Todos nós carregamos um lado negativo, também chamado de “sombra” por alguns autores. Mas o que seria mais precisamente essa negatividade? São sentimentos que acumulamos desde que somos concebidos no útero materno até os dias atuais: Medo, culpa, raiva, frustração, mágoa, rejeição, abandono, tristeza e etc…
Cada experiência negativa que vivemos pode nos deixar uma marca emocional gravada. Essas marcas vão se acumulando e aumentando a nossa sombra. E quando a sombra não é curada, influencia nossos pensamentos, ações e escolhas de uma maneira muito sutil, difícil de perceber, gerando diversos tipos de problemas e sofrimento. Vou dar um exemplo baseado em um caso de uma cliente que atendi.
Essa cliente é uma pessoa bem sucedida profissionalmente, mas tem dificuldades em ter relacionamentos amorosos mais profundos e duradouros. Normalmente, acontecia de ser deixada pelos namorados, gerando sentimentos de abandono e rejeição. Estava se relacionando com um homem que lhe transmitia muita segurança, mas no fundo ficava sempre com uma sensação de que ele poderia a qualquer momento acabar.
Ao aprofundarmos um pouco mais o trabalho, descobrimos que as causas mais fundamentais dessa insegurança tiveram origem na infância. Quando era criança, sentia que sua mãe nunca ficava satisfeita. Dizia sempre que ela não sabia arrumar nada, que não fazia nada direito. Por mais que se esforçasse, nunca era reconhecida e se sentia rejeitada.
A mãe tinha um comportamento instável e a qualquer momento poderia brigar com ela por um motivo banal. Essas experiências geraram vários tipos de crenças e pensamentos do tipo: Não posso confiar em ninguém, a qualquer momento as pessoas podem me rejeitar; Por mais que eu faça, ninguém vai me aceitar e me amar; Deve ter algo de errado comigo, pois por mais que eu tente nunca consigo agradar; Eu não sou boa o suficiente; Ninguém vai querer ficar comigo e etc…
Toda essa negatividade acumulada virou uma grande sombra. Essas emoções da infância geraram problemas de autoestima que a levavam inconscientemente a criar relacionamentos onde ela era rejeitada. Os sentimentos que surgiam durante os relacionamentos e ao término dos mesmos eram muito parecidos com o que ela sentia na infância: Abandono, rejeição, desconfiança…
Essa repetição de sentimentos da infância não era algo claro para a minha cliente, ela só percebeu isso com nitidez durante o trabalho terapêutico, causando-lhe muitas vezes surpresa ao detectar essas conexões. E o que nós fizemos durante as sessões foi trabalhar para dissolver essas emoções negativas que ela vinha acumulando com a EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!). Quando você dissolve essas emoções, a sombra perde a força. Isso levou a uma melhora considerável na autoestima.
A sombra é como um fantasma que habita dentro de nós e que comanda de uma forma sutil a nossa vida. Nos faz agir de uma forma sabotadora, sem que a gente perceba, levando-nos a entrar em situações de sofrimento. A maioria das pessoas não percebe a ação sorrateira da sombra. Elas pensam que estão comandando livremente suas vidas, e não fazem idéia do quanto essas forças inconscientes estão gerando problemas em todas as áreas.
A nossa tendência é não olhar para a sombra. Muitos ignoram completamente a sua existência. Outros sabem que ela existe mas a subestimam, por não terem uma real noção do quanto a sombra está presente em nossos pensamentos e ações, como um pano de fundo que influencia tudo.
Outra vezes não queremos olhar para a sombra para não entrarmos em contato com sentimentos dolorosos e outros que não gostamos de admitir que temos (Medo, inveja, raiva e etc…). Essas emoções só então reprimidas, gerando mais sombra. O fato de não olhar para elas de nada resolve. Pelo contrário, quanto mais empurramos essas emoções para o inconsciente, piores os estragos na nossa vida. A sombra prospera e cresce pela falta de “luz”. Essa luz seria a nossa observação e percepção consciente dessas emoções. Assim, elas podem vir à tona para serem curadas.
A sombra gera um desconforto interior também chamado de ansiedade; Nos leva para os vícios e compulsões, nos faz comer mais do que deveríamos. Os mais diversos tipos de comportamentos negativos surgem. A maioria das pessoas não tem a menor noção de que existem forças inconscientes que as levam a agir dessa forma. Pensam que suas atitudes negativas se devem a preguiça, burrice, ou falta de força de vontade. Enquanto não enxergam a verdade, a sombra prospera.
O que fazemos ao utilizar a EFT (Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito) é acessar essas emoções que fazem parte da sombra acumulada e dissolvê-las pouco a pouco com a ajuda da técnica. Dessa forma, os pensamentos se tornam mais claros e positivos, a autoestima melhora, e os processos de autossabotagem começam a diminuir.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Artigo muito útil, bem explicado!
Compartilhado no meu canal.
Gratidão !
Gostaria muito de resolver esse problema pois por mais que eu estudo sou uma pessoa que tem dificuldade em tirar notas na faculdade porque não me sinto merecedora de ser uma psicóloga…a cada semestre me saboto socorro…
Adorei o artigo vejo muito de mim nele.. creio que preciso de ajuda ref a isso…, mas muito obrigada …
Andre, POR FAVOR, continua enviando seus ARTIGOS e VÍDEOS para o meu email.
Agradecida.
Gedália
Saber por onde começar a limpeza e o que fazer para superar determinadas situações e conflitos traz muita paz interior. Sempre aprendo boas coisas nos seus textos e hoje reconhecer que tenho uma sombra que precisa ser curada foi uma delas. Gratidão. Abraços
Simples, direto e claro! Parabéns.
seus textos e palestras têm feito com
que eu resgate muita coisa importante que
havia deixado pelo caminho …
sou grata, André !!
gde abraço.
