Primeiro vamos falar um pouco sobre o que é o perdão. Aliás, sobre o que não é o perdão. Perdoar não é concordar com o que a outra pessoa fez de errado, não é ficar bobo e deixar que aconteça a mesma coisa de novo, e não é entender intelectualmente, emocionalmente ou espiritualmente algum acontecimento negativo.
Falando de uma forma bem técnica, prática, simples e terapêutica, perdoar é simplesmente dissolver e liberar sentimentos negativos de raiva, mágoa, rejeição, tristeza ligados a um fato ocorrido do passado, pra que você não precise adoecer e se sentir mal com relação a algo que você não tem como mudar.
É poder lembrar de algo que já passou, e, mesmo que tenha sido muito ruim na época, sentir no presente total paz interior. Mesmo discordando da atitude de alguém, mesmo reconhecendo os responsáveis pelo que ocorreu, ainda assim se sentir em paz; sem raiva, mágoa, ódio, desejo de vingança, desdém, ironia…
Isso não é ser bonzinho com ninguém, é simplesmente se livrar de um lixo emocional que traz desconforto e faz adoecer.
O perdão na forma mais plena e madura seria sentir algo como: Eu não entendo o que aconteceu, mas eu perdoo e me sinto em paz mesmo assim; eu perdoo mas entendo que preciso me manter longe de tal pessoa ou situação nociva pra mim para minha proteção; eu perdoo, quero que a justiça seja feita, mas não sinto a mínima vontade me vingar, ironizar ou desdenhar; eu perdoo mas mesmo assim vou tomar todas as atitudes necessárias para que tal fato não ocorra de novo; eu perdoo mesmo sem concordar com a atitude de fulano; eu perdoo e mesmo sem concordar nem aprovar o ocorrido, e consigo ver que fulano é uma ser humano que tem sérias dificuldades emocionais para ter feito tal coisa…
Eu costumo usar as frases acima durante o processo da EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!), mas somente depois de ter dissolvido os sentimentos negativos mais intensos, para aprofundar o resultado. E tem efeitos muito positivos.
Sabemos que sentir raiva, mágoa, ódio, desejo de vingança vai nos trazer mal estar emocional e até físico. Certamente que é difícil sentir esse perdão assim tão profundo quando algo ou alguém nos afeta.
A EFT é uma técnica extraordinária que pode ajudar você a chegar mais perto e muito mais rápido desse estágio de perdão mais profundo.
Enquanto você lembrar do fato e ainda sentir qualquer coisa que seja diferente da paz interior, é porque ainda existe algum sentimento negativo que pode ser trabalhado e liberado. A EFT é uma ferramenta extremamente eficaz para dissolver estes sentimentos.
Vários casos chegam ao consultório de pessoas com autoestima abalada por guardar mágoas e ressentimentos de fatos que ficaram no passado, seja de um passado recente ou não. E é interessante observar que, muitas pessoas, talvez por convicção filosófica, religiosa, ou por entender que não traz benefício nenhum guardar sentimentos negativos, não conseguem enxergar realmente o tamanho da mágoa ou raiva que ainda tem guardados.
Às vezes achamos que já perdoamos algo ou gostaríamos de ter perdoado, mas ao lembrarmos do fato em detalhes, sentimos um desconforto emocional.
É comum ouvir: Aconteceu tal fato, mas eu não tenho raiva nem mágoa… E aí basta que eu peça pra pessoa relembrar e contar exatamente o que aconteceu que os sentimentos aparecem.
Às vezes de forma bem clara onde o próprio cliente percebe com mudança de tom de voz e sintomas físicos (Aperto no peito, coração acelerado, nó na garganta), outras vezes de forma mais sutil onde eu preciso apontar pra que a pessoa perceba. Peço que a pessoa me conte o fato em detalhes, pois, acessando cada lembrança, aplicamos a EFT para ir dissolvendo todo e qualquer sentimento negativo que vai surgindo, passo a passo, com paciência e persistência.
É um trabalho de investigação e limpeza emocional, até chegar o mais próximo possível da paz interior total. Com um trabalho bem conduzido, os resultados costumam ser rápidos utilizando a EFT. Dessa forma não há força de vontade ou esforço intelectual envolvido para perdoar, basta passar pelo processo de limpeza da técnica.
