Muitas pessoas afirmam que aplicam a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para o problema da ansiedade e que não sentem resultados. Chegam então à conclusão de que o método não funciona, ou que talvez não funcione bem neste caso específico. Esta questão é muito comum. Mas o fato é que a EFT funciona, e funciona muito bem, inclusive para casos de ansiedade. Vou tentar esclarecer um pouco.

Para que haja melhor compreensão vou adotar um critério e dividir a ansiedade em dois tipos: A ansiedade específica e a ansiedade generalizada. A ansiedade específica é aquela gerada antes de um evento importante, uma prova, uma reunião de trabalho e etc. É um sentimento que surge apenas em situações específicas, mas que, passada a situação, a pessoa volta ao estado de tranquilidade anterior. Neste tipo de ansiedade é muito fácil detectar o que está causando o desconforto. É só a pessoa se perguntar que ela vai entender que está se sentindo ansiosa porque vai ter uma prova, uma reunião, um evento social… Geralmente, estes casos são muito fáceis de tratar com a EFT. Basta aplicar algumas rodadas do tipo “apesar de estar sentido esta ansiedade porque vou passar por tal situação, eu …”. Talvez com quatro rodadas já se consiga o alívio total e a pessoa pode seguir para a antes temida atividade sem qualquer receio.

No caso da ansiedade generalizada, a questão é mais complicada. A pessoa é inquieta, tem falta de concentração, pode comer demais, às vezes fuma, rói unhas ou adquire outros hábitos nocivos. O sentimento de ansiedade é constante, não passa, às vezes apenas diminui um pouco. Não está ligado a qualquer evento que irá acontecer no futuro. A pessoa simplesmente diz: “Eu sou muito ansiosa e não entendo porque”.

Por trás deste sentimento global de ansiedade generalizada, existem questões emocionais e conflitos guardados mal resolvidos. A soma de tudo isso se manifesta na pessoa como “ansiedade”. Na verdade, é apenas um sintoma de muitas outras coisas juntas. É por isto que nestes casos a pessoa não consegue identificar facilmente as causas. Tem algo no passado que ela muitas vezes nem imagina e que está se manifestando a todo momento através do desagradável sentimento constante de ansiedade.

Podem ser muitos os sentimentos por trás da ansiedade, porém, na minha percepção, consigo identificar que algumas coisas costumam provocar ansiedade generalizada com muita frequência: Perfeccionismo, dificuldade de dizer não, medo de falar algo para não magoar as pessoas e etc. Mais uma vez reforço, podem existir outras causas alimentando a ansiedade, mas vou me limitar a falar sobre estas causas citadas.

Não é muito difícil de imaginar que um pessoa perfeccionista se sinta ansiosa constantemente. Ela não se permite errar, nunca admite coisas fora do lugar ou mal feitas, tenta controlar as situações pra saírem perfeitas. Só que isso é impossível e, portanto, lhe causa tensão constante.

No caso da dificuldade de dizer não e medo excessivo de magoar as pessoas, o indivíduo vive constantemente tentando agradar, fazendo coisas e favores que na verdade não gostaria. Nesse caso há também uma tensão constante, pois a pessoa não manda na vida dela, e todos os outros mandam. É claro que por trás destes sentimentos existem outros como medo de rejeição, de não ser amado, autoestima baixa, medo de perder uma amizade e etc.

Para que a EFT seja bastante eficaz nestes casos de ansiedade generalizada, é preciso começar a identificar inicialmente quais são os sentimentos negativos da pessoa, sejam eles quais forem. Resolvendo estes sentimentos em conflito, haverá naturalmente uma diminuição na ansiedade global. Quanto mais sentimentos forem tratados, maior o bem-estar. É preciso buscar os “aspectos”. Isso que dizer na linguagem da EFT, que é preciso decompor um sentimento global em outros sentimentos menores e estes sentimentos menores, por sua vez, em eventos específicos do passado, os quais o simples fato de lembrar-se deles traz o sentimento negativo à tona. Não é tão simples como no caso da ansiedade específica, mas também não é tão difícil. Basta um pouquinho de investigação, olhar para dentro de si um pouco mais e identificar estes sentimentos. Certamente que com a ajuda de outra pessoa, que pode ser um terapeuta ou outra pessoa de confiança, fica mais fácil esta identificação, pois os outros irão enxergar com maior facilidade o que nós escondemos de nós mesmos.

Uma vez que estes sentimentos e episódios específicos tenham sido identificados, você poderá colocá-los numa grande lista. Digo uma grande lista, pois provavelmente será fácil encontrar muitos deles. Depois, basta aplicar rodadas de EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito) para cada um destes eventos específicos até zerar a carga emocional negativa um por um. Não se pode prever quanto tempo levará até que seja sentido uma diminuição da ansiedade global. O certo é que a cada evento que você zerar, será mais um passo para adquirir sua paz interior.

Alguns destes eventos específicos podem ter uma relação mais forte com a ansiedade generalizada. Nesses casos, se você conseguir identificá-los e for direto neles, a redução da ansiedade será imediata. Mas se não conseguir fazer esta identificação, basta continuar, dia após dia, fazendo rodadas para os eventos da lista. Eventualmente você chegará a um destes eventos.

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!