M Cecília.
MARTA IONE MELO
GOSTEI MUITO DO ARTIGO!!!!
OBRIGADA.
Gosto muito de ler seus textos! Eles explicam de uma forma clara os sentimentos das pessoas!
Realmente temos que afastar nossos fantasmas, sombras para viver bem.
Tenho gostado bastt das leituras q tenho feito a respeito da eft.
Agradeço pela oportunidd de me enviar gratuitam/.
Com respeito ao artigo sb a sombra, gostaria de saber mais, pois eu adorei!!!
GOSTO MUITO DE SEUS ARTIGOS, TENHO UM LIVRO QUE FALA SOBRE A “SOMBRA”, AINDA NÃO LI TODO, MAS ME INTERESSEI PELO ASSUNTO, POIS ACHO QUE TENHO MUITAS SOMBRAS PARA SEREM TRATADAS. ESTE ARTIGO EM EPECIAL ME ESCLARECEU MUITO, OBRIGADA E SUCESSO PRA VOCE
Excelente texto, muito bem elaborado e muito esclarecedor! Parabens!
Adorei
Meu Deus.. tudo verdade mas eu já fiz algumas terapia, principalmente com A Rita . Só que há uns dias sentir tontura e comecei a atribuir à técnica, bom fiquei com medo e não voltei mais a fazer os exercícios, falei com minha irmã da tontura ela pediu pra eu fazer pressão na nuca para baixo e ao mesmo tempo tentasse erguer a cabeça trabalhando a respiração , bom… passou o mal estar, mas ainda estou preocupada. A terapia foi através de video, achei ótimo mas depois disso estou temendo a voltar a fazer mas que eu preciso resolver a sombra..ah preciso. Um grande abraço
Muito interessante gostaria de saber mais.
bjs
realmente são criadas desde a infância.
Essa coisa que está sempre acontecendo com a gente e parece não ter uma explicação concreta atualizada para entendermos o porque de tudo.
O problema é que não somos criados pra encarar a nossa sombra, desde pequenos somos ensinados que devemos ser perfeitos e como não somos, colocamos nossos defeitos “pra baixo do tapete” e é aí que eles ganham força…
Assistir o vídeo “O Efeito sombra” foi um divisor de águas na minha vida…
Muito interessante o assunto. Parabéns pela forma de abordagem, facilita a compreensão e entendimento de nossos reais problemas.
Muito obrigado, gostei de saber que a sombra se refere a ansiedade também.
realmente é preciso cuidar.
Todo verdade, é dai quem vem o uso das drogas…
Adorei o texto, obrigada por compartilhar!
Gostei muito do artigo! Concordo plenamente!
É exatamente assim que acontece e essa técnica realmente funciona!
Gosto de suas colocações pois me fazem acionar minhas meditações com foco em sentimentos negativos e por vezes e aparentemente inexplicáveis.
Acabo concluindo, após, seu texto: que são explicáveis, porém requerem uma busca
interior para “desassombreá-los” e com a prática da EFT ; disolve-los.
Obrigada, por essas “degustações”
Pode dar um exemplo como levantar a auto estima para eu escrever e fazer EFT?
Através do texto que escreveu sobre a sua paciente,como elaborar um texto para fazer EFT?
Gostei muito do texto o qual me fez refletir sobre muitos aspectos da minha vida onde situações se repetem constantemente.
Tenho 58 anos separada há 10 anos (tive alguns namorados nesse intervalo) mas não consigo me fixar com niguem. Só aparecem homens casados na minha vida. Tenho feito EFTe tenho conseguido bons resultados, inclusive fiz para arranjar a casa dos meus sonhos e conseguir exatamente como eu queria; mas pra relacionamento tá dificil. Acho que não estou sabendo fazer as afirmações corretas.
Adorei…reconheço minha sombra mas tenho a impressão de que não consigo me desvencilhar dela, afinal, quando andamos nossa sombra nos acompanha, não é?
Espero melhorar com a ajuda da EFT.
Sou muito grata a sua generosidade de sempre.
Que a paz habite em todos nós.
Amei!
Estes artigos têm me ajudado de uma forma impressionante!
Você é um anjo, André!
Deus te abençoe!
Obrigada, querido!
Ola, muito bom o artigo…
Muito obrigada!
Gostei muito do artigo – é isso mesmo cuidar da sombra é muito importante – um abraço
Em alinhamento com o que esta semana conversava com uma paciente! Grata pelo post! valeu!
Abços fraternos
Myrian
Interessantissimo, tenho acompanhado tua caminhada, parabéns por seres essa pessoa fantastica, que se preocupa com o ser humano, sem sequer conhece-lo. Sucesso muito sucesso é o que te desejo.
Gostei da materia e das orientacoes.
Gostei muito do artigo. Quero aproveitar para tirar uma duvida do exercício que você demonstrou quando toco os pontos da mao e do rosto devo afirmar o sentimento que esta bloqueando meu crescimento financeiro e dizer que me aceito totalmente e ….?
Interessante o texto, mas fiquei triste pois senti que o texto foi escrito para mim. Estou tratando mal meus filhos e esposo, e vejo que estou fazendo isso por causa da sombra que há em mim. Obrigada, vou tentar mudar.
Grande verdade André, eu não via desta forma.
Minha gratidão pelos seus ensinamentos. Muita LUZ na sua vida sempre.
Olá André Lima,
Achei que o texto vai ao encontro de dificuldades que enfrento, assim, me estimula a utilizar a técnica EFT.
Muito obrigada,
Prezado André Lima!
Muito bom o artigo e grandes verdades estão inseridos nele. Essa força chamada Sombra atrapalha muita gente nesse mundo Terra e o pior é que só uma pequena parte dos doentes consegue diagnosticar a causa.
