Como você vem se tratando? Você se dá o direito a ter lazer, comer bem, vestir-se bem, praticar exercícios? Ou você é do tipo “qualquer coisa pra mim tá bom?”. Quando são oferecidas várias opções você é do tipo que diz “pra mim qualquer coisa serve”? Se pra você qualquer coisa está bom, então você vai sempre ter “qualquer coisa” mesmo, ficando normalmente com o pior. Pequenas coisas podem melhorar nossa qualidade de vida. A roupa que vestimos, um sapato mais confortável, uma decoração de casa mais bonita, uma comida bem feita, um pouco mais de diversão. Para cada pessoa tem coisas em particular que fazem uma grande diferença no bem-estar.

Uns prezam mais por uma casa mais bonita, outros dão mais importância a um carro melhor, alguns preferem roupas, outros dão mais atenção a alguma atividade das quais não gosta de abrir mão.

Quanto melhor a nossa autoestima, mais vamos nos dar o direito de nos agradar e escolher o melhor pra nós. Logicamente que a parte financeira também pesa nas nossas escolhas, o ideal é estar em um patamar financeiro onde você tenha liberdade pra escolher tudo que gostaria. Mas o que vemos, muitas vezes, são pessoas que vivem em uma condição pior do que poderiam, que deixam de se dar pequenos confortos, até mesmo aqueles que custam pouco.

Às vezes pode ser realmente uma questão de economia pra atingir algum objetivo (Como comprar um apartamento, ou fazer uma poupança com outro objetivo), mas em vários casos o que observo é que é uma questão mesmo de autoestima, de não se valorizar, de não se permitir viver uma vida melhor, não se dar prioridade.

Já tive muitos clientes que podem viajar, mas nunca viajam, querem fazer um curso mas nunca encontram o momento oportuno, podem fazer um tratamento estético mas não fazem, querem fazer uma atividade física, mas nunca fazem. Não tem tempo, fica pra depois, quase vai mas não vai, vários sonhos são adiados, arranja-se mil desculpas…

É super importante viver dentro do orçamento (E ainda sobrar para poupar). Aliás pessoas que vivem continuamente estourando o orçamento certamente estão tentando preencher insatisfações emocionais. Mas, reflita, dentro do seu orçamento e de uma forma equilibrada, você está se tratando o melhor que pode? Tem cuidado da sua aparência: Dentes, cabelo, roupas, alimentação? Tem feito os cursos que você deseja (Dança, música, línguas, pintura, autoconhecimento…)? Ou nunca dá tempo, sempre fica pra depois, aparecem mil e um obstáculos? Fica dando desculpas que não tem dinheiro nem tempo quando na verdade não é isso? É um esforço muito grande fazer qualquer coisa que seja para o seu crescimento pessoal e bem estar?

Passei muito tempo da minha vida vivendo bem aquém do que eu poderia. Escolhia sempre o mais barato, o mais simples… Na época, parecia que era realmente uma questão de valores, de não ligar muito pras coisas materiais, de desapego e de economia também. Mas percebi depois que a questão era outra. Eu podia viver melhor, mas eu escolhia, sem perceber, dando mil justificativas que pareciam bem plausíveis, viver de uma forma menos confortável, até mesmo nas coisas mais baratas. O interessante é que quando passei a me dar mais prioridade e coisas melhores, financeiramente a vida foi melhorando. A nossa autoestima vai também influenciar no quanto ganhamos.

Às vezes, ainda me pego dando certas desculpas pra não viver melhor, mas agora é bem mais fácil identificar e cair menos na armadilha.

Se você não tem se cuidado como poderia, é bem provável que existam pontos negativos na sua autoestima que estão levando você a isso. Realizar o que se deseja, se permitir ter coisas melhores, ir em busca de crescimento pessoal, lazer e bem estar, tudo isso alimenta a autoestima, ao passo que se privar desnecessariamente contribui para diminuí-la.

Permita-se, usufrua sem medo e sem culpa de crescer, de ter mais lazer, de ficar mais bonito e saudável, de aprender coisas novas. Caso você tenha bloqueios emocionais que estão baixando sua autoestima, fazendo você adiar o que é bom, fazendo você sentir culpa ou que não merece o melhor, utilize a EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito) como um excelente instrumento para eliminar esses sentimentos e começar a viver de forma mais plena.

Um forte abraço!

André Lima.

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!