Todos nós temos vários aspectos conscientes e inconscientes que estão diretamente ligados a nossa autoestima. O que seria então Autoestima? De forma bem resumida, é a avaliação que fazemos de nós mesmo, que pode ser positiva ou negativa, em diversas áreas. Tem a ver com o quanto nos apreciamos, amamos e nos respeitamos.

Crenças, pensamentos e emoções negativas guardadas interferem na nossa autoestima e na maneira como percebemos o mundo. A consequência de ter esse material negativo guardado, se reflete nas nossas escolhas, profissão, relacionamentos, saúde física, abundância financeira, enfim, em todas as áreas da vida.

Traçamos o nosso caminho pela vida muito mais pelo que temos de conteúdo emocional guardado do que pela nossa parte racional. Quantas vezes não nos pegamos realizando coisas que sabemos que não são as melhores pra nós, e mesmo assim, ainda fazemos? Pode ser a repetição de um padrão de comportamento que não conseguimos quebrar, envolvimento em relacionamentos afetivos doentis, alimentação inadequada, falta de cuidado com o corpo e com a aparência…

Se eu sei racionalmente que tal alimento não é saudável pra mim, por que não consigo simplesmente evitá-lo usando a minha parte racional? Se o meu intelecto sabe que fazer exercício físico é bom, porque que é me dá tanta preguiça? Se tenho consciência que posso me desenvolver profissionalmente muito mais, por que não alcanço os resultados que sinto que posso? Por que me envolvo em relacionamentos prejudiciais? Por que não consigo dizer não quando devo? Por que me mantenho em um emprego que não me satisfaz? Por que me submeto a diversas situações e minha vida que poderiam ser evitadas com decisões simples e que eu tenho certeza que poderia ter tomado? Por que acontece de simplesmente deixar passar (Ou deixar para outras pessoas) oportunidades de crescimento (Trabalho, relacionamentos e etc…). Por que, por que, por que?

A explicação pra tudo isso é que não agimos apenas baseados no que nossa mente racional nos fala. Nossas ações são basicamente guiadas pelo conteúdo emocional que temos dentro do nosso interior. É como se tivéssemos um piloto automático dentro de nós, com várias programações que nos levam a fazer escolhas. Quanto mais conteúdo negativo tivermos, piores nossas escolhas, qualidade de vida e saúde física e emocional.

Quanto mais saudável for o nosso interior, conseguiremos, sem precisar de esforço, fazer escolhas e tomar decisões e ações positivas que nos fazem crescer.

Para começar a trabalhar a autoestima, o primeiro passo é tomar consciência dos nossos aspectos negativos. Os textos que estou escrevendo vão ajudar você a descobrir pontos negativos na autoestima. Vamos desvendar juntos esse tema.

Mas não basta apenas descobrir, é preciso faze algo para dissolver o que temos guardado. Não é tão fácil enxergar e libertar a nós mesmos dos nossos aspectos negativos. O trabalho de descobrir e dissolver é enormemente facilitado quando se utiliza as melhores ferramentas terapêuticas disponíveis.

Nesse ponto a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) pode nos ajudar bastante. Depois de identificado qual a questão negativa que você precisa tratar, você pode utilizar a técnica como uma ferramenta de auto ajuda para atingir seu objetivo e melhorar sua autoestima. Vou dar dicas sobre isso em cada artigo.

Até o próximo texto!

 

Um forte abraço!
André Lima.

 

PS: Por falar em autoestima, criei um teste que você pode acessar no meu site pra avaliar a sua autoestima. O mais importante nesse teste não é a nota final que você vai obter, e sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer. Clique Aqui para acessar o teste da Autoestima!