Meu deus, André. Me vi na tua cliente, inclusive com a “mesma” mãe hahaha
Muito bom, estou na luta contra a sombra! vamos em frente!
Os artigos são ótimos … sempre leio e me ajudam muito … Obrigada , Maria
Olá, André! Estou encantada com seus textos e con sua proposta de terapia! gostaria que me indicasse um atendimento!
muito bom o artigo !
sensacional !!!!
Parabéns !
Muito bem explicado o assunto, sem rodeios e muitas palavras, interessante, gostosa de ler ( os exemplos práticos são muito proveitosos sempre, acho eu ), e colocando tudo o que realmente interessa para se ter uma nova visão do assunto! – Amei ! – Muito obrigado!
Dorca
Andregostei muito do artigo. Ja li muita coisa sbre esse assunto e voce fez uma explanação fantastica.Parabens!
Para quem gostaria de se arofundar no assunto, sugiro o livro EFEITO SOMBRA.
Abraço
Mais uma vez, vc posta textos claros e importantes…
Sou grata, André !!
abraços.
Olá André, conheço seu trabalho através do STUM e lhe sou muito grata por tudo.
Seus artigos trouxeram muita luz à situações que vivo e presencio e, seus videos são ótimos.
Graças ao EFT muitas mudanças já começaram a ocorrer e tenho conversado com pessoas que encontro a seu respeito e sobre seu trabalho . Obrigada e que você possa continuar o seu trabalho maravilhoso. Deus te abençoe e ilumine muito mais.
Gostaria de saber onde tem profissional de EFT em Porto Alegre?
Por favor me envie dicas.
obrigada,
Márcia
A mais pura verdade, André! Parabéns pelo artigo!
realmente é verdade, vive isto em minha infancia e adolescencia, sempre fui rejeitada e humilhada .
gostei muito, ate tirei algumas dúvidas
obrigado
gostei acho q tenho mesmo essa sombra em mim ,devido minha infância …….
André ,Muito obrigado gostei .EU NÃO CONHECIA ADOREI,VOU PRESTAR MAIS ATENÇÃO.
Parabéns adorei essa palestra de tratamento querido amigo André Lima! Abraços
Ola Andre,
Vivi uma situacao semelhante na minha infancia, e essas sombras me incomodam ate hoje vou fazer Eft para me ljvrar disso.
Obrigada
Gostei desta materia. E ao ler o texto me surgiu uma questão; é por causa desta sombra que muitas vezes repitimos comportamentos e temos explosoes de sentimentos as vezes desmedidas como raiva e outras ?
Sim, certamente.
EXCELENTE ARTIGO! MARAVILHOSO! Como é difícil tentar eliminar estas SOMBRAS acumuladas ao longo da minha VIDA! se fosse popança eu estaria Milionária. Mas nunca e tarde para a cura,vou tentar a EFT. Eneide
Lendo este artigo me identifiquei com a sua cliente, tenho relacionamentos que nunca foram adiante pelo mesmo motivo, sempre fiquei me perguntando o que havia de errado comigo, já que minhas amigas com temperamentos mais fortes que eu estão em relacionamentos estáveis e duradores e eu que sou uma pessoa calma não consigo levar um relacionamento adiante e acabo sempre sendo rejeitada, isso é muito doloroso
Obrigada por este artigo nunca pensei nessas sombras
André, já venho lhe acompanhando pela Internet há bastante tempo. Aplico a EFT sempre que necessário. Ás vezes qdo demoro a dormir, aplico a técnica e logo adormeço. Obrigada e muita luz. Valdelice.
Me vi nessa descrição… Muito obrigada… mais um caminho a se trabalhar com a técnica que ensinaste!
Serenidade e paz em tua vida, sempre!
abraço
Olá André! Sempre acho que me falta a “força de vontade”! Me pergunto porque não tenho vontade, motivações… E sempre há um obstáculo para que eu possa fazer a EFT. A autossabotagem e a procrastinação sempre vencem. Obrigada pelos textos.
André, tenho visto alguns vídeos e artigos seus sobre a EFT. Na teoria são realmente maravilhosos, até tentei utilizar a técnica, mas sou movida por estímulos e preciso que alguém me ajude e acompanhe pessoalmente. A minha terapeuta usa métodos de relaxamento, mas não trabalha com a EFT. Tem alguém em Curitiba que você possa indicar? Obrigada!
Em curitiba: http://www.educacionaldebemcomavida.com
Muito bom o artigo, necessário para caminharmos para luz!
Gostei muito desse artigo acho que achei a causa para alguns comportamentos,obrigada e me ensine a combate-los.
EXCELENTE!!!!!!
Olá André Lima, Gostaria de saber onde posso encontra profissionais que desenvolvam limpeza dessas sombras e se vc desenvolve trabalhos nesse sentido. Agradeço desde já, Elen
Envie um email que eu posso indicar pra voce algumas pessoas que atendem online com EFT.
Estou gostando muito dos textos pois fazem- me refletir muito sobre minha e vida e profissão. Sou professora e as vezes penso que faço algumas sabotagens de comportamento sentindo-me insegura diante de tantos desafios.
Gostei muito! Excelente texto!
Bom dia, André!
Seu texto me fez ver onde estou presa. Sempre fui a fada madrinha das pessoas, mas nunca consegui fazer isso por mim. E resolvi mudar isso, mas não estava conseguindo ver o pq não conseguia fazer minha estrela brilha. Muito obrigada! Continuarei minhas buscas.
André, gostaria que me informasse um terapeuta que trabalhe com a EFT aqui em SalvadorBa
Grata,
Edvania
És muito gentil ! obrigada.
muito esclarecedor.super legal mesmo! Parabéns pelos seus artigos.
