Recebi uma pergunta de uma leitora querendo saber o seguinte: Como Eliminar crenças que estão na nossa mente desde a barriga da nossa mãe? Como eliminar padrões de comportamento vindo de gerações passadas? Como cortar esse cordão já que a única coisa que você viveu e viu foi isso?

A pergunta é muito boa. Na verdade, a vasta maioria das nossas crenças e padrões de comportamento vem dos nossos pais, que, por sua vez, também trazem seus comportamentos dos seus pais. Ou seja, nada é novo. Tudo ou quase tudo vem de gerações passadas.

Ao tomar consciência disso, algumas pessoas podem achar que é algo tão profundo que não tem como mudar. Assim bate até um desespero, uma sensação de impotência.

Entretanto, posso afirmar que, por mais que seja algo antigo e que pareça enraizado, é possível sim mudar profundamente as nossas crenças e padrões de comportamento e nos tornarmos bem mais saudáveis ou diferentes dos padrões dos nossos pais e antepassados. Não é de uma hora pra outra, mas é plenamente possível. É preciso desmistificar isso de que tem coisas que não dá pra mudar por que são muito profundas. Essa é apenas uma forma de pensar sabotadora. É uma crença limitante que faz a pessoa desistir.

Eu, por exemplo, consegui mudar o meu padrão com relação a forma que via a prosperidade. De uma família onde todos estavam meio que predestinados a ter um emprego convencional ou fazer um concurso, me tornei um empreendedor muito bem sucedido.

Mas pra fazer essa mudança eu passei por muito sofrimento. Tive que descobrir o caminho sozinho, batendo a cabeça, acertando e errando. Foi como montar um quebra cabeça durante 7 anos onde tudo dava errado na minha vida profissional. Uma boa orientação sempre ajuda a cortar o caminho.

A primeira coisa que precisa ser feita pra mudar é reconhecer as suas crenças. E pra reconhecer você vai precisar de alguma fonte externa. Você está imerso dentro de um sistema de crenças que você acredita (A sua família e as pessoas mais próximas que lhe cercam), ouvindo e vendo sempre as mesmas coisas das pessoas ao seu redor. Por isso é praticamente impossível ver algo diferente e detectar crenças e padrões de comportamentos limitantes sem o auxilio de fontes externas.

Eu vou contar como foi que essas fontes externas me ajudaram me levando a reconhecer as minhas crenças limitantes. Primeiro, vários livros de autoconhecimento, ou, autoajuda como alguns preferem chamar, me fizeram ver muita coisa que antes eu não enxergava. Segundo, vários cursos de desenvolvimento pessoal também me abriram os olhos. Terceiro, vários trabalhos terapêuticos também. Vi ainda muita coisa na internet, artigos como esse aqui que me ajudaram.

Depois que as minhas crenças mudaram, meu comportamento mudou e isso refletiu profundamente na minha vida. Foi quando eu passei a conhecer pessoas incríveis, em outra frequência, pessoas com outros níveis de crenças. E conviver com essas pessoas também me fez, e ainda me faz, ver como elas pensam diferente de mim em vários aspectos, como elas tem crenças diferentes que as levam a ter resultados em algumas áreas muito melhores dos que os meus.

Pra resumir, pra que você descubra as suas crenças, mergulhe no caminho do autoconhecimento. Livros, trabalhos terapêuticos e conteúdos na internet de pessoas que você admira ou que você recebeu a indicação de alguém que você confia. Comece também a conviver com pessoas que tem resultados na vida delas que você gostaria de ter. Se você quer ter mais prosperidade, ande com pessoas mais prósperas. Se quer ter melhores relacionamentos familiares, conviva com pessoas que tem boas relações familiares. Todas essas fontes externas vão ajudar você a ver um mundo que antes você não via.

Depois que você descobre, aí vem o segundo passo que é mudar essas crenças e comportamentos. Muita coisa já vai começar a mudar dentro de você e nas suas atitudes pelo simples fato de você ter tomado consciência da negatividade. Quando você enxerga, várias coisas deixam de fazer sentido e se dissolvem. Mas, tem muita coisa que vai ser preciso trabalhar mais profundamente pra que a mudança seja feita no nível que você deseja.

Felizmente, existem muitas ferramentas que podem ajudar você a trabalhar, limpar ou curar suas crenças e comportamentos. A técnica que eu considero mais rápida, simples e eficaz pra isso é a EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito) ou Tapping, com resultados que normalmente aparecem em poucos minutos.

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!