Recebi um e-mail de uma leitora relatando sobre uma onda de medo que estava ocorrendo em sua cidade com relação ao que poderia acontecer no final de 2012. Ela relatava que havia uma previsão de um tsunami que iria acabar com sua cidade. Algumas pessoas estavam em pânico, e outras riam da situação. Ela me perguntou qual seria a minha opinião sobre esse assunto.
Certa vez assisti uma palestra de um mestre espiritual, Eckhart Tolle, onde ele falou sobre esse tema. Disse não saber ao certo o que vai acontecer em 2012, mas revelou uma previsão chocante, terrível, e infalível. Ele disse: ” Daqui a 90 anos, todo mundo que você conhece, inclusive você mesmo, já terá morrido”. Todos riram.
A grande lição é que o problema não é o que vai acontecer, e sim como nos sentimos agora. É esse medo que precisa ser curado. Isso é que é a doença que precisa ser tratada. Afinal de contas, ninguém tem como garantir o que vai acontecer no futuro. A pessoa fica com medo de morrer no tsunami ou em alguma catástrofe natural no final de 2012 ou mais adiante e deixa de ser feliz no presente e amanhã ela dá uma topada, cai no chão e morre.
Morrer todos nós vamos, mais dia menos dia. Viver com medo e tentando prever como isso vai acontecer nos deixa tensos e nos impede de aproveitar a vida. O ego adora viver no futuro e nos causar constantes preocupações de diversas formas. É medo da velhice, de não ter dinheiro, do casamento acabar, do filho morrer, de ser demitido… Um dia, vamos morrer. Um dia, a vida na terra será extinta. Um dia, até o sol vai explodir e este sistema solar não existirá mais.
O somatório desse medo individual cria uma nuvem de medo no inconsciente coletivo e influencia negativamente a população ajudando a causar pânico, depressão, pessimismo e doenças. Acredito até que, com tanta negatividade que é gerada através do medo, criamos também uma influência na natureza que favorece fenômenos naturais destrutivos como tempestades, furacões, ondas de frio ou calor. O planeta é um organismo vivo por inteiro, somos como células dentro dele. Se as células não estão bem, acabam provocando danos no resto do corpo. Se quisermos ajudar a criar um planeta harmonioso, só há um caminho: Curar a nossa negatividade individual, o que acaba trazendo efeitos positivos no inconsciente coletivo e também para a natureza.
Esses medos são contagiosos e parece que penetram na nossa mente. A negatividade é sempre um fenômeno individual e coletivo ao mesmo tempo. Para todos os medos que você tem, pode ter certeza, existem milhões de pessoas que tem medos idênticos aos seus. Os pensamentos e sentimentos negativos são energias que circulam no inconsciente coletivo e que muitas vezes captamos. São como vírus e bactérias que tem o potencial de entrar no nosso organismo. Podemos captar e alimentar esses pensamentos dentro de nós, aumentando ainda mais a energia coletiva, ou podemos nos curar a cada vez que nos contaminarmos com esses pensamentos doentes, o que ajuda a curar o coletivo.
Podemos utilizar a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) para tratar e curar esse medo. Vamos ver um exemplo de como isso pode ser feito. Primeiramente, vamos descrever todos os pensamentos, imagens e memórias que estão em torno desse medo, verbalizando tudo. É muito útil também se anotarmos em um papel. Detalhe o máximo possível. Exemplo: “Tenho medo que o mundo se acabe em 2012. Fico pensando que um tsunami pode atingir a minha cidade. Entro em pânico só de pensar nisso. Esses pensamentos não me saem da cabeça. Lembro de tal pessoa que fez essa previsão catastrófica. Lembro ainda das imagens do filme tal (Se possível, descreva as imagens). Vejo outras pessoas com esse mesmo medo (Liste as pessoas que você conhece que também tem esse medo). Isso aumenta ainda mais o meu medo. Fico imaginando como será o mundo depois. Do que adianta trabalhar, fazer planos, cuidar da saúde? Sinto medo por não ter certeza. Sinto medo do que pode acontecer”. Depois de descrever minuciosamente todos os pensamentos e sentimentos, é hora e aplicar a primeira rodada de EFT:
Frase de preparação (Repete 3 x enquanto bate no ponto do caratê): “Mesmo que eu sinta medo que o mundo se acabe em 2012, eu me aceito profunda e completamente”
Topo da cabeça: Tenho medo que o mundo se acabe em 2012 / Início da sobrancelha: Fico pensando que um tsunami pode atingir a minha cidade / Lateral do Olho: Entro em pânico só de pensar nisso / Embaixo do olho: Esses pensamentos não me saem da cabeça / Embaixo do nariz: Lembro de tal pessoa que fez essa previsão catastrófica / Embaixo do lábio inferior: Lembro ainda das imagens do filme tal (Se possível, descreva as imagens) / Osso da Clavícula: Vejo outras pessoas com esse mesmo medo (Liste as pessoas que você conhece que também tem esse medo) / Embaixo da axila: Isso aumenta ainda mais o meu medo / Topo da cabeça: Fico imaginando como será o mundo depois / Início da sobrancelha: Do que adianta trabalhar, fazer planos, cuidar da saúde? / Lateral do olho: Sinto medo por não ter certeza / Embaixo do olho: Sinto medo do que pode acontecer / Embaixo do nariz: Tenho medo que o mundo se acabe em 2012 / Embaixo do lábio inferior: Fico pensando que um tsunami pode atingir a minha cidade / Osso da clavícula: Entro em pânico só de pensar nisso / Embaixo da axila: Esses pensamentos não me saem da cabeça.
Terminada a rodada, verifique o seguinte. Alguma frase perdeu o sentido pra você? Elimine estas frases. Alguma frase modificou o sentido, mas ainda tem algum sentido? Modifique as frases para ajustar de acordo com sua forma de sentir e pensar. Surgiu alguma frase nova que antes não existia? Acrescente estas frases.
Pegue todo este material que você descreveu conforme ensinei no parágrafo anterior, e faça mais uma rodada de EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito). Ao término da rodada, repita a análise e crie uma nova rodada. Repita esse processo até que TODAS as frases tenham perdido completamente o sentido. Neste momento, você estará curado do medo e conseguirá viver sua vida no momento presente, sendo feliz agora que é o que realmente importa. Você continuará sem saber o que vai ocorrer no futuro, mas isso não mais poderá tirar sua paz interior. Você se sentirá confortável, mesmo diante da incerteza e impermanência da vida.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Deixar um comentário