Nossa quando eu li ,parecia que estava lendo a minha história, muito obrigada pela aula.
queria perguntar , quando eu for aplicar a eft eu aplico em cada ponto ou no geral? Pois nao direito das cenas antigas para pegar uma por uma.
abraços!
Prezado André,
Gostei bastante destas informações. O manual é muito extenso para ser impresso. Como posso deixá-lo em algum arquivo ou online para que possa estudá-lo aos poucos? Há esta possibilidade?
Obrigada,
Aldeni Costa
Sim, é só voce salvar no seu computador.
Gostei. “O passado é uma roupa velha que já não nos serve mais”, diria o compositor Belchior. Mesmo assim é dificílimo livrarmos dela. Por mais que tenham sido ruins, também há sombras boas nos acompanham com certeza. São essas que devemos cultivá-las. A cada sombra ruim, vamos contrapô-la imediatamente com boas. Devemos estar alertas para isso. Mais: despertos.
Obrigado.
Você esta certíssimo, embora o dificil fique em descobrir em nós mesmos a quantidade de sombras que criamos em decorrência dos esquecimentos provocados pela nossa baixa estima…
Contêm um grande fundamento o que foi dito, realmente só a autoavaliação de forma sincera e consciente pode nos dar o caminho para eliminar falsos conceitos gerados pelo ambiente ao nosso redor, seja no passado como no presente, construindo assim uma personalidade mais equilibrada e íntegra, nos tornando pessoas mais assertivas, aprendendo a lidar com nossos próprias limitações encarando nosso ego de forma a fortalecer mais o nosso eu!
Magnífico texto. Explicações fáceis e objetivas. Sei bem o que é ser acompanhado pela “sombra”, justamente no que se refere ao relacionamento materno. Aquele sensação de nunca acertar, nunca agradar. O medo de errar e ao mesmo tempo a raiva contida. Pode ser que, essa companhia desagrável (sombra), continue colada em mim.
No entanto, eu luto para ignorá-la, finjo ser uma pessoa segura, sem problema com auto-estima, enfrento o que e quem for necessário.
Mas, lá no fundo, sei bem quem sou eu.
Obrigada e parabéns.
Ótimo texto.
Obrigado por toda ajuda prestada.
Gostei muito. Joga luz em nossas sombras. Obrigada.
sempre acreditei que o adulto é produto direto de como foi sua infância e, dependendo de como transcorreu este período, há que ser “resolvido” ou “camuflado”.
qdo vem a SP? gostaria de fazer s/curso.
Abração,
Ana Colaço
muito bom.
Olá André,
Não entendo muito ainda sobre a técnica, apesar de parecer simples, estou começando a ler o livro, e tentei fazer um sessão. Foi realmente incrível o pensamento da infância que me veio a cabeça! Eu fiquei em choque por alguns segundos em lágrimas por outros, mas ainda me sinto pesada, enfim… Gostaria de saber se os sonhos também é uma maneira de estarmos externalizando essas sombras, depois disso passei a sonhar episódios que eu jamais pensei, em relação a medos do passado e mágoas e angustias do presente! Coisas que sempre quis dizer, mas nunca tive a oportunidade ou medo de expressar, digo elas em sonhos mais não ouço a voz!!! diria que é um pesadelo.
Desde já agradeço os esclarecimentos.
Att,
Cícera
Sim, a sombra também vai se manifestar nos sonhos.
Foi muito importante para mim tomar conhecimento dessas sombras. Tenho certeza que irei me observar bastante agora, para mais tarde estar mais preparado para a EFT. Obrigado.
Muito bom! É difícil detectar a sombra sem ajuda
Boa noite André!
incrível como coisas tão “simples” viram grandes transtornos em nossas vidas.
Hj passo por uma luta grande contra a balança, parei de fumar há 4 meses a EFT me ajudou muito a controlar mas quanto aos excessos alimentares ainda resistem, os ponteiros da balança nem se mexem. Vou continuar a luta.Muito obrigada sei q em breve te trarei novidades!
Ola Andre!
Texto digno de mestre! Muito explicativo e interessante.
Andre,ja comprei seu curso e ja participei das conversas online.
Voce saberia me dizer se conhece alguem aqui na Australia ( Brisbane) que eu possa consultar?
Obrigada!
Jussara
Infelizmente não conheço ninguém para indicar.
Olá André, gosto muito de seus textos e a forma como os direciona. No entanto, embora claro q seja só um artigo, fica um pouco vaga a ideia do que fazer…vejo por mim, q há tempos venho trabalhando o autoconhecimento (e sim, utilizando a EFT), mas por vezes (e creio sim ser um processo de “defesa inconsciente”) essas novas descobertas nos lançam em novos revezes emocionais, já que nem sempre conseguimos enxergar bem/reconhecer os pontos sombrios, que vão gerando situações cíclicas, para ‘se’ auto alimentar. Poderia, assim como no tema auto estima, fazer mais textos, com exemplos de como identificar, etc.? Seria ótimo.
Obrigada e parabéns pelo trabalho!
Gostei muito,
Só não estou conseguindo montar a frase para praticar a EFT, fico muito confuso com tudo que aconteceu até hoje, o fato de lutar , lutar e nunca ter conseguido dar sequencia em todos os trabalhos que comecei e sempre procurando desculpas para o fracasso.
O texto me veio no momento exato. Muito obrigada
Muito importante a sua abordagem sobre a Sombra, os fantasmas que criamos desde a infância. E como eles crescem ao não enfrenta-los de forma correta. Sou grata a vc e Tb ao Bruno do trabalho que desenvolvem, para nosso conhecimento de fatos tão importantes e as vezes ignorados! Um grande abraço. Maria das Neves Monteiro.
Obrigada, pelos teus ensinamentos que estão ajudando tantas pessoas. Sei que tudo retornará para ti em felicidade.
