Diante das recentes tragédias ocorridas devido as fortes chuvas, uma sensação de comoção e tristeza toma conta da população causando um sofrimento coletivo. A televisão aborda o tema incessantemente. Por um lado é bom porque deixa todos conscientes do quanto a população precisa de ajuda. Por outro, isso alimenta uma negatividade enorme, pois a maioria das pessoas não sabe ou não tem condições de lidar com essa carga emocional. Boa parte é viciada em emoções negativas e a energia gerada ao assistir ou ler notícias sobre situações como essa alimentam o vício. Para alguns é quase irresistível ficar vidrado nessas notícias. O nosso sofrimento certamente não ajudará às pessoas que passaram pela tragédia. Pelo contrário, o sofrimento individual vai se somando e dá origem a uma negatividade coletiva maior que contamina outras pessoas. Seria bom observar a tragédia pelo olhar da compaixão. Na compaixão nós reconhecemos o sofrimento do outro, fazemos algo caso esteja ao nosso alcance, mas não sofremos junto com a pessoa sentindo tristeza ou pena.

É importante que cada um cuide de si mesmo se mantendo o mais em paz possível, ao mesmo tempo que tomamos todas as ações possíveis para ajudar. Dessa forma estaremos ajudando duplamente: Material e emocionalmente. Podemos usar a EFT para limpar essas emoções e nos ajudar a ficar em paz mesmo diante do caos. Vou explicar a seguir como.

Recebi este e-mail de uma leitora, referente à tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro recentemente:

“André, eu moro aqui em Nova Friburgo e agradeço por todo o nosso povo , por toda a ajuda de todos que estão se mobilizando para ajudar.

Realmente a situação aqui é muito complicada, a tensão e o medo tomou conta de todos nós (Embora eu e toda minha família estejamos bem e em lugar seguro onde moramos), fica bem no centro da cidade e em lugar alto, porém sem riscos de desabamento. Posso dizer que nós estamos absolutamente tensos, a cidade vive o pavor e o medo, pois não é só o que vocês veem pela tv, a quantidade de mortos é enorme, ultrapassa e muito, e bota muito nisso…. são mais de mil e tantas pelas nossas estimativas. Foram bairros inteiros devastados. A sensação é que a energia dos elementais da água, terra e do ar fica no local… sei lá como explicar… é como se o nosso corpo etérico e o dos elementais ficassem tão juntos, mesmo depois de tudo ter passado, que a gente sente um mal-estar o tempo todo. Isso entra em nossa aura e não sai… tá aqui grudado… A população fica desnorteada, andando como uns zumbis. Bem, meu caro, você deve saber explicar isso bem mais e melhor do que eu… Abraços e agradecimentos.

Esta foi a minha reposta:

“Seria muito bom que você fizesse EFT para limpar essa carga emocional que você está sentindo. Ficando mais tranquila, você irá contribuir para um ambiente melhor e vai ajudar a acelerar a recuperação coletiva. Vou dar uma sugestão de rodada de EFT que você pode fazer para aliviar esses sentimentos:

Frase de preparação:

Mesmo que eu sinta um mal-estar o tempo inteiro, eu me aceito profunda e completamente (Repete 3 vezes enquanto bate no ponto do karatê).

Topo da cabeça: Sinto um mal-estar o tempo inteiro / Início da sobrancelha: Para o que está grudado na minha aura / Lateral do olho: A população está desnorteada / Embaixo do olho: Todos andando como zumbis / Embaixo do nariz: Eu sinto essa energia de mal-estar / Osso da clavícula: É um sofrimento coletivo muito grande / Embaixo da axila: Muitas perdas / Topo da cabeça: Uma energia de desespero e tristeza no ar / Lateral do olho: Sinto um mal-estar o tempo inteiro / Embaixo do olho: Existe um clima de tensão, medo e pavor coletivo / Embaixo do nariz: Bairros inteiros devastados / Osso da clavícula: Muitos mortos além das estimativas / Embaixo da axila: Muitas imagens horríveis de destruição.

Outras frases que posso sugerir para a rodada: Sinto medo de descobrir que pessoas queridas tenham morrido / Não sabemos quando a vida volta ao normal / Não consigo entender uma tragédia como essa / É muito difícil aceitar o que está ocorrendo / Deveriam ter avisado / As autoridades falharam / Revolta com relação a Deus, à natureza, ao ser humano…

A instrução principal é: Expresse tudo que você sente de negativo: Raiva, revolta, perda, tristeza, medo, não aceitação e etc… enquanto vai batendo nos pontinhos da EFT. Isso vai desbloquear a energia, fazendo-a circular, dissolvendo os sentimentos negativos. Isso trará mais conforto, bem estar e aceitação. Você deverá encaixar frases que se adequem aos seus sentimentos. Faça quantas rodadas forem necessárias até sentir alívio, ou até sentir que você deseja mudar as frases. Se as frases forem mudando, persista até encontrar o alívio. Depois que a energia da emoção negativa já tiver se dissipado mais, você poderá fazer rodadas com frases positivas. Vou dar um exemplo:

Frase de preparação: Mesmo que tenha ocorrido essa tragédia, eu me aceito profunda e completamente e escolho me sentir em paz / Topo da cabeça: Foi uma tragédia enorme / Início da sobrancelha: Eu escolho me sentir em paz mesmo assim / Lateral do olho: Farei tudo que estiver ao meu alcance para ajudar / Embaixo do olho: Escolhendo me sentir em paz ao mesmo tempo / Embaixo do nariz: Mesmo que eu não entenda o que aconteceu e o porque / Embaixo do lábio inferior: Eu escolho me sentir em paz mesmo assim / Osso da clavícula: Mesmo que seja difícil aceitar / Embaixo da axila: Eu escolho me sentir em paz e aceitar mesmo assim / Topo da cabeça: Eu entendo que a minha paz interior / Início da sobrancelha: Vai contribuir para o bem estar coletivo / Embaixo do olho: Quanto mais pessoas se sentirem em paz / Embaixo do nariz: Mais o trauma coletivo será curado / Embaixo do lábio inferior: Eu escolho cuidar de mim / Osso da clavícula: E das pessoas que estão próximas / Embaixo da axila: Me sentindo em paz.

Se cada um cuidar de si vai estar ajudando a curar o grande trauma coletivo, diminuindo o sofrimento do todo.

 

Um forte abraço!

André Lima.

 

PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então clica em Curtir em algum lugar dessa página. Vou ficar muito grato!