minutos. É um método simples e muito eficaz, amplamente utilizado e recomendado por nomes como Louise Hay (Você pode curar sua vida), Bruce Lipton (A Biologia da Crença), Joe Vitale (Limite Zero – ho oponopono). Traz alívio e muita paz interior: Como Eliminar Pensamentos e Emoções Negativas em Minutos com a EFT
Da mesma forma que acontece o fenômeno da contaminação da negatividade, quando houver um número suficiente de pessoas lúcidas, essa lucidez vai se espalhar com rapidez e intensidade pelo planeta. Mas o número de pessoas conectadas com a negatividade ainda é grande, por isso ainda temos muito trabalho pela frente.
Peço que você deixe seus comentário abaixo, quero saber a sua opinião sobre esse texto. Eu leio tudo que é postado!
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
André o vídeo acima mencionada para a limpeza saiu do ar ?
Quero muito participar do seu curso de EFT. Vi e ouvi muitos videos com testemunhos maravilhosos a esse respeito quero muito conhecer, como faço?
Muito obrigada.
Olá, André! Tenho assistido seus videos e tenho gostado muito. Você explica muito bem a EFT, a melhor explicação que eu vi até agora. Muito obrigada por compartilhar todo esse
conhecimento que está ajudando muita gente. Que Deus ilumine sempre o seu caminho.
Abraços
Boa tarde André, como vai ? Esse texto é muito interessante, esclarecedor e muito importante também, pois nos leva a meditar, a pensar e a ter consciência de que não adianta ficarmos irritados, com raiva, mágoas, fúria e tantos sentimentos negativos que só nos fazem mal e também prejudicam quem está ao nosso lado. E como você disse, essa sombra individual e coletiva vão ficando cada vez mais fortes com nossas emoções negativas. E, se soubermos tratar e talvez eliminá-las de uma vez por todas, teremos uma grande paz interior e essa paz se refletirá para as outras pessoas, cidades, países, ou seja, para o nosso planeta.
Que bom que você existe e a cada dia nos transmite tantos ensinamentos maravilhosos !
Leio tudo o que você escreve, assisto as seus vídeos e estou aplicando tudo em minha vida e só posso agradece-lo pela gentileza, humildade e paciência que você tem para todos nós leitores e amigos aqui da internet.
Desejo a você mais sucesso, paz e muita luz em sua vida e de seus familiares ! Abraços
Olá André,
Parabéns pela coerência e seriedade das suas palavras. Texto muito interessante. Vamos divulgar e assim tentar mudar as sombras (ou vibrações) que vem assolando nosso país.
Muito Obrigada! Muita luz no seu caminho!
Olá, André
Nossa você tem toda razão referente a sombra,
Adorei este video.
Obrigada !!
Olá André.
Gostei muito do assunto, porque tenho praticado esta forma de atenção para com meus
sentimentos que justamente compõem minhas energias à qualquer momento. Ficar comigo, é bom demaaais. Tipo, estou com pessoas à minha volta,e, caso o clima se estresse, eu volto toda atenção para meu estado de espírito.e noto que estou bem, Esta percepção da minha energia em equilíbrio, imediatamente me sustenta à ponto de impedir a contaminação. Fico muito atenta à sensação boa, e mais, não emito nenhum juízo de valor às pessoas que compõem o distúrbio. de repente algo ocorre que acalma os ânimos, tudo se reequilibra num estado de muito equilíbrio e felicidade. É vida pura. Muito Grata
Olá André, que bom ver e ouvir o que você acabou de expressar! Durante muito tempo venho observando o comportamento e atitudes de alunos, desde o fundamental ao universitário. É exatamente isso que você diz. Basta que dois ou três alunos gerem um conflito, e imediatamente uma turma inteira fica turbulenta. A sensação é de que já há uma expectativa de oportunidade, e todos de alguma forma começam a se manifestar. O que dá para se ter certeza é da necessidade urgente de levar a EFT para dentro das salas de aula, mas tem que começar pela administração, orientação e professores, pois a doença profunda das sombras e do negativismo estão explodindo nestes profissionais! Os alunos geralmente são as vítimas destes profissionais em desarmonia, de mal com eles mesmos!
Assistindo seus videos do Mente Próspera, fiquei pasma com as infinitas possibilidades para aplicação. Curiosamente ajudei um adolescente de 16 anos, sexta feira 04/04/14, que se queixava do pai alcoolatra, dizendo que sua vida não tinha sentido, que seria melhor morrer…já que sofria tanto, além das vergonhas que passava, diante dos vizinhos. Como amiga, falei da EFT, dos seus vídeos, sugeri fazermos uma libertação do ódio que sentia pelo pai. Ele aceitou. Já na primeira rodada, chorava convulsivamente. Quando eu pedia para avaliar, foi descendo: 10, 9,8…tamanha revolta e ódio. Enfim fizemos várias rodadas…e aqui eu quero dar o meu depoimento: “Eu não acreditava no que estava fazendo, fiz para tentar amenizar a situação, pois sempre fui muito cética,…caí do cavalo!!!! Vi a coisa acontecer “na cara”!!! O menino se acalmou, relaxou e ainda me falou: “Tereza, que mágica é essa? Parece incrível, eu não sinto mais nada, até a dor no peito sumiu! Nem tô com tanta raiva do pai, ele parece que tá longe de mim! Quero aprender isso aí, me ensina!”.
Olha André, acho que tenho muito a aprender e fazer neste mundo de Deus! Quanto a você, só tenho a agradecer e pedir que continue assim, iluminando as pessoas. Muito obrigada por mim, e pelo meu amigo! Muita Luz para você. Tereza.
Que maravilha Tereza, grato pelo relato!
Sensacional, André. Análise muito lucida da sociedade!
Gostei bastante, tudo ter haver com a criação que voce teve com os seus pais, e muito importante fazer estes exercicios.
muito bom seu texto, você colocou as coisas de maneira a ficar claro em seu entendimento, essa sombra negativa tem muitos outros nomes e explicações correlatas, mas que, tem um fundamento único, um principio unico, o melhor de tudo é conseguir levar está instrução de forma inteligivel, ficando clara é aceita e, seu texto revela-se desta forma.
Meus parabéns.
Oi André, vc conseguiu realmente fechar todo o contexto do que vivo no dia a dia , inúmeras vezes tentei não reagir durante acessos de ira e de agressões de um colega de trabalho sempre pessimista , que não é agradecido a nada , revoltado e totalmente imaturo com a vida.
Tudo em vão, quando distante consigo avaliar toda a situação , ficar em equilibrio, reconhecer que ele precisa de ajuda, mas tudo isso vira fumaça quando fico alguns minutos dentro da energia dele. Não consigo mais ,estou ficando doente com essa convivência e não existe ainda outra possibilidade de trabalho.
Fiquei em êxtase ao ver seu texto , mas quando tentei acessar o video de como eliminar os pensamentos e emoções negativas não consegui. Seria possível acessá-lo? Um grande abraço
Jaqueline
Parabéns André, excelente texto sobre o assunto, onde esclarece muitas dúvidas.
Gratidão.
Parabéns André, excelente texto sobre o assunto, onde esclarece muitas dúvidas.
Gratidão.
Parabéns André, excelente texto sobre o assunto, onde esclarece muitas dúvidas.
Gratidão.
Parabéns André, excelente texto sobre o assunto, onde esclarece muitas dúvidas.
Gratidão.
Parabéns André, excelente texto sobre o assunto, onde esclarece muitas dúvidas.
Gratidão.
Seus vídeos são fantásticos! Venho aplicando a técnica e me sinto muito mais serena e confiante! Sei que em breve poderei fazer o curso pois estarei totalmente livre para receber o que tem de melhor para mim e minha família.
Sou grata a você por nos proporcionar esse conhecimento!
Forte abraço!
Que pessoa iluminada você é. Eu já acreditava nesse processo da sombra coletiva, mas não chamava por esse nome e nunca tinha visto alguém escrever sobre isso. Eu sempre acreditei que os sentimentos negativos e doenças da alma influenciam todos ao redor, ao mesmo tempo que a cura de um beneficia a muitos. Adorei o texto, vou ver os vídeos!
Admiro seu trabalho e sua dedicação. Tem me ajudado muito. Parabéns
Joana
Caro André,
Assisti ao vídeo e li o texto sobre a sombra coletiva e já vi isto ocorrer em ambiente de trabalho.Vou assistir aos vídeos que você disponibiliza e tentar aplicar as técnicas de EFT para melhorar /neutralizar estas sombras .
Grande verdade, André. Conheço essas sombras com o nome de formas pensamentos. gostei muito do seu texto.Parabens. Teresa.
André, muito bom. Tenho isto tudo. Já faço terapia há anos e o progresso tem sido muito lento. Como posso receber seus videos?Obrigada, abraço da, Gabriela
olá gostei muito do sua fala, isso da uma clareada na mente do individuo que ouve, pois você fala de uma energia que move o ser humano inconscientemente da vontade própria.
E a forma que você coloca sem a influencia religiosa nos faz pensar em atitudes de nos mesmos, sem atribuir a um ser divino. O que leva a evolução do ser humano.
Adorei esse texto! Tem tudo a ver! Eu percebo como eu mudo na presença de algumas pessoas ou com alguma situação específica… em alguns momentos eu me encontro numa situação que parece sem saída… completamente sem saída… e eu acho q tem a ver com essa sombra…
Obrigada pelo texto!
André,
Bom dia. Acho excelente seus conteúdos. É uma terapia que nos ajuda no caminho do auto-conhecimento. Muitas vezes não temos ideia dos porquês na nossa vida, e porque não conseguimos andar pra frente. Nesta série de videos que você publica, conseguimos identificar muitas coisas que nos arrasta no caminho da negatividade. Estou passando por momentos difíceis, e no momento não conseguiria investir nos seus cursos. Mas futuramente com certeza. No momento só consigo assistir aos gratuitos. E estou tomando a liberdade de divulgar para pessoas que precisam deste conhecimento também.
Forte abraço. Parabéns.
Cristiane
André,
Mais uma vez sua colaboração para o içamento da humanidade da sombra em que estamos mergulhados, é relevante.
Você consegue conscientizar- nos de forma simples, concisa e convincente.
Tenho muitos ourtos e- mails seus p/ abrir e ainda não o fiz por escassez de tempo, contudo não os deleto por que sei o quanto são importantes.
Você sabe… o bem retorna!
Abs. Eliana
Obrigado.
Gostei muito, é uma verdade assustadora como somos influenciados, precisamos estar atentos.
Muito obrigada.
Realmente muito interessante o comportamento no “automático”das pessoas
que acabam gerando um “inconsciente coletivo”e dai tantos dissabores!
Olá Andre, eu sempre ouvi falar em carmas coletivos, cidades Carmicas, e tbem mortes coletivas..etc ……Mais isto que voce nos coloca, de forma fácil de se entender, eu sinceramente nunca tinha ouvido falar..Achei muito interessante, pois no meu caso, eu consegui identificar coisas, que nunca tinha pensado…tipo..sombra familiar…eu me encaixei direitinho nesta, pois qdo eu estava me afastando de pensamentos negativos, traumas, pessoas negativas da familia, ninguem conseguiu me entender e sofri muito, na época.
Agora com o que eu li, me ficou muito claro…estou tentando recomeçar, pois depois que voce para, dá a impressão que tudo voltou ao zero.
Obrigada por voce existir e nos ajudar a entender muitas coisas
Abraços
Lourdes
Excelente vídeo e texto André, aprendendo e refletindo…muito obrigada
Um grande abraço
Artigo profundamente interessante e elucidativo para quem se interessa por questões desta natureza. Adelaide
Gostei bastante do texto — e do vídeo! Reconheço, sim, que preciso trabalhar melhormente a minha negatividade, ajudando assim a dissolver (ou diminuir) a minha sombra!