André Lima. Tenho obtido muitos benefícios com os seus textos, obrigado. Eu sempre tentei eliminar as sombras do meu caminho, mas o fantasma da minha infância sempre aparece. Principalmente o sentimento de incapaz e de rejeição. Quando estou com as pessoas tenho sempre a sensação de não estar agradando, mesmo quando elas se declaram
que gostam de mim..
tenho muitas sombras, da infância,adolescência e foi continuando na idade adulta só hoje, me dou conta do estrago em meus relacionamentos com marido , filhos. não sei se ainda tenho de anular tudo isso!
Eu acredito piamente que trabalhar a negatividade e as crenças sabotadoras que a nutrem
faz parte da conscientização de qual o próximo passo dar na conquista da própria realização
e sucesso !
O texto é muito esclarecedor e a EFT já me ajudou nesta tarefa
Lilian maria .
Muito bom! Obrigada!
Bom artigo, parabéns! Fato é que possuímos sim vários sentimentos “negativos” raiva, medo, inveja… etc. O que diferencia é como lidamos com eles e o que estamos recebendo de volta. Por exemplo, se temos raiva da injustiça, é possível ressignificar este sentimento e transformá-lo em algo que traga benefícios próprios ou alheios? O bom de tudo é que somos dotados de Escolhas!
Boa noite André Lima.
Devo dizer que tenho obtido muitos benefícios com o que tenho aprendido contigo. Em breve estarei em condições de adquirir o curso completo. Meu muito obrigada pelos emails que você tem me enviado.
Muita Paz, Josi Gomes.
Perfeito. Amo esse texto ele é de grande valor. Parabéns
ola muito bom amei
Gostei muito do texto.Bem esclarecedor
Será que a irritação tem relação com Sombra?
Gostaria de me tornar uma pessoa menos irritada.
Agradeço o envio de seus textos.
Seu trabalho é digno de elogios.
Até mais!
Sim, com certeza tem relação com a sombra.
gostei muito do texto, ‘e a mais pura verdade, continuem pois conseguem dar muita força as pessoas a ultrapassar os problemas, beijo
Muito bom artigo. E ainda bem que temos a solução EFT
Gostei, texto bastante esclarecedor. Às vezes pensamos que existe um eterno vigilante medindo todos os nossos passos e ações. E quase sempre agimos conforme a voz desse eterno vigilante: faça isso assim…; faça aquilo desse jeito, quando obedecemos esse eterno vigilante, deixamos de agir conforme nossa essência e deixamos de viver plenamente. Aí acho que é quando nossa auto estima é atingida em cheio por essas “sombras” que estão sempre ali, prontas para nos tirar o equilíbrio e de nos colocar fora do eixo.
Oi André, como sempre seus textos são ótimos. Obrigada por disponibilizar. Comprei seu curso sobre a autoestima, mas ainda não consegui ver, mas sei que me ajudará muito. Aqui já reconheço algumas sombras na minha vida. Um grande abraço e muito sucesso para todos nós.
Oi, André!
Gostei do artigo sim. Interessante que tive um insight enquanto lia o texto. Vou trabalhar isso.
Grande beijo, que Deus ilumine seu caminho cada vez mais. Gratidão.
Belo texto André. Parabéns!
Comprei o livro “A Sombra” do Deepak Chopra, no mês passado e estou gostando muito.
Forte abraço
Isabela
Gostei de como foi abordada o tema.
Grata.
Muito bom o artigo.Gostei por ser um assunto delicado ,mas escrito de forma simples
Obrigada ,um abraço fraterno
Elza
Muito bom este texto. Traz reflexões importantes para mim, que nunca consegui chegar ao fim de algumas coisas, ou confiar plenamente nos meus relacionamentos amorosos, acabo sempre na defensiva, arrumando desculpas para não assumir nada , de verdade. Agora,conheci uma pessoa incrível e me vejo,mais uma vez, na dúvida…será que quero??? Não quero???, como a eft pode me ajudar?.
A EFT ajuda na medida em que você libera as emoções negativas que voce guarda do passado. Isso vai fazer com que mude completamente a sua forma de sentir, pensar e agir.
Obrigada!
Imagine que temos 95% inconsciente, e desses, um número significativo são de negatividades.
“Ai de nós”, se não tornarmos consciente, o que está oculto,e não procurarmos ajuda, ou nos
ajudarmos, trazendo à tona para sanação, do que está interferindo em nossas vidas e de uma maneira sorrateira nos boicotando.
Parabéns, André!
Seu trabalho é fabuloso!
Estudei assuntos referentes à “Sombra” em alguns cursos que eu fiz, porém é sempre bom conhecer novos pontos-de-vista!
Obrigada pelo envio!
Te desejo saúde e sucesso, sempre!
Abraços,
Kátia Miranda
Até os 60 anos eu achava que muitos acontecimentos de minha vida foram decididos por mim. Tomei conhecimento da sombra, mas não de maneira tão clara como você explica neste artigo e em tantos outros e nos seus cursos que ainda estou fazendo . A EFT clareou muito o meu entendimento com relação à sombra e outras pedrinhas no meu caminho. Minha gratidão.
Muito bon o artigo Andre.Tenho lido alguma coisa sobre as Sombras como também Carl Jung descreveu na sua obra.Acho que todos temos nossas sombras pq é próprio do ser humano possuir marcas ou cicatrizes que vai criando na profundeza de seu ser no decorrer de sua vida.Cabe a nos descobri-as e começar a trabalha-as com EFT que sem duvida é a ferramenta ideal para conseguir dissolver esses traumas vivenciais que levamos nas profundezas de nosso inconsciente.E verdade que as vezes não sabemos por onde começar,mais quando conseguimos aceitar que temos uma parte escura em nosso ser…e quebramos o paradigma de pensar que isso tudo mundo tem e que e normal ficar com problemas,nesse momento começamos a percorrer o caminho da cura.Com aceitação e autoperdão e que podemos abordar de coração nossas sombras.Muito obrigado pelo artigo seu.Grato.