Durante essa faxina emocional, muitos desconfortos podem surgir: Raiva, mágoa, ressentimento, tristeza… Mas o resultado final é bem compensador.
Mas o que tem a ver então a autoestima e o perdão? É que quando ficamos presos a mágoas, ressentimentos, vingança, a tendência é culpar terceiros pelas nossas dificuldades de hoje.
Deixamos de assumir responsabilidade pela nossa vida, pelas mudanças que podemos fazer. Se eu fico culpando meus pais, o governo, minha infância pobre, o Brasil, ou meu passado, é como se eu fosse uma criança, um coitado que não pode fazer muito no presente. Se eu me vejo dessa forma, é sinal de pontos fracos na autoestima.
Por isso que é tão importante acessar esse conteúdo, dissolver e liberar. Para ficar livre, crescer, tomar consciência e realmente fazer o que se deve para melhorar a vida, independente do que foi o passado, do mal que se tenha recebido. Não perdoar causa prejuízo enormes…
Vou escrever mais depois outro aspecto do perdão: O autoperdão e seu efeito na autoestima.
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Gostaria de saber a sua opinião sobre esse texto, e também sobre o tema da autoestima, deixe seu comentário abaixo!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Eu tenho conseguido ótimos resultados comigo e tbm já com algumas pessoas da família…. Fiz o curso Como melhorar a autoestima e a Procrastinação com vc André. Leio tudo que vc publica, vejo vídeos, etc… O que eu quero saber de vc é se pra trabalhar, atender clientes usando a técnica da EFT, eu preciso de Certificado? Sou massoterapeuta e terapeuta Reikiana. Gratidão!
Olá Maria Aparecida! Não é necessário um certificado. abs!
Excelente trabalho. Estou amando seus vídeos e tudo que você posta no face. Esta de parabéns, texto ótimo. Estou mim sentindo bem melhor depois da técnica do EFT.
leio tudo. sobre vc..consegui. ..a apostila. .com.dr..Flávio. ..mas gostaria. de ganhar o livro de um. profissional. tão. ilustre..Como. ..vc..e com a. literatura rica..em..auto..aJuda …com… amor…ao….proximo..Deus o abençoe. …atenciosamente. …Dra..obdulia.
Gostei , muitas vezes eu tentava perdoar e seguir a vida, mas eu sinto que ainda tenho sentimentos negativos quando penso em situações do passado , vou fazer EFT para dissolver…Obrigada.
Esse texto é extraordinário, muito esclarecedor; estou trabalhando tudo isso em mim, fazendo essa faxina emocional através da EFT; sozinha é mais difícil, mas sei que vou conseguir; quanto a autoestima, a minha era abaixo do calcanhar, tanto que adquiri o seu curso sobre autoestima, e estou aqui tentando colocar em prática tudo o que você ensina.
Gostaria muito de adquirir todos seus cursos André, inclusive o Mente Próspera, mas p/ enquanto ainda não dá; enquanto isso o que você puder compartilhar gratuitamente, agradeço muito.
Um abraço André.
Muito bom, o texto! Eu preciso dissolver todos os ressentimentos e mágoas que venho acumulando durante anos. Gostaria de marcar uma sessão com você ,mas como vivo Brasília se torna um pouco mais difícil,pois sei que vc moro em Recife, já tentei entrar encontato pelo seu celular mas não consegui.
Oi André,
Como é bom ler sobre o que se passa no meu interior. Passei por uma traição e tenho lutado muito prá que eu perdoe e me melhorar. Conscientizei que só eu perdoando prá me sentir em paz e dar continuidade na vida
Abraços e que Deus lhe abençõe.
Obrigada!!!
Sempre costumo dizer que o verdadeiro perdão se dá em doses homeopáticas, dia a dia, e não simplesmente “da boca pra fora” porque desse jeito não se perdoa…
Já fiquei bastante magoado uns anos atrás com uma pessoa e, embora tente perdoá-la plenamente, volta e meia me deparo com lembranças do passado e vem aquela agonia. E me comporto exatamente como no texto: associo minha falta de êxito pessoal e profissional a quem deveria esquecer, não me dando conta de que me aprisionando ao passado esqueço de seguir adiante…
Assisti há um tempo atrás uma palestra sobre EFT aqui na minha cidade e me interessei bastante pelo assunto. Vou procurar me aprofundar mais sobre o assunto.
Parabéns pelo artigo!