Em tempo: esta msg de email tinha passado despercebida, então só hoje entrei aqui e vi (o texto e o vídeo)…
Grato!
Oi André, gostei muito do vídeo, esclareceu bem minhas dividas quanto ao assunto, pois a alguns anos trabalhei em uma empresa onde era visível a presença dessa sobra. Sofri muito no período em que permaneci nesse lugar, mas depois que sai foi nítida a melhora que apresentei.
Obrigada André!
André, é sempre muito bom ler seus textos, ver seus vídeos. Nestes, mais uma vez você mostra que as doses, por mais que sejam “homeopáticas”, de bons pensamentos e atitudes fazem a diferença na vida da gente e consequentemente no nosso mundo. Isso nos impulsiona a nunca desistir. Obrigada! Tudo de bom para você, André!
Gostei muito do tema e do texto. Para mim é sempre difícil me manter atenta comigo mesma a fim de respirar em cada situação e não me deixar levar pelo furacão que as vezes se forma dentro de mim. Tenho buscado me acalmar antes de falar ou tomar qualquer atitude mas, é um treino diário e trabalhoso. O texto é esclarecedor e me mostra que é possível ser melhor comigo mesma e com os outros. Obrigada.
Muito bom o tema André, parabéns! A TV Globo devia conhecer um pouco do seu trabalho e da EFT para usar nas novelas – quem sabe o poder de abrangência que eles têm ajudaria todos a serem mais felizes e menos violentos e negativos. Adoro a forma como vc faz o conteúdo do site, com os vídeos falando do conteúdo e depois o texto. bjs
André, vi o seu vídeo e li o texto que o acompanha. Achei a temática abordada muito importante, tanto individual como coletivamente, pois acredito que a sombra da negatividade é mesmo contagiosa e que a sua soma retira a nossa força e nos encarcera, o que é extremamente penoso e de difícil libertação. Passei por uma situação (branda) deste tipo, há pouco tempo e, ao ouvi-lo, pude reconhecer os passos a que se referiu. Obrigada por me ajudar a compreender este processo!
André eu comecei a usar a técnica da EFT para o meu stress e nervosismo e o que me aconteceu foi o seguinte, instantes depois da aplicação é uma delicia, mas depois não sei o que acontece, dá impressão que tudo piora, que a situação piora, que mais motivos eu tenho pra ficar nervoso e estressado, é como se algo não quisesse que eu ficasse tranquilo, e quanto mais aplicava pior me sentia depois, vc pode me explicar por que isso ocorreu comigo.
Adorei o texto e o vídeo. As vezes fico super mal e nem sei porque. Do nada tenho um mal estar que me paralisa e eu nunca entendo porque. Acho que é sombra negra coletiva.
Obrigada pela informação
Malu
Olá André, parabéns pelo seu trabalho, eu sou licenciada em psicologia e estou muito interessada em aprender a trabalhar com esta ferramenta EFT. Teus vídeos são esclarecedores muito obrigada por partilhar os teus conhecimentos e trabalhar em função do bem. 😉 Namastê!
Gostei muito! Gostaria do video que mostra a tecnica para limpar esta energia
Obrigada
Sidoni
Gostei muito, é muito bom saber como operam estas energias para podermos nos preparar melhor, para podermos viver melhor….. Obrigado pela oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos.
Oi André, achei excelente esse vídeo e texto. Concordo plenamente com ele. Acredito que minha sombra individual é muito grande e juntando com a familiar e outras é que deixou-me com todos esses problemas emocionais que me parecem sem solução.
Abraços e obrigada por tanta coisa maravilhosa que você me proporciona.
Estou com problema no meu teclado ,o arroba esta com problema .Gostei e procurarei ser atenciosa quanto a meu comportamento diante do outro.Obrigada.
Sempre que via esses conflitos na Tv, me perguntava como isso era possível. Agora ficou claro pra mim. Muito esclarecedor o artigo, com isso poderei da próxima vez deixar de ser influenciada pela revolta dos outros perante tantas injustiças. Deixarei de alimentar a sombra, mas sempre focando na luz! Obrigada!
Gostei do teu texto ,a partir de hoje vou tomar cuidado com a sombra.
muito abrigado
abraços
João Batista
Grata, pelo alerta, e vamos cuidar da nossa propria sombra, se cada um fizer isso, será mais facil, limpar e limpar o resto. Obrigada
André,
Obrigada por relembrar esta verdade tão presente no nosso dia-a-dia.
Vivo em Portugal há muitos anos e aqui a referida sombra é muito perceptível quando se fala em doenças. Aqui as pessoas não estão doentes elas “são doentes”. Levei muito tempo a compreender a diferença que é fácil, a primeira é passageira, alguém “está doente e vai ficar bem de novo”. A segunda é um estado permanente desde o diagnóstico feito pelo médico até ao final da vida aquele indivíduo “é doente”. Acho que a sombra coletiva tem um enorme peso nesta mentalidade e também descobri que as pessoas tem uma grande resistência a quem diga que a doença vai passar e a pessoa vai se sentir novamente sadia. Isso é uma resistência profunda e quase moralmente correta para eles.Esta situação que coletivisa a sociedade em torno de um facto negativo da nossa vida (a possibilidade da doença) se expande a todos os sectores da vida do país, inclusive o econômico onde a ideia de que a situação actual não tem como se modificar, a não ser para pior! Trágico viver assim. Obrigada mais uma vez pelo seu contributo para a melhoria da nossa vida e da nossa sociedade.
Atentamente,
Paula De Sousa
Gostei muito do vídeo. Muito grata.
Foi muito interessante como todos seus videos! já vi e li um livro com este título.
Achei muito bom, pontual; eu falo que a turba, a massa, é burra, porque ninguem pensa quando está em algum evento com muitas pessoas.
Tenho acompanhado teus videos, gosto de tua forma de explanar o assunto. Sempre chega em boa hora.
Gratidão, muita paz, Helenna
muito esclarecedor esse video, nos faz ficar atentos ao momento presente que vivemos e assim prestamos mais atenção em nossos pensamentos, pensamentos esses que acabam gerando as emoções, tanto boas como ruins.
Achei muito interessante as informações. Obrigada André Lima.
Ainda ontem estava falando com um amigo sobre isso… as manchetes trazem apenas coisas ruins e desgraças porque é isso que deixa o “povo” feliz… é isso que faz vender revistas e jornais… quando mudarmos esse “pedido”, quando todos pararmos de alimentar esse desejo, as manchetes mudarão e em consequência a aura do planeta começará a se limpar… a sombra coletiva é a responsável por esses “pedidos”… geralmente as pessoas que compram os jornais e revistas com as catástrofes são boas, e nem sabem direito porque se comprazem em ver fotos de massacres e coisas assim… se todo mundo se preocupasse em limpar sua sombra individual tudo estaria mais claro… para todos… obrigada pelo texto e pela oportunidade de ter contato com esses pensamentos que vêm de encontro ao que eu penso também… Muita luz
Helena Bochiski
Li no momento certo. Obrigada André. 🙂
Texto maravilhoso, direto e de fácil assimilação, leio todos os seus textos e a cada dia,
me sinto convencido do grande conteúdo que existe em seus textos.
Só tenho a agradecer, e pedir a Deus que o ilumine.
Muito Obrigado.
Luiz Carlos Pinto.
Gostei, é isso mesmo o inconsciente coletivo toma conta de nós se não estamosn no comando de nossa vida. Obrigada pelo vídeo achei interessante até o cenário que escolheu vida em movimento….
Andre.
Gostei muito do texto e da palestra sobre o texto.
O ser humano tem que se cuidar da sombra se não ela pega.
Gostei do video grata pela partilha, eu acredito
Que seja assim o q acontece só não sabia q se chamava sombra.
Vou policiar comportamento pensamento e fala.
Nossa passei quase 2 anos convivendo com pessoas que tem a negatividade muito alta e me tornei um deles e só agora entendi o porque, eu melhoro, mas quando entro em contato com eles fico muito cansada, esgotada e sem paciência fazendo coisas que nunca foram de mim, a raiva, tomou conta de mim e tô aprendendo bastante a me livrar de muitas dessas influências. Eu saí com muito esforço mesmo desse convívio, a minha luz foi maior que a negatividade que queria me segurar lá..
André, obrigado!
Neste mundo de dualidades, caminhamos entre o bem e o mal.
Estas duas forças nos atraem e ir ao encontro de uma delas, significa vencer a resistência da outra.
O efeito multiplicador parece existir em ambas quando nos juntamos.
Mas, dentro de um contexto espiritualista, a negatividade tremenda e constante, que é gerada
nestre planeta, nos faz achar que o mal caminha a passos largos enquanto o bem engatinha.
A coisa parece ser mais complexa.
Um forte abraço!
Excelente exposição, plena de objetividade. Proporia, se possível, uma abordagem sobre a forma (ou formas) de identificação dessas “sombras”, que, pelo que percebi, “vivem” parasitando-nos de algum modo – não tendo nada a ver com quem somos em essencia.
Obrigado.
Ola Andre,
como sempre seus ensinamentos sao muito bons.
Os textos sao muito ricos e esclarecedores.
Parabens.
oi André, eu gostei da sua explicação sobre a sombra. eu li o livro a sombra e nele dizia que nao devemos tentar sufocar a sombra, de modo q quando ela surge a força é maior, a autora diz q a soluçao é observar a sombra e nao questiona-la, nao reprimi-la..isso sempre me deixou com duvidas, queria sua opinião. Outro texto da Sombra que li é que diz que a sombra pertence ao sistema anímico, por isso vem de baixo, com força de raiva…tambem queria q vc falasse sobre. obrigada.
Juliana.
Olá André, Achei super interessante o seu vídeo e bastante esclarecedor. Nunca tinha ouvido falar em sombra coletiva, e muito menos da força que ela exerce sobre nós. Muito obrigado por postar mais este vídeo esclarecedor, me ajudou e muito, começarei a prestar mais atenção a esta energia para não me deixar arrastar, mais, por ela. Mais uma vez muito obrigado.
Caro André,
Agradeço por mais um texto rico em informações para nosso auto-desenvolvimento saudável.
Como sempre, seus textos oportunos, pertinentes e esclarecedores.
Grata pelo envio, juntamente com o vídeo. Além de ler, fixamos a imagem/áudio do vídeo.
Abraços fraternos,
Márcia
André, já melhorei bastante fazendo uso da EFT em meus conflitos.
Vc é demais em suas considerações, levantando temas como esse da inflência da coletividade sobre nossas ações. Assuntos que a gente nem se quer imaginava que existiam.
Parabéns!
Andre,realmente esta revelação explica muito bem o desiquilibrio emocional que vivemos e como vc.abordou muitas vezes acbamos nos acostumando à eles,o que é uma tragedia..
Já estou fazendo EFT,por varias crenças e moções negativas guardadas no fundo ¨do bau¨.
Esta sendo muito bom.Este video tb. é excelente .Parabens! Quem sabe a partir de tds.que assistirem,começarem a praticar EFT para dissolver ¨suas sombras¨,começará surgir os luzeiros do mundo como diz a Biblia!!!!
Abçs
Vania
Oi André!
Eu ainda tenho muita dificuldade de trabalhar a minha sombra, uma parte de mim insiste em negar e projetar no outro. Embora eu busque estar consciente dos pensamentos e sentimentos negativos, tem momentos que me sinto arrastada, engolida pela negatividade. E aí já não consigo discernir o que é pensamento do que é realidade. A EFT me ajuda a perceber o que é real. Mas sinto que gastei grande parte da minha vida reagindo a pensamentos e emoções internas, acreditando que fosse realidade. Obrigada por partilhar seu conhecimento.
