Uma colega chamada Tatiana, me contou que conversou com uma mãe que estava muito preocupada com o filho (Bebê de alguns meses), pois já o tinha levado ao médico e estava tomando vários remédios, mas o quadro não melhorava.
A mãe relatou que a criança não conseguia dormir de jeito nenhum, chorava muito, tinha febre, não respirava bem, era agressiva, e estava com coriza, entre outra coisas.
Com essas informações, Tatiana pegou o bebê nos braços, saiu andando e aplicando EFT (Técnica para Autolimpeza Emocional – Clique Aqui e solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e pensamentos negativos em minutos!) nos pontinhos da criança, enquanto ela repetia os problemas que a criança estava passando conforme os relatos da mãe (Tatiana repetia em primeira pessoa, como se ela mesma fosse a criança). Depois de alguns minutos, não mais do que dez, devolveu o bebê para a mãe.
No outro dia, a mãe entrou em contato demonstrando grande surpresa, alegria e ao mesmo tempo espanto: “O que foi que você fez com meu filho?”. É que a criança ficou ótima, dormiu super bem e melhorou de tudo que não vinha melhorando até então, de uma hora pra outra.
A técnica da EFT pode ser utilizada com grande sucesso para ajudar os pequenos a aliviar todo tipo de problema: Medo, tristeza, ansiedade, dores, irritação… As crianças respondem incrivelmente bem a EFT.
Sempre me fazem essas perguntas nos cursos e palestras: Como aplicar em crianças? De que forma aplicar? E quando a criança não fala?
Os pontos de aplicação são os mesmos, então a parte mecânica não vai mudar. Quando se trata de uma criança que fala, o que você precisa adaptar é a linguagem para que a criança possa repetir as frases sem complicação.
Exemplo: Ao invés de dizer a Frase de Preparação tradicional do tipo “Mesmo que eu sinta (Nome da emoção) eu me aceito profunda e completamente”, você pode dizer “Mesmo que eu sinta (Nome da emoção) eu me amo” ou ainda, “Mesmo que eu sinta (Nome da emoção), eu gosto de mim”; outra variação “Mesmo que eu sinta (Nome da emoção) eu sou um bom menino/a”. Ou seja, é preciso apenas simplificar.
Você pode conduzir as frases e a criança vai repetindo e fazendo nela mesma (Se já for grande o suficiente para falar e repetir os movimento), assim como se conduz para um outro adulto.
Tem uma outra forma de fazer que é muito interessante, pois pode, ao mesmo tempo, ser um momento de interação e conversa com a criança, carinho e aplicação de EFT. Neste método, você vai estimular a criança a falar sobre o dia dela enquanto você segue estimulando os pontinhos da EFT da criança.
Pergunte se aconteceu algo que a deixou com raiva, triste, envergonhada, chateada… Estimule a criança a expressar seus pensamentos e sentimentos. Nesses casos, deixe de lado a “Frase de Preparação” para que a interação fique mais natural e você possa ter uma conversa “Normal” (Bem, nem tão normal assim, pelo fato de que você vai bater nos pontinhos da EFT).
Enquanto a criança relata as coisas negativas que aconteceram, as batidinhas nos pontos vão remover as emoções que acompanham esses pensamentos, trazendo paz e bem estar. Ao mesmo tempo, ela se sentirá acolhida e valorizada pela atenção que você está dando. Isso ajudará a fortalecer a autoestima.
E quando a criança ainda não fala? Nesses casos, você mesmo vai aplicar as batidas nos pontinhos e você fala, em primeira pessoa, como se fosse a criança, o que você acha que ela está sentindo. Use sua intuição e percepção. Fale o que vier a sua a mente e formule as frases para dor, cólica, irritação, chateação, rejeição, raiva…
Uma outra forma de ajudar as crianças, é quando os pais se ajudam e curam suas próprias emoções. A influência do comportamento e sentimentos dos pais e adultos próximos impacta os pequenos de uma forma muito profunda. Infelizmente, a maioria dos pais não tem essa consciência. Alguns levam o filho para um tratamento psicológico achando que o problema está no filho, não sabendo que a fonte de tudo é a sua própria negatividade.
A qualidade da autoestima de uma criança está totalmente ligada a qualidade da autoestima dos pais. Vejo pais que enxergam vários problemas nos filhos mas não conseguem perceber que as crianças são apenas um espelho das emoções negativas dos pais, da forma como são tratadas, destratadas ou mesmo ignoradas.
Se quiser participar e ajudar outras pessoas, e você já aplicou EFT em alguma criança, envie pra mim o seu relato com autorização para publicar no site. Ou então poste seu relato abaixo, nos comentários.
