Adotamos alguns comportamentos que nos causam prejuízo. São coisas que fazemos que muitas vezes temos consciência que são nocivas, mas continuamos a fazer mesmo assim. Exemplos: Dormir poucas horas; Trabalhar em excesso; Não praticar alguma atividade física; Fumar; Deixar de ir ao dentista; Beber em excesso; Manter-se em um relacionamento destrutivo; Gastar dinheiro com algo completamente inútil; Deixar tudo desorganizado; alimentar-se mal e etc..A C
São comportamentos que acabam prejudicando a saúde, a parte financeira, os relacionamentos e a nossa qualidade de vida em geral. Alguns julgam que agimos dessa forma por fraqueza, falta de disciplina e de força de vontade. Entretanto, cuidar de si mesmo e fazer coisas em benefício do próprio bem-estar deveria ser algo que acontece sem esforço algum, de forma natural e espontânea. Mas não é o que ocorre. Racionalmente, não faz sentido prejudicar a si mesmo.
Agimos dessa forma guiados por fatores inconscientes. São sentimentos negativos que acumulamos durante a vida que encobrem o nosso amor próprio, baixando nossa autoestima. Surgem processos de autopunição e autossabotagem.
Dentro de nós existe um Eu verdadeiro, mais profundo, que está sempre lá, em paz e feliz. Entretanto, esse Eu verdadeiro pode estar temporariamente encoberto com nuvens negras que nada mais são do que sentimentos negativos que acumulamos durante a vida e que nos impedem de sentir paz e alegria que é o que temos na nossa essência. As nuvens não fazem parte de nós e podem ser dissipadas. A essência continua sempre lá, pois ela é nossa única parte verdadeira.
As nuvens negativas criam uma entidade sofredora que tem vida própria e que toma conta dos nossos pensamentos e nos levam a fazer coisas que não são as melhores para a nossa vida. Sentimentos de medo, culpa, rejeição, traumas, mágoas, abandono, raiva, tristeza e outros fazem parte dessa entidade sofredora.
Essa negatividade é que nos faz ter preguiça de praticar exercício; Leva-nos a comprar algo que não precisamos por impulso; Convence-nos a começar a nos alimentarmos melhor somente na segunda-feira que vem; Faz-nos ficar na televisão até mais tarde e perder preciosas horas de sono que o nosso corpo precisa.
Eckhart Tolle, no livro “O despertar de uma nova consciência”, chama essa entidade sofredora de “corpo de dor”. Outros chamam de “sombra”. É ela que nos arrasta para os comportamentos destruidores, desde os mais leves aos mais pesados. Quanto mais sentimentos acumulados, maior será a força da sombra e mais destrutivos serão nossos comportamentos.
Pessoas que se envolvem com uso pesado de drogas estão sendo controladas pelas sombras que acumularam durante a vida que é composta por uma série de emoções negativas. E a maioria nem tem consciência que é essa infelicidade que elas não sabem lidar que as levam para a autodestruição. Não têm noção do quanto essa força tem poder sobre suas vidas. Aliás, a falta de autoconhecimento é tão grande que nem sabem que guardam tanto lixo emocional. Consequentemente, também não sabem que a única forma de melhorar ou acabar de uma vez com o comportamento destrutivo é através da eliminação das emoções em conflitos. Enquanto essas emoções estiverem guardadas, será preciso uma luta constantemente para se manterem longe das drogas. Esse é o mesmo mecanismo que levam as pessoas ao vício do jogos; Aos relacionamentos com pessoas agressivas; Compulsão alimentar; Compulsão por compras etc…
Sempre que atendo alguém com a EFT (Técnica para autolimpeza emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e Pensamentos negativos em minutos!), o foco do trabalho é encontrar essas emoções negativas e utilizar a técnica para dissolvê-las. Assim, atuamos na causa fundamental que está por trás do comportamento. Depois que a emoção é resolvida, mudar o comportamento é uma consequência natural, não requer esforço. Você volta a ser quem você verdadeiramente é. Sai a nuvem negra que estava no comando.
Quanto mais equilibrados estamos, mais temos o desejo natural de cuidar de nós mesmos: Comer coisas mais saudáveis, dormir mais cedo, exercitar-se. Quando tentamos mudar o comportamento sem mudar o que está dentro de nós, o resultado é que temos que gerar um grande esforço, que nem sempre conseguiremos manter por muito tempo.
Além dos comportamentos destruidores mais visíveis como os já citados, existem outros mais sutis. Nos relacionamentos, por exemplo, surgem dificuldades em impor limites; Fazemos coisas que nos desagradam para agradar ao outro por medo da rejeição; Brigamos por motivos bobos; Geramos tensão ao sentir ciúmes e tentar controlar. Tudo consequência da atuação da nossa sombra.
Convido você a aprender como utilizar a EFT pra que você possa eliminar emoções negativas (Medo, mágoa, trauma, culpa, ansiedade, raiva, tristeza, abandono…), pensamentos negativos e crenças limitantes. Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito pra aprender agora!
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato a você!
Muito interessante esse conhecimento sobre nossos sabotadorea que nos levam a tantos prejuízos e mais importante que podemos aprender como lidar e eliminar esses sabotadores, equilibrando nosso emocional. Obrigada André Lima.
Excelente texto. É exatamente isto que fazemos. E realmente a EFT é um excelente método de libertação.
André , adoro ler os textos esclarecedores que vc escreve, pois eles me ajudam mto a encontrar em mim os pontos (sombras) em que devo me trabalhar . A eficácia dessa ferramenta “EFT “é fenomenal …..gratidão por seu trabalho e dedicação ….
Olá André! Embora eu já tenha conhecido a técnica de EFT faz uns 2 anos e estivesse convencida de sua valia e eficácia, eu tinha muita, mas muita dificuldade em aplicá-la sozinha e me dar essa chance de melhorar, me dar credibilidade. Eu só consegui comecar a aplicar EFT depoios que, durante uma meditacao, eu fiz “amizade” comigo mesma, e decidindo estar à meu favor, e nao contra mim. Só entao eu consegui olhar nos meus olhos no espelho e praticar com conviccao a EFT. Isso faz cerca de duas semanas, mas tenho aplicado EFT para cada sentimento de incerteza, medo e qualquer outro negativo que eu tomo consciencia durante o dia, e tenho vivenciado um estado de Paz e auto-confianca, que a muito buscava. Agora eu só consigo me pegar pensando: Que fantástica ferramenta tenho nas maos, a EFT é nao só transformadora, mas a chave para se alcancar tudo o que se deseja na vida, comecando por achar o Amor a si mesmo!
Obrigada pelo seu trabalho, empenho, fé e por compartilhar!
Ola!
O seu trabalho Andre Lima esta sendo de muita valia para mim.
Muito Obrigada!
Amo ler o seus textos. Você usa palavras sábias que nos ajudam muito. Parabéns!
Verdades….
Olá,gostaria de saber qual a melhor forma de aplicar EFT,o que devo falar e quantas vezes fazer por dia,pois estou passando por uma suposta separação,ainda nada ofical,porem meu esposo saiu d casa,oq esta me deixando totalmente desequilibrada,tambem sou muito ciumenta,e preciso conseguir um emprego.
obrigada.
André, boa noite
Estou com 68 anos e tenho aprendido muito com você, que tem a mesma idade dos meus filhos.
Obrigada.