Gostei muito do artigo, precisamos estar mesmo atento as sombras e aos nossos sentimentos que provocam leva-las para o subconsiente. Desde que comecei acompanhar seu trabalho e o do Luz da Serra, venho percebendo que preciso trabalhar muitas emoções contidas e descobri que muita coisa veio da infância sentimentos de medo por causa da superproteção que tive quando pequena, mas tudo vale a pena quando queremos mudar e nunca é tarde para mudar e tirar as sombras de nossas vidas.
Bom; quero praticar EFT para prosperidade em todas as áreas da vida
Gostei da matéria. O caso que você citou, parece muito comigo também, pois não consigo me relacionar, e talvez pior ainda, pois me sinto anti-social, quase não tenho amigos, e sinto muita vergonha e boba. Gostaria sim de trabalhar para corrigir isso, e no momento também estou vivendo isso com minha mãe. Quero muito ajudá-la, pois ela anda meio deprimida, decepcionada, triste com o falecimento de uma irmã que já vai fazer 05 anos agora em agosto. Me ajude, para que eu possa ajudar minha mãe.
É muito bom poder aprender a enfrentar os nossos problemas de frente tomando as rédeas de nossa vida nas nossas mãos chegando ao estado desejado, sabendo que somos responsáveis pela nossa felicidade.
ANDRÉ, você faz atendimento pessoal ou por Skype? Gostaria tanto…!
Ola Maria das Graças, atualmente eu só ministro cursos mesmo.
André, boa tarde!
Não sabia que a compulsão e vícios tinham relação com as nossas sombras. Eu passei por uma fase muito difícil, não conseguia parar de beber, e fumar, comer em excesso, parecia que eu queria chamar a atenção das pessoas, e não sabia porque fazia isso, de repente comecei a ficar mal vista, e inconveniente, fiquei envergonhada de mim mesma, hoje procuro não exagerar em nada, me observo na hora da comida para não exagerar, parei de fumar, e a bebida estou me contendo faz duas semanas. Já cometi vários vexames por causa de bebida.
Confesso que não é nada fácil, tenho tentado evitar pessoas, convívio social.
Meu marido bebe bastante, e agora eu não quero mais acompanhá-lo. Quero mudar.
Não é fácil, mas estou me esforçando. Minha mãe também foi muito difícil para mim. Me exigia muita perfeição, em tudo, responsabilidade, mas ao mesmo tempo me abandonou à sorte da vida, sem me orientar, sem me dar amor, se separou do meu pai, foi morar com outro homem, mais violento com ela e com meus irmãos, todos foram embora de casa muito jovens, todos são revoltados, tem problemas afetivos, somos desunidos, não temos um carinho um com outro, enfim, isso é muito ruim. a História é longa.
Agora corro atrás das minhas neuras, complexos, baixa autoestima, insegurança, inferioridade, etc…
Obrigada! Um abraço.
André, muito bacana o teu texto. Venho praticando EFT faz um tempo e realmente faz uma significativa diferença limpar as emoções negativas. A vida fica mais fácil e mais leve e parece que tudo flui.
Os textos tem me ajudado bastante; só posso te agradecer por isso !!
Preciso aprender a trabalhar minha compulsão alimentar, e a aprender a me enxergar de uma maneira mais saudável, e menos perfeccionista
Adorei…tenho todos os sintomas dessa sua paciente,mas nunca havia me dado conta disso
Concordo plenamente!! Qdo marcamos encontro com nossa sombra e a aceitamos , tudo flui pra curar, sarar , não eh mto fácil , mas o segredo eh de propor!! Boa viagem!!!
Olá André, muito bom o texto e realmente fazemos com muita frequencia esse não olhar para a sombra para não entrarmos em contato com sentimentos dolorosos e outros que não gostamos de admitir que temos (medo, inveja, raiva e etc…).
Muito obrigada!!!!! Muita luz e paz! Abraços.
Gostei da apresentação pela maneira simples, principalmente por não oferecer milagres, e sim, informação ao meu ver bastante clara dos problemas que enfrentamos no dia a dia.
Entendi, que é um trabalho que requer muito esforço e dedicação em busca da libertação do inimigo que habita dentro de nós.
André, mais uma vez obrigada pelo teu artigo ‘A sombra’. Muito bom o texto, que nos permite faz refletir sobre a nossa vida.
Saudações André!
Valiosíssimo texto, quando iniciei as leituras de suas colaborações via e-mail e as coloquei em pratica, confesso que personificava sensações adormecidas, traumas emocionais, medos.
Mas não sabendo como desfazer dessas minhas próprias criações hesitava.
Vou estudar com atenção o Manual, e qualquer dúvida, solicito maiores informações.
Obrigado,
Muita Saúde e Firmeza em sua missão,
Thirson
André, tenho 49 anos, sou um profissional de vendas capacitado e qualificado. Dentro da minha área, sempre procurei me reciclar e estar constantemente me atualizando. No entanto, desde que meu pai se despediu de mim numa quarta-feira, no interior de Minas, quando eu tinha 7 anos, dizendo que estaria de volta no sábado dia do meu aniversário e nunca mais voltou… eu sinto a presença da sombra em minha vida. Sempre tive uma sensibilidade muito apurada, mas não sabia lidar com ela. Hoje, após ter passado 8 meses desempregado, estou vivendo uma crise conjugal sem precedentes. No seu último webnário eu adquiri o curso de EFT, porém muito antes, quando tive a oportunidade de conhecer seu trabalho de imediato eu já me identifiquei e passei a acompanhar seus artigos. Estou agora aprendendo a me conhecer, e me conhecendo estou aprendendo a lidar com minhas crenças limitantes, meus sentimentos negativos e me blindar contra os agentes sabotadores internos e externos. Pratico EFT todos os dias, às vezes de manhã e à noite. e sei que conseguirei encontrar equilíbrio emocional, profissional, e familiar. Não é fácil, não é instantâneo, ainda vivo momentos de crise, mas agora sei como agir nesses momentos. E sei que uma vida nova e plena de realizações está ao meu alcance, e eu irei alcança-la André. Muito obrigado pelo seu trabalho.