Você não faz ideia do quanto o relato de casos reais ajudam outras pessoas a tomar uma ação, muitos serão beneficiados a partir do seu testemunho. O relato pode ser bem simples com apenas algumas linhas, ou pode ser mais longo se você desejar. O importante é que seja algo real, sincero, e que você conte o que foi trabalhado com a criança e os benefícios que ocorreram.
Um forte abraço!
André Lima.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!
Olá André! Mais uma vez você me ajudou com suas orientações, pois embora eu não aplique EFT profissionalmente ainda, aplico na minha família e amigos, inclusive, tenho até agenda….risos.
E hoje tenho um atendimento no meu neto de 10 anos que anda muito triste, e sinceramente, estava preocupada pelo fato dele ser criança, e até então, não havia aplicado em crianças. Então, vim aqui para encontrar respostas, e como sempre as encontro. Muito obrigada. Ainda irei fazer o seu curso e me tornar uma terapeuta EFT pro.
Gratidão eterna.
Boa tarde, Andre Lima!
Quero ajyda para aplicar EFT numa criança q ainda nao fala.
Ele nap quer mais se alimentar c comidas de sal, ja faz alguns medes.
E tem limitaçoes. Por ex, tem 2 anos e meio e ainda nao fala.
Por favor nos ajude.
Sim, eu sei. Depois de uma hora de tentativas, depois que os pais desistem, eu faço meus netos dormirem em 3 minutos. 1 minuto para pararem de berrar, 1 minuto para se acalmarem, 1 minuto para adormecerem. Simples assim. Não é preciso acreditar, EFT só precisa ser testada.
Gratidão, André.
Me esclareceu bastante como aplicar EFT na minha filhinha de 2 anos. Muito obrigado, continue enviando artigos que nos ajudam a abrir nossas mentes e ajudar quem amamos.
Bom dia André, tdnho feito alguns exercícios para dssbloqueio emocional, depois de ler seu manual. Sei que o processo é lento e gradativo. Estou querendo fazer com meu filho de 8 anos muito agitado e está engordando demais, akguma sugestão dd como formular as frases? E milha filha de 10 anos muito irritadiço e nao dorme sozinha, preciso ficar ao seu lado até dormir. Poderia me orientar um pzsso a passo para eft? Sei que é muito ocupado, mas gostaria muito de uma orientação simples.
muito obrigada, essa técnica está me devolvendo a vida leve que há muitos anos não me sentia tão bem!!!!!
Meu filho que tem 6 anos é bastante inseguro, percebo que ele sente as mesmas emoções que sinto quando eu tb era criança e tinha medo do novo, do desconhecido e dos desafios. Realmente concordo que essa insegurança que meu filho esta sentido é reflexo das minhas emoções e que estão acumuladas a muito tempo. Devo ajudá-lo primeiro? Estou confusa… Ou preciso trabalhar primeiro em mim as técnicas? Obrigada.
Ola Angelica, voce pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Se for mais fácil, faça primeiro em voce, depois tente ajuda-lo.
Olá André, cada vez mais fico apaixonada pelas técnicas da EFT. Iniciei alguns processos com meu filho de 6 anos e a resposta foi surpreendente, além disso enqto você vai aplicando e falando, juntamente, os meus processos emocionais também vão se modificando. Incrível como bater em 9 pontos pode mudar a sua vida !
Você vai dar cursos para formadores ? Se for, estou na 1a. da lista.
Abs,
Giselle
Fazer EFT para criança que não fala ainda bate nos meus pontos ou nos pontos dela?
Se ela está em outra cidade há bons resultados? (nesse caso terei que bater nos meus pontos)
E para os pais, posso fazer também?
Obrigado
André, acompanho seu trabalho já algum tempo e é maravilhoso! Como posso fazer para aplicar o EFT numa criança que seja muito agitada? Uma criança que não pára? Aplicar somente no ponto do karatê irá surtir o mesmo efeito?
Paz e Luz!
André posso fazer com a criança (quase 2 anos) dormindo?
Sim, pode fazer!
Gostaria muito de receber o manual, pois tenho um filho de seis anos inteligente, afetivo carismático mas mesmo assim , tenho grandes dificuldades de comunicação, relacionamento, desrespeito e algo mais.
Oi Loiri, para baixar o manual é só acessar clicar na figura do manual no final do texto. abraço!
André
Minha filha tem 12 anos e uma absurda dificuldade na aprendizagem. Já passou por inúmeros profissionais da saúde, psicologia e educação, mas sem resultados e com diagnósticos nem sempre corretos.