Um abraço,
Daysi.
Gostei muitíssimo do Assunto em pauta, André!
Sugiro que repita de vez em quando para deixar claro e vivo em nossas conciências a importância que tem vigiarmos nossos pensamentos e ações melhorando assim a convivência com nossos semelhantes e conosco mesmos, ajuda-nos a trazer Paz ao nosso interior e daqueles que nos cercam.
Fico imensamente grata pela mensagem!! Com certeza, és um Iluminado!!
Luz e Paz
Olá André Lima, tudo bem ? Muitíssimo interessante o texto acima, vou continuar utilizando a técnica para me proteger dessa sombra…
Olá Andre,
Sempre vou gostar desta técnica de EFT e suas palavras muito bem colocadas e sempre atualizadas. Concordo muito com este tema negatividade, falado de várias maneiras diferentes.
Isto trabalha bastante e reeduca nossos pensamentos para positividade eliminando nossas crenças. Tb por vários motivos acabo deixando me levar pelo coletivo e quando vejo já é tarde demais. Respiro fundo, me equilibro e saio de perto, pois não pertenço a essas situações.
É uma questão de vigiar, prestar atenção e olhar de fora. Isto acontece em um instante, naquele minuto e aí já foi. Penso: estou aqui de passagem e o bom da vida é ser feliz.
Adorei o tema! Abraços Isabel
Olá André. interessante o assunto de seu artigo. Infelizmente vem crescendo essa sombra em nossa sociedade e as pessoas “parecem” não ter reparado estarem assim. A mídia tem contribuído com esta infecção por simplesmente focar na mesma. Cuidado é pouco.
Legal, mas como curar isso, só ficar atento? Como se proteger disso?
Voce cura e se protege curando sua sombra interior. A EFT é uma ferramenta pra isso, muito eficiente. Veja o manual gratuito e a aula em video que eu publiquei no link do texto. abraco!
Interessante André.
A gente não se dá conta de analisar nossas atitudes e reações frente a determinadas situações. Que bom que estamos tomando consciência das energias que nos envolvem o tempo todo e que podemos trabalhar isso para termos uma vida melhor.
Um grande abraço e obrigado, mais uma vez pelas orientações iluminadas
Só com autoconhecimento conseguimos distinguir o que é uma decisão influenciada pela Luz e o que é uma decisão influenciada pela sombra e então fazer a escolha.
Acho que o mais importante é lembrar que todas as decisões e atitudes são responsabilidade nossa e não atribuir a outras entidades a responsabilidade por nossas atitudes, só assim temos força para nos tornarmos firmes na busca pelo auto-conhecimento, cura e libertação que pode ser encontrado por várias vias: EFT, Meditação, Oração, terapias energéticas, etc.
Ou terão aqueles se vitimizando em relação as influencias das sombras.
Eu tenho estudado muito esse e outros assuntos relacionados. Em um artigo tudo parece simples e fácil,mas é um trabalho né, um esforço. E necessário que cada um realize esse esforço paciente e persistentemente.
Muito grata por nos dar essa “perola”. Muito esclarecedor. Agora e colocar em pratica. Rosa.
Oi André.
O texto e seu comentário foram extremamente oportunos neste momento que todos nós, de uma forma ou outra, com greves,manifestações, violências, etc.., acabamos sofrendo alguma influencia dessas sombras coletivas, e, a medida que nos afetam geram sombras individuais através de nossos pensamentos, medos, ansiedades. Sou advogada e há 22 anos venho trabalhando com terapias, depois que tive oportunidade de ser iniciada na Índia nas energias Reiki. Naquela oportunidade estava vivendo uma grande sombra individual com o suicídio de uma cliente de 12 anos que não queria comparecer nas visitas paternas, e quando a Justiça compeliu que as visitas se realizassem ocorreu essa fatalidade e eu me senti culpada por não ter conseguido suspender a visita paterna. Mas o Universo me deu a oportunidade de através do Reiki iniciar um trabalho pessoal e me libertar parcialmente dessa sombra. anos depois através do conhecimento do EFT, do seus curso e palestras consegui uma libertação total dessa sombra, e , hoje me empenho muito para que clientes e pessoas amigas se libertem ou pelo menos entendam que não devem entrar nessa faixa energética, razão pela qual fiquei muito feliz e emocionada ou ler sua matéria que despertou em mim novamente a consciência desse mal e como nos libertarmos através do EFT. Sou muito grata a você pelos esclarecimentos e ensinamentos. Fique na luz. Thereza
Perfeito, vc sempre surpreendendo André. Fiquei super feliz de ver nomes conhecidos para mim, como Louise Hay (uso as meditações dela com frequência) e a técnica do ho oponopono de Joe Vitale, o qual li por curiosidade certo dia, pois estava mencionado em uma autobiografia que li. Além de admirá-lo depois de vê-lo no documentário The Secret.
Que delícia ver esses conhecimentos se cruzando em prol do auxílio ao bem estar da humanidade e para conscientizar as pessoas a iniciar a cura da sua sombra negativa interior. É um grande trabalho! Todos vocês são muito abençoados.
Parabéns!
Gostei muito. Hoje senti mais fortemente o efeito desta sombra em virtude de vários acontecimentos negativos que aconteceram comigo. Obrigado pelo seus ensinamentos.
Boa tarde !
Lí com atenção e assisti seu video sobre EFT e gostei muito. conheço um pouco do poder da sombra através de uma grande amiga e conversamos muito, sempre que possível sobre este assunto. O que percebo é que, a partir do momento que tomamos conhecimento dela, a sombra, ela se torno muito hostil e nos coloca em situações de teste. Acredito também que há uma pré disposição do ser humano ao mal até por conta de evolução moral e espiritual que deixará de existir em breve. Sinto isso muito forte e é o que me move a aprender a melhorar a mim e o que me é caro a minha volta.
Acreditando nesta força de uma egrégora negativa familiar, depois de muito acontecimentos que não cabem agora, decidi romper relações energéticas com boa parte dela. São vampiros que prefiro não compartilhar. No seu vídeo ( grata por me enviar ) aprendi muito e coloquei em pratica de imediato e foi numa pergunta de uma participante que tive um “lampejo” de onde tudo começou e com seus textos vou mais ainda e melhorar sempre.
Obrigada
Sorte e sucesso
Abraço
Gostei!!!
Gratidão! Muito bom esse artigo André Lima, como sempre você acendendo o farol nas estradas das pessoas em busca de luz interior, continue iluminando esse mundo…Abraços!
Olá, André!
Já fiz curso presencial com você e foi muito importante e útil, assim como leio e pratico todo o material que você envia. Repasso para pessoas da minha lista e muitos estão fazendo também as práticas. Agradeço muitíssimo. abraços Creusa
Obrigada André por mais este vídeo e belissimo comentário. Seus contéudos são de uma riqueza extraordinária.
Faço EFT com os adolescentes da escola em que trabalho e alguns saem muito rápido de quadros de negatividades profundas.
Que Deus continue lhe iluminando em tudo o que faz para o bem das pessoas em vista da Paz.
Grata. Rita
Vi o filme e li o texto. Amei…Obrigada André
Parabéns André por mais esse importante vídeo. Sua didática é ótima, a gente compreende prontamente tudo o que você diz. Sua contribuição é fundamental para transformarmos esse planeta, que precisa de mudanças drásticas. Não temos mais tempo. Os trabalhadores pela luz precisam reunir forças e formar mais adeptos. Que a humanidade possa enxergar a verdadeira realidade essencial. Namastê!
Ola Andre adorei este video, pois ele me esclareceu sobre muitos sentimentos que tenho em relação a certas pessoas de meu convivio, principalmente aquelas que reclamam de tudo e depois fazem com que eu sinta um peso extra dentro de mim.
Grata
Silvia
Muito interessante, acho que tem tudo a ver com fatos reais, que presenciamos no dia-a-dia.
Adoro seus vídeos e ensinamentos. Eles encontram grande reverberação em minha alma. Obrigada.
Adorei o texto como afirmei no e-mali anterior mas ao ver o vídeo esperava ouvir o ” como resolver essa dificuldade” como informa no texto inicial recebido; não veio isso!….
Ola Malu, leia o texto e veja que tem o link pra uma aula em video onde eu ensino a eliminar a negatividade. abraco!
Excelente!!!! Muito esclarecedor e instrutivo! Parabéns e muito, muito obrigada!
É o mesmo q acontece com as particulas( na física) há energia entre elas mas só as energias de mesmo grau ou valor de identidade se atraem e formam um composto bem maior.
Então o melhor a fazer é ter em mente q suas reações a certas atitudes coletivas ou não, devem ser avaliadas antes de darmos uma resposta c palavras ou ações.
Muito boa a matéria.
Adorei André, como nossa mente é poderosa, faço estudos da Doutrina Espírita e ela fala sobre isso com palavras diferentes (“psicosfera da ambiência”, nesse caso qdo estamos em um ambiente com determinados tipos de energia), acredito que você pode se conectar com determinadas energias mesmo estando longe delas, sei tb que nossa mente é uma antena poderosa, e como disse Jesus “Orai e Vigiai”.
Sua explicação sobre “sombra” só veio me acrescentar.
Obrigada.
Parabens pelo seu trabalho, necessitamos dessas palestras p/ que podermos viver um mundo melhor e justo.
grato
Boa tarde!
André
Gratidão pelos teus videos e emails, eles sempre veem em boa hora esse das sombras eu gostei muito e concordo que exista sim essas sombras coletivas na minha familia eu identifiquei com muita frequência. Eu vou tentar policiar a minha sombra para que ela fique numa energia de Luz.
Obrigada pelos ensinamentos,GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO.
Adriana
Muito boa, sua explicação sobre as sombras. Poderemos trabalhar e já estamos fazendo ,p/ a formação de uma enorme egrégora de LUZ, do bem e de AMOR p/ toda humanidade. Esse é nosso trabalho , p/ nos melhorar como seres humanos e podermos emanar nossa Luz p/ nosso planeta.Grata, Cidinha
Gostei, mas imagino que da mesma forma que existe este chamado “corpo de dor” provavelmente deve existir algo com força igual e contrária, que talvez pudesse ser chamado de “bloco da alegria”. Isto procede ? Como se conectar à alegria coletiva de forma construtiva e contagiante ?
Se a negatividade é pegajosa, então a alegria também é contagiante. Não é ?
Abs, Rodnei
Olá André, gostei muito do video e desse artigo falando sobre sombra. Já tinha lido sobre sombra, inclusive tenho um DVD que se chama efeito sombra, mas agora ficou mais claro como funciona a sombra. é forte isso, vou fazer aminha parte, curar minhas emoções e pensamentos negativos. Muito obrigada mais uma vez…..Aquele abraço. Morgana.
André bom dia . Muito bom o vídeo e o texto . Muito apropriado para o momento , aliás sempre apropriado. Abraços e parabéns pela iniciativa .
Bom dia André,
Gostei muito desse texto e do vídeo, não tinha ideia de como essas coisas ocorrem e agora tendo mais consciência sobre, é preciso tentar trabalhar com nós mesmos.
Bom Dia André, pela primeira vez assisti vc . Leio sempre, mas hoje assisti e fiquei surpresa em ver que vc é bastante jovem! Muito legal, adoro ler seus comentários que me ajudam muito.
Muito obrigada por fazer o bem. Sei que muitos são gratos á vc, que faz com que possamos tomar consciência de nossos atos, e nos alertar de que podemos viver muito mas leves quando estamos conscientes.
Desejo uma ótima semana.
Grande abraço.