Que Deus lhe abençoe André, pois agora digo sempre que eu já sou um abençoado.
Acredito que temos uma sombra formada pelos pensamentos e sentimentos, nossos….Quando era criança ví um filme q/ jamais esqueci ..André…Todo o lugar que a moça ia a Sombra estava por perto, igualzinho a ela…lembro que ela entrou no ônibus e qdo ia saindo ela viu a sombra num bebedouro tomando água…como se fosse uma perseguição um desafio…mas foi a mente da Moça que criou….Já pensou a gente se vêr…acho q/ vou rezar mais um pouco !!!
Abraço…Texto muito bom !!!!
Gostei muito do esclarecimento. Me vi neste ex dado desta paciente. Moro no Mato Grosso e gostaria de fazer uma intensiva análise em consultório. Me encontro em um ponto de minha vida que já não sinto prazer e nem graça em nada . Esta sombra já esta virando escuridão.
Se for possivel , tenho possibilidades de ir até vc . Só preciso saber onde e quando.
Obrigada —Fatima.
Boa Tarde André, há muito acompanho seus artigos, mas este particularmente tem tudo a ver comigo, pois é exatamente isso que sinto, e por problemas de rejeição, na infância, , nos fazendo sofrer o tempo todo com baixa estima, e todos os tipos sentimentos negativos,
tenho certeza que irá me ajudar muito ler o manual. grata sempre !! abraços boa semana !!
Gostei muito. Grata
Olá André!
Gostei muito do comentário. Mas. para mim, fica uma grande dúvida, como podemos descobrir as sombras que restaram da nossa infância? quando não temos nem noção quais sejam?
Toda e qualquer lembrança que vier acompanhada de sentimentos negativos, faz parte da sombra. É só prestar atenção. E a partir da descoberta, voce pode aplicar EFT pra ir dissolvendo cada emoção que surge.
Muito bommmmmmmmm..
Mas, eu tenho dificuldade de descobrir a tal SOMBRA para fazer EFT. Vou continuar tentando para ver o que acontece….estou otimista….mas o dinheiro está curto
Obrigado André…..abçs mario
Muito interessante. É difícil a gente aceitar nossos sentimentos inferiores, mas já estou usando a EFT e percebendo resultados. obrigada.
Excelente! Autoanálise e Autoestima devem ser sempre examinadas e iluminadas e a EFT é excelente ferramenta para “clarear” nossa sombra.
Muito Obrigado
Muito obrigada André!
Ainda bem que temos “anjos”, que se esforçam, estudam muito….e, depois, compartilham seus conhecimentos, para que possamos nos melhorar e escrever uma nova história…..
O autoconhecimento nos liberta de muitas mazelas adquiridas ao longo de nossas existências; mas é preciso que queiramos colocar em prática o que aprendemos, para que haja a tão sonhada mudança interior Não adianta nos “embebedarmos” de teorias se não as colocamos em prática…É PRECISO TER ATITUDE ou não se chega a lugar nenhum.
Sou leitora assídua de seus artigos e de outros escritores do STUM.
Gr abaço. Lena.
Texto maravilhoso.Estava necessitando de uma mensagem tão rica. André, sou uma pessoa muito indecisa, adoro seus ensinamentos. Gostaria muito de fazer uma consulta com você.
Abraço
Marildes
Bom Dia André!
Gostei muito do texto que publicou, porém tenho um questionamento: como fica a questão das crenças religiosas, como essas podem repercutir nesta questão?
Acredito que essa seja uma questão recorrente, no entanto não é algo fácil de se deixar de lado, como por exemplo: uma situação que deveríamos passar por um momento até mesmo para superar ou aprender mais sobre os porquês da sombra ter existido, tipo como meditássemos sobre o assunto e assim sendo aprenderíamos com a situação também. A questão do tempo seria a cargo da tolerância, ou da paciência, ou da perseverança, ou atitude da pessoa em querer mudar ou não.
Quanto a Deus, ou os Deuses esses não mudariam seu modo de pensar, mas te dariam recursos para isto.
Olá André
Muito obrigada, pela reflexão.
Interessante o artigo eu tenho os webinários e feito os exercícios com bons resultados.Obrigada André
Boa tarde
André Lima, mais uma vez obrigado por partilhar essas reflexões. Devo parabenizá-lo pelo artigo, pois está conciso e providencial para muitas pessoas. Talvez o mais importante, é que a técnica disseminado pelo sr., a EFT, não é apenas uma ferramenta de recuperação, pelo que assisti, li, ouvi e até exercitei um pouco, ela envolve todo um conjunto de estudo do comportamento de uma pessoa, independente da classe social, religião ou grau de escolaridade. E o legal que esse momento de aprendizagem, pelo menos para nós ( público ou espectadores ou alunos) que somos privilegiados por saber que esse conhecimento existe e que muitas coisas tem explicação, é relacionado de maneira temporal e muito bem contextualizado. Claro, não é que os problemas irão desaparecer como mágica, mas é bom saber que, por muito difícil que seja, existe uma possibilidade de administrá-los ou minimizá-los.
Obrigado, e fique com Deus.