O que é possível fazer nesse caso?
Abraços e obrigado pelos textos e vídeos
Alcir
Olá Alcir, para saber o que fazer, só conhecendo o caso de perto. Mas o fato é que voce pode aplicar EFT junto com ela para eliminação de vários tipos de sentimentos. Ou então procurar algum profissional competente pra isso.abs!
Gostei. Muito interessante. Essa técnica pode ser aplicada para si próprio para ser falada com a criança que existe dentro de você?
Para algo que você fez de errado quando criança nessa idade e tinha esse linguajar quando cometeu esse “algo” que lhe trás culpa e desconforto?
Olá Claudio, sim, é possível, perfeitamente. abs!
Iˇ¦ll immediately grab your rss feed as I can’t to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Please allow me know in order that I may just subscribe. Thanks.
Boa tarde, André!
É incrível com a eft funciona nas crianças! Tenha uma filha de 2,4anos e comecei a utilizar a técnica nela nos dias em que estava mais agitada para dormir. De um modo geral, em duas rodadas a agitação passa e ela esta dormindo. No período da tarde, que ela também dormia por mais ou menos 1 hora, passou a dormir 2horas ou mais e acorda mais tranquila. Muito bom mesmo, quem ainda não fez, vale a pena tentar!
Parabéns pelo trabalho.
Att.
Oi, André!
Eu já apliquei EFT no meu filho e tive bons resultados.
Resfriados que sararam super rápido, inflamação de garganta com uma melhora impressionante (nem precisei dar o anti-inflamatório que o pediatra receitou e eu já tinha até comprado), para ajudar a dormir quando ele estava com medo, enfim, já usei em algumas situações e vi benefícios na grande maioria das vezes.
Comecei a usar quando ele tinha 5 anos (foi a época que eu aprendi a usar em mim). Hoje ele está com 9 anos.
É uma técnica que gosto muito. Traz resultados extremamente positivos.
Um abraço!
André, grata pela partilha; já apliquei em adolescentes de 15/ 16 anos e em crianças de 7 e 9 anos, e é fenomenal a resposta que têm.Sou EFT practioner também, Psicóloga, e 100% adepta de EFT na maioria de casos, até mesmo quando esão em “surto” ou crise aguda.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Mil Bençãos
Oi André
Como aplicar EFT em uma idosa que teve AVC, está consciente mas não consegue falar corretamente?
Olá Celma, voce pode utilizar o mesmo princípio que eu expliquei no texto acima que se aplica para fazer EFT em crianças que não falam.
Oi André, muito bom o seu texto.
Eu fiz EFT na minha sobrinha de 9 anos antes de dormir, e ela dormiu muiinto bem e acordou de ótimo humor. Ela luta contra o sono, e estuda em uma escola muiiiito forte, faz Para casa de manhã e estuda à tarde. É um pena que não é sempre que ela se dispõe a fazer. Ela zoa, fala que tá com preguiça, se recusa a fazer. Mas que funciona maravilhosamente eu posso confirmar. Basta 2 rodadas para fazer efeito. Eu uso o SET com ela nas pontas dos dedos das mãos e ela gosta, relaxa e dorme.
Abraço,
Cleidi
Preciso começar a ler o manual o mais rápido. Meu filho caçula tem 4 anos e está agressivo com as pessoas, só fala gritando..já conversamos com ele, colocamos de castigo mas de nada adianta..até pra tomar banho ele dá o maior trabalho…
Olá!
realmente muito eficaz este relato e eft. As palestras ONLINE anterior na qual me cadastrei, no momento de conexão, não foi possível acessar. Este é o motivo do qual, mesmo me casatrando para dia 24, possa ocorrer eventual falha
abçs
Olá André, muito interessante, esse relato da Renata sobre o bebê. Estou gostando muito de estudar esta técnica, estou lendo o manual, depois de ler tudo vou aplicar em mim.
O manual é muito bom, você explica direitinho, com detalhes importantes.
Te agradeço por isso, você será sempre abençoado por todos que entrarem em contato com você.
Abrs.
Tambem vou tentar. O menino tem 12 anos.Depois conto
Oi Andre, eu adorei ler este artigo. Eu tenho um filho de 4 anos e meio e ele tem uma certa irritacao e agora nao quer comer tb que esta me deixando muito preocupada. Eu posso usar a EFT enquanto ele dorme?
Muito obrigada!