Bom dia Andre…
acompanhado suas publicações, que são objetivas chegam ao ponto, e acredito que todos que buscam de alguma forma se auto conhecer e evoluir espiritualmente a EFT ajuda muito.
essa aquisição de conhecimento, é ótima pois o mundo esta passando por um processo de transformação muito rápida, os homens produzem o bem material para sobreviver, se esquecendo de si e causando sérios problemas medo, raiva e outros …
e nós temos que cuidar de nós…
sou muito grata por ter você por perto…
grata
Paz e luz
No momento a abordagem desse assunto é mais que necessaria. Agradeço pelasua disponibilidade, e desejo realmente que vcs possam usufluir das bençãos por compartilhar esse tipo de informação.
abraços fraternos
jor
luz e paz profunda!
Olá André,
Excelente esse tema, eu acabo de passar por uma situação onde a coletividade negativa era grande, e me senti muito mal depois…fiquei inconformada por senti aquilo, uma sensação horrível, onde eu acabei não sabendo como me defender daquela energia, mesmo sendo hoje mais informada e seguindo td que vc nos passa…..mas agora eu compreendo, tenho coisas ainda em mim que preciso me libertar.
Obrigada sempre.
Um grande abraço.
Comentário sobre o vido e o texto.
São cansativos pois, quase só propagam o aspecto negativo não dando indicações de teorias ou caminhos de solução. Não vislumbrei qual a metodologia, filosofia e vias de solução. Me pareceu um médico falando da fraqueza de seu organismo não dando dicas , caminhos para melhora, deixando o paciente sem qualquer esperança.
Também considero seus textos muito longos e parcialmente cansativos . Poderiam ser reduzidos em 40 % com até maior conteúdo.
Permita-me esta transparência que tem finalidades construtivas.
Nosso mundo exterior é o reflexo de nosso mundo interior.
A felicidade depende de como interpretamos os fatos da vida.
Ola Alvaro, grato pelos comentarios. A metodologia pra curar eu ensino, está na aula em video que está postada no texto, bem como no manual gratuito da EFT. É só prestar atenção que voce verá. Também dou vários webinarios com aulas praticas. Entender como a negatividade funciona é extremamente importante, pois o primeiro passo pra se libertar é tomar consciência, que a maioria não tem. Isso por si só já traz um efeito libertador pra muitos. Entao no que eu ensino tem esses dois passos, a conscientizaçao, e a forma de curar. abraços!
Perfeito. Aliás, como todos os textos e vídeos que você vem postando ultimamente. Parece estar desenvolvendo um excelente trabalho interior, que leva a uma conexão com o todo e suas necessidades, e publica assuntos que vão direto ao ponto, e á necessidade REAL que as pessoas estão tendo hoje, para reapossarem-se de si mesmas e da própria vida, pois estão muito perdidas. Obrigada! E parabéns, continue, é este o caminho! Grande abraço! Que a Luz esteja sempre com você!!
Muito interessante o tema sobre sombra coletivo, gostei muito , e mas um aprendizado para min que pretendo aprender a cada dia conviver melhor comigo e com as outras pessoas .
muito obrigada Andre
Olá André, obrigado pelo esclarecimento. É sempre muito bom ouvir que para a nossa negatividade há uma cura. Obrigado por nos mostrar um caminho que pode ser seguido com a maior naturalidade. abs
André, Você nesse video trata de um tema muito interessante sobre a negatividade coletiva, e parece que chegou em boa hora nas minhas mãos venho falando sobre isso a muito tempo que só nos ligamos a coisas negativas e deixamos de lado muita coisa. Desde que conheci o seu trabalho, o Luz da Serra e outros tenho lutado imensamente para tirar os pensamentos negativos da minha cabeça e aprender a conviver com meus familiares, amigos a ouvir o negativismo sem deixar me envolver por eles que pode inclusive gerar doenças. Vou continuar lendo seus textos e acompanhando seu trabalho, acredito que vc e muitas pessoas estão lançando sementes com essas técnicas e aos poucos com certeza os frutos vão aparecer com mais pessoas querendo multiplicar tudo isso, muita paz e muita luz pelo seu trabalho.
Obrigada Andre, por todas essas infomações que voce nos passa através de textos ou videos,
estão me ajudando muito, e esse assunto sobre as sombras coletivas é muito interessante,
pois consegui entender porque sempre desanimo e não consigo levar em frente meus objetivos.
um abraço
Gostei muito do vídeo e achei o tema interessante. Realmente precisamos estar atentos. Confesso que não havia pensado nisso, mas parando para analisar sobre fatos conhecidos verificamos que é o que tem acontecido.
Grande abraço
Zefa
Oi Andre,
Muito bom ouvir voce,sempre a nos ensinar a sermos pessoas melhores.Sou muito de agir sem pensar em momentos de raiva.Tenho que eliminar este defeito praticando mais a EFT.Obrigada por iluminar minhas acoes e pensamentos,So destruindo nossos defeitos psicologicos que teremos paz e equilibrio.Deus te abencoe.
Muito interessante o vídeo. Gostei. Assisti duas vezes.
Obrigada.
Boa Noite Andre, tenho acompanhado suas publicações há algum tempo, e acho elas muito esclarecedoras, para mim, que estou iniciando um processo de auto conhecimento em busca da evolução, tenho aprendido bastante, e esse tema apresentado foi muito propicio pois mostrou de forma simples e clara um dos causadores da nossa dificuldade em evoluir.
Já tenho baixado o seu curso de EFT, mas acredito pela minha incapacidade achei ele muito complexo e não consigo praticar, até tento, mas alguma coisa bloqueia minha mente e não consigo continuar.
Espero que continue a fazer esse seu trabalho incrível de ajudar as pessoas. Muito Obrigado
Ola Andre
Muito oportuno seus comentários sobre a sombra coletiva. Ultimamente tenho pensado muito sobre o fato ,do quanto sofremos interferências das mais diversas formas.
Seu texto veio complementar inúmeras duvidas e, de alguma forma, esclareceu muitas coisas.
abraços
Muito bem colocado, essa influência das energias presentes que percebemos com facilidade no dia a dia é possível tratar com a EFT, que conheci recentemente – muito interessante – e que me desperta cada vez mais curiosidade
Olá André, muito bom os seus textos e falar sobre essa sombra coletiva é bem o que vivemos no dia a dia e que estamos constantemente sendo alimentados através dos noticiários! Brigas de trânsito, mortes violentas…e tantas coisas mais que só vão acumulando raiva, revolta e toda espécie de sentimento negativo. Lembrei que algumas semanas atrás aconteceu uma situação muita chata no meu trabalho, e isso foi motivo de muita discussão a semana inteira dos meus colegas, e lá estava eu também reclamando de uma porção de coisas! E isso simplesmente estava minando o meu desempenho no trabalho! Parei para pensar, apliquei a EFT para o descontentamento que sentia e voltei ao estado de equilíbrio de antes.
Muito obrigada André, sou eternamente grata pelos seus conhecimentos, pela técnica da EFT que é um instrumento fantástico de cura! Um grande abraço!
Parabéns pelo brilhante trabalho de orientação, conduzido de forma realmente sincera e cumprindo verdadeiramente um propósito espiritualista positivo, através de uma linguagem dinâmica e atual.
André tenho que lhe parabenizar. Temos! Antes de acessar este seu artigo, hoje, dei uma geral nos sites e blogs que costumo acompanhar. E tive uma intuição; uma lamentável intuição. Nosso país está caminhando, a passos largos, para ter também atentados, assassinatos, por causas políticas, sociais, e, acima de tudo, intolerâncias em geral. Sinto que estamos no limite. O nível da energia negativa de choque, de luta, de confronto, de agressão, que está circulando nas redes “sociais” é assustados.
Então, sua inciativa é digna de louvor.
Enquanto, cada um de nós, não aceitarmos que a única saída é o amor 24 horas, isto é, incondicional, não haverá melhora alguma. Só a radicalização.
Gostei muito desse tema e sentir a necessidade de me aprofundar mais com o objetivo de não ser arrastada pela sombra coletiva. Valeu!
Gostei muito, gostaria de aprofundar mais nestes conhecimentos. Gratidão.
Adorei o texto, André! Falou com muita clareza sobre o movimento das energias e como é necessário lucidez para mudarmos os caminhos da humanidade. Gratidão e muito amor a todos!
Adorei o texto, pra mim foi um assunto totalmente novo. Passarei a ter essa consciência ficando atenta aos acontecimentos.
Obrigada.
Olá André…
Parabéns pelo excelente video… Agradeço e muito todos os videos que você compartilha, que Deus o ilumine sempre.
Sabe André, atualmente não estou em condições financeiras para poder fazer seus cursos, mas com certeza um dia eu os farei, por isso aproveito e muito todo esse contéudo gratuito de excelente qualidade que você disponibiliza.
Conheci seu site em Dezembro, aplico a EFT desde então, quase todos os dias, as vezes fico horas aplicando e por incrivel que pareça minha vida mudou muito e para bem melhor. Tenho muito para trabalhar ainda, mas sei que esse é o caminho.
Muito Obrigada. Muita Luz.
Marcia
Gostei bastante. Pretendo fazer um trabalho, com comunidade, e moradores de rua, conscientizando-os dos seus reais valores. Sou parapsicóloga e reikiana, além de entender de musicoterapia. Portanto usarei música também, nestes contatos. Por isso gostaria de receber o manual completo do curso básico da EFT, gratuitamente
Namastê
Haydée Monte de Oliveira
Achei o texto sem duvida, como muitos falaram, muito interessante.
Mas achei que no fim faltou objetividade. Onde estão as ferramentas para auxiliar o trabalho contra as sombras? No email enviado esse era o foco, ou seja, “como se proteger dessa sombra”. No final aparece outro link e nenhuma informação sobre como tratar o problema.
De qualquer forma obrigada pelo texto.
Um abraço
Fernanda
Ola Fernanda, grato pelo comentario. A melhor forma de voce curar a sua sombra é limpando os sentimientos negativos que voce guarda, isso vai também proteger voce. E a EFT é um excelente caminho pra isso. No texto tem o link pra aula gratuita onde ensino a EFT e tb o manual pra quem quiser aprender. abracos
Muito bom André! Gratidão por compartilhar!
É sempre bom ler seus escritos, a gente se mantém alerta. Sou sempre grata a você, ao Luiz, ao Bruno. Venho melhorando cada vez mais.
André excelente assunto para um vídeo parabéns! Realmente, esse efeito sombra é muito poderoso, eu sinto a influência dele em minha vida através de minha família, que pertence a uma religião extremamente rígida e fundamentalista, fui obrigada a viver dentro dessa religião que não acreditava e nem concordava, por muitos anos, fui muito depressiva e eles simplesmente não me deixam em paz até hoje. E também sinto que devido a crenças negativas, sobre as pessoas não serem confiáveis e sobre o dinheiro ser dominador de mentes, minha vida simplesmente não anda!! Mas hoje em dia, eu consigo enxergar isso, o que já é um progresso! E ainda bem, que tenho conseguido instruções sobre como melhorar minha vida, através de seus vídeos e de outros palestrantes, sou muito grata! Beijos!
Olá André,
Primeiramente quero cumprimenta-lo pelo maravilhoso trabalho que você realiza, e agradecê-lo por tantas informações e vídeos esclarecedores.
Muito oportuno este texto que trata de um assunto tão delicado quanto esse, falando sobre o lado ‘SOMBRA”, que muitas ou na maioria das vezes não queremos encarar e muito menos ainda assumir nossa parte, achando sempre que a responsabilidade é do outro, quando não dos outros.
Gosto muito da EFT e acompanho seus comentários e vídeos sobre o assunto.
Obrigado por nos apresentar o Bruno J. Gimenez. Gratidão eterna.
Um abraço, muito obrigado.