Até mais
Oi Andre,
Fiquei pensando no que escreveu e conclui que quanto mais fugimos da sombra mais ela cresce não é mesmo? E o pior, cresce de sentimentos ruins acumulados a cada coisa que nos marca negativamente. Talvez seja bom associar uma dieta de alimentos com uma faxina das sombras. Gratidão pelos seus compartilhamentos.
Parabéns. Texto esclarecedor que aborda um fato que todos nós em um certo momento podemos vir a ter de acordo com cada personalidade x quantidade de sentimentos negativos x positivos que influem diretamente no dia a dia. Tem um livro bem interessante que trata sobre a força de vontade, autocontrole, metas, poder da mente, Saúde, fé etc que é o livro de Robin Sharma – O Monge que vendeu sua Ferrari.
Muito esclarecedor. Grata André.
Pensei que o lado sombra era resultado não só de formas de sentimento desta vida, mas feridas de vidas passadas, que nos desvirturam no caminho e nos levaram a fazer as escolhas erradas, afastando-nos do nosso Eu, da nossa essência e consequentemente da luz… o tal corpo de dor, que é gerido pelo nosso ego e nos afasta do nosso eu.
É tão complicado desintegrar essa energia, que toda a juda é bem-vinda. Dá para fazer EFT à distãncia?
Um abraço e grata por partilhas de tanto valor.
Sim, é possível também.
Muito obrigado pela ajuda! Não percebi antes o que acontecia comigo. Lendo o artigo, me identifiquei e agora posso encarar a situação com mais tranquilidade, pois achava que era a preguiça que estava me deixando triste e abatido. Um grande abraço
André,
Venho recebemdo seus e-mails e tenho me identificado com todos, estou passando por um momento tão complicado que não consigo respostas, gostaria de saber se você faz terapias presenciais e onde fica.
Oi Alessandra, hoje eu só ministro cursos.
Olá, Alessandra! Tem uma pessoa ótima que dá consultas individuais on line. Clique no link e entre em contato com ele. O nome dele é Eneas Guerriero. Espero que te ajude. Bjs Magali
http://www.eft-psicologia-energetica.com/programa_equilibrio_continuo.html
Gosto das suas abordagens!!!
Gosto da maneira como escreve, André – clara e didática, mas sem tratar o leitor como “burro”, digamos. Com a EFT consegui livrar-me de muitas sombras, e combinada a um processo de psicanálise, então, ela trouxe resultados ainda mais magníficos. Sou fã do seu trabalho e da forma como você dissemina seu conhecimento.
Olá André já baixei seu manual assisti na web esta semana vc,mas tem aguma coisa que me barra para que eu não faça a EFT em mim,fiz terapia sei exatamente os pontos de bloqueio que tenho mas algo é maior que minha vontade e não consigo fazer.Passei por alguns relacionamentos que terminaram da mesma forma sem traição mas abandono,esfriamento de sentimentos…
abraço
Muito interessante, gostaria de me aprofundar mais
Grata André por nos deixar exemplos, para que possamos direcionar nossas próprias descobertas e muitas vezes chegar a conclusão de que possuímos as mesmas sombras e bloqueios.
Parabéns pela sua dedicação e esclarecimentos!
obrigada por mais essa luz de conhecimento , haja luz para iluminar as nossas sombras.
Gostei muito do artigo.Lido com minha sombra já há muito tempo.Sinto que ela está comandando uma série de comportamentos meus.Busco limpá-los mas não tenho forças suficientes e vou sempre deixando para depois, procrastinando.Preciso de forças para reagir e não estou tendo.Grata pelas informações.
Artigo interessante e muito esclarecedor. Obrigada pela contribuição.
É muito bom saber que essas “sombras sabotadoras” podem ser dissolvidas… Com certeza irei me aprofundar nessas questões…
Abraço!!!
Adorei o artigo,muito interessante sabermos que com um tratamento tão simples como a EFT,podemos diluir crenças e comportamentos que sabotam nosso crescimento!
Gratidão,
Mari
Muito interessante … parei para refletir … vou olhar mais para dentro de mim e combater a minha sombra. Obrigada!
Gostei do texto. Claro, linguagem fácil e acessível.
Abs
Parabéns André!! Ótimo texto! Obrigada por dividir conosco seus conhecimentos.
Muito esclarecedor esse texto sobre a sombra. Pra mim, muito oportuno e providencial. No meu entender a sombra é a reunião de nossas crenças negativas, das quais não conseguimos nos libertar. Estou certa, André?
As crenças negativas estão ligadas as emoções negativas que nós carregamos e também fazem também parte da sombra.
Parabéns, nunca poderia imaginar que uma sombra sabotadora de relacionamentos tivesse origem na relação com o tratamento recebido na infância. Vc me surpreende sempre! Boa Sorte.
Mais um texto excelente. Estou tentando vencer as minhas sombras com a EFT e tenho tido progressos. Obrigada, André.
Muito esclarecedor esse texto , quase com certeza pude ver o meu problema descrito ..
estou usando a EFT , e posso dizer que cada vez mais o meu fluxo de energia esta sendo
tratado e quero poder levar esse tratamento pra outras pessoas . Obrigada.
Que essa luz esclarecedora volte pra você com a mesma força..Abraços.
Glória Casagrande.
gostei sim, muito….Pena que nao consigo saber quais sao minhas sombras…….
muito obrigada
Minha ssombra é gigantesca…
gostei muito tem um bom tempo q ouvi falar desta tecnica quero aprender é muito importante sei q atravez dela vou me ajudar e assim as pessoas a minha volta ,principalmente …a sombra q leva a droga(filho).muito obrigada.
Muito interessante!
Me vi com esta sombra!
Esta é a razão pela qual não tenho prosperado.
Amo EFT e vou exercitar!
Muito obrigada!
abraço
Muito bom! Obrigada!!!