Valdenice Dos Santos Schreitl
Oi Andre, obrigada pelos seus artigos, manual e tb ja o vi num video entrevista no youtube.Tentei assisti a uma aula mas nao consegui. Parece que houve problema tecnico na sala.MInha internet 3g tb é lenta…Assim tenho algumas sugestoes:
1- vc escrever um livro (pode ser e-book ou convencional) com selecao de artigos, por exemplo, por tema (gostaria de saber mais sobre amor..). Poderia ser uma abordagem integrada com hoponopono ?
2- disponibilizar atendimento por msn
3- audio-mensagem em mp3 (adquiri no ano passado da soubem Ali Mclister)
4- pagamento por cartao
obrigada, Rosane
É maravilhoso o que você faz pelas pessoas.
E Jesus Cristo se agrada disso. Deus lhe abencoe.
Caro André, Estou cada vez mais fascinada com esta técnica. Estou começando agora, mas vejo claramente um mundo de possibilidades para me tornar uma pessoa melhor e ajudar outras pessoas. A possibilidade de aplicar EFT nas crianças é fantástico. Quero aplicar na minhas netinhas. Obrigada,
Angela
André
Minha neta tem 3 anos e de comida de sal só come papinha da Nestlé. Já tentamos vários alimentos mas ela recusa.
Como poderíamos formular a frase de preparação par o EFT neste caso?
Obrigada pelo apoio.
Francis
Olá Francis, ao invés de formular as frases pra você, vou dar uma orientação geral. Se coloque no lugar da sua neta, imagine que você é ela. Que pensamentos e sentimentos a respeito da comida ela pode ter? Que frases você falaria? Não há certo nem errado. Veja o que vem a tona pra você, e use esse conteudo para formular as frases e gerar as rodadas de EFT. Depois aplique, veja os resultados. Caso não haja mudança, tente novas frases, até conseguir.
Gostei! Vou aplicar em meus netos e depois lhe darei um feedback.
Obrigada
Muito interessante, André!!!!
Gostaria que me ajudasse, pois, tenho um filho de 09 anos que tem pavor de animais, principalmente, de cães! É um sufoco!!!!
Gostei muito, estamos conversando em família e descobrimos, constatando essa realidade, que a criança é espelho dos adultos ao seu redor. Sentimos a importância desse trabalho que você divulga. Estamos confiantes e agradecidos por você existir .
Que possamos compartilhar dessa energia harmoniosa do universo.
ola….
conheço a EFT e já apliquei em mim com otimos resultados…Trabalho na saude mental de minha cidade com cças e adolescente com uso abusivo de Substancias psicoativas e psicose severa e persistente. Como aplicar essa tecnica sem que ficasse em evidencia, por uma questão da ética?
grata
vera lucia
terapeuta ocupacional caps infantil
Ola Vera, não entendi bem a pergunta, poderia esclarecer melhor?
Olá André, tenho uma sobrinha de 11 anos, de nome Valentina. Na época ela tinha 9 anos e, eu observei que tinha um medo absurdo de ficar sozinha no banheiro (pricipalmente neste lugar), ou em qualquer lugar da casa, especialmente se estivesse escuro. Perguntei a ela do que tinha tanto medo, e respondeu-me que era da “loira do banheiro” – coisa que você já deve ter ouvido falar. Então, chamei-a para perto de mim e comecei a ensina-la a fazer a aplicação de EFT. Fizemos 3 rodadas. No dia eu não notei mudanças, mas depois de uma semana ela esteve em casa e observei que não pedia mais para acompanha-la ao banheiro. Ela não tinha mais medo!!
Para mim foi impressionante. Aprendi a confiar mais ainda nesta técnica. Obrigada por tudo André. Abraços.
Nossa, que legal! O efeito as vezes a gente não vê na hora, passa despercebido, e depois a gente se dá conta.
Extremamente interessante. Magnifico este trabalho desta aplicadora chamada TATIANA.
ABRAÇOS.
ORAVIO.
Estou a cada dia mais encantada com a EFT, muito obrigada André pela sua dedicação.
Com a prática do EFT, estou conseguindo que uma garotinha de vida humilde que não gostava de se alimentar, principalmente de verduras, compreendesse como é necessário o alimento para combater sua extrema anemia. Ontem a irmãzinha dela chegou toda contente dizendo que a (…) aumentou em 2 k. Obrigada André. Deus há de lhe recompensar por esse trabalho.
Muito interessante Rita. Um problema comum em crianças que é esse de não querer determinados alimentos, podemos também tratar com a EFT.
Eu gostei muito do tema!!Eu pretendo colocar em pratica!!
Obrigado
Excelente relato. Só agora vejo como é fácil ajudar-me e às outras pessoas. Parabéns André.