Gostei muito , vc está de parabens . Eu já estudei este assunto.É um processo muito doloroso reconhecer sua sombra e saber que o que vc faz aqui é reverberada para o universo.Parabens novamente . ~Eu conheci esta tecnica atravez de vc e faz muito pouco tempo. Tenho praicado .
Foi muito gratificante lhe conhecer e tudo de bom.
Grata,
zuleica
Já fiz meu comentario.
Agora quero fazer uma pergunta:
Perdi seu Webnario sobre Perdão. Tem como eu receber um link para assistir?
Eu estou presa no perdão . Já estou no caminho da eliminação mas é doloroso.
grata,
zuleica
Ola Zuleica, grato pelo comentario. O webinario do perdão não está mais disponível, infelizmente. Abraço!
eu gostei mto do videio e do texto,realmente devemos curar essa sombra, horrível q existe em kda um de nos, vc me parece uma pessoa mto sabia, esse assunto tem tudo haver com os acontecimentos do nosso planeta, parabéns.
Olá André, muito esclarecedor o texto.
Muito obrigada.
Oi André,
Voce traz hoje um assunto muito oportuno para o nosso momento social e para o contexto em em que vivemos. Neste 2014, veem aí a Copa do Mundo, as eleições para presidencia e mais, então vejo que a maioria das pessoas falam constantemente que o ano será difícil, que o ano será pesado e outras negatividades nesta linha. Acho terrível, o número de pessoas alarmistas é enorme e parece que não teem o menor senso crítico nem a menor noção da lei da atração e da força energética que estas falas negativas podem trazer para elas e para o grupo como um todo.
Já estive em circunstâncias em que fui tentar explicar algo para a pessoa e ela reagir brutalmente diante de minha argumentações. Acho que é preciso mesmo, ter falas e textos, divulgações neste sentido para ver se a gente consegue minimizar este “peso da sombra” coletiva. De minha parte, busco a consciencia e cuidar dos meus pensamentos, falas e ações. A EFT me ajuda enormemente neste sentido. Obrigada. Um abração.
Olá André,
Parabéns pela maneira como explana os temas.
Assim, as pessoas podem entender melhor o conceito de “consciência colectiva” e de como o uno influencia o todo, o todo influencia o uno e como no fundo todos somos um.
Cada um fazendo as alterações necessárias em si mesmo, que é a única coisa que pode realmente fazer, influencia o todo.
Força na sua tarefa!
Abraço português para si e todos os leitores,
Maria
Olá André, brilhante como vc se expressa de forma simples e clara. Seus textos e vídeos são sempre “um lembrete” para que todos nós q o acompanhamos estejamos atentos para limpar a nós mesmos, nos pequenos detalhes, no dia a dia. A evolução do homem construirá a evolução do meio e cada um deve mesmo fazer o seu papel agindo em si.
Abração e muito obrigada.
Adorei o texto, André!…. e mais uma vez agradeço!
Concordo plenamente com essa idéia de “gentileza gera gentileza” ,,,violência gera violência.
Se podemos ajudar espalhando coisas maravilhosas, por que disseminar a destruição?
André, Obrigada!
Boa tarde André, achei bastante esclarecedor este video é explica muitas coisas que vem acontecendo recentemente em nosso país e no mundo, sinto que que cada um pode fazer a sua parte para melhorar, o seu ambiente. Muito obrigada, e Muita Luz para que vc continue a fazer seu belo trabalho.
ObrigadaAndré pela sua grande contribuição ajudando as pessoas a diminuírem suas sombras,
o que consequentemente , repercute na diminuição da sombra coletiva
Mara
Professor André,é sempre muito bom te ver e te ouvir ,com muita clareza nos explica e nos faz compreender tudo sobre, auto conhecimento mais uma vez,obrigado
Excelente artigo sobre a sombra – ficar ruminando sobre raiva, culpa, etc é um veneno – fazer a escolha de perdoar mesmo que não concorde, é mujito bom pois o mais importante é ter paz interiorm- obrigado
André,
Muito interessante suas obs. sobre a violencia coletiva que estamos presenciando neste momento, em nosso País.
Achei tambem bom saber que existe sobre em bairro, rua, cidade etc, alem de nossa própria sobra.
Grata pelos exclarecimentos,
Lourdes
Achei ótimo! O conteúdo foi passado com muita clareza.
Grata.
Excelente André .
Tenho certeza de que não nos conhecemos ao acaso,,
Esse texto deixou isso bem claro para mim já estávamos conectados há tempos , pois eu já pensava sobre isso e inclusive falava com meus alunos a respeito disso de uma forma diferente ,mas contextualmente igual.
Um abraç”OM” e que vc continue nos ajudando na ampliação consciente
Bom dia André,
Sempre muito oportunas as tuas palavras, carregadas de sabedoria e inspiração a todos nós.
De fato a sombra individual ou coletiva (sendo que uma complementa a outra), deve ser observada com muita atenção e devidamente trabalhada em cada um de nós. Bem importante a colocação que voce faz sobre os conflitos familiares e coletivos em ambito mais abrangente, a exemplo em estadios de futebol, passeatas, manifestações, etc; excelente material. Grande abraço…
Percebo que isso é verdade, essas energias ruins existe em todos os ambientes com maior e/ou menor grau. Temos que aprender a nos desvencilharmos disso e não sermos geradores também desse tipo de energia, pois a atitude de cooperação somente trás mais negatividade no presente e no futuro.
Obrigada pelo vídeo.
Olá André,parabéns pela matéria.Eu não tinha me atentado para essas sombras,é verdade o que vc., diz,pois as pessoas que possuem essas sombras negativas afetam toda as pessoas que estão em volta dela de uma forma tal,que as pessoas que são negativas fica parecendo ,com se elas tivesse sido dopadas,fica sem ação. É incrível como essa negatividade atinge as pessas ou um grupo de pessoas.
Muito bom,me ajudou bastante.
obrigada,te admiro muito.
Akiko
Achei o vídeo muito bom, coeso, que explica muito bem como a sombra pode influenciar nosso dia-a-dia. Mais uma vez, André, você foi nota 10. Abs, Rosana
Agradeço mais uma vez pelo seu esclarecimento. Percebo que há uma sombra tão poderosa que impede algumas pessoas de reconhecer que há algo errado em sua vida, elas acabam aceitando que a vida é assim mesmo sem sequer se dar conta que existem possibilidades para qualquer pessoa se tornar alegre e feliz. Há quem crê com todas as forças que a felicidade seja a satisfação dos desejos momentâneos,tendo assim uma crença errada sobre o que seja a felicidade.
Gosto muito desse vídeo porque senti uma tranquilidade profunda no som das suas palavras mesmo tendo como fundo o som da vida urbana. Se tornou mais próximo de mim e mais real. Assim pude entender que uma pessoa equilibrada e sem sombra ou com uma sombrinha menor não potencializa os efeitos atordoantes de um ambiente sombrio.
Que bom se todos nós pudessemos expandir essa luz.
É muito pertinente tudo o que vc falou. Tenho acompanhado o seu raciocínio e assim estou desenvolvendo melhor o meu. Penso que o ser humano veio a esse mundo para grandes coisas, entretanto quando ele não desenvolve o potencial para o qual foi preparado o resultado é a violência e a destruição da sua própria vida. Quando não estou cultivando meu lado humano de benevolência, integridade, espiritualidade sinto-me vazia e em estado de degeneração humana.
Obrigada pelo seu empenho em tornar as pessoas melhores a cada dia. O ser humano conhece pouco de si. A nossa educação familiar e formal nos têm distanciado desse caminho de luz. Entretanto, em meio à escuridão surge uma luz, porém nem todos enxergam, pois tamanha é a sua cegueira. Muita luz pra vc e pra nós todos.
Abraços!
VOCE E UM CARA SUPER INTELIGENTE, VENHO ACOMPANHANDO SUAS PUBLICAÇÕES JÁ A ALGUM TEMPO E ME SURPREENDENDO SEMPRE ACHEI ÓTIMA ESSA DA SOMBRA COLETIVA, QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO SUA MENTE NESTA DIFICIL JORNADA DE AJUDA A TODAS AS PESSOAS.
GRANDE ABRAÇO
Concordo plenamente com o exposto acima. Um grande exemplo o utilizado é o caso das torcidas de futebol que entram em conflito. As gangues, tribos e outras espécies de coletividade como darks, punks, skin hads (não tenho certeza se é assim que escreve) carregam a energia da coletividade de uma forma muito intensa. Já morei próximo ao Estádio Serra Dourada em Goiânia e vi muita violência entre as torcidas e até mesmo de grupo de policiais que para separar também usam a força para combater. Compreendo que não é com flor em mãos que a polícia iria separar essa massa de gente…e assim as energias negativas
vão se esparramando.
Concordo com você em tudo. Possuímos uma energia que muitos desconhecem ou percebem. É muito importante canalizar a nossa energia para o bem, pois quando a “sombra” que carregamos une-se a energia de outros seres, somatiza e resulta em destruição.
Um beijo pra você e saudades.
Oi Anna! Que bom ver voce por aqui. bis!
Com sempre, você é muito coerente. Entendi tudo e sei como isso pode nos afetar, vou prestar mais atenção aos fatos e me cuidar. Agradeço a oportunidade em poder ver o que compartilha.
Olá Andre, é fato todo que vc explicou tão bem.
Precisamos sim despertar cada vez mais para o poder que temos para nos transformarmos, alterar nossa energia e influenciar pessoas e acreditar em um mundo melhor. Tenho usado a EFT e quero deixar registrado q é uma ferramenta muito poderosa. preciso aprender mais. Muito obrigada
Olá André
Gostei muito do texto. Me fez entender certas coisas que acontecem. Parabéns e gratidão por nos passar tantas coisas boas.
Grande abraço
Bastante elucidativo. Importante para ficarmos alerta quando acontece tanto conosco como com outras pessoas. Realmente tenho melhorado bastante com o exercício do EFT e sou grata a você e mais uma vez obrigada por esse esclarecimento também.
Valeu!
Show de bola!!
Vc é sensacional! Obrigada por tudo!!
Gostei muito de saber tudo isso,mais uma para eu aprender ficarei vigilante desde jà ,muito obrigado!
Texto excelente, oportuno e muito bem vindo. Mais uma vez lhe agradeço por dividir conosco seus conhecimentos. Tenho aprendido e colocado em pratica seus ensinamentos com bons resultados apesar da minha falta de perseverança. Muita Luz sempre.
Sr. Andre,
Excelente o texto, nunca tinha lido um texto tão completo sobre este tema.Parabéns, adorei.Sábias palavras sr Andre.
Elaine
Gostei, bom trabalho.
Gostei muito da matéria, e gostaria de parabenizá-lo pois o EFT tem me ajudado bastante nos meus problemas sérios e simples, tive experiencias maravilhosas com a técnica de EFT. Parabéns…
Gostei muito pois nos esclarece e traz mais conhecimento do que existe ao nosso redor, assim sendo o esclarecimento é muito proveitoso, pois nos ensina como ficar atentos a várias situações.Muita luz, fica com Deus.
Concordo com você André, ao menos em parte.
Mas, vou um pouco além. A eliminação das emoções negativas, para mim, é apenas uma parte do trabalho. Creio ser necessário o investimento na análise do Ego, para uma compreensão ampliada desse “lado sombra” em cada um de nós.
O Dr. Deepak Chopra escreveu (com outros autores) um livro bem interessante: “O Efeito Sombra”. Você conhece?
Gostei muito da explicação sobre o fenômeno. Vou aplicar mais EFT para limpar meus conteúdos emocionais negativos como o objetivo de também parar de repercutir a sombra coletiva.
Obrigada!
Ola André.
Parabéns pelo seu trabalho e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Muita Luz.
Eu sempre pensei nisto. As pessoas quando juntas são capazes de barbaridades que não fariam sozinhas. Eu sempre me questionei sobre este comportamento. Eu pessoalmente quando sinto um clima assim eu me afasto. Não me sinto bem. Mas vejo a loucura que são tomados quando se juntam.
Parabéns pela matéria.
Muito oportuno esse assunto.
Cada vez mais as pessoas estão envolvidas
com suas sombras,então por acréscimo absorvem
as alheias.
Além disso, para muitas isto passa despercebido,
o que pode trazer consequências inesperadas.
Gostei muito .
Gratidão
Olá André…venho acompanhando o seu trabalho e reconheço que tudo vem de encontro á forma como penso, mas que nem sempre tenho a capacidade de seguir o melhor caminho e tentar, com pensamentos bons, afastar a dita sombra que sempre paira sobre nós.
Costumo dizer que, para mudar o comportamento da humanidade e fazer com que o mundo seja melhor, temos que cada um de nós fazer a nossa parte… mas reconheço que a maioria das vezes em que essa sombra negativa nos abraça, a sensatez nos abandona…mas, se praticarmos cada vez mais, menos isso irá acontecer e aí teremos o equilíbrio.
Obrigada pela partilha do conhecimento. Abraços
André, sempre bom saber e conhecer algo como a EFT que pode nos ajudar de forma surpreendente e que jamais iremos assistir em TV ou escutar em rádios. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Vamos ajudar a reduzir essa Sombra coletiva!
Olá André, boa noite!
Esse vídeo veio no momento certo em minha vida. Espero que eu consiga colocar em prática, tudo que aprendi, pois as coisas não andam nada fácil. Super trabalho, parabéns e obrigada.
Acompanho sempre seu trabalho. Este sobre a Sombra Coletiva é um dos mais necessários e oportunos. Obrigada.
é a mais pura verdade isso
Estou maravilhada com esse assunto. A gente fica querendo que todas as pessoas pudessem ter a consciência da existência dessa sombra. Ótimo seu vídeo, e o texto também. Obrigada por dividir conosco.
Gostaria de saber com que frequência e por quanto tempo devo praticar a EFT, durante o dia?…
Boa noite, e fique com Deus…
Ola Yenan, quanto mais voce aplicar, melhor. A frequência fica por conta de cada um. abraço!
André, nunca demais esse tipo de alerta. Parabéns por estar cumprindo seu papel com muita dignidade. Gratidão, sempre.
Prezado André!
Você me surpreende a cada dia, e este tema que abordou é muito sério, pois não percebemos como a contaminação trava a nossa vida. Esta sombra está o dia todo nós contaminamos. Mas nada que a EFT não resolva nè?
Abraços fraternos.
Querido André,
Grata pelo video e como sempre aprendendo muito com vc.
Abs
Sueli
sensacional,vc. é um sábio que está aqui para nos ajudar com sua percepção,muita gratidão.abraço
Gostei muito desse video,ele exeplifica tudo que estou vivendo em meu trabalho,essa tecnica vai me ajudar muita a evitar essa negatividade mais de que maneira irei quebrar essa barreira da negatividade!
Estou plenamente de acordo com tudo que foi dito, e acredito muito no poder do
pensamento positivo. Eu procuro estar sempre me policiando para não entrar nestas
energias negativas, ou para não me deixar contaminar pela negatividade coletiva. Quando
vem uma emoção negativa, respiro e penso em algo bom. Como você falou acima é muito fácil a gente se deixar contaminar pela maioria quando algo ruim acontece, difícil é manter a calma,
porém se estivermos centrados e mudarmos o nosso pensamento, imediatamente saimos fora
da energia negativa e podemos até reverter a situação para melhor. Uma coisa que acho funda-
mental e que pratico é não ficar assistindo noticias negativas ou programas de baixo nível. Você muda o seu foco e tudo a sua volta também mudará.abçs
É dessa mudança que estamos precisando para podermos viver melhor. Faz todo sentido o seu texto maravilhoso, Obrigada por compartilhar conosco,
ola Andre,
Gostei muito. Como podemos identificar essa sombra antes que elanos prejudique.
Um abraco
Gostei muito, conseguí abrandar um tristeza antiga, vou repetir outras vezes o exercício. !!!
Achei muito interessante sua visão dessa negatividade coletiva. Sei que ela existe, mas não tinha pensado dessa forma que você aborda. Faz todo o sentido e explica essa violência tão absurda e que a mídia faz tanta questão de divulgar. Obrigada pelo comentário esclarecedor. Luz e paz!
André,
Sempre estou aprendendo com o que você publica! Hoje mesmo estava me perguntando porque perco o controle se trabalho tanto para ser controlada? Mas essa pode se a chave fazer cada vez mais EFT para curar a minha sombra individual e assim contribuir para cura da sombra coletiva.
Grata por sua contribuição para o meu crescimento como ser humano!
Achei muito interessante este tema porque já foi pega de surpresa tendo uma reação destas fique muito surpresa comigo como pude protestar, agitar, e estar com raiva , sendo que minutos
antes nada disso existia. Então comecei a vigiar minhas atitudes e me afastar de tumultos.
Obrigada por dar um nome a um inimigo oculto.
André,
Parabéns! Tanto suas palavras no video como no texto são muito oportunas para o momento em que o mundo e, em particular, nossa sociedade estão vivendo. Moro em São Paulo e, desde os primeiros movimentos de protestos (justos, diga-se) ocorridos na Avenida Paulista, passamos a viver um verdadeiro terror com outros movimentos paralelos de furia e quebra-quebra. Mas concordo que temos que nos “policiar” constantemente para não nos deixarmos levar pelos maus pensamentos e sentimentos, seja numa reunião familiar, com colegas no trabalho, ou mesmo numa simples corrida de taxi, onde, em geral, são comentados os ultimos fatos politicos, crimes, acidentes e os problemas do transito. Nessas horas, quando menos esperamos, nos pegamos revoltados, reclamando e praguejando àqueles que “nos governam” , quando, na verdade, nós somos nossos únicos governantes em pensamentos e ações e, por isso, devemos estar sempre conectados como BEM MAIOR.
Adoro seus cursos e textos. Considero a EFT uma das melhores ferramentas para o auto-conhecimento, cura e evolução.
Obrigada!
Caro André, há uma vertente na Kabbalah que explica o que chamamos de carma – seria esse fenômeno o efeito do “julgamento” do inconsciente coletivo e não uma “lei” de procedência diretamente do Criador. Portanto o carma seria uma maneira de controle do inconsciente coletivo de manter uma forma de convivência plasmada desde o início da(s) civilização(ões) pelos próprios seres humanos, que cria mecanismos que premiam “automaticamente” os adaptados às regras criadas coletivamente de forma inconsciente e punido também aqueles que se rebelam ou a contradizem. Para mim faz mais sentido esse ponto de vista do que uma “lei” manifestada por Aquele que é puro Amor Incondicional, pressupondo um julgamento, mesmo que em premissas justíssimas, por parte de uma Inteligência, Energia ou o nome que se quiser dar, que JAMAIS JULGA. Gostei demais de tudo o que foi dito ou escrito. Obrigada.
Olá André, mto bom o vídeo e especialmente o texto. Pra mim, o mais marcante foi a frase ‘E nessas horas não adianta apelar para o racional’ pois essa tendência me acontece, principalmente em situações com pessoas de maior significado emocional pra mim. Se a situação ocorrer com pessoas aleatórias ou não tão importantes se torna mais fácil apenas observar. Gostei mto de perceber melhor isso! Agradeço! E tb por divulgares a EFT!
Gostei. Concordo plenamente. Esse texto exposto corrobora com tudo que tenho estudado. É uma perspectiva muito interessante e um estímulo à limpeza [intima, purificação e aperfeiçoamento e para a aplicação da EFT.
Suas exposições vão jogando foco de luz de diferentes ângulos e vão nos dando a chance de atuoestudo e incentivam à aplicação da EFT. Isso é muito importante porque vencer essa sombra não é fácil. Como você bem colocou, a sombra é uma entidade e quer viver e crescer.
Muito grata pelos estímulos e por compartilhar seus conhecimentos e sua visão lúcida.
Impossível não me lembrar do rapaz espancado e amarrado a um poste no RJ e, posteriormente, da reação a tal fato. Reação essa até certo ponto previsível, mas quando até uma apresentadora de TV mostra uma certa benevolência quanto a isso vê-se que o grau de ódio e ressentimento chegaram a um nível bastante alto (não que eu seja um santo, por favor). Abração e obrigado por mais esse artigo
Adorei o video André muito bom como tudo o que você faz .
Abração e continue a ser essa pessoa maravilhosa.
PS. Só uma dica, o movimento dos carros por mais que tente concentrar em você, nos distraem para o movimento, observe isso no próximo vídeo.
Olá, André !
Gostei muito do texto; você é claro, sem rodeios e passa a sua mensagem, assim como em seus vídeos. Isso me suscita confiança, segurança e clareza para refletir. No exemplo da sombra familiar que você menciona acima, “eu” , fui essa pessoa, e tudo demonstra, pelas atitudes dos meus familiares, que, agora, eu ” não pertenço” mais a esse grupo familiar de origem. Mas com os exercícios da EFT, eu me sinto MUITO em paz, mas de outro lado, apesar do sentimento de “expulsão”, eu continuo gostando deles e aceitando o jeito deles… e parece que ficou um vazio… eu sei que tenho que seguir em frente; tenho duas filhas que me apoiam e me dão a maior força para eu continuar com a EFT pois vêem os resultados em mim. Como proceder? Abraço Celina
André sabe que eu sempre pensava em relação a Hitler, como que tantas pessoas concordavam com aquelas coisas terríveis que ele fazia, pensava um só ainda se admite mas tantos outros, porque não percebiam que eram pessoas, seres humanos, enfim, te falei isso porque lendo teu texto percebi o que acontecia, nos estádios muitas vezes, sou grata a você André por tantas as vezes me ajudar a ver além do que eu via, concordo com você, curando a nos, ou seja eu me curando, minhas emoções e sentimentos estou contribuindo muito para a cura da sombra coletiva…Obrigada
Gosto muito de te acompanhar…abraço
Adriana
Muito bom, muitas verdades que precisamos aprender.
Olá, André muito agradecida, gostei muito! Infelizmente há momentos desafiadores nas nossas vidas. Precisamos vencer essa energia no meio de nós.
André foi bem explicado tanto no texto quanto na tua fala. Concordo com tudo isso que foi dito, me parece que os indianos chamam essa energia de “egrégora”, pelo menos eu percebo assim, tanto pelo lado da negatividade quanto pelo lado bom da força do consciente da busca de ações conscientes, sabendo que somos nós os responsáveis por nossas ações e, que só ações que geram a verdade, a harmonia, enfim que geram a paz interior e no outro é que nos traz a evolução, o contato com a partícula divina dentro de nós.
Mas aí é que ta, temos que estar muito bem, e eu (sou nutricionista) acredito que o que comemos gera a possibilidade maior de saber presenciar quando a força que estamos sentindo não é nossa.
Gostaria de saber sua opinião sobre: a alimentação pode contribuir?
OBS.: poderias ter gravado o vídeo num parque o trânsito tirou algumas vezes minha atenção, só um toque.
Bjos, te acho um jovem acima da média.
Detalhe sou avó.
LP&A,
Mag
André, gostei muito do vídeo que você nos mandou,proporcionando reflexão para o nosso dia a dia que deve estar pautado na busca da Luz do Amor e da Harmonia Interior.Para isso acontecer devemos desfazer as crenças e sentimentos negativos que nos foram colocados e aceitos como verdades.Você esta contribuindo para um mundo melhor.Muito Obrigado irmão querido.Beijos, Lourdes
Boa tarde André sua palestra com certeza nos deixou mais leve,pois é tomando conhecimento da sombra que buscaremos a luz. E ela vem praticando EFT SEMPRE.
Vc sempre tem um jeito coerente e mais fácil para que possamos entender as energias que nos rodeiam.
Gosto dos seus escritos e das suas aulas.
Deus o abençoe.
Gratidão pelo seu trabalho.
Abraço fraterno
Muito bom André. Estou ansiosa por ver o webnário dia 10. Parabéns e muito obrigada, pois eu morro de medo de ladeiras ao dirigir, inclusive até vendi meu carro recentemente e depois de um ano da compra do carro não dirigi nenhuma vez. Abraços.
Obrigada André pelos seus ensinamentos. Vi o seu video e li o texto gostei muito, voce de uma forma simples e clara nos mostra a importancia de estarmos consciente do poder da nossa negatividade guardada sutilmente em nosso corpo emocional. Somos contra a guerra mas ajudamos a gerar a propria guerra. Realmente somos UM com todos e com o proprio universo.
Grata Alcione
André,
Seu vídeo e o texto são excelentes formas de estimular nossa reflexão sobre nosso posicionamento perante as situações que aparecem em nossos dias.
Parabéns pelo trabalho!
Juliana – Minas Gerais
Achei este seu post deveras interessante. Estes dias mesmo havia ouvido uma entrevista com, se não me engano, Isabel Telles, que trabalha com imagens mentais e ela havia discorrido sobre Jung e o seu conceito de Inconsciente Coletivo e a Síndrome do Pânico, onde esta terapeuta citava que seria um processo onde o coletivo “vazava” para o individual.
O que, com seu vídeo e texto, acaba de corroborar com o que havia ouvido e achado interessante e que nos reporta à análise de que isto acontece para determinadas pessoas e não pra todas.
Para mim que passo por esse processo e sinto de forma imediata esses efeitos do coletivo, óbvio que isto diz respeito à minha sensibilidade individual, meu corpo emocional, então o assunto me é bem caro e o estudo com muita atenção. Como também a determinados lugares cuja energia deletéria é bastante emergente. Nestas horas dá pra se ter uma percepção bastante clara de que somos como quê verdadeiros pêndulos energéticos a registrar esses movimentos todos, não visíveis, ainda. Muito Grata.
Olá André, mais uma vezes muuuuuuuuuuito obrigggggaaaadaaaaa!!!! (foi de propósito para enfatizar a gratidão) por compartilhar conteúdos tão importantes de forma gratuita ajudando a todos! Eu indago a frase que v. diz “é rápido e sorrateiro e quando v. menos espera já fez ou falou o que deveria, não faltou o NÃO!?
Excelente texto, parece que você consegue ler a alma da gente!!!! Fiz o download da EFT, mas ainda não consegui praticar (leia-se: indisciplinada) Mas estou chegando lá…Obrigada pelos ensinamentos…Paz e luz para você…Norma Moraes
Um bom conhecimento para todos. Precisamos nos conscientizarmos que tudo é energia. Luz no coração.
Como sempre perfeito André!
Muito bom.
Muita luz.
Bruno
Que bom voce por aqui Bruno! Grato pelo seu comentário. abraço!
O texto é muito bom, me fez pensar em todo tipo de negatividade que pode me rodiar todos os dias!
Fiquei mais consciente agora de que devo controlar meus pensamentos ruins.
Oi André
Conheci esse método no blog passarinho no telhado, amei muito esta tecnica. O seu texto é muito interesante, pois só veio comprovar a energia negativa e positiva das pessoas que nos cincundam, até mesmo a energia dos ambientes, das conversas, enfim. Mas gostaria de saber se pode aplicar a técnica do EFT para quem esta desempregada como eu há dois anos. Por favor ajude-me. Obrigada!
Boa tarde André,foi exelente este vídeo alertando as pessoas sobre a sombra que eu conheço como ego ou eu psicológico e a EFT foi a ferramenta mais importante que eu conheci para limpar tudo isto, Parabéns pelo seu trabalho,voce e um iluminado,
sou grata sou grata.
Ótimo texto,ótimo tema para ser refletido nos dias atuais.
É o momento de escolhermos com o que vamos contribuir, com nossa luz ou com nossa sombra.
Obrigada André.
Um abraço.
Rosângela
Olá, André
Como sempre você com sua generosidade,me mandou esse texto de tanta importância. A cada dia que passa, fico admirada de como presisamos ler, pesquisar, sobre o comportamento humano.
Desde que assisti algumas de suas conferencias e tudo que vc publica já mudei muito meu comportamento, e me sinto muito melhor agora.Obrigada muito Obrigada.
Tenho livros de Joshef Marph e apredi muito tambem.
Abraços
Jane Melo
Muito bom este texto. Ajuda-nos a compreender melhor a nossa sombra individual e a entender como acontecem os atos violentos do nosso cotidiano. Parece que faltou no texto a palavra NÃO na última linha do segundo parágrafo. Seria então, … já falou ou fez o que não deveria. Bom que você disponibiliza material para mais pessoas aprenderem a se curar utilizando a EFT. Esse vídeo-aula é maravilhoso. Agradeço sempre por ter conhecido a EFT e já estar praticando suas técnicas. Sou agente multiplicadora de seus artigos e vídeos. Deus o abençoe.
Olá André
gostei demais desse artigo. Finalmente consegui entender porque pessoas praticam atos de vandalismo totalmente desnecessários e muitas vezes enlutando famílias. Obrigada. Abraços.
Já tive oportunidade de observar essa onda de negatividade coletiva, e acredito também, que se deva fazer um esforço, no sentido de fazer esse trabalho individual de limpeza, que certamente muito influirá e fará a diferença na coletividade, principalmente nos que estão mais próximos.
Grande abraço!
MUITO BOM. OBRIGADA POR DISPONIBILIZAR SEU CONHECIMENTO. JÁ COMECEI A PRATICAR.
ABRAÇOS
MARIA
Excelente, eu não sabia como funcionava, apesar de perceber que isso acontecia comigo e eu muitas vezes precisei me afastar de muitas pessoas…É o caminha da paz…Grata.
André,
Mto, mto, mto obrigada!
Daniela.
Oi André, passei por uma situação destas ontem, não reagi mas qdo cheguei em casa estava me sentindo angustiada, até sufocada. Mesmo estando consciente ao não entrar na “sombra” da situação fiquei com mal estar físico. Fiz EFT e outras técnicas, mas vou te contar, alguns dias o negócio é mais trabalhoso hehehehe. Gratidão!
ola tem horas que o clima ,ambiente tá tão pesado que parece que as energias ficam nos sugando ou que a gente ficou pesado.
Tudo a ver. Concordo plenamente, as pessoas precisam se conscientizar, exatamente isso, ampliar o conhecimento e elevar a consciência, parar de pôr defeito e culpa em tudo, assumir a responsabilidade pela própria vida e fazer algo para mudar, assim como você tem feito André. Parabéns, também vou fazer a diferença em nosso planeta. Conte comigo.
Gostei muito. É um enfoque que eu ainda não tinha visto. Já vi algo parecido no CODEX (Era de Cristal) mas tratava da capacidade criativa. Com esse teu vídeo entendi aquela abordagem melhor, afinal criação é criação, para o bem e para o mal. Todas essas informações estão apenas “arranhando” meu cérebro, mas tu és um dos que está ajudando esse “arranhãio” a se aprofundar. Obrigada, ou como diz essa galera: gratidão.
Abraço, Vera
Mais uma vez, obrigada Andre, por sua generosidade e maravilhoso conteúdo!
Luz e Paz em sua vida!
Um abraço fraterno,
Valeria
GOSTEI MUITO DO VIDEO E PRINCIPALMENTE DO TEXTO.
É UM ASSUNTO NOVO PARA MIM, E AGORA COMEÇO A ENTENDER
COMO ACONTECE A BARBARIE QUE UMA MULTIDÃO COMETE.
A PARTIR DESSA EXPLICAÇÃO ME PROPONHO A FICAR MAIS
ALERTA E ME VIGIAR PARA NÃO PERDER O CONTROLE DE
MINHAS EMOÇÕES QUANDO ESTIVER ENVOLVIDA EM UM
GRUPO.
O VIDEO ME FEZ COMPREENDER PORQUE GOSTO DE ME
ISOLAR E SEMPRE FUGIR DE GRANDE AGLOMERAÇÃO, ENTENDO
QUE INSTINTIVAMENTE SINTO O EFEITO SOMBRA E PARA ME
PROTEGER FUJO .
OBRIGADA POR ENVIAR ESTE E-MAIL
Oi André!
Muito obrigado por tudo, de coração!
Achei muito legal a abordagem do vídeo, para que fiquemos sempre alertas com a influência constante dessa sombra coletiva.
Mais ainda, o texto tem uma dica que me parece fundamental, que não foi colocada no vídeo: “A melhor forma de ajudarmos a curar a sombra coletiva é curando a nossa sombra individual”.
Só esta frase poderia ser um verdadeiro mantra…
Fica com Deus!
Um abraço
Palavras sábias ,mas ,acho a sombra familiar e a pior.Filhos,noras e amigos.Logo vou praticar o vídeo .Obrigada por compartilhar só coisa boa.abrc
Maravilhoso André!
Texto importantíssimo para nos ajudar no nosso equilíbrio.
Agradeço de coração todos os videos e ensinamentos que tens compartilhado.
Obrigada!
Muita Luz,
Carla Aaron
Boa tarde, André.
Sim, gostei muito.Adorei.
Eu não o conhecia, recebi de um amigo agorinha e acredite, chegou num momento extremamente oportuno, não só pra auxiliar alguém que está em “apuros” como pra ajudar-me no que mais me intriga.Não consigo tirar da mente pensamentos que já deveriam ter desaparecido, tento ignorar mas de repente tudo volta. Não quero conviver com essa tortura mas se alguém lembra desse episódio, acabo me entorpecendo com a mesma raiva.
Vou seguir seus ensinamentos e estou certa de me farão gde bem.Não posso “render” muito (seu tempo é precioso) mas insisto em dizer que sua orientação foi providencial.Agradeço e desejo que vc continue assim tão iluminado ajudando a tantas pessoas.Vou tomar conhecimento do seu trabalho, está bem? Gde abraço. Selma
Obrigado por mais essa orientação.
Saudações
Ótima explicação. Sempre é válido ler, reler, ouvir mais uma vez a verdade. Como caímos com facilidade no emaranhado do inconsciente coletivo, é muito útil ler seus textos, ouvir seus audios; é como faxinar a mente.
Obrigada. Carmen Dora
Exatamente André!
Tenho pensado muito nessa questão da sombra coletiva.
Agora vc vem falar exatamente sobre isso…
Não seria a prova de q a Rede sempre existiu?!
Tanto pra espalhar a sombra como fomentar soluções?!
Vc tem razão qto à contaminação e a possibilidade de erradicá-la.
Para isso, penso q é importante deixar de terceirizar o inimigo, né não?
Um grande abraço e parabém pelo seu trabalho!
Vanuza Cavalcanti
Olá André!
Gostei muito (tanto do vídeo, quanto do texto).
Realmente já percebi, muitas vezes, essa sombra coletiva (familiar( agindo aqui em casa, querendo tirar a paz! E acontece realmente desta maneira: quando de alguma maneira tentamos nos melhorar e manter a paz no nosso lar , parece que tudo sai do controle!
Tenho certeza que este vídeo/texto pode ajudar muitas pessoas, assim como está me ajudando.
Obrigada.
Edna.
Olá André, gostei muito do seu tema. Já li boa parte do livro o efeito sombra e isso me mostra
Um tempo da minha vida. Meu ex marido sentia impulsos tremendos de raiva e eu me envolvia tentando acalma lo mas sempre acabava me contaminando, e depois não entendia como eu também tinha perdido a calma com ele.
Por fim raras vezes pude ajudá-lo, e realmente uma força muito poderosa que contamina vc, começa pela vibração que entra no seu sistema feito um vírus e qdo vc se da conta já está dentro do problema do outro tendo emoções bem similares.
Sempre tentei achar uma luz que me ajudasse a parar aquele processo, eu tentava de todas as formas e nunca consegui resolver isso, depois me achava fraca e acabava com raiva de mim mesma por perder essa batalha.
Gratidão, a EFT vem me ajudando muito, mas Hj já não sou mais casada.
Interessante esse assunto. Nunca tinha ouvido falar sobre essa sombra. Obrigada pela informação. Deus o abençoe!
Andre, querido amigo, fico sempre mais surpresa com a precisao do seu trabalho, com a sincronicidade com que voce publica suas aulas, palestras, etc. Tenho vivido esta situaçao (a negatividade do coletivo) desde que cheguei da Europa, em particular da Italia. O seu curso, os florais, a EFT aplicada sozinha, a tecnica dos “cento uno desideri” de Igor Sibaldi, os exercicios para a tensao emocional da Tradiçao Sufi da qual faço parte, tem me mantido mais forte, mais lucida e com mais esperança. Encontrei o Pais em franca decadencia em todos os sentidos e agora estou conseguindo seguir com mais força o meu proprio caminho. Tenho vivido com mais força a minha antiga solidao, aqui nao tenho mais familia, poucas e preciosas amigas…) mas agora ja estou mais integrada, menos isolada, mais feliz, e ja às portas de uma nova vida com sua grande contribuiçao.
O lugar para onde vim morar provisoriamente, por escolha, a melhor que tinha , è no Estado do Rio de Janeiro, Itatiaia, onde a negatividade è muito forte, e todas as pessoas que encontro, aquelas com quem se pode conversar, sentem o mesmo. Tinha ja uma vibraçao bastante baixa, ha uma dureza e violencia em muitas pessoas, mas è claro, com o aumento das sombras coletivas, aqui esta ainda pior. Mas è um lugar pequeno e assim, menos grave que o que se vive no Rio ou Sao Paulo. Estou conseguindo boa qualidade de vida (verduras e legumes sem agrotoxicos) em uma feira da roça , com produtos que chegam de Minas Gerais, um grupo de novas amigas com quem troco afeto, ideias, conversamos sobre cultura,fatos, fazemos avaliaçoes e analises de todos estes assuntos que voce traz com tanta propriedade, rimos e nos solidarizamos, muito bom! Nao acreditava que aqui teria encontrado estas pessoas especiais. Algumas sao ate de Sao Paulo como eu, e uma tem os avos de Trieste, a cidade onde eu vivia! Sincronicidades…. e estou podendo constatar mais uma vez, que ha um Plano e que nao estamos sòs…
Sei como voce que o momento è de grande importancia e estar atentos à “sombra do coletivo” alida à nossa . Voce expoe esta situaçao com uma clareza especial,trazendo maior compreensao ao que esta acontecendo. Me ajudou e esclareceu mais, muito mais.
Gostaria de saber se posso enviar a outras pessoas amigas, minha filha, e o site [SUPRIMIDO] da amiga com a qual inciei uma parceria profissinal, alguns novos projetos.
Agradeço o teu “estar presente” realmente,
Um abraço ,
Regina de Toledo
Muito interessante a explanação sobre a sombra! São energias que nasceram com o mundo,mas não procuramos desvenda-las,nos limitamos a viver à vida,bem ou mal vamos tocando…Dai o caus em que estamos metidos,abraço
Parabéns André! Excelente trabalho. Agradeço imensamente por compartilhar teu conhecimento conosco. Paz e Luz
Boa tarde, Gosto de todas as suas matérias, aprendi muito com seu livro eft. Todos deveria conhecer o seu trabalho que e rico em conhecimentos espirituais. Agradeço muito por ter conhecido esta obra tão rica.
Obrigada e parabéns! Obrigada por disponibilizar conhecimento objetivo, lúcido e sucinto sobre o plasma negativo social/individual. Brilhante. Parabéns, por sua disponibilidade em trabalhar um texto coerente e informativo. O conteúdo está excelente. Parabéns, novamente.
As suas orientações são sempre muito objetivas e claras . Sua postura tranquila consegue transmitir de modo simples esse assunto tão importante eficaz.Tenho me beneficiado de toda esse técnica e ainda estou repassando esses conhecimentos sempre que alguém vem com alguma dificuldade e aceita ouvir sobre o tema. Essas informações precisam atingir a grande massa, infelizmente tão massacrada pelo negativismo. Muito sucesso pra vc.Obrigada por mais esse aula.
É verdade André! Muito bom o texto assim como o vídeo e muito precioso o esclarecimento. Gratidão
Gostei bastante do texto e do vídeo André. Parabéns pela sua iniciativa de levar esse conhecimento de forma gratuita para tantas pessoas… gostei especialmente quando você falou da sombra familiar, pois trabalho com famílias de pessoas com transtornos mentais e percebo a influência da convivência familiar no sofrimento mental dessas pessoas ou em seu processo de cura. Por falar nisso se tiver algum material para me auxiliar nesse trabalho, agradeço.
Parabéns e Grata.
Átila
Muito esclarecedor o teu texto André!
Realmente, quando estamos frente a manifestação da sombra devemos sair de perto. Isto é tão sensato!
Não adianta tentar conversar e mostrar a realidade quando a pessoa ou grupo estão em surto. É preciso se afastar, limpar a própria energia enviar pensamentos, mentalizações para neutralizar a situação.
Tenho feito isto com uma situação familiar e os resultados estão sendo ótimos.
parabéns e muita LUZ no teu caminho. E que a lucidez vença a ignorância que é a origem das ilusões. Abraços
Andre,
Gostei muito do que vc falou. Considero importante e lúcidas suas observações a respeito da sombra. Espero que vc aprofunde mais o tema. Bj
Marta
Ótimo texto, ótimo vídeo, pois estamos vivendo num mundo ilusório onde muitos querem lucrar a qualquer custo, com pensamentos sombrios de ganancia e egoísta. Esta sua explicação nos é um alerta para evitarmos a multiplicação do que é mau e triplicarmos a atenção para fazermos o que é bem. Muito Obrigada !
Ola André, eh isso mesmo…. vemos essa sombra agir fortemente na área financeira de algumas famílias, gerações em gerações passam tribulacoes financeiras e não conseguem prosperar nunca…
Já li uma matéria que dizia que é cientificamente comprovado que a má influência de uma única pessoa pode contaminar e fazer com que várias façam coisas que não fariam em outras circunstâncias. Muito bom o vídeo, bem explicativo.
Desde o final do século XIX que gnósticos, teosofistas e rosacruzes falam disso como formas pensamentos que necessitam ser alimentadas para sobreviverem. É como se a pessoas criasse “filhotes” de si mesmo negativamente. É muito legal vc ajudar na divulgação dessas ideias porque é importante construir a “massa crítica” que levará a humanidade a um up-grade com relação a si mesmo e esses efeitos das sombras, iluminando a todos num processo evolutivo e de expansão. Bom trabalho André.
Olá Andre! Sou nova por aqui, me diz uma coisa quando derrepente do nada começamos a ter pensamentos ruins é aí que a sombra ta se manifestando,porque acontece comigo de ter pensamentos ruins sem querer. Isso me incomoda demais as vezes não consigo controlar, essa sombra também é quando estamos sendo obsidiado.
Sim, a sombra, que é a energia da negatividade que nós carregamos e nos faz ter pensamentos negativos. E no caso da obsessão, são pensamentos negativos que vem de outro ser e que nos contaminam. É tudo pensamento e emoção que vibra com a nossa negatividade interna, e faz ela crescer.
Muito bom esse vídeo, é bem isso que acontece, portanto a citação de Jesus ” orai e vigiai ” precisa estar o tempo todo presente para não cairmos nas ciladas das sombras coletivas.E o EFT é uma ferramenta poderosa para nos livrarmos de nossas sombras e evitar as sombras coletivas.
Obrigada André
Abraços
Excelente! Da mesma forma que o pensamento positivo atrai coisas positivas, colocando o Universo a nosso favor, os pensamentos “negativos” também conspiram em nosso desfavor!
Muito importante essa questão de se contaminar com a sombra coletiva. Eu entendo como isso acontece energeticamente, mas ainda me sinto enfraquecida para me proteger. Se entendi , eu deveria ter minha sombra diminuída ou, meu padrão vibratório , acima desse para que não haja a ressonância. Ontem vivi uma situação dessa. Passei por tratamento de câncer há 3 anos e ainda faço o controle, e por consequência, visito a clinica oncológica. Ontem havia uma energia de revolta e medo por ali…e eu me contaminei com ela. Percebi, tentei não me contaminar, mas não fui 100% eficiente. Quando sai, fui arejar, desviar meu foco de atenção , mas ainda cai um tombo na rua. Preciso melhorar….Será que você pode me fazer alguma sugestão? Grata.
Olá Cassia, uma ótima sugestão é aplicar EFT sempre que voce entrar em um estado emocional desagradável, e também limpar a negatividade de memórias do passado. abraço!
Olá André! Muito obrigado pelo texto. Desde que tomei contato pela primeira vez com o conceito da sombra fiquei muito interessado e já pude ver claramente os efeitos dela em minha vida e na de outras pessoas. Meu contato com a EFT é mais recente, mas tenho certeza de essa técnica maravilhosa pode nos ajudar a tratar nossa sombra e contribuir com um mundo melhor. Tem uma autora que faz um trabalho muito bacana sobre o lado sombra. Ela se chama Debbie Ford. Fica a dica para quem se interessar. Um gde abraço.
Oi André,quando leio os seus textos percebo quantas sombras eu carrego,sou muito medrosa,insegura e muitas vezes me escondo das pessoas agindo como se não carregasse estas sombras.Mas graças a você e a eft tenho melhorado muito.Tenho muito medo de dirigir e tenho carteira,espero e desejo que esse webinario na segunda me ajude bastante!!!Abraço Sueli.
André, muito pertinente seu vídeo já que estamos vivenciando um aumento da negatividade nessa era de consumismo exarcebado. Tenho enviado seus vídeos para outras pessoas.
E mesmo sem ter visto seu vídeo, eu já procuro me distanciar dessa sombra coletiva, e venho praticando EFT.
Muito obrigada.
Olá Andre que beleza de dissertação sobre a sombra coletiva e individual se multiplicando de acordo com as emoções espargidas de cada qual… Realmente tudo dito é a verdade dos acontecimentos atuais conflitivos… Beijos bo coração de alma. Lizete..
Bom dia André
Achei muito interessante esse comentário sobre sombras. Gostei bastante, acho que tu fala de uma maneira bem fácil de entender.
Abraço
Denise
Obrigado pelo vídeo.
Só uma sugestão:o barulho do transito incomoda.
Se não há outro lugar ( me parece que o vídeo foi de improviso- o que é muito bom),pode-se utilizar um microfone especial com protetor de ruido,
Grta,
Maria
André Lima, gosto muito dos seus vídeos e esse está especial…
Muito agradecida
Muito bom texto, André!!! Todo mundo tem que ter esse conhecimento, de iluminar-se a si mesmo para diminuir a sombra coletiva.
O ruim é que a maioria não acredita nessas coisas, só acreditam no tradicional que lhe foi passado, a mente ainda se encontra fechada. Mas vamos fazendo a nossa parte.
Parabéns pelo texto, muito claro, muito atual.
André!
Muito bom mesmo! Elucidativo e muito bem argumentado.
Tomara que tenhamos consciência e não permitamos nos “contaminar” pela sombra.
Abraço,obrigado